Aplicar batom: os 6 erros mais comuns

Aplicar um batom correctamente exige um pouco mais de perícia do que imaginaria. E há erros que, sem se aperceberem, todas as mulheres cometem ao aplicar o seu batom preferido. A Zankyou espreitou como trabalham as makeup artists Rita Amorim, Vanessa Kuzer e Leonor Silva para descobrir a técnica perfeita. Hoje, partilhamos consigo as seis coisas que se tem esquecido de fazer e que está na hora de começar.

Clinique
Foto: Clinique

1. Esquecer-se de esfoliar e hidratar os lábios

A maioria das mulheres já se habituou a usar esfoliante no corpo e rosto, mas ainda não começaram a usar esta mesma técnica na pele dos lábios ou, pior, fazem-no sem os produtos certos. Junte à sua lista de cremes um esfoliante labial e um bom hidratante para manter sempre os seus lábios sedosos e bonitos, preparados para o seu batom preferido.

2. Não usar um batom base

Antes de aplicar o seu batom, habitue-se a passar um outro batom de tom neutro ou simplesmente um bálsamo.

3. Escolher uma cor aleatoriamente

Saber escolher o batom certo não é saber simplesmente qual a sua cor preferida. Há outros factores a equacionar: prefere batom ou gloss? Qual a tonalidade certa dentro da cor que escolheu? Qual a melhor tonalidade para o seu tipo de pele e para a cor da sua pele? O batom é para compor um visual para um evento nocturno ou diurno? Espreite o melhor método para seleccionar um batom de acordo com o seu tom de pele aqui.

4. Não saber tirar partido do delineador de lábios

Há quem prefira aplicar o delineador antes mesmo de aplicar o batom e outros que preferem aplicar sobre o batom, qualquer uma das técnicas é válida. Mas é importante que saiba usar o delineador para preencher mais os seus lábios e para valorizar o batom que escolheu.  Escolha um delineador com uma tonalidade muito semelhante à do batom mas não igual. A diferença entre as duas cores deve ser muito subtil mas perceptível o suficiente para conseguir o efeito de contornar para dar ou tirar volume. Cuidado também ao aplicar o delineador nos cantos da boca. Mesmo que queira dar um pouco mais e textura aos lábios, prefira nunca usar delineador ou batom para lá das linhas dos lábios nos cantos da boca.

Kabuki by Rita Amorim
Makeup Kabuki by Rita Amorim. Foto Adriana Morais
Kabuki by Rita Amorim
Makeup Kabuki by Rita Amorim. Foto Adriana Morais

5. Não usar pincel para aplicar o batom

Usar um pincel é muito mais eficaz do que o próprio aplicador que é vendido com o batom. Ao usar o pincel está a garantir muito mais precisão, podendo jogar com cor e textura.

Kabuki by Rita Amorim
Makeup Kabuki by Rita Amorim. Foto Atmosfia
Kabuki by Rita Amorim
Makeup Kabuki by Rita Amorim. Foto Atmosfia

6. Esquecer o fixador

O pó fixador não é um privilégio que se reserve apenas ao uso da base, do blush ou do iluminador. Use-o também para garantir mais longevidade ao seu batom.

Bridal Makeup StudioFaça já a sua marcação
Bridal Makeup Studio. Foto Tiago Silva

Nada substitui o talento de uma makeup artist. E no dia do seu casamento, invista algum dinheiro para ter uma ao seu lado. No resto do ano, faça-se valer destes pequenos truques para conseguir sempre tirar melhor partido da sua beleza natural.

Se gostou deste artigo veja também A maquilhagem perfeita, como escolhê-la?  e a Maquilhagem de noiva 2017: as tendências que estão a fazer suspirar este novo ano!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Ideia Genial
Erros comuns que não deve cometer na hora de fazer os seus convites de casamento
Os convites de casamento serão o primeiro contacto que os convidados terão com o seu casamento, por isso vai querer que estejam todos corretos, que sejam ao seu estilo, tal como idealizou, e que a mensagem final seja entregue. Neste artigo, explicamos-lhe tudo o que precisa saber para que os seus convites cheguem ao esperado destino.
Jenny Makeup Land | Foto: João Almeida
Makeup: cuidado com os 9 erros de maquilhagem que todas cometemos!
Aceite as suas imperfeições e tire partido dos seus pontos fortes. A sua maquilhagem deve acentuar a sua beleza natural e não transformá-la noutra pessoa.
Makeup: Jordana Carraça Stylist and Makeup Artist. Cabelos: Dorota Santos Hairstylist. Wedding Planner: Something Borrowed. Fotografia: Jesus Caballero Photography
Noivas 'branca de neve': a makeup artist Jordana Carraça explica qual a melhor maquilhagem
A beleza natural de cada noiva é única. Mas a forma como usamos a maquilhagem para sublinhar a beleza natural de cada noiva não.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação