Como conseguir um casamento original, diferente a todos os outros?

Cada casal tem os seus próprios gostos, as suas próprias ideias e desejos para o seu grande dia, mas existe um aspecto que tem por hábito ser comum em todos os casamentos: o desejo de que o seu grande dia seja único, original ou diferente de todos os outros! E como o nosso objectivo é ajudar todos os casais a tornarem os seus sonhos realidade, hoje contamos com a opinião de vários profissionais, que nos dão os melhores conselhos para um casamento original!

A todos eles fizemos a mesma pergunta: Como conseguir um casamento diferente de todos os outros? Vamos conhecer juntos a resposta?

Âme Momentos

Existem vários estilos de decoração para o seu casamento: romântico, eco-friendly, bohochic, vintage e tradicional. Concentrem-se no vosso estilo e busquem pelos pormenores inspirados no estilo escolhido.

Em vez do noivo ver a noiva pela primeira vez no altar, ao mesmo tempo que os familiares e restantes convidados, porque não registar esse momento só vosso em intimidade? Combinem com o fotógrafo e antes de ambos entrarem para o cerimonial, escolham um sítio em que o noivo estará vendado e à medida que a noiva vai se aproximando ele vai tirando a venda. Vão sentir a emoção desse momento a dois e poderão visualizá-lo sempre que quiserem nas fotos. – Adorámos esta ideia aqui na Zankyou!

Leia também First Look: a tendência está a chegar a Portugal

Imastudio Solicite informação sobre “Imastudio ”
Imastudio

Aluguem uma photocabine ou mesmo uma polaroid, peçam aos vossos convidados para tirarem fotos e colarem no vosso Livro de Honra junto com uma dedicatória, ou seja, procurem tornar esse momento divertido tanto para vocês como para os convidados. E no fim, quando forem ver o livro, podem encontrar várias dedicatórias da mesma pessoa, pois essa provavelmente tirou fotos com outros convidados, por exemplo.

Veja outras 5 Ideias originais para um livro de honra único!

Instante FotografiaSolicite informação sobre “Instante Fotografia”
Instante Fotografia

Mas nunca se esqueçam de seguir a vossa intuição e gosto, pois vocês são seres únicos e ao fazê-lo tudo vai correr bem e será um casamento personalizado e criativo, porque é o vosso casamento.

Diamonds Events

Fazer uma Sunset Party, com finger food e cocktails, em vez do tradicional Jantar Sentado. Ou porque não uma cerimónia num teatro, onde os convidados seriam a plateia e os noivos subiam ao palco.

Outra ideia é um Ambiente Duo com luz negra: de dia seria um ambiente branco clean ” tradicional” e refeição a média luz, neste caso luz negra, que revela um ambiente temático ao gosto dos noivos. Ou uma simples tela de mensagens aos noivos, que de dia seria uma parede com molduras de fundo branco e onde as pessoas escreviam com marcadores reagentes à luz negra.

Outra sugestão é apostar em marcadores de mesa diferentes, desde molduras rústicas, vintage ou modernas, a mini troncos de madeira, vasinhos com plantas, diferentes formatos com ardósias e, para os mais criativos, jarros iluminados.

Diamonds EventsSolicite informação sobre “Diamonds Events”
Diamonds Events

Estas são algumas ideias, claro que há muitas mais, nomeadamente ter como animação um balão de ar insuflável, que fosse só para cima e baixo, permitindo ter uma vista privilegiada de algum espaço, ou um bar de vodka com uma cascata de Gelo, etc…

Cristina, Quinta d’Azenha 

Na nossa opinião, em primeiro lugar, é fundamental os noivos entregarem a organização do seu dia especial nas mãos de profissionais com quem estabeleçam uma relação de empatia e que lhes transmitam confiança, amor pela profissão, sabedoria, experiência e criatividade!

Por outro lado, é importante que os noivos idealizem o grande dia, tragam as suas ideias, mas estejam receptivos a trabalhá-la. Normalmente a partir daí, conjugando ideias com experiência e aliando perspectivas diferentes à criatividade, dá lugar a resultados surpreendentes e originais!

Leia também 12 ideias super originais para um casamento de arrasar

Quinta d'AzenhaSolicite informação sobre “Quinta d'Azenha”
Quinta d’Azenha
Quinta d'AzenhaSolicite informação sobre “Quinta d'Azenha”
Quinta d’Azenha

Um outro ponto que permite pensar com originalidade no grande dia é avaliar bem as potencialidades do espaço escolhido, as suas características, e o que permite criar para o personalizar e para que o dia seja à sua imagem!

Quinta d'AzenhaSolicite informação sobre “Quinta d'Azenha”
Quinta d’Azenha
Quinta d'AzenhaSolicite informação sobre “Quinta d'Azenha”
Quinta d’Azenha

Rita Carvalho, Cereja

Na nossa opinião para um casamento ser original não é necessariamente obrigatório ser muito dispendioso, consideramos que apenas alguns detalhes possam fazer a diferença de um momento tão especial como o casamento. No entanto, deve ter como ponto de partida a ‘mente aberta’ dos noivos – e também dos convidados – ou seja, deve ser assumido que estes são adeptos de uma cerimónia e festa ‘out of the box’ onde podem ser explorados diversos temas, dinâmicas, decorações, etc. de forma divertida.

A escolha do dia do casamento pode ser o princípio de um evento completamente fora do tradicional, por exemplo, uma data em que se celebra uma efeméride: Natal, Páscoa, Carnaval, Dia de Reis, etc. Ou mesmo ser realizado durante a semana, pois embora possa por vezes dificultar a disponibilidade dos convidados é cada vez mais habitual.

Leia também Como escolher a data do casamento: 5 critérios básicos para tomar a decisão!

O local é também revelador do espírito dos noivos e de uma festa ao estilo ‘out of the box’, por ser inusitado, com um protocolo pouco tradicional ou mesmo por ser um espaço trendy. Sim, cada vez mais existem espaços com maior flexibilidade e que dão resposta a pedidos ‘diferentes’ para este tipo de celebração. Ex: cerimónia e jantar na praia, mas com pés na areia; cerimónia a dois e festa com amigos e família; ou em vez de um jantar com festa com DJ, porque não um brunch num espaço ao ar livre ou um piquenique num jardim?

A temática escolhida e todos os elementos e detalhes da decoração podem igualmente potenciar uma festa de casamentos original. As mesas começam a adquirir outras disposições – rectangulares e quadradas são cada vez mais uma opção – a decoração, os atoalhados, a iluminação, os arranjos florais são cada vez mais minimalistas ou de efeito natural/espontâneo, quer pelas tendências mas também como resposta à necessidade de ajustar o budgetAs peças gráficas são igualmente um elemento único a considerar como factor de diferenciação. Como em tempos referi, os convites são a primeira peça que revela o mood do casamento, devendo ser ao máximo um reflexo da personalidade dos noivos e do tipo de casamento que pretendem. Havendo sempre outras peças que devem ser contempladas, menus, love story, family tree ou painel de seating plan.

Veja também 3 estilos de mesas para o seu casamento: qual escolher?

O próprio catering pode tornar o casamento completamente original. Por exemplo, o cocktail e jantar terem um formato de total partilha entre os convidados, em que as bebidas são servidas em dispensers em modo self service. Incluir no menu gelados, sushi ao vivo ou outra gastronomia que possibilite demonstrações de showcooking.

Também a ordem dos acontecimentos pode igualmente fazer a grande diferença. Se celebrar a vida a dois ou união é o mote porque não inverter os momentos de forma a surpreender os convidados e tornar o casamento realmente original? – Adorámos esta ideia também.

Maria Rao

Para o casamento ser original primeiro o casal tem que se abstrair do tradicional casamento. Segundo passo , a pesquisa é fundamental!  Os blogues internacionais e nacionais são cada vez mais, uma ferramenta essencial na procura de ideias originais para casamentos.

Porque não tornar a cerimónia um evento único e singular? O casamento já não tem regras, estas são os próprio noivos que as definem! Afinal de contas o casamento é a celebração da união do casal. Para mim o casamento original seria uma festa intima entre amigos e familiares muito próximos, num local a definir no mundo. Tenho preferência por destinos quentes e tropicais. Acho que iria fazer algo semelhante a uma cerimónia dentro de água.

Mary Me

Penso que a melhor dica que poderei dar para um casamento original será: seja você mesma! Se a noiva se concentrar, juntamente com o noivo, em personalizar cada detalhe do seu grande dia, o resultado acaba por ser original. Seja pelos hobbies partilhados, pelas cores preferidas ou apenas inspirados pelo local que escolheram, cada casal consegue transformar algo que tendia ser tradicional em algo original. Isto porque, para mim, não existe nada verdadeiramente original hoje em dia porque tudo é sempre novo, mas ao mesmo tempo já repetido.

Casamentos de praia ou casamentos na floresta, eventos que pareciam ser super originais há um ano, este ano já se tonam banais mas claro está que, cada decoração, detalhe etc; pode ser único e original. E isso só acontece se os noivos se concentrarem em colocar algo deles próprios na decoração do grande dia.

Veja também Como personalizar o seu casamento: 8 ideias incríveis para surpreender

Momento Cativo Solicite informação sobre “Momento Cativo ”
Momento Cativo
Rui Teixeira Wedding PhotographySolicite informação sobre “Rui Teixeira Wedding Photography”
Rui Teixeira Wedding Photography

Nem sempre os casais conseguem fazer esse exercício e por isso é que uma Wedding Planner muitas vezes é uma boa escolha pois irá surpreendê-los e porque é sempre mais uma cabeça “pensante” focada no grande dia dos noivos. A vantagem de uma Wedding Planner é que vai ter um estudo por trás do que já foi feito cá e lá fora e do que ainda não é feito, dado que, conciliados com o gosto e interesses do casal em questão, poderão resultar em detalhes únicos e surpreendentes.

Para quem não quiser optar por contratar uma WP, a minha dica mantém-se: pensem no vosso dia como isso mesmo – VOSSO. As ideias irão surgir, seja porque cada escolha foi pensada com carinho e dedicação… o resultado será sempre único e melhor do que o que já foi feito até então, porque é o vosso!

Já sabem como criar o vosso grande dia de forma original? 

Os nossos profissionais deram-nos opiniões e pontos de vista diferentes sobre o que é ser realmente original no dia do seu casamento, e todos coincidem num ponto: o casamento será diferente sempre que haja uma implicação por parte dos noivos. Esse é realmente o segredo, personalize ao máximo e faça com que esse dia seja a vossa cara! 

E se quer a nossa seleccção de ideias originais, sempre actualizada, siga o nosso quadro de inspiração no Pinterest!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Penteado Golden Locks. Foto Adriana Morais
Tranças: 8 penteados perfeitos para usar no seu grande dia (e em todos os outros).
Versáteis mas femininas, minimalistas ou complexas, simples ou combinadas, há sempre lugar para uma trança bonita no penteado de uma noiva.
Foto Guida Design de Eventos
Guida Design de Eventos, ser feliz com o que faz os outros felizes
Chamar-lhe wedding planner é dizer muito, muito pouco!
Como conseguir que todos os convidados fiquem contentes com as lembranças?
Como conseguir que todos os convidados fiquem contentes com as lembranças?
Uma das grandes dores de cabeça que os noivos enfrentam na fase de organização e planeamento do seu casamento é a escolha das lembranças que vão oferecer aos convidados. Como gerir a questão? A Zankyou ajuda.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa na Zankyou?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação