Como gerir o dia-a-dia com treino, trabalho, alimentação e vida social de forma saudável?

É muito fácil dizer que se quisermos conseguimos ser organizados e fazer tudo aquilo que gostamos. A verdade é que é preciso muita dedicação, força de vontade e gerir prioridades.

Foto Pixbay

A trabalhar diariamente, como muitas pessoas que me seguem, não tenho o tempo livre para poder fazer exercício a meio da manhã ou a meio da tarde como gostaria, e nem sempre sei quando vai terminar o meu dia de trabalho, por isso pessoalmente encontrei a melhor forma e habituei-me a acordar bem cedo para poder treinar e não correr o risco de não conseguir noutro horário.

Mafalda Sena. Instagram Senasaudáveis

Mas também é verdade que existem horários biológicos e por isso nem todos são matutinos como eu, que tenho mais energia de manhã do que de noite. Os vespertinos têm que fazer ao contrário, tentar encaixar o treino ao fim do dia, nem que seja 30 minutos. É sabido que o nosso organismo tem plasticidade, para se adaptar à mudança de horários, mas ela não é imediata. Experimente alterar os seus horários para aqueles que consegue assegurar o seu horário de treino e ver se o corpo se adapta ou não. Não vale a pena forçar, durante um longo período de tempo, porque rapidamente vai levar ao fracasso e vai desistir. Encontre a melhor forma para si e respeite as suas necessidades.

Mafalda Sena. Instagram Senasaudáveis

Em relação às refeições, organização é a chave. Faça um esforço para no dia anterior programar e saber onde vai estar e o que deve levar consigo para garantir que se alimenta em condições. Use o seu tempo livre (no meu caso é o fim de semana), para adiantar algumas refeições e deixar prontos snacks que goste (saborosos e nutricionalmente interessantes) e que sejam práticos para levar consigo e assim não passar fome nem cair na tentação de comer o que não deve. Bolos, muffins, barras proteicas, ovos cozidos, frutos secos e peças de fruta sempre à mão ou iogurtes e doses individuais de proteína. Tem inúmeras ideias na página de Instagram das Senasaudáveis para poder recriar.

View this post on Instagram

Esta receita está a ser feita e refeita todas as semanas 🍌💙 . . . 2 bananas da madeira 3 ovos pequenos (ou 2 grandes) 1/2 chávena de leite de amêndoas sem açúcar @provamel 2 c.sopa de óleo de côco derretido 40g de linhaça moída 2 c.sopa de chia 20g cacau puro em pó 1 c.sobremesa de bicarbonato de sódio 2 scoops (20g) de colagénio sem sabor @essential_nutrition_europe 250g de farinha de arroz 100g de açúcar de côco Quadrados de chocolate chocolift para topping da @essential_nutrition_europe Liga o forno a 200 graus e deixa aquecer. Num processador de alimentos de boa qualidade (aconselho @russellhobbs_pt) junta os alimentos húmidos: ovos, bebida de amêndoa, óleo de côco, bananas e bate bem até ficar uma mistura homogênea. Numa tigela junta os ingredientes secos: farinha, açúcar de côco, bicarbonato de sódio, linhaça, chia, cacau e colagénio. Mistura tudo muito bem e despejar formas de muffin. Dispor os mirtilos por cima da massa e partir o chocolate por quadrados e dispor um em cada muffin, pressionando suavemente 😅 Baixa a temperatura para 175graus e leva ao forno por 30 minutos sempre vigiando. Digo e repito: FAÇAM 😬 é maravilhoso, super fofos e muito saborosos! Enjoy #senasaudaveis 💚

A post shared by Senasaudáveis (@senasaudaveis) on

Nas refeições principais, quando come fora, opte sempre por grelhados e cozidos, bastantes vegetais e hidratos de carbono complexos e que saciem durante mais tempo. Ou fazer uma marmita inteligente que possa ser comida a temperatura ambiente. Mude o seu mindset e aprenda a ser prático e eficaz no que toca a alimentação mais saudável.

Instagram Senasaudaveis

A vida social, pelo menos entre nós portugueses, passa-se muito à volta de uma mesa, e isso pode ser um “problema” quando não nos conseguimos controlar e comemos e bebemos sem discrição. O meu maior conselho é: pare e pense antes sequer de se sentar à mesa ou chegar ao evento que vai. Tente perceber de tudo aquilo que tem à sua disposição, aquilo que realmente lhe apetece comer ou beber e aquilo que deveria ou não escolher. Não deixe de viver o momento, mas também não exagere para não se sentir culpado depois.

Photo by Luis Reynoso on Unsplash

De resto, o que me mantem motivada é realmente perceber o quão saudável sou, porque raramente estou doente, ao contrário do que acontecia antes, e o que poupo na farmácia e nas consultas médicas, uso para abastecer a minha despensa e frigorifico com o que há de melhor para nutrir o meu corpo. As mudanças físicas e o facto de me sentir bem dentro deste corpo são outros aspetos que me ajudam bastante.

Faça o melhor que pode, todos os dias, por si. Vai ver que o que hoje parece difícil, amanhã vai ser apenas mais um passo que se tornou rotina.

View this post on Instagram

Monday mood 💄

A post shared by Senasaudáveis (@senasaudaveis) on

Mais conselhos by Mafalda Sena:

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Foto: Adriana Morais
Como começar o seu dia da melhor forma?
Ao acordarmos é muito importante darmos ao nosso corpo tudo o que ele precisa para enfrentar um novo dia com boa disposição, energia e muita saúde.
Momento Cativo
Cozinhar a dois: uma prática a adotar pelos casais & uma receita saudável!
Uma proposta saudável para cozinhar em conjunto com a sua cara-metade por Senasaudáveis: faça com que a faísca da sua relação cresça da maneira mais benéfica para a sua saúde!
João de Medeiros & Pamela Leite
Seis truques para eliminar a celulite de forma rápida antes do casamento
Diga adeus à celulite com estes 6 truques. Chegue radiante ao dia do seu casamento! Ainda está a tempo de atingir o seu objetivo!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação