Como recusar os "serviços" matrimoniais dos seus entes queridos sem que desatem aos prantos

O seu Grande Dia está cada vez mais próximo! Só que todos querem dar sentenças. Apesar de você saber que é com boa intenção, já começa a ficar irritada com tanta intromissão na organização de um dia tão importante para si, que deve ser só como você e o seu noivo sonharam! E isso é normal … O seu casamento é acima de tudo seu, mas os seus entes queridos, às vezes, têm dificuldade em entender isso. Não se preocupe, damos-lhe algumas sugestões de profissionais, para fazer com que seus amigos e familiares se sintam culpados de querer ajudá-la (demais). A partir do momento que você lhes apresentar os experts que escolheu para dar vida e cor à sua boda, eles vão perceber, que de facto, o melhor é confiar em quem sabe… e que…

Filipe Santos Fotografia
Filipe Santos Fotografia
Luminous Photography
Luminous Photography

… Não se fazem fotos”do pé para a mão”

… É preciso sentimento e sensibilidade; talento e capacidade de trabalhar; amor à arte e capacidade de registar momentos. Assim, é um verdadeiro fotógrafo. E isso há-de ficar claro, quando você apresentar aos seus pais os dois ateliers de fotografias que lhe vamos propor hoje. Depois, para que eles não sintam que não tiveram uma palavra a dizer, deixe-os escolher. Quando eles entenderem que o importante é que a câmara (que registar o seu casamento) seja manejada por alguém especial, capaz de contar histórias, transformando-as em arte, vão querer deixar de parte o smartphone xpto que “tira fotos belíssimas“, como gostam de dizer, para compreenderem que o momento pede uma equipa de profissionais da fotografia especial. É o caso do Segundo Plano e da Renato Ribeiro Fotography. Difícil vai ser escolher! “No casting” que Renato Ribeiro estiver a fazer (mesmo sem saber) com os seus progenitores, ele vai deixar claro que para ele a fotografia é muito mais que um mero registo de momentos. Pretende fazer arte e, através dela, contar histórias de amor, contando sempre com registo bastante cinematográfico. No estilo de foto-reportagem utiliza sem limites os pretos e brancos, os desfoques, os “cortes” e os efeitos vintage. Mais que caras e expressões interessa-me captar sentimentos e emoções”, afirma Renato.

Renato Ribeiro PhotographyAgende uma reunião!
Renato Ribeiro Photography

A Segundo Plano  não é muito diferente. E aí é que residirá a dificuldade dos seus pais. Este atelier regista momentos, tornando os eternos. Numa frase: contam uma história de amor em imagens. Mas nada melhor que ler a própria explicação do fotógrafo Pedro Moura: “Empenhamo-nos a construir uma história coerente para cada um dos nossos casais. Amamos o que fazemos porque temos a sorte de viver os mais diversos sentimentos em cada novo registo. O eternizar de momentos e emoções inspira o nosso trabalho e a nossa vida.”, esclarece Pedro. E agora?! Podem sempre escolher os dois…

Só por curiosidade, tome nota destes 5 conselhos para que as fotos de grupo num casamento não sejam um fracasso.

Segundo PlanoAgende já uma conversa com Segundo Plano
Segundo Plano

… Um cenário de casamento não é o quarto lá de casa

Você sabe o quanto a sua irmã adoraria decorar a sua boda, porque está sempre a dar-lhe indirectas. E até é normal, já que sonha em ser arquitecta paisagística e decorou o seu quarto e o dela, como uma verdadeira especialista. Mas ainda não é… Como se quem não quer a coisa, diga-lhe que é melhor ela formar-se antes de se meter numa responsabilidade destas. Afinal, um casamento é coisa séria e tem mesmo de ficar perfeito. Sem falar que há empresas especializadas em decoração que podem “fazer uma perninha” noutras áreas. É o caso da Pompom Glacé. Além de uma decoração única, esta empresa pode ajudar com as lembranças para os convidados, na escolha do cake design, nos arranjos das flores, com os convites. Ou seja, pode tratar de tudo que uma celebração de casamento exige para que tudo fique em perfeita sintonia. Por mais que a sua irmã tenha a boa vontade de ajudar, não consegue cobrir todos estes aspectos. Ela vai entender, não se preocupe. Lá por ainda só ter 16 anos, já é uma mulherzinha!

Pompom Glacé Marque já uma reunião com Pompom Glacé
Pompom Glacé
Pompom Glacé Marque já uma reunião com Pompom Glacé
Pompom Glacé

… Não bastam dois tambores e um microfone para que a música saia afinada

A esta hora você já está de cabelos em pé, cheia de estar com medo de ferir as sensibilidades de quem a rodeia… Afinal, você é que deveria estar a ser apaparicada, ajudada e não o contrário. Não que não esteja a ser ajudada, mas “há ajudas que mais vale não tê-las“, pensa você. Só de imaginar os seus ex colegas de faculdade, que criaram um grupo punk, há dois anos, a dar música no seu Grande Dia, já é de ficar doida. Mas ainda ter de lhes dizer, com muito cuidadinho, que quer algo mais calminho, já é demais. Apresente-lhes a 24T – Two For Tango, como se que lhes pedindo autorização para os contratar. Assim, eles não se vão sentir tão preteridos e até vão acreditar que a opinião deles conta para si. No momento que eles perceberem que esta empresa de prestação de serviços na área de sonorização/animação, organização de eventos, agenciamento de músicos e aluguer de equipamentos de som e luz, tem uma formação eclética que lhes garante uma enorme capacidade de adaptação, vão render-se às evidências. São 15 anos a proporcionar os mais experientes DJs, actuações ao vivo, com um alargado leque de tendências musicais… Mas os predicados deste grupo não se ficam por aqui. Peça aos seus amigos que agendem uma reunião com estes profissionais. Pode ser que os deixem participar numa música ou outra…

24T - Two For TangoMarque já uma reunião com 24T - Two For Tango
24T – Two For Tango
24T - Two For Tango Marque já uma reunião com 24T - Two For Tango
24T – Two For Tango

… A organização é a base de tudo

Não basta escolher os talheres mais bonitos para o copo d’água, nem a quinta de casamento geograficamente mais acessível e muito menos a forma como o noivo deve pegar na mão da noiva. A organização de um casamento é o mais importante, é a base para que todos os elementos se conjuguem em sintonia. Não é qualquer um que tem capacidade para tomar as decisões mais correctas, nem que tem os conhecimentos mais acertados nas diversas áreas que servem de apoio a um casamento. Sabia que, com um wedding palnner, até pode poupar bastante no seu casamento? Sim, mesmo tendo de lhe pagar honorários. É que estes profissionais conhecem os fornecedores que mais se enquadram às suas necessidades, gostos e capacidade financeira. Muitos deles até resolvem mais que uma coisa. Por exemplo, os próprios wedding planners muitas vezes também se responsabilizam pela decoração e pelo catering. Ou então, têm parcerias que lhes permite aconselhar esta ou aquela empresa aos noivos. E tudo isto sem que a própria empresa de wedding planning perda a sua identidade própria.

My Wedlock PlanningMarque já uma reunião com My Wedlock Planning
My Wedlock Planning

A My Wedlock Planning alia a criatividade a um pensamento fresco e arrojado, aproveitando o poder da emoção para tornar o dia mais importante da vida dos noivos, num momento que espelhe a sua história e que fique para sempre na sua memória de quem o viveu. O objectivo desta empresa é simples: trazer tranquilidade ao momento mais importante da vida dos noivos. E os seus padrinhos de baptismo conseguiriam tudo isto? Então, explique-lhes qual o verdadeiro papel de um wedding planner no seu casamento.

My Wedlock PlanningMarque já uma reunião com My Wedlock Planning
My Wedlock Planning
My Wedlock PlanningMarque já uma reunião com My Wedlock Planning
My Wedlock Planning

Já que está na fase dos preparativos, nunca é demais tomar atenção a estas 7 dicas incríveis para poupar no seu casamento e mais!

E agora, está mais calma? Conseguiu ultrapassar a dificuldade de não ferir as susceptibilidades de quem a quis ajudar? Com tacto, capacidade de argumentação, paciência e sensibilidade, de certeza que sim. Resta esperar que os seus entes queridos tenham uma boa capacidade de encaixe e que percebem que o “faça você” mesmo é inimigo de um casamento perfeito.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Diana Nobre Fotografia
As 10 coisas que não deve fazer no seu casamento: os convidados detestam...
O dia de casamento é uma data que gira em torno dos noivos, mas não só.... Saiba como proporcionar uma celebração que não deixe ninguém aborrecido!
Helder Couto Photo
Como recusar o convite da sua melhor amiga para madrinha de casamento
É difícil irmos contra aquilo em que acreditamos ou contra a nossa natureza. E por aqueles que amamos, será?
José Luis Arras - Fotografia & Vídeo
Quando descobre que a sua família é grande demais para o seu casamento
Logo após ter anunciado o seu noivado, começaram a aparecer familiares que já não vê há anos. Acredite que não estão sozinhos!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação