Comprar, alugar ou fazer à medida o vestido de noiva: qual a melhor solução para si?

Comprar, alugar ou fazer à medida o vestido de noiva: qual a melhor solução para si?

No dia do casamento os olhos estarão todos postos em si e o objetivo final é estar linda, quer esteja com um vestido alugado ou não. O importante é sentir-se especial e feliz!

Comprar, alugar ou fazer à medida o vestido de noiva: qual a melhor solução para si?
Foto: Bruno Garcez Photography
  • A Noiva
  • Recomendações
  • Noiva

Para a maioria das noivas, uma das partes mais emocionantes da organização do casamento é a escolha do vestido de noiva, somado aos restantes elementos que compõem o seu visual: o penteado da noivaos sapatos e demais acessórios. Por seu turno, usar o vestido com que sempre sonharam será também uma das condições para um casamento perfeito. Por isso, há sempre inúmeras considerações a fazer na altura da escolha, sendo que o custo do vestido será, na realidade, a mais condicionante.

Alugar o vestido de noiva: sim ou não?

Para quem não faz questão de ficar com o vestido após o grande dia, e apesar desta ser a opção menos escolhida pela noivas em geral, o aluguer do vestido poderá ser uma solução viável. E a verdade é que, hoje em dia, já existem algumas lojas de vestidos de noiva que têm vestidos de noiva para alugar, embora sejam poucas as lojas especializadas no aluguer.

Leia também: Como guardar o vestido de noiva depois do grande dia? Os 5 passos fundamentais

guardarVestido de noiva com cauda comprida
O aluguer do vestido de noiva é uma opção possível a todas as noivas | Foto: Power On Photography

Vantagens em alugar o vestido de noiva

Muitas noivas vão também adiando o seu o casamento por não terem capacidade financeira para o concretizar como sempre sonharam, incluindo o vestido de noiva. E não tem de ser assim. Há que pensar em alternativas que minorem a situação e uma delas será, então, alugar o vestido de noiva. Se tem dúvidas relativamente a esta solução, pois não será, efetivamente, a mais usual, reunimos uma série de vantagens para que, quem sabe, comece a pensar nela como uma hipótese para o seu caso.

1. É mais económico

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

A primeira das vantagens, e a mais óbvia, é o facto de ser uma solução mais económica, que lhe permitirá desviar custos para outros fins. Assim não deixará de casar só porque não tem capacidade financeira para comprar o seu vestido. E até mesmo se esta aquisição não lhe couber a si, talvez também seja solução para a sua madrinha ou para os seus pais, que poderão não ter a capacidade económica para o comprar.

2. Vestido de Grife

Se a ideia não é propriamente poupar, mas a tristeza de não ter a possibilidade de comprar aquele vestido com que sempre sonhou, outra das vantagens em alugar um vestido de noiva é ter acesso a marcas mais caras ou de luxo a um preço bem mais simpático.

3. Sem necessidade de manutenção e ocupar espaço no armário

Outra vantagem do aluguer é não ter de se preocupar com o pós-casamento, isto é, não vai ter de andar a procurar espaço nos armários para guardar o seu vestido de noiva, nem preocupar-se com a sua limpeza, pois apenas tem de o devolver à loja!

guardarquais as vantagens em alugar o vestido de noiva
O aluguer pode ser a solução para quem não faz questão de guardar o vestido de noiva | Foto: Thrall Photography

4. Mais acessórios

A partir do momento que poupa dinheiro ao alugar o vestido, já tem mais margem de manobra para comprar (ou alugar) acessórios lindos e maravilhosos, como brincos, colares, tiaras ou pochettes. O importante é compor o seu look de noiva de forma coerente e harmoniosa. Já que vai com um vestido Chanel, não destoa nada levar uma pulseira Dior

5. Evita perder tempo com arranjos e arranjinhos

Se alugar um vestido, só tem de agarrar um modelo e experimentá-lo. Se servir, muito bem. Se não, siga para bingo e experimente outro. Agora, ao comprar um vestido, tem de ter a paciência extra de ficar de pé (horas a fio) a ser “picada” pelos alfinetes de uma costureira que tem a ingrata tarefa de fazer os arranjos finais: aperta daqui, alarga dali. E se você engordar? Aí, das duas uma, ou você ou a sua costureira vão ficar em maus lençóis. Mais vale alugar! No espaço máximo de oito dias é capaz de não mudar assim tanto de silhueta. Escolha o vestido de noiva que mais se adapta ao seu corpo.

6. Fotos que ficam na memória

Literalmente na memória, porque você nunca mais há de ver o vestido com que se casou. Acha que isso não é uma vantagem? Não diga isso. Lembre-se que as fotografias também têm um propósito: o de gerar nostalgia daqui a uns anos. Imagine o que seria ter acesso rápido a um vestido que poderia cumprir tão bem o papel de elemento saudoso da festa!

7. Escusa de o vender

Sim, porque se o alugar, vê-se livre dele num instante. Escusa de manter uma peça que pode ficar antiquada e que não terá serventia nenhuma. Se o comprasse, o mais certo era vendê-lo mais tarde, por um valor muito aquém do que o adquiriu. Isso assim é só perder: dinheiro e tempo.

guardarfoto com vestido de noiva
Lembre-se que as fotografias também têm um propósito… Foto: Bruno Garcez Photography

Claro que se tiver um orçamento mais alargado provavelmente não irá colocar esta hipótese. Ou se for uma pessoa muito sentimentalista, uma vez que não ficará com o vestido de noiva para recordação ou de herança para passar aos seus filhos. Nestes casos, talvez faça sentido comprar ou mandar fazer à medida. 

Comprar o vestido de noiva

Até aqui enunciamos as vantagens que terá em alugar o seu vestido. No entanto, é claro que se comprar o seu vestido de noiva terá a vantagem de ter uma grande variedade de modelos à escolha, nos catálogos apresentados pelas marcas, o que não acontece na opção de aluguer, onde as escolhas serão mais reduzidas, uma vez que estará limitada ao que existe na loja, sendo mais difícil encontrar o modelo exato que procura, caso tenha uma ideia muito definida.

Por seu turno, no caso do aluguer, na maioria dos casos não poderá fazer alterações no modelo e só poderá escolher um vestido que se adapte ao seu tamanho, enquanto que, na compra, mesmo que não encontre um modelo que se ajuste na perfeição, a maioria das lojas especializadas faz os arranjos necessários. E a verdade é que, depois de usar o vestido, pode sempre vender ou, por sua vez, alugar. Ou desmanchá-lo, adaptá-lo, etc. Já no caso do aluguer, terá mesmo de ter em consideração que, quando o estiver a usar, não o pode danificar, pois se se tal acontecer tem de pagar os danos ou o preço do vestido, se os estragos forem irreparáveis. Terá de ter, assim, muita atenção às condições, inclusivamente à duração do aluguer, pois se se atrasar na entrega poderá ter de pagar uma taxa extra.

Veja também: E se usasse o vestido de noiva da sua mãe no dia do seu casamento?

guardarNoiva de costas, vestido de noiva com decote trabalhado nas costas
Comprando o vestido de noiva tem acesso a um catálogo extenso das diferentes marcas. Foto: Rute Leonardo Photo & Video

Peças exclusivas

Entretanto, se é adepta da criatividade e gostaria de uma peça exclusiva, exatamente como sempre idealizou, pode ainda mandar fazer um vestido, tendo em conta que terá de o fazer com maior antecedência e que os custos serão, tendencialmente, mais elevados. Aqui poderá escolher tudo, desde o tecido, a todos os outros detalhes. Ou confiar no talento do estilista que o for desenhar!

Veja também: Sapatos de noiva por medida: um detalhe único para um dia especial

guardarvestido de noiva com boquet
Uma peça feita à sua medida será sempre a melhor opção para quem prefere a exclusividade | Foto: Thrall Photography

A decisão final irá ser sempre sua, mas pondere bastante a sua escolha. Todas as opções têm os seus prós e os seus contras. No dia do casamento os olhos estarão todos postos em si e o objetivo final é estar linda, quer esteja com um vestido alugado ou não. O importante é sentir-se especial e feliz!

Talvez também lhe interesse:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Bruno Garcez Photography Fotógrafos e vídeo
Power On Photography Fotógrafos e vídeo
Thrall Photography Fotógrafos e vídeo
Rute Leonardo Photo&Video Fotógrafos e vídeo