Estamos a casar mais em Portugal: vivam os noivos!

Estamos a casar mais em Portugal: vivam os noivos!

São cada vez mais os portugueses a optarem por oficializar o seu casamento. E são também cada vez mais os estrangeiros que escolhem o nosso país para fazerem as suas juras de amor!

  • Planear o Casamento
  • Portugal

O número de casamentos em Portugal voltou a aumentar: em 2017 celebraram-se quase 34 mil casamentos, mais 3,8% do que no ano anterior. E isso é um facto, muito feliz, pois os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) não enganam. Esta tendência de crescimento tem vindo a sentir-se desde 2015, ano que contrariou a imparável queda das décadas anteriores, registando a primeira subida em 15 anos.

guardar
Foto: Aguiam Wedding Photography

Vale, por isso, a pena mencionar esta boa notícia para toda a indústria dos casamentos, agora que estamos na época alta dos casamentos, pois apesar da inconstância climatérica imposta pela maroto São Pedro, é do sol e das temperaturas mais agradáveis que os noivos mais gostam e são sobretudo os meses mais quentes de verão que a maioria dos casais escolhe para dizer o “Sim” a quem o seu coração escolheu para amar. O ano de 2017 não foi exceção, sendo que 56,1% dos casamentos — 18 861 — realizaram-se entre junho e setembro, sendo agosto o mês com maior frequência (5 263), seguido de setembro (5 224) e de julho (4 808).

guardar
Foto: Aguiam Wedding Photography

Assim, em 2017 realizaram-se em Portugal 33.634 casamentos, mais 1.235 casamentos do que em 2016, tendo-se também registado outro dado interessante: um aumento em 24% de casamentos entre pessoas do mesmo sexo.

Assim do total dos casamentos celebrados, 33.111 realizaram-se entre pessoas de sexo oposto e 523 entre pessoas do mesmo sexo (282 entre homens e 241 entre mulheres), contra 422 em 2016. Este último dado deixa, assim, adivinhar uma noção mais forte de que estas novas famílias são parte integrante de toda a sociedade. Outra boa notícia, portanto, sobretudo no dia de hoje: Dia de Orgulho Gay.

guardar
Foto: Nelson Marques + Andreia Torres Photography
guardar
Foto: Nelson Marques + Andreia Torres Photography

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

os casamentos católicos continuam em trajetória negativa, tendo reduzido em 1,6% em relação a 2016 e de 8,4 pontos percentuais face a 2010, contando agora apenas para 33,7% de todos os casamentos em Portugal no ano de 2017.

guardar
Foto: Aguiam Wedding Photography

Dominam agora os casamentos civis – com 21.803 casamentos registados (65,8%), tendo-se verificado 155 casamentos segundo outras formas religiosas  (0,5%).

guardar
Foto: 135 milímetros
guardar
Foto: Aguiam Wedding Photography

Portugal está na moda… até para casar!

Não são só os casais portugueses que trocam juras de amor em território nacional. Portugal está-se a tornar o país de eleição para casar por enamorados todo o mundo, sobretudo britânicos, irlandeses, brasileiros e alemães.

guardar
Foto: White Valley

Segundo dados do Ministério da Justiça português, o número de casamentos de estrangeiros em Portugal aumentou mais de 94% na última década, desde os 458 que se registaram em 2007 até aos 890 que se celebraram em 2016. No ano passado, com dados disponíveis até 2 de agosto, 588 casais estrangeiros casaram por cá.

As razões desta procura são muito diversas, desde a boa relação qualidade-preço, as nossas características climatéricas e geográficas, a variedade de praias, as quintas e os palácios, as boas ligações aéreas e a beleza do país. E, claro, como não poderia deixar de ser, a típica gastronomia portuguesa tão apreciada!

guardar
Foto: White Valley

Estas cerimónias, apesar de contarem geralmente com uma média de 30 convidados, são frequentemente de luxo e representam um negócio crescente em Portugal, que recebe durante dias dezenas de estrangeiros que desfrutam da sua estadia, sem poupar nas despesas.

E apesar de terem de pagar a viagem e a estadia dos seus convidados, casar em Portugal é, mesmo assim, geralmente mais económico do que nos seus lugares de origem, pelo que os noivos não têm dúvidas em tomar esta decisão

guardar
Foto: White Valley

As praias do Algarve, a magia de Sintra ou as fabulosas paisagens do Douro tonam-se, assim, no postal perfeito para dizer o “Sim” em Portugal, o palco para um destination wedding de sonho!

Talvez também lhe interesse:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Aguiam Wedding Photography Fotógrafos e vídeo
White Valley Fotógrafos e vídeo
135 milímetros Fotógrafos e vídeo

Dê-nos a sua opinião

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!