Haverá alguém que viva o casamento tão intensamente como você? Sim, há!

O seu casamento é obviamente sobre si e o seu companheiro, mas a verdade é que existe um grupo de entes queridos que estará também intensamente envolvido neste grande momento da vossa vida, pois será para eles, tal como para vocês, um indicador de grandes mudanças. Quem são essas pessoas?

Os seus pais

Quer tenham desempenhado um pequeno ou grande papel na sua vida, o seu casamento irá com certeza significar muito para os seus pais. Ninguém, na realidade, está totalmente preparado para o dia em que a filha sobe ao altar. Mesmo continuando a fazer parte da família nuclear, a verdade é que o casamento é o primeiro passo para começar a sua própria família, ainda que no início seja só você e o seu marido.

Por isso, se ultimamente a sua mãe tem agido de forma estranha, distante ou invulgarmente controladora, dê-lhe um desconto. Ela poderá estar a encarar este momento como a derradeira fase da sua vida em que terá alguma influência sobre si. Também se o seu pai anda choroso e reservado, pense no que o casamento da “sua menina” pode significar para ele. Não fique preocupada e, muito menos, magoada por ele não estar espalhar felicidade. E no casamento… não se esqueça de lhes agradecer por tudo!

Veja também 51 coisas que nunca agradeceu aos seus pais e que agora gostaria de agradecer!

Os pais dele

Os pais do seu companheiro provavelmente sentem o mesmo que os seus sentem em relação a si. Muito possivelmente também estão a ter dificuldade em “deixá-lo ir”, sobretudo se vocês forem viver para longe, o que poderá reflectir-se nas interacções entre todos vocês, particularmente entre si e eles.

Por isso, se durante a organização do casamento tiver de lidar com uma sogra opinativa, que oferece conselhos não solicitados, ou um sogro menos receptivo, procure entender o que eles sentem e trate-os com a mesma delicadeza com que tratará os seus pais. Páre para pensar e tente perspectivar as situações. Seguramente que os seus sogros estão felizes pelos dois!

Veja também A relação com a sua sogra não é a melhor? Saiba o que fazer!  e Como dizer “não” durante a organização do casamento

Os avós

Tenham 10 netos ou seja você a neta única, os avós guardam um lugar muito especial no coração para cada um dos seus netos. Muitas vezes dá-se o caso de terem passado por duras provações durante as suas vidas para ver os seus filhos e netos chegar onde estão hoje e, por isso, a vossa felicidade significa tudo para eles. E eles adoram vê-la sorrir! Não se esqueça de lhes dar ternura e atenção extra durante toda a organização do casamento e no grande dia.

Veja também Os avós: 7 motivos pelos quais eles devem ter um papel de destaque no vosso casamento! e delicie-se com as 50 fotografias dedicadas aos convidados mais especiais do casamento

Os irmãos

Tal como os seus pais, os seus irmãos /ou irmãs têm uma relação única consigo. Por isso, quer tenha apenas um irmão/irmã ou sete, saiba que um casamento pode provocar neles as mais estranhas reacções. Por um lado, podem sentir como se estivessem a perder um membro do grupo, por outro podem entrar em competição pela atenção uns com os outros.

Podem ainda sentir-se abandonados, solitários ou um pouco ciumentos. O que não vai acontecer no seu caso, certo? Sim, porque eles vão querer estar ao seu lado e comemorar consigo cada passo do caminho que a levará finalmente a dizer o “Sim, aceito”!

Veja também 25 razões porque os seus irmãos são tão importantes e as 20 razões para ter a sua irmã ao seu lado no dia do seu casamento

Os filhos

Um casamento pode ter uma carga emocional enorme para os filhos. Se eles forem do casal, podem ficar animados com a perspectiva dos pais se casarem, mas se o casamento significa que vão ter uma nova pessoa permanente nas suas vidas – no caso dos segundos casamentos ou em que o filho não é de um dos noivos – é natural que precisem de algum tempo para se adaptar, tal como nós.

Por muito resilientes que sejam as crianças, perante a perspectiva de um novo pai, podem deixar de se sentir a pessoa mais importante da vida da mãe, como o foram até então. Por isso, caso já tenha filhos, tenha em conta toda esta possível montanha russa de emoções quer durante a organização, quer durante o dia do casamento. E relativize uma birra mais desconcertante, uma chamada de atenção, um ciúme inesperado ou qualquer outra reacção que não esteja à espera.

Veja também As 50 formas de ver o casamento pela mente de uma criança!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Foto: Paulo Calheiros Atelier de Fotografia
Crianças no casamento? Sim ou não? A resposta está aqui!
A pergunta é recente - mas cada vez mais comum! - e a resposta, para variar, aqui, na Zankyou Magazine, não se fez esperar - de rima em rima, bem ao nosso jeito: crianças no casamento? Sim ou não?
Jaime Neto Photography
Como as crianças vêem o casamento: 60 verdades absolutas
As crianças não mentem! Por isso, dê-lhes um voto de confiança e leia o que eles pensam sobre o matrimónio. Será que as opiniões deles fogem assim tanto da realidade? Confira!
Jaime Neto Photography
Casamento com crianças: 3 momentos em que são elas as estrelas
Se pensa em fazer um casamento recheado de crianças faz todo o sentido fazer delas as estrelas do dia (depois de você claro). Faça senti-las úteis e entretenha-as ao mesmo tempo. Vai ver que só tem a ganhar

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação