Música da cerimónia: quando o Amor e a Música se conjugam num mesmo verbo

Que nos desculpem os Ensemble Risoluto pelo título deste artigo, mas a verdade é que as palavras que encontraram para descrever a música numa cerimónia de casamento são perfeitas. Porque sim, o Amor e a Música conjugam-se num mesmo verbo e combinam-se na perfeição para acompanharem a cerimónia que marca o início de uma vida a dois, quer seja religiosa ou civil.

Foto: Diana Nobre

A ocasião é solene e deve ser acompanhada pela música que glorifique cada instante. Por isso, hoje deixamos-lhe aqui os temas mais pedidos para os diferentes momentos da cerimónia.

Entrada dos Padrinhos e Convidados

Nem sempre este momento é contemplado no organização, mas a verdade é que a entrada dos convidados e padrinhos pode ser feita com uma música ambiente. A escolha deve recair num tema longo, pois é preciso dar tempo para que todos se acomodem. Baseie-se no estilo do seu casamento: músicas mais contemporâneas para as cerimónias modernas e grandes clássicos para os casamentos tradicionais.

Foto: João Almeida

O ideal é ser um tema instrumental, suave, lento, romântico, mas sem ser demasiado emotivo. Aqui ficam as nossas sugestões:

Clássicos:

Modernos: 

A Entrada do Noivo

Esta é uma decisão muito pessoal, que deve estar totalmente de acordo com o perfil e personalidade do noivo. O tema escolhido deve ser grandioso, embora não deva sobrepor-se à música definida para entrada da noiva!

Foto: It’s all about…

Coro Génesis sugere o tema Oh Happy Day, uma música que pode ouvir no site dos mesmos e que se encontra entre os temas que fazem parte do extenso repertório deste grupo formado em 2005, que interpreta não só as clássicas músicas de casamento, mas também clássicos do Pop moderno e músicas novas pedidas pelos noivos. A versatilidade do grupo permite que o Coro Génesis se possa apresentar em diferentes formações, desde duetos até coro com orquestra, podendo assim apresentar diferentes orçamentos.

Conheça um pouco o seu trabalho neste vídeo de apresentação:

Entretanto, aqui ficam outras sugestões para a entrada do noivo:

Clássicos:

Modernos:

A Entrada da Noiva

Podemos arriscar e dizer que este é, sem sombra de dúvidas, o momento mais aguardado do casamento, pelo que deve receber uma música marcante e imponente!

E para isso… convenhamos: a tradição tem o seu charme. E não há nada como a entrada da noiva na Igreja ao som da Marcha Nupcial. O momento é grandioso e não pode ser mais emocionante.

Foto: FotoClik – Viseu

Existem duas marchas nupciais tradicionais: a de Mendelssohn da peça Sonho de uma Noite de Verão, de William Shakespeare, e a de Wagner, da ópera Lohengrin. Adoramos as duas. E você?

Há outro clássico que nos apaixona, também para a entrada da noiva: Ave Maria, de F.Schubert. Uma música que torna também o momento realmente solene e propício às lágrimas no canto do olho e que Cuca Roseta interpretou no seu casamento, deixando-nos absolutamente maravilhados.

Poiesis Musicalis no vídeo abaixo apresenta-nos outra Avé Maria, de Caccini, uma alternativa também lindíssima para a noiva entrar na igreja.

Este é apenas um dos temas do vasto repertório de Poiesis Musicalis, um projeto musical que abrange diferentes géneros musicais, possibilitando uma perfeita harmonia e bem estar no seu evento. O grupo, aliás, apresenta dois tipos de repertório: um ligado à música cerimonial e outro relacionado com a música de cariz popular, desde o jazz, bossa  nova e baladas. O Trio é composto por voz, piano e  flauta transversal, adaptando as perfeitas combinações musicais ao seu evento.

Entretanto, para as cerimónias civis (ou paróquias mais flexíveis) não podemos deixar de mencionar o A Thousand Years, Christina Perri. Sim, já o ouvimos muito, mas é absolutamente… lindo! Emocionante e perfeito para caminhar até ao altar, onde a espera o seu noivo.

Esta tema faz parte do extenso repertório dos Ensemble Risoluto, uma formação com mais de 10 anos de experiência, reconhecida pelo seu elevado nível de qualidade, profissionalismo, requinte e organização. Um repertório que não é rígido, pois cabe aos seus elementos tornar o vosso dia ainda mais único, adaptando sempre os temas musicais em função dos vossos gostos.

“A  experiência e saber permitem-nos uma versatilidade e fácil ajuste aos diversos ambientes e circunstâncias, possibilitando fazer um acompanhamento musical totalmente personalizado do vosso evento”, explicam, acrescentando que podem incluir desde a música clássica à música litúrgica, passando por bandas sonoras de musicais ou filmes mais célebres, ou mesmo espirituais negros, gospel ou temas mais comerciais.

Ensemble Risoluto é o momento onde o Amor e a Música se conjugam num mesmo verbo, inteiro, firme e assertivo. Aqui se exprime a mais pura essência da alma, transmitindo sensações que a linguagem é incapaz de traduzir e que a razão nunca saberá compreender”.

Outros temas para a entrada da noiva:

Clássicos:

Modernos: 

Nos casamentos religiosos: entre leituras

Os casamentos religiosos têm vários momentos, que ficam também mais especiais se forem acompanhados com as músicas apropriadas. Assim, antes do evangelho ou entre as duas primeiras leituras litúrgicas, normalmente opta-se por música de estilo sacra, embora possam pedir ao padre para colocarem outra música.

O mais apropriado: Aleluia, seja na versão coro dos Il Divo ou clássica de H.Purcell ou ainda na mais moderna de Leonard Cohen. Outras opções: Vesperae Solennes de Confessore de Mozart ou Gloria em dó maior, de Vivaldi.

Foto: Your Image – Fotografia, Vídeo & Design

A entrada dos meninos das alianças

Quem quiser destacar o momento da entrada das crianças ou meninos das alianças, pode fazê-lo com uma música de fundo e proporcionar um dos momentos mais graciosos e singelos da cerimónia, em consonância com o índice de fofura transmitido pelos mais pequenos. O ideal será optar por temas clássicos e alegres de filmes infantis ou versões de antigas cantigas que marcaram a nossa infância.

Foto: João Almeida

Aqui ficam alguns temas repletos de magia, perfeitos para um dia que também mágico ara os noivos e para todos os amigos e familiares que, com eles, partilham a sua alegria. Pode optar pela versão com voz ou em versão instrumental:

Benção das alianças

A bênção antes da troca das alianças despoleta um chorrilho de sentimentos entre os noivos, familiares e convidados, transformando-se numa das partes mais emocionantes da cerimónia! Para acompanhar o momento, o casal poderá optar por uma música que marcou a sua história ou temas que aflorem os sentimentos de todos os presentes! Em casamentos católicos, a mais pedida e quase obrigatória, é a clássica Ave Maria de Gounod.

Outras sugestões:

Foto: Centrimagem

Para qualquer dos momentos da cerimónia, poderá contar com a experiência e o profissionalismo da Tom Clássico, que trabalha incansavelmente para que o acompanhamento musical do seu dia crie as emoções pretendidas. Com o conhecimento de um extenso reportório musical, poderá adaptar o alinhamento para aquilo que os noivos desejam, de modo a que tenham o dia perfeito, com a melodia perfeita! Ninguém ficará indiferente às interpretações da Tom Clássico, que apesar de estar sediada em Braga, atua em todo o país.

Outros momentos religiosos

Ofertório: Trata-se do momento em que se reproduz a última ceia de Cristo e a partilha do pão (hóstias) e do vinho. Uma parte muito religiosa e que, por isso, deve-se acompanhar com música sacra, como o clássico Avé Maria de Schubert, já anteriormente mencionado.

Santo: Outro momento de oração, pelo que deverá também ser acompanhado por música sacra. Sugestão: Missa de Hercules dux Ferraires Sanctus, de  Joaquin des Prez ou Requiem Sanctus, de Mozart.

Consagração: o momento em que se consagra o matrimónio. Sugestão: Arioso do Concerto em fá menor, de Bach ou Adagio em sol menor, de Albinoni.

Paz: a parte da missa em que as pessoas se cumprimentam, representando a paz entre os homens. Sugestão: uma música curta e alegre, Lascia Ch’io Pianga

Comunhão: para este momento sugerimos Panis Angelicus, de Franck ou Ave Verum Corpus, de Mozart.

Aguiam Wedding Photography

Assinatura do livro e sessão de fotos

Acontece após o final da cerimónia, em que os noivos se recolhem para assinar o livro e os convidados começam a sair. Adequam-se temas mais informais:

Wendy Creating Moments

Saída dos noivos

Neste momento de tanta euforia, a música deve ser mais alegre e animada, servindo como uma previsão  do que os convidados podem esperar de sua festa! É o último ponto alto da cerimónia, bem mais informal e o casal  – neste momento já marido e mulher! – pode optar por um tema que traga boas lembranças ou que possua um significado especial, quer para eles, como para as suas famílias!

Foto: José Luis Arras – Fotografia & Vídeo

Aqui ficam algumas sugestões:

Para os casais mais formais, será o momento para a atradicional “Marcha Nupcial” de Wagner ou a 9ª Sinfonia Beethoven.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Bakewell | Foto: João Almeida
16 alternativas perfeitas para destronar o clássico bolo de casamento
Inove no seu casamento e aposte numa destas alternativas e sobremesas originais, substitutos do bolo nupcial. Vai adorar!
Foto: Thrall Photography
Como escolher o seu vestido de noiva para uma cerimónia civil em 5 passos
Se estava na dúvida se os casamentos civis obrigavam a um protocolo de vestimenta especial, leia este post e acalme-se! Damos-lhe cinco ajudinhas...
Detail - Life Style Photography
Música e animação para o seu casamento em Aveiro
Conheça alguns dos melhores profissionais de música e animação de casamento em Aveiro e solicite informação gratuita!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação