Nervosos para o primeiro encontro? Saibam como superar a timidez!

Todos nós já sentimos na pele a pressão e o nervosismo que um primeiro encontro implica. Quer estejamos a falar de mulheres ou de homens, de pessoas que são autênticos Love Doctors ou mais inexperientes, a verdade é que a timidez está invariavelmente presente nos primeiros minutos do encontro.

De facto, para algumas pessoas o “ficar à vontade” com uma nova pessoa, que poderá vir a revelar-se “A tal”, é mais complicado do que para outras. Assim, para as personalidades mais nervosas e tímidas, apresentamos algumas dicas para tornar o seu primeiro encontro memorável e apenas o primeiro de muitos. Portanto, relaxe, abstraia-se do nervosismo que se está a apoderar do seu corpo e combata a “vergonha” que poderá impedir o experienciar de momentos agradáveis com uma pessoa interessante.

Ultrapasse os pensamentos negativos 

O que é que eu vou vestir?“, “E se ele/ela não gostar do meu perfume?“, “E se não tivermos tema de conversa?“(…). Numa primeira fase, somos bombardeados com questões existenciais que aumentam ainda mais as nossas inseguranças e nervos. Portanto, é importante afastar todos estes pensamentos “E se…?“, porque independentemente de estar nervosa/o e tímida/o, o importante é que seja fiel a quem realmente é, à sua personalidade. Acima de tudo, não deixe que estes pensamentos se materializem e ditem o futuro do seu encontro.

Vista-se de acordo com a ocasião 

O modo como se apresenta vestida/o é meio caminho andado para aumentar a sua confiança e reduzir os seus níveis de timidez. Antes de sair de casa, olhe-se ao espelho e goste realmente do que está a ver.  Fórmula secreta: torne-se numa pessoa bonita e atraente aos seus olhos (porque, no final de contas, são os olhos que realmente importam).

No entanto, quando em contexto de primeiro encontro e no que toca ao outfit, é importante que esteja vestido/a para a ocasião. É evidente que o look sofrerá alterações se forem tomar um café ao novo bar fancy da cidade ou se, por outro lado, forem ao cinema assistir ao novo filme do seu actor favorito.

As inseguranças poderão ser sentidas por ambas as partes

Uma boa maneira de combater as suas inseguranças e afastar a vergonha é pensar que a pessoa com quem está prestes a encontrar-se, também, poderá sentir-se da mesma forma. A verdade é que estão a remar a mesma maré, portanto, mantenha este pensamento em mente e o momento em que se vêem pela “primeira vez” não será tão tenso e, seguramente, mais tranquilo.

Combinar o  primeiro date num lugar que conheça

Ao sentir-se confortável no sítio ou com o plano que escolheram, o nervosismo será substituído por uma sensação de “conforto”, no qual se abstrairá.

Aposte num discurso fluído e moderado

Das duas uma. Quando estamos nervosos, ou falamos imenso e bastante rápido ou quase não falamos de todo. Assim, nesta situação encontre um meio-termo, na qual se sentirá confortável e causará uma boa impressão. Mais uma vez, não deixe que os nervos se apoderem da pessoa que é e fale pausada e moderadamente, para que a conversa flua de uma maneira bastante natural e positiva. Respire: inspire e expire.

Para muitas pessoas, os momentos de silêncio podem ser ligeiramente constrangedores. Portanto uma técnica que ajudará a superar estes instantes (e caso ainda se sinta nervosa), faça perguntas ao seu dateWin-Win situation, uma vez que está a demonstrar interesse em conhecê-la/o e não deixará transparecer a vergonha que sente e que poderá ser perceptível quando fala. Mas atenção, evite, também, fazer um bombardeamento de questões!

Abordar assuntos nos quais se se sente segura/o 

De forma a superar a vergonha e falar naturalmente, comece por abordar assuntos que realmente lhe interessam e nos quais se sinta segura/o. Para além disso, é também, importante perceber quais serão os temas que provavelmente interessarão à outra pessoa: não fale de física quântica nem do movimento das placas tectónicas porque pode quebrar a conversa e o ambiente que se foi gerando.

Combinar com um grupo de amigos

Se é uma pessoa extremamente tímida e se sentir à vontade num grupo, façam um plano no qual os vossos amigos poderão, igualmente, estar incluídos. Desta forma, grande parte da pressão que sente nos seus ombros desaparecerá porque já não será o típico date 1-1. 

Lembre-se da pessoa que é quando está com os seus amigos

Quando estamos no nosso círculo de amigos, temos tendência para ser uma pessoa genuína. Somos exactamente quem somos, sem máscaras, sem nervos que nos impedem de pôr os pés pelas mãos e sem vergonha que impossibilita falarmos o mais normal possível. Lembre-se da pessoa que é quando está com os seus amigos e mantenha em mente que eles gostam da sua companhia, por isso, a pessoa que está à sua frente irá, também, gostar de si.

Vai ter um primeiro encontro? Então fique a saber as 10 perguntas que deve fazer num primeiro encontro, mulheres vs. homens: como se preparam antes de um encontro? e como organizar um encontro inesquecível: 11 dicas fundamentais

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

São um casal feliz? A ciência tem a resposta!
São um casal feliz? A ciência tem a resposta!
Espreite estes interessantes estudos sobre as relações perfeitas e tire as suas próprias conclusões!
Foto: Por Magia - Photography
Como cuidar da auto-estima em casal: 7 passos para o conseguir
A melhor forma de amar alguém é começar por se amar a si próprio. Desta forma poderá ajudar a sua cara-metade a fortalecer a sua auto-estima e garantir que nada vos debilite
Moisés Soares
7 passos fundamentais para superar o medo do compromisso
Existem muitas pessoas que têm claramente medo do compromisso. Se é o seu caso ou acha que a sua cara-metade sofre deste “mal”, vamos ajudar a superá-lo!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação