Destinos mais românticos para visitar em Portugal!

Se procura um cenário romântico para passear, dar uma escapadela ou comemorar aquela data especial, saiba que existem inúmeros destinos interessantes por visitar em Portugal!

Destinos mais românticos para visitar em Portugal!
Foto: Nelson Marques + Andreia Torres Photography
  • Vida a Dois
  • Recomendações
  • Msn
  • Casal
  • Portugal

Portugal, à beira mar plantado e tão rico em paisagens e quilómetros de costa que fazem qualquer turista suspirar. Montanhas, vales, rios, praias, monumentos… Se procura um cenário romântico para passear, dar uma escapadela ou comemorar aquela data especial, saiba que existem inúmeros locais interessantes por visitar. Neste artigo, seleccionámos as cidades mais românticas de Portugal e alguns pontos de interesse que vai querer conhecer

  1. Açores
  2. Aldeias de Xisto
  3. Aveiro
  4. Coimbra
  5. Douro
  6. Évora
  7. Gerês
  8. Lisboa
  9. Óbidos
  10. Porto
  11. Sintra

1. Açores

Os Açores é um arquipélago composto por nove ilhas com muito por explorar e conhecer! Destino ideal para os mais aventureiros. Desde cascatas, lagoas, a espécies animais exóticas e “inimagináveis” em Portugal! Com paisagens de perder o fôlego… E as suas gentes? Desde as aldeias mais escondidas até às capitais das ilhas, vai encontrar, com certeza, um povo amigável e bom receptor.

Ilheu de Vila Franca, São Miguel, Açores

Foto: visitazores.com

Desporto existe para todos os gostos: pesca, passeios de bicicleta, canoagem, golfe, parapente, mergulho, passeios a cavalo… E não se assuste estiver a andar de carro e tiver que parar um bom bocado para deixar passar uma manada de vacas açorianas… É normal! Enfim, os casais mais aventureiras não se vão aborrecer e ainda vão perceber o quão romântico os Açores são.

Poço do Bacalhau, Flores, Açores Foto: visitazores.com

2. Aldeias de Xisto

No vasto território de Portugal Continental existem diversas culturas, regiões, história… bem, um sem fim de sítios recônditos a conhecer, entre eles as Aldeias do Xisto. São 27: 12 na Serra da Lousã, 5 na Serra do Açor, 6 nas margens do rio Zêzere e 4 junto Tejo-Ocreza.

Aldeias do Xisto

Foto: aldeiasdoxisto.pt

Casas cujas pedras são da montanha, comida deliciosa, história(s) fascinante(s) e ainda muitas trilhas para para trail running, canoagem, escalada… desportos para todos os tipos. Como não se apaixonar por estas gentes?

 

3. Aveiro

A Ria de Aveiro e os moliceiros derretem os corações mais teimosos. A Veneza de Portugal dispensa apresentações. Conhecida pelo seu romantismo e paisagens dignas de postais, Aveiro é uma cidade recheada de locais apetecíveis para descobrir. Não deixe de visitar a Igreja do Convento de Santo António, a Sé de Aveiro, o Cruzeiro de São Domingos, a Igreja da Misericórdia e a Capela da Ordem Terceira de São Francisco.

A cidade é conhecida também pelos seus históricos painéis de azulejos da Fábrica da Fonte Nova e pelo Edifício da Casa dos Ovos Moles (este dispensa apresentações). Os restaurantes são locais de passagem obrigatória. A gastronomia da região deixará qualquer um a salivar. O Lugar dos Afetos no Parque Temático das Sensações é um dos locais mais românticos da cidade. Inclui caminhos, recantos, pontes e árvores, numa perfeita simbiose com a natureza.

Veja também: Viaje para renovar os votos de casamento e viva experiências únicas

guardarAveiro; Os 7 destinos mais românticos para visitar em Portugal
Foto: Parallax Photography

 

4. Coimbra

Pode não ser um dos sítios mais óbvios para passar a sua lua-de-mel em Portugal, mas Coimbra é uma cidade histórica belíssima, com muito para visitar. O seu ex-líbris é, de facto, a Universidade, datada do século XIII, mas os encantos desta cidade banhada pelo rio Mondego não ficam por aí. Em Coimbra pode percorrer as suas ruas estreitas, passar pelas ruínas romanas, pelas muralhas e pelos recantos repletos de história que estão à espera de ser contadas. Na sua lua-de-mel não pode deixar de visitar a Quinta das Lágrimas, o local que testemunhou o famoso amor entre D. Pedro e Inês, que inspirou diversas artes, como a literatura, música e poesia. Ou dar um pulo ao Portugal dos Pequeninos, para relembrar visitas de infância ou ficar simplesmente a conhecer as casas em miniatura que retratam a estética de diversas zonas do país e ainda de países de expressão portuguesa, como Macau e Brasil.

guardarlua-de-mel em Portugal
Quinta das Lágrimas

Para descansar e desfrutar da zona, sugerimos-lhe o Stroganov Hotel, um palácio datado de 1898 que estava em ruínas e foi recuperado pela decoradora moscovita Marina Kartashova, que o convida a fugir do stress e da rotina do seu dia-a-dia. Aqui será o capitão, o rei, a rainha, o neto (ou a neta) mimado. Vai sentir-se uma verdadeira princesa ou príncipe, numa estadia digna da realeza.

guardarlua-de-mel em Portugal
Stroganov Hotel
guardarlua-de-mel em portugal
Stroganov Hotel
guardarlua-de-mel em portugal
Stroganov Hotel
guardarlua-de-mel em portugal
Stroganov Hotel

Cada um dos 12 quartos deste lugar mágico, diferentes entre si e únicos no mundo, contam um episódio da história de amor entre a Juliana e o Conde Grigory Stroganov. As áreas comuns são lugares para ouvir lendas e divertir-se, o Restaurante Chaminé Russa para degustar manjares com sabores cativantes, o Terraço para admirar o deslumbrante pôr-do-sol, o Spa para tratamentos relaxantes e o pavilhão de eventos para celebrações especiais.

Leia mais sobre este hotel Stroganov Hotel: exclusividade e exotismo numa boda original

guardarlua-de-mel em portugal
Stroganov Hotel

5. Douro

E que tal uma lua-de-mel em pleno Douro? A região, uma das maiores jóias portuguesas, classificada como património mundial pela Unesco, é de uma beleza única, de tirar o fôlego, perfeita para a celebração de datas especiais e únicas. Aqui vai passar uns dias bem românticos, naquela que será a primeira viagem a dois enquanto marido e mulher, a sua lua-de-mel em Portugal.

guardarlua-de-mel em Portugal
Photo by Antonio Sessa on Unsplash

Para o alojamento, sugerimos-lhe o Douro Royal Valley Hotel & Spauma unidade de cinco estrelas encantadora e com um ambiente acolhedor e tranquilo, localizada entre o rio Douro e as suas ancestrais vinhas, com uma vista excepcional sobre a paisagem circundante que convida a relaxar.

guardarlua-de-mel em portugal
Imagem Douro Royal Valley Hotel & Spa
guardarlua-de-mel em portugal
Douro Royal Valley Hotel & Spa

Aproveite a sofisticação e a tranquilidade que distinguem o Douro Royal e desfrute de cocktails ou refeições ligeiras num dos vários bares, aproveite a oportunidade para degustar os sabores ricos do Douro no Restaurante Palato D’Ouro. Dê um mergulho na infinity pool ou na piscina interior e aproveite, ainda, para relaxar no Spa. Os praticantes de desporto podem aproveitar o ginásio, o campo de ténis ou então optar por uma caminhada ao longo do Rio.

guardarlua-de-mel em portugal
Douro Royal Valley Hotel & Spa
guardarlua-de-mel em portugal
Douro Royal Valley Hotel & Spa

6. Évora

Viajamos para sul, para lhe propormos para a sua lua-de-mel em Portugal um dos locais preferidos de turistas nacionais e estrangeiros. No coração do Alentejo, a meio caminho entre Lisboa e a região da Estremadura em Espanha, Évora é uma cidade-museu, cujas raízes datam dos tempos dos romanos e que – tal como todo o Alentejo – convida quem busca tranquilidade a uma visita. Demorada e sem preocupações, como convém. Visitar Évora e o seu centro histórico sem pressas é uma experiência para se viver sozinho, em família ou a dois.

guardarlua-de-mel em portugal
Foto Wikipedia

Em pleno coração do centro histórico da cidade, zona classificada como Património da Humanidade pela UNESCO, vai poder sentir a verdadeira calma da noite alentejana no M´AR de AR Muralhas. A uma distância de 5 minutos a pé da conhecida Praça do Giraldo, centro nevrálgico desta magnífica cidade e capital do reino durante os primeiros anos do Século XVI, este hotel beneficia de uma ampla zona ajardinada enquadrada pela muralha histórica, que proporciona um ambiente de incomparável beleza, em particular quando se ilumina ao cair da noite.

guardarlua-de-mel em portugal
M’AR De AR Muralhas
guardarlua-de-mel em portugal
M’AR De AR Muralhas
guardarlua-de-mel em portugal
M’AR De AR Muralhas

Neste hotel de 4 estrelas a qualidade é sinónimo de bom acolhimento e simpatia: com uma convidativa piscina com vista para a muralha, inserida numa ampla zona ajardinada; 85 quartos duplos e 6 suites; o B’AR Muralhas e o restaurante Sabores do Alentejo, onde pode descobrir a gastronomia alentejana inovada, com a assinatura do Chefe António Nobre.

guardarlua-de-mel em portugal
M’AR De AR Muralhas
guardarlua-de-mel em portugal
M’AR De AR Muralhas

7. Gerês 

Um paraíso no Norte do nosso país, o Gerês é o local perfeito para os recém-casados amantes da natureza e adeptos de desportos radicais. Com águas cristalinas, ar puro e uma envolvência natural de cortar a respiração, aqui irão encontrar a calma e a tranquilidade que necessitam para iniciarem a vossa caminhada a dois.

guardarlua-de-mel em Portugal
Uma lua-de-mel no Gerês é perfeita para os amantes da natureza. Photo by Tiago Aleixo on Unsplash

Para desfrutarem da vossa lua-de-mel em Portugal e em pleno, sugerimos um local enquadrado pelo cenário deslumbrante do Parque Nacional da Peneda Gerês e por uma fantástica cascata que lhe deu nome: o Aquafalls Nature Hotel.

guardarlua-de-mel em Portugal
Aquafalls Nature Hotel
guardarlua-de-mel em Portugal
Aquafalls Nature Hotel

Situado numa colina com vista privilegiada e enquadrado numa grande beleza natural, debruçado para o Rio Cávado e para a fabulosa Albufeira da barragem da Caniçada, este é um lugar de sonho para quem aprecia a harmonia entre o corpo e a mente, ideal para retemperar forças, recarregar energias e restabelecer o equilíbrio.

guardarlua-de-mel em Portugal
Aquafalls Nature Hotel
guardarlua-de-mel em Portugal
Aquafalls Nature Hotel

Além do edifício principal, com 22 suites e 2 quartos, todos elegantes e confortáveis e com vistas fascinantes para os montes e rio, este Hotel Rural de 5 estrelas oferece ainda para a sua lua-de-mel em Portugal 11 bungalows forrados a madeira, integrados em perfeita harmonia com a Natureza, que garantem a privacidade de quaisquer enamorados. No exterior existe um amplo jardim com magníficos espelhos de água, bem como espaços lounge que convidam à meditação ou ao descanso.

guardar
Aquafalls Nature Hotel
guardarlua-de-mel em Portugal
Aquafalls Nature Hotel
guardarlua-de-mel em Portugal
Aquafalls Nature Hotel

8. Lisboa

Lisboa menina e moça… capital do país. A sua energia não deixa ninguém indiferente, desde as ruelas históricas de alfama aos mais belos e imponentes monumentos. Lisboa é encantadora e a sua riqueza cultural perde-se de vista. Não deixe de visitar ao Miradouro da Senhora do Monte, situado na freguesia de São Vicente, na Graça. Desça até ao Miradouro Sophia de Mello Breyner Andresen, também na Graça, e aproveite a esplanada. Continuando a descer, consegue fazer a sua rota passando pelo Largo das Portas do Sol, onde pode desfrutar de uma esplanada e cocktail bar. Ali perto, visite o Castelo de São Jorge, e de seguida, passe pela Sé de Lisboa, seguindo até à Baixa.

Para quem gosta de cultura, recomendamos uma visita a Belém, onde encontrará o imponente Mosteiro dos Jerónimos rodeado pelos seus belos jardins, o Museu Berardo e a Torre de Belém junto ao rio. Pode ainda aproveitar para dar um passeio de charrete, fazer uma viagem romântica de veleiro no Tejo ou visitar o Museu dos coches.

Veja também: As 11 cidades mais românticas do mundo

guardarLisboa; Os 7 destinos mais românticos para visitar em Portugal
Foto: Ricardo Meira

9. Óbidos 

A lindíssima Vila de Óbidos, de casas brancas enfeitadas com buganvílias e madressilvas, é outra das nossas sugestões para uma inesquecível lua-de-mel em Portugal. Envolvida por uma cintura de muralhas medievais e coroada pelo castelo mouro reconstruído por D. Dinis, que hoje é uma pousada, respira-se ali um alegre ambiente medieval, feito de ruas tortuosas, de velhas casas caiadas de branco, com esquinas pintadas de azul ou de amarelo, de vãos e janelas manuelinas. Óbidos tem também uma excelente localização junto ao mar, que apela ao romance dos passeios dados de mãos dadas, à beira-mar, ao relaxamento e ao bem-estar, para viver em pleno a felicidade do novo começo de uma vida a dois.

guardar
Photo by Z S on Unsplash

Para a estadia, aconselhamos o Marriott Resort Praia D’El Rey, um belo resort hotel de luxo, 5 estrelas, com 177 quartos Deluxe, incluindo 9 suítes luxuosas, com vistas espetaculares para o mar e o seu campo de golfe, classificado nº 13 dos 100 campos principais na Europa Continental, pela revista Golf World. Os hóspedes do resort podem escolher entre os dois restaurantes, com cozinhas para todos os gostos.

guardarlua-de-mel em portugal
Praia D’El Rey Marriott Golf & Beach Resort
guardarlua-de-mel em portugal
Praia D’El Rey Marriott Golf & Beach Resort
guardarlua-de-mel em portugal
Praia D’El Rey Marriott Golf & Beach Resort

 10. Porto

Classificada como Património Nacional pela Unesco, a cidade do Porto é uma das mais belas cidades de Portugal. Enérgica e moderna e, ainda assim, simples e imponente. Um dos principais pontos de interesse são, sem dúvida, os Jardins do Palácio de Cristal, com uma vista belíssima sobre o rio Douro e a ponte da Arrábida. Local ideal para namorar, a julgar pelos casais que ali passam. Os parques da Fundação de Serralves têm prados verdejantes e recantos misteriosos que certamente irá querer conhecer.

O bar do The Yeatman Hotel é um local interessante para passar algumas horas, beber um copo de vinho e saborear a paisagem. Na zona ocidental da cidade, a Foz faz as delícias de quem gosta do cheiro do mar. A Casa da Música tem uma sala de concertos com uma arquitetura barroca e contemporânea e é um ponto de passagem obrigatório. Para terminar o dia, nada melhor do que um iluminado pôr do sol, na Serra do Pilar, junto ao metro da estação do Jardim do Morro.

Veja também: Viajar a dois? 3 aspetos fundamentais a ter em conta

guardarPorto; Os 7 destinos mais românticos para visitar em Portugal
Foto: White Valley

11. Sintra 

Quando se pensa em romance e lua-de-mel em Portugal, Sintra é um dos primeiros locais que nos vem à mente. Repleta de palácios e jardins encantadores, um centro histórico nomeado pela UNESCO como Património da Humanidade, ali vão poder caminhar por ruas estreitas onde se respira a história, sentar-se numa das esplanadas dos inúmeros restaurantes que nos deliciam o paladar ou subir ao céu a saborear um travesseiro quentinho ou uma doce queijada.

guardar
Vista do Castelo dos Mouros, em Sintra. Photo by Marina Lala on Unsplash

Visitas obrigatórias são a Quinta da Regaleira, localizada junto ao centro histórico da vila, com um palácio e um jardim surpreendentes; e o colorido Palácio da Pena, cartão postal da vila e uma das 7 maravilhas de Portugal, situado no topo de uma alta colina e símbolo do romantismo português do século XIX.

guardar
Palácio da Pena. Photo by Katia De Juan on Unsplash

Aqui encontra inúmeros hotéis em Sintra perfeitos para uma lua-de-mel romântica, entre os quais o Hotel Tivoli Palácio de Seteais 5*  – mais que um hotel de cinco estrelas em Sintra, um palácio luxuoso e romântico que nos transporta para o requinte e a envolvência da arquitectura de século XVIII – e o Penha Longa Resort, que oferece aos seus hóspedes o charme original do seu património histórico datado do século XIV, entrelaçado com instalações luxuosas e contemporâneas.

guardar
Foto Aguiam Wedding Phootography | Penha Longa Sintra
guardarlua-de-mel em portugal
Penha Longa Resort
guardarlua-de-mel em portugal
Penha Longa Resort
guardarlua-de-mel em portugal
Hotel Tivoli Palácio de Seteais 5*
guardarlua-de-mel em portugal
Hotel Tivoli Palácio de Seteais 5*
guardarlua-de-mel em portugal
Hotel Tivoli Palácio de Seteais 5*

Estas são apenas algumas das maravilhas de Portugal. Seja para dar uma escapadela, passar a lua de mel em Portugal, celebrar uma data especial, preparar uma surpresa à sua cara metade, locais para visitar não vão faltar. Partilhe connosco qual é a sua cidade preferida para namorar.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

DOIS Fotógrafos e vídeo
Por Magia - Photography Fotógrafos e vídeo
Parallax Photography Fotógrafos e vídeo
Ricardo Meira Fotógrafos e vídeo
Pedro Agostinho Cruz Fotógrafos e vídeo

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Dê-nos a sua opinião

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!