Os 7 locais mais românticos para visitar em Portugal

Os 7 locais mais românticos para visitar em Portugal

Se procura um cenário romântico para passear, dar uma escapadela ou comemorar aquela data especial, saiba que existem inúmeros locais interessantes por visitar.

Os 7 locais mais românticos para visitar em Portugal
Foto: Nelson Marques + Andreia Torres Photography
  • Vida a Dois
  • Recomendações
  • Msn
  • Casal
  • Portugal

Portugal, à beira mar plantado e tão rico em paisagens e quilómetros de costa que fazem qualquer turista suspirar. Montanhas, vales, rios, praias, monumentos… Se procura um cenário romântico para passear, dar uma escapadela ou comemorar aquela data especial, saiba que existem inúmeros locais interessantes por visitar. Neste artigo, selecionámos as 7 cidades mais românticas de Portugal e alguns pontos de interesse que vai querer conhecer

1. Bragança

Montanhosa e única, a rústica capital de Trás-os-Montes tem muitos tesouros escondidos. O Castelo de Bragança, erguido durante o reinado de D. Dinis, é sem dúvida a principal atração da cidade. Mas não pode deixar de visitar a Torre de Menagem, uma fortaleza com 34 metros de altura, rodeada de 15 torres que alberga o fascinante Museu Militar de Bragança. A Porta do Sol também é um bom local para visitar. O seu arco à entrada, faz-nos recordar memórias de histórias medievais de outros tempos.

A pouco mais de 10 minutos a pé do Castelo, pode encontrar a Praça da Sé, que abriga a Sé Velha de Bragança e o Solar dos Calaínhos, uma casa nobre seiscentista. Se pretende pernoitar na cidade, recomendamos-lhe a Casa dos Ciprestes, circundada dos seus jardins, terrenos e logradouros, que constitui um espaço de agradável convívio com a natureza. Saiba como surpreender a sua cara-metade antes de chegar ao altar.

guardar
Foto: Por Magia
View this post on Instagram

Bragança #bragança #portugal #trasosmontes

A post shared by Vortex Magazine (@vortexmag) on

2. Coimbra

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Apesar de ser uma cidade pequena, Coimbra tem uma grande oferta cultural. Deixe-se encantar pelas mais belas paisagens ao longo do rio Mondego. Relaxe no Jardim Botânico da Universidade de Coimbra e visite a Sé Velha, reconstruida na época da reconquista. Vá até à baixa de Coimbra e conheça o comércio local.

Se tiver fome, aventure-se pela gastronomia tradicional de Coimbra e faça uma paragem n’ A Taberna. Este restaurante utiliza o tradicional forno a lenha e tem uma carta de vinhos invejável. Na Praça 8 de Maio encontrará a Igreja de Santa Cruz, com o seu belo painel de azulejos e fantásticos detalhes do século XII. E não pode perder o Parque de Santa Cruz, mais conhecido por Jardim da Sereia, um espaço ao estilo barroco, ideal para descansar ou tirar fotografias. E se é fã de história, não vai querer perder a oportunidade de visitar Conímbriga, um dos maiores complexos de ruínas romanas.

Veja também: Descubra qual será a vossa próxima viagem a dois dependendo do estado da vossa relação

guardar
Foto: Pedro Agostinho Cruz
View this post on Instagram

Já pensou como seria legal conhecer Portugal em miniaturas? Isso é possível no parque temático Portugal dos Pequenitos, localizado em Coimbra. É um espaço lúdico, pedagógico e turístico, pretende levar para os visitantes os aspectos da cultura, do patrimônio do país e da sua importância pelo mundo. ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀ Foi criado pelo professor Bissaya Barreto e o projeto arquitetônico foi de Cassiano Branco. A inauguração do parque aconteceu em 8 de Junho de 1940. As crianças se apaixonam pelo lugar e claro, os adultos não dispensam bons clicks. O parque fica dividido em três espaços, o primeiro conta com as casinhas regionais e as aldeias mais típicas de Portugal. O segundo espaço é reservado para monumentos emblemáticos do país e o terceiro dedica-se as antigas colônias portuguesas. Portugal dos Pequenitos vem recebendo menos visitas com o passar dos anos, não se justifica a causa. Mas, logo recomendamos a sua visita, é como se pudesse ver o país quase todo em poucos metros! ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ Use #rotaportugal para compartilharmos o seu click! 🇵🇹 ❤ 📸⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀ ⠀⠀⠀ 📍 Av. da Guarda Inglesa, Rossio de Santa Clara, Portugal.⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ #PortugaldosPequenitos #Coimbra #MiniaturasdePortugal #Portugal #Portugaldenorteasul #rotaportugal #portugallovers #descubraportugal #portugalalive #travelgram #discoverportugal #portugalcomefeitos #destino #viagem #eurotrip #europatour #portugaltrip #melhoresdestinos #lovetravel

A post shared by Rota Portugal (@rotaportugal) on

3. Lisboa

Lisboa menina e moça… capital do país. A sua energia não deixa ninguém indiferente, desde as ruelas históricas de alfama aos mais belos e imponentes monumentos. Lisboa é encantadora e a sua riqueza cultural perde-se de vista. Não deixe de visitar ao Miradouro da Senhora do Monte, situado na freguesia de São Vicente, na Graça. Desça até ao Miradouro Sophia de Mello Breyner Andresen, também na Graça, e aproveite a esplanada. Continuando a descer, consegue fazer a sua rota passando pelo Largo das Portas do Sol, onde pode desfrutar de uma esplanada e cocktail bar. Ali perto, visite o Castelo de São Jorge, e de seguida, passe pela Sé de Lisboa, seguindo até à Baixa.

Para quem gosta de cultura, recomendamos uma visita a Belém, onde encontrará o imponente Mosteiro dos Jerónimos rodeado pelos seus belos jardins, o Museu Berardo e a Torre de Belém junto ao rio. Pode ainda aproveitar para dar um passeio de charrete, fazer uma viagem romântica de veleiro no Tejo ou visitar o Museu dos coches.

Veja também: As 11 cidades mais românticas do mundo

guardar
Foto: Ricardo Meira

4. Évora

Uma cidade cheia de história. Considerada património nacional pela Unesco, Évora é conhecida pelas suas raízes romanas, onde se destacam também os mais belos pormenores da arquitetura, os azulejos, as casas brancas e as varandas tradicionais. Para pernoitar, recomendamos o Convento do Espinheiro, um local perfeito para uma noite romântica. Rodeado por oito hectares de jardins onde se vai querer perder com a sua cara metade, este hotel é sinónimo de conforto e requinte.

Não deixe de visitar ainda o Templo de Diana, um dos marcos da cidade e símbolo da ocupação romana em Portugal. Saiba quais são os 9 mais belos espaços de casamento no Alentejo.

guardar
Foto: Nelson Marques + Andreia Torres Photography

5. Guimarães

Considerado o “berço” da nação portuguesa, Guimarães fica situada a norte do país. Comece a sua visita pelo histórico Castelo de Guimarães, local onde terá nascido Dom Afonso Henriques. Depois de uma acentuada degradação, o castelo foi considerado Monumento Nacional, em meados do Séc. XX. Não perca ainda o Paço dos Duques de Bragança e a Praça de Santiago, conhecida pelas suas esplanadas e estabelecimentos comerciais, um dos locais mais requisitados por habitantes e visitantes.

O Monte da Penha é o ponto mais elevado da cidade de Guimarães. Aqui, tem ao seu dispor um parque de campismo, um centro equestre, um campo de mini-golfe, grutas, monumentos e miradouros. Conheça as nossas dicas para organizar um casamento romântico no campo.

guardar
Foto: DOIS
View this post on Instagram

📸: @carlos.t.gram

A post shared by 🇵🇹 Portugal 🇵🇹 (@portugueseplaces) on

6. Porto

Classificada como Património Nacional pela Unesco, a cidade do Porto é uma das mais belas cidades de Portugal. Enérgica e moderna e, ainda assim, simples e imponente. Um dos principais pontos de interesse são, sem dúvida, os Jardins do Palácio de Cristal, com uma vista belíssima sobre o rio Douro e a ponte da Arrábida. Local ideal para namorar, a julgar pelos casais que ali passam. Os parques da Fundação de Serralves têm prados verdejantes e recantos misteriosos que certamente irá querer conhecer.

O bar do The Yeatman Hotel é um local interessante para passar algumas horas, beber um copo de vinho e saborear a paisagem. Na zona ocidental da cidade, a Foz faz as delícias de quem gosta do cheiro do mar. A Casa da Música tem uma sala de concertos com uma arquitetura barroca e contemporânea e é um ponto de passagem obrigatório. Para terminar o dia, nada melhor do que um iluminado pôr do sol, na Serra do Pilar, junto ao metro da estação do Jardim do Morro.

Veja também: Viajar a dois? 3 aspetos fundamentais a ter em conta

guardar
Foto: White Valley
View this post on Instagram

📸: @mfb193

A post shared by 🇵🇹 Portugal 🇵🇹 (@portugueseplaces) on

7. Aveiro

A Ria de Aveiro e os moliceiros derretem os corações mais teimosos. A Veneza de Portugal dispensa apresentações. Conhecida pelo seu romantismo e paisagens dignas de postais, Aveiro é uma cidade recheada de locais apetecíveis para descobrir. Não deixe de visitar a Igreja do Convento de Santo António, a Sé de Aveiro, o Cruzeiro de São Domingos, a Igreja da Misericórdia e a Capela da Ordem Terceira de São Francisco.

A cidade é conhecida também pelos seus históricos painéis de azulejos da Fábrica da Fonte Nova e pelo Edifício da Casa dos Ovos Moles (este dispensa apresentações). Os restaurantes são locais de passagem obrigatória. A gastronomia da região deixará qualquer um a salivar. O Lugar dos Afetos no Parque Temático das Sensações é um dos locais mais românticos da cidade. Inclui caminhos, recantos, pontes e árvores, numa perfeita simbiose com a natureza.

Veja também: Viaje para renovar os votos de casamento e viva experiências únicas

guardar
Foto: Parallax Photography
View this post on Instagram

Aveiro fica no centro do país, trata-se da quarta maior cidade de toda região Central, ficando atrás apenas das cidades de Coimbra, Leiria e Viseu. ⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀ A cidade é famosa pela sua ria e pelos seus moliceiros, assim como pela imensa quantidade dos edifícios em arte nova. Conhecida como a “Veneza portuguesa”, a charmosa cidade de Aveiro é atravessada por um canal, considerado como um dos destinos mais apaixonantes de Portugal, graças aos seus coloridos moliceiros, aos edifícios em tons de pastel e à sua tranquila atmosfera urbana, destacamos Aveiro como o cenário ideal para a sua próxima rota.⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀ Mas, não pense que Aveiro se resume em passeios pelos canais, existe muito mais coisas para fazer. A cidade cabe bem em um tour de um dia e não vai te deixar entediado nem por um minuto, escolha um dos cafés tradicionais enquanto passeia pela cidade e prove os divinos ovos moles, que são os doces de especialidade do distrito. Você também pode fazer um passeio de bicicleta nas chamadas BUGAS, percorrer o cintilante canal da cidade, as ruelas pitorescas e explorar algumas das atrações mais afastadas do centro, como por exemplo visitar o Museu de Aveiro e até conhecer as praias próximas Praia da Barra e Costa Nova. ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀ ⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⚠️ Curiosidade: A Ria conquistou Aveiro tornando-se o seu coração. É o que identifica a cidade dando-lhe luz e vida, e assim marcou de forma permanente as tradições locais. O passeio de moliceiro é bem mais barato do que em Veneza, custa cerca de 6 euros. ⠀⠀ ⠀ ⠀ 📍 Aveiro, Portugal ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀ Use #rotaportugal para compartilharmos o seu click. 🇵🇹❤️📷 ⠀⠀ ⠀⠀⠀ Os melhores destinos e dicas de Portugal, estão aqui!⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀

A post shared by Rota Portugal (@rotaportugal) on

Estas são apenas algumas das maravilhas de Portugal. Seja para dar uma escapadela, celebrar uma data especial ou preparar uma surpresa à sua cara metade, locais para visitar não vão faltar. Partilhe connosco qual é a sua cidade preferida para namorar.

Vai também gostar de conhecer:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Por Magia - Photography Fotógrafos e vídeo
DOIS Fotógrafos e vídeo
White Valley Fotógrafos e vídeo
Ricardo Meira Fotógrafos e vídeo
Pedro Agostinho Cruz Fotógrafos e vídeo
Parallax Photography Fotógrafos e vídeo

Dê-nos a sua opinião

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!