Os homens casados têm tendência a engordar. Verdade ou mito?

O mito existe: depois de casados os homens tendem a engordar. E não se limita aos homens, também diz o mesmo das mulheres. Para contestar a verdade (ou veracidade) daquilo em que a maioria já parece acreditar, um grupo de investigadores da University of Bath’s School of Management, conduzidos pela socióloga inglesa Joanna Syrda, pôs mãos ao trabalho.

O estudo incluiu entrevistas e análises a mais de 8000 homens heterossexuais casados entre 1999 e 2013. Cada entrevistado foi agrupado consoante o tipo de emprego e estatuto social de forma a condicionar ao mínimo a amostra e os resultados, comparando apenas entrevistados com condições e estilos de vida semelhantes.

A balança acusa um aumento de 1,4 quilos

O resultado? O estudo revelou que, em média, os homens casados ganharam não só mais cerca de 1,4 quilos mas também aumentaram significativamente o seu IMC (índice de massa corporal). O significado? Mais gordura e menos músculo. Outros indicadores revelam ainda que os jovens pais são os que mais sofrem com estas flutuações de peso, particularmente no primeiro mês. A investigadora Joanna Syrda associa essa mudança em particular à alteração súbita dos hábitos alimentares e da prática de desporto. A maioria dos jovens pais deixam, pelo menos no primeiro mês, de ter tempo para se exercitarem e manterem uma alimentação saudável, já que toda a energia tende a estar focada no bebé.

‘Deixar andar’! 

Sobre as possíveis razões para o aumento significativo de peso, a equipa de investigadores aponta uma causa comum: a maioria dos homens casados sente que já não tem que procurar agradar ao sexo feminino através do cuidado com a sua aparência física, ao contrário do que acontece com os homens solteiros que, de alguma forma, ainda vivem com essa preocupação.

Numa outra perspectiva, os homens casados estão também mais ‘sujeitos’ a jantares de família e aos eventos sociais que acontecem em torno de jantares, o que poderá explicar pelo menos parte da tendência em aumentarem o peso.

E agora?

Felizmente, não existem verdades absolutas. Nem todos os homens engordam depois do casamento. Mas para os que sentem que estão, de facto, a engordar, há sempre soluções que se oferecem.

São muitas as dietas que vários e diferentes nutricionistas propõem e muitos os exercícios que sugerem também, mas apesar de discordarem muitas vezes nos pormenores, a maioria dos profissionais de saúde concorda no seguinte: praticar desporto regularmente ajuda a manter o corpo e a cabeça saudáveis; evitar hidratos de carbono e gorduras antes de dormir ajuda a regular o peso e cuidar do nosso corpo, o que consequentemente ajuda não só a gostarmos de nós mesmos mas também a conseguir manter relações saudáveis com aqueles que amamos e que nos amam.

Descubra a melhor rotina de exercícios físicos em casal, pois talvez seja a forma mais fácil de ficar em forma: juntos! E já agora, conhece a Dieta da felicidade: os alimentos que nos podem fazer felizes ou deprimidos?

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Foto: The Quiet Wolf
As 16 características que os homens procuram nas mulheres
Talvez não procurem todos o mesmo (e que graça teria isso?) mas algumas destas características irão ser, certamente, as que o seu parceiro procura numa mulher.
Fotoclick
7 atitudes que os homens têm e que nos fazem dizer "obrigada!"
Nunca é demais agradecer à pessoa que amamos e se a sua cara-metade tem uma destas 7 atitudes para consigo então não se canse de lhe dizer OBRIGADA!
AWE
Descobriu-se que casar faz bem à saúde!
Psicólogos, cientista e sociólogos lançaram os dados que revelam uma melhoria da saúde em caso de casamento.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação