Quão benéficas são as redes sociais num casamento?

A Geração Millennial, constituída por pessoas que se encontram na faixa etária dos 20 aos 35 anos, tem as redes sociais como um grande aliado. Para documentar os grandes marcos da vida, para partilhar experiências e momentos… Basicamente, estes jovens mantêm um contacto diário com as redes sociais, nomeadamente, Facebook, Instagram, Snapchat ou Twitter. 

O impacto destas plataformas é tão extenso que já chegou, e com força, ao mundo nupcial. Assim, os noivos, ao fazerem parte desta geração, têm as redes sociais inerentes à sua personalidade, pelo que fazem questão de registar o noivado online: desde a fotografia do anel na mão da noiva a anunciar o casamento que se vai, então, aproximar, até… Lua de mel? O momento em que partilham mais uma fotografia a anunciar a chegada do primeiro filhos às suas vidas? O primeiro ano enquanto casados? As bodas de prata? De facto, actualmente, parece que tudo vai parar às redes sociais: As fotos, as hashtags, comentários, identificações e interacções… Tudo gira em torno deste mundo virtual que apresenta, muitas vezes, aspectos positivos. No entanto, existe sempre a outra face da moeda e há outros momentos em que são mais as desvantagens do que propriamente as suas vantagens!

A Wedding Planner Yvone Comadrán, responsável por Belle Day Events, ajuda-nos a encontrar o equilíbrio perfeito com os seus conselhos relativamente a esta temática tão actual: as redes sociais!

Vantagens das redes sociais

A tecnologia e os seus produtos mais ambiciosos têm múltiplos aspectos positivos. Como é que entraríamos em contacto com alguém próximo em caso de emergência? Em pleno século XXI, os smartphones desempenham um papel crucial no mundo nupcial, quer seja pela Internet, pelas câmaras fotográficas integradas ou pelas redes sociais. 

Nestas redes, os hashtags ajudam a contextualizar o casamento e permitem criar um estrutura fotográfica que se assemelha à de reportagem. Segundo Yvone Comadrá, “o facto de criar uma hashtag para o dia do seu casamento e os convidados puderem colocar fotos no Instagram, Facebook, etc. faz com que participem mais ao longo do dia e tenham um “extra” de diversão naqueles momentos em que não se está a passar nada na celebração”. Através destes instrumentos, os convidados e os noivos fazem ainda mais figuras tontas e, em geral, descobrem formas de diversão que são desconhecidas há anos. As photocall e photobooth também contribuem para isto!

Desvantagens das redes sociais

Para além de todas as suas virtudes, as redes sociais acarretam consigo, também, alguns aspectos negativos com grande importânica. Em primeiro lugar, a consciencialização de que as fotos mais importantes são as que foram capturadas pelos fotógrafos contratos é relevante. O trabalho destes profissionais inclui uma retribuição que está associada ao trabalho árduo, à qualidade das suas imagens e aos seus conhecimentos sobre fotografia e a sua posterior edição, que não é exibida pelos convidados.

Por esta razão, para a Wedding Planner um dos grandes aspectos negativos destas tecnologias é a redução do trabalho profisisonal, porque “são tantos os convidados que quem tirar a melhor fotografia para colocar nas suas redes sociais que, em muitos casos e sem dar conta, colocam o seu telemóvel quase no enquadramento perfeito e isso prejudica o trabalho da reportagem profissional, afirma Comadrán baseada na experiência que tem em casamentos. As fotos dos convidados são necessárias, contudo nunca substituem as dos fotógrafos experientes que foram contratados para a ocasião. Para captar os detalhes e passar por despercebido, é imperativo que se seja rápido, cuidadoso e súbtil ou colocar as câmaras em lugares estratégicosToda uma percepção que os profissionais têm adquirida! 

Outro aspecto negativo das redes sociais está relacionado com a importância do momento presente. Com o avanço das últimas tecnologias que surgiram com o intuito de documentar cada instante da vida, o ser humano acostumou-se a observar o mundo através de um ecrã pequeno. Desta forma, tem-se vindo a perder o valor de assistir o momento em “tempo real” e de observar o mundo sem quaisquer filtros. 

A obsessão em guardar todos os momentos na memória dos nossos telemóveis apresenta um problema para a assimilação da vida de uma forma real. As pessoas perdem demasiado tempo a agarrar no seu dispositivo, em, activar a câmara, abrir a aplicação desejada, fazer o upload da fotografia e colocar a descrição perfeita com os hashtags. A pergunta que colocamos é: Será que estamos mesmo a desfrutar do momento mágico no qual nos encontramos? Há momentos únicos que merecem a nossa atenção total! A realidade é melhor na primeira pessoa sem mediadores. Guarde a câmara!

O comportamento que Comadrán denuncia é mais frequente em viagens, concertos e outros eventos, nomeadamente os casamentos. Para esses momentos específicos a wedding planner tem um conselho especial: “Se é o casamento do seu irmão, melhor amigo, etc., acreditamos que é importante viver esse momento ao máximo, sentir o que os grandes protagonistas estão a sentir e partilhar com elas os sentimentos que se encontram à flor da pele, algo que não é possível fazer através de um ecrã“.

O que é que tem a dizer sobre esta temática? Acredita que as redes sociais conferem uma pitada de diversão aos casamentos? Ou pelo ccontrário, defende a ideia de que grande parte da emoção é perdida? O equilíbrio é definitivamente a chave. 

Descubra alguns conselhos relativamente às redes sociais e casamentos: 18 must to Do e Donts nas redes sociais que deve saber sobre o seu casamento e 5 Coisas que não deve partilhar nas redes sociais antes do seu casamento

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Foto Kailee MaRae
Declaração de amor de marido à mulher “cheia de curvas” está a enternecer as redes sociais
O amor é lindo! A prova está nas palavras desde marido que adora "as curvas" da sua mulher. Saiba mais sobre a declaração de amor que está a incendiar as redes sociais!
Foto: Adriana Morais
6 atitudes que revelam maior intimidade num casal que o sexo: venham conhecê-las!
A vida a par tem tantos momentos que merecem ser lembrados... Por sabermos isso, não resistimos: revelamos-lhe, hoje, 6 atitudes que revelam maior intimidade num casal que o sexo!.. Vamos a elas?
Argentine soccer player Lionel Messi and Antonela Roccuzzo pose at their wedding in Rosario, Argentina, June 30, 2017. REUTERS/Marcos BrindicciCODE: X90087
Boda de Leo Messi y Antonella
50/cordon press
As redes sociais estão ao rubro com o valor dos donativos do casamento de Messi... mas afinal, parece que havia outra...!
O montante proveniente dos donativos do casamento de Messi deu muito que falar quando a ONG beneficiada agradeceu aos noivos. Mas agora, apareceu outra... e será que há mais?

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação