Publicidade

Tudo o que tem que saber sobre os jantares de ensaio
A ocasião perfeita e muito íntima para desfrutar mais da família e dos amigos num momento tão importante para a vossa história.

Foto: Renato Ribeiro Photography
Para que servem os jantares de ensaio? É uma boa pergunta, não? Vemos muitas vezes em filmes americanos e pensamos, para que servem? Como tudo na vida, tem uma explicação. As histórias de amor são, hoje, um pouco mais complexas. Isso de nos conhecermos numa festa da aldeia ou através dos nossos pais que eram amigos acontece cada vez menos. Em muitas ocasiões, um dos noivos não é português (ele é do Brasil e ela de Lisboa, ela é de Madrid e ele do Porto..) e pode até acontecer que não vivam em Portugal. Por isso, é cada vez mais habitual que as famílias de ambos não se conheçam muito bem ou nem sequer conheçam de todo. Então: é para isso servem os jantares de ensaio!
Um jantar de ensaio é uma oportunidade para quebrar o gelo e é uma forma que os noivos têm de agradecer às pessoas mais próximas que estão presentes (ou que ajudaram) no dia mais importante das suas vidas. Acontece que nos casamentos com um grande número de convidados, os noivos não têm oportunidade de passar muito tempo com eles, vão simplesmente cumprimentando as pessoas de grupo em grupo e, quando acaba a noite, pensam e dizem: “Cumprimentei toda a gente, mas não estive realmente com ninguém”. Assim, no jantar de ensaio só estarão familiares e amigos mais próximos, um pouco para compensar o pouco tempo que estarão com eles no dia do casamento.
Também é habitual que nos grandes casamentos aconteçam demasiados discursos ou hajam demasiados presentes para receber. O jantar de ensaio é uma forma de “despachar” alguns discursos e presentes/surpresas, de forma a agilizar no dia seguinte as coisas.
– O irmão do noivo não lhe fez nenhuma surpresa?
– Sim, só que fez no jantar de ensaio…
Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?
Subscreva a nossa newsletter
Quebrar o gelo, passar tempo verdadeiro com as pessoas que ama (já que sabe que as verá pouco no dia do casamento), fazer discursos e surpresas e assim ganhar tempo para o dia seguinte… Pois, parece que os jantares de ensaio servem para alguma coisa…
É também a melhor maneira de assegurar que os noivos vão cedo para a cama e não se prolongam muito na noite antes do casamento. Os jantares de ensaio costumam ser relaxados, de estilo informal e sem tanta comida e bebida. Em certos casos faz-se um almoço ou então um brunch.
Mas, onde é que se costuma celebrar? É o catering do casamento que se encarrega disso?
Cada vez são mais comuns os casamentos de três dias, sobretudo se algum dos noivos é de fora e tem de estar com toda a família. É algo que quintas e hotéis já sabem e, por isso, começam a oferecer os casamentos de fim-de-semana, que incluem o jantar de ensaio. Assim, o local e o catering seria o mesmo, ainda que o menu diferente, claro. De qualquer forma, há situações em que o jantar de ensaio poderá ser em algum lugar mais emblemático.
São muitas as possibilidades! O nosso conselho, uma vez mais, é contratar um serviço de wedding planning ou de organização de eventos, que se encarregue de procurar um sítio original e diferente.
Surpreenda toda a gente não só com um casamento memorável, como também com o vosso jantar de ensaio!
Talvez também lhe interesse:
- Surpreenda os seus convidados com estas lembranças de casamento incríveis
- Quer fazer um jantar super romântico e delicioso mas não quer estragar a dieta?
- Casamento à noite: com quem combina?
Contacte com as empresas mencionadas neste artigo
Mary Me - Eventos ®
Wedding planners
Bruno Garcez Photography
Fotógrafos e vídeo
João Almeida
Fotógrafos e vídeo
Momento Cativo
Fotógrafos e vídeo
Renato Ribeiro Photography
Fotógrafos e vídeo