Tudo o que tem que saber sobre os jantares de ensaio

Para que servem os jantares de ensaio? É uma boa pergunta, não? Vemos muitas vezes em filmes americanos e pensamos, para que servem? Como tudo na vida, tem uma explicação. As histórias de amor são, hoje, um pouco mais complexas. Isso de nos conhecermos numa festa da aldeia ou através dos nossos pais que eram amigos acontece cada vez menos. Em muitas ocasiões, um dos noivos não é português (ele é do Brasil e ela de Lisboa, ela é de Madrid e ele do Porto..) e pode até acontecer que não vivam em Portugal. Por isso, é cada vez mais habitual que as famílias de ambos não se conheçam muito bem ou nem sequer conheçam de todo. Então: é para isso servem os jantares de ensaio!

Credits: Momento Cativo

Um jantar de ensaio é uma oportunidade para quebrar o gelo e é uma forma que os noivos têm de agradecer às pessoas mais próximas que estão presentes (ou que ajudaram) no dia mais importante das suas vidas. Acontece que nos casamentos com um grande número de convidados, os noivos não têm oportunidade de passar muito tempo com eles, vão simplesmente cumprimentando as pessoas de grupo em grupo e, quando acaba a noite, pensam e dizem: “Cumprimentei toda a gente, mas não estive realmente com ninguém”. Assim, no jantar de ensaio só estarão familiares e amigos mais próximos, um pouco para compensar o pouco tempo que estarão com eles no dia do casamento.

Credits: José D’Oliveira – Happiness Happens

Também é habitual que nos grandes casamentos aconteçam demasiados discursos ou hajam demasiados presentes para receber. O jantar de ensaio é uma forma de “despachar” alguns discursos e presentes/surpresas, de forma a agilizar no dia seguinte as coisas.

–  O irmão do noivo não lhe fez nenhuma surpresa?

–  Sim, só que fez no jantar de ensaio…

Quebrar o gelo, passar tempo verdadeiro com as pessoas que ama (já que sabe que as verá pouco no dia do casamento), fazer discursos e surpresas e assim ganhar tempo para o dia seguinte… Pois, parece que os jantares de ensaio servem para alguma coisa…

É também a melhor maneira de assegurar que os noivos vão cedo para a cama e não se prolongam muito na noite antes do casamento. Os jantares de ensaio costumam ser relaxados, de estilo informal e sem tanta comida e bebida. Em certos casos faz-se um almoço ou então um brunch.

Mas, onde é que se costuma celebrar? É o catering do casamento que se encarrega disso?

Foto: João Almeida | Decoração: Mary Me – Eventos ®

Cada vez são mais comuns os casamentos de três dias, sobretudo se algum dos noivos é de fora e tem de estar com toda a família. É algo que quintas e hotéis já sabem e, por isso, começam a oferecer os casamentos de fim-de-semana, que incluem o jantar de ensaio. Assim, o local e o catering seria o mesmo, ainda que o menu diferente, claro. De qualquer forma, há situações em que o jantar de ensaio poderá ser em algum lugar mais emblemático.

Credits: Momento Cativo

São muitas as possibilidades! O nosso conselho, uma vez mais, é contratar um serviço de wedding planning ou de organização de eventos, que se encarregue de procurar um sítio original e diferente. Como a Very Cool – Comunicação e Eventos, uma agência que se dedica à organização de eventos, com uma equipa jovem e multifacetada, que se dedica a cada projeto de uma forma original e personalizada. Conte com a sua experiência e genuína preocupação em cuidar de cada detalhe para encontrar a melhor solução para os seus desejos, tornando o seu casamento um momento inesquecível e de partilha.

Surpreenda toda a gente não só com um casamento memorável, como também com o vosso jantar de ensaio!

Veja ainda:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Diana Nobre
Dicas para um casamento de sonho: tudo para viver o melhor dia da sua vida!
Um casamento feliz não tem assim tantos segredos. É só deixar fluir o amor, o respeito e a lealdade para com o seu companheiro. A partir daí, é peanuts
Foto Luminous Photography
30 coisas às quais deverá dizer que SIM para ter uma despedida de solteira inesquecível!
Sim, a uma festa grande. E em grande! Pense como uma megalómana!
Créditos: Wendy Creating Moments
5 coisas que não deve partilhar nas redes sociais antes do seu casamento
Todo o secretismo envolto nos detalhes da cerimónia faz parte do encanto especial do seu casamento...

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação