12 nomes de rapaz ou rapariga do cinema e da TV que poderá querer colocar aos seus filhos

Para alguns pais, escolher o nome dos seus filhos é uma autêntica odisseia, desde o grande momento em que conhecem o sexo do bebé. Os casos mais clássicos têm esta questão bastante clara, porque se inspiram nos nomes do pai, da mãe ou dos seus avós, mantendo, desta forma, a tradição familiar ou porque simplesmente gostam do nome em causa. Por outro lado, há igualmente imensos casais que preferem que o bebé nasça, para posteriormente escolher o nome que lhes parece adequar-se mais ao seu filho.

Há, ainda, pais que acabam por optar por um nome que nada tinha a ver com o leque de opções que tinham, numa primeira estância. No entanto, existem, também, casos que deixam o nome dos seus filhos ao “acaso” ou que escolhem um em específico porque o relacionam com alguém próximo ou querido.

Jaime Neto Photography
Jaime Neto Photography

Recorrer ao cinema ou à televisão não é algo novo, uma vez que tem sido algo que se tem verificado nos últimos anos. Assim, estes nomes inspirados ou nos seus filmes favoritos ou nas suas séries televisivas favoritas têm-se tornado uma tendência que se vai impondo em algumas famílias.

Se ainda não tem uma ideia concreta do nome que deseja dar ao seu bebé, quer seja menino ou menina, hoje a Zankyou vai propor-lhe alguns nomes inspirados nos nomes que provavelmente ainda não lhe tinham ocorrido, mas nos quais poderá residir a resposta que tanto tem buscado nos últimos tempos.

Jaime Neto Photography

Só tem de adequar algumas das escolhas ao português, porque segundo a lei portuguesa só é possível escolher “nomes próprios portugueses, de entre os constantes da onomástica portuguesa ou adaptados, gráfica e foneticamente, à língua portuguesa”, sendo que só serão permitidos “nomes próprios estrangeiros, sob a forma originária, se o registando for estrangeiro, se tiver nascido no estrangeiro, se tiver outra nacionalidade para além da portuguesa, se algum dos seus pais for estrangeiro ou, se algum dos seus pais tiver outra nacionalidade para além da portuguesa”. Veja aqui os nomes permitidos e não permitidos.

Escolha bem o nome, porque este será a identidade do seu bebé para toda a sua vida!

Nomes de meninas

Para além dos grandes clássicos como Maria e Joana ou outros que são, actualmente, uma moda como Matilde ou Leonor, há muitos mais nomes de meninas inspirados no cinema e na televisão que, talvez, se adeqúem ao seu estilo e personalidade e quem sabe da sua filha.

Miranda

A série “Sexo e a Cidade” é um autêntico fenómeno, assim como as personagens que lhe dão tanta fama. Tantas são as meninas e meninos que apresentam, hoje, o nome das suas protagonistas e Miranda é, definitivamente, um deles.

Serena

Os fanáticos da série Gossip Girl já ouviram este nome uma infinidade de vezes, o que os faz esboçar um sorriso cada vez que o ouvem. Portanto, se gostou da série e da personagem poderosa em questão, então, este é o nome ideal para a sua filha. 

Serena, Gossip Girl

Arya (Aria)

A grande protagonista de Game of Thrones, Arya Stark é uma tendência nos dias que correm, ao ser um dos nomes mais célebres, actualmente, nos Estados Unidos da América. No entanto, em português deverá substituir o por e chamar a sua filha de Aria – também, uma referência a uma célebre série televisiva: As Pequenas Mentirosas.

Noah (Noa)

Se adorou o filme “O Diário da Nossa Paixão”, então este nome ser-lhe-á 100% familiar para si. Sim, não nos enganámos: o nome é de rapaz. Mas por cá sem “h” é para meninas: Noa. Se gosta, não tenha problemas em colocá-lo à sua filha (e se tiver um rapaz, também pode colocar Noah). Para além disso, é um nome simples e curto, fácil de escrever e pronunciar em qualquer país.

El Diario de Noa
Foto: Diário da Nossa Paixão

Amélie (Amélia)

O filme francês cuja protagonista se chama Amélie é tão, mas tão bonito, que o nome Amélia, mesmo em português, soa-nos tão bem quando nos lembramos da personagem.

Amélie

Mathilda

Natalie Portman deu vida a Matilda no filme Léon, o ProfissionalEm português, é só tirar o “h” e pode, perfeitamente, colocar o nome de Matilda (diferente de Matilde).

Benedita

Os Morangos Com Açúcar foram um verdadeiro fenómeno na televisão nacional, marcando gerações e gerações. A sua primeira grande protagonista, que dava vida a Joana, é ainda hoje uma figura querida para todos, assim como o seu nome – Benedita: um nome que se revela encantador e amoroso.

Foto via Instagram

Nomes de meninos

Se é díficil escolher o nome de uma menina, o mesmo acontece se está à espera de um menino. Há muitos pais que gostam que os seus filhos tenham o seu nome, no entanto, há outros que pretendem ser mais originais, pelo que buscam um que ainda não esteja presente na sua família ou no seu círculo de amigos. Alguns nomes que podem inspirar-vos são: 

Luk (Lucas ou Luca)

A Saga de Star Wars conquistou muitos adeptos, tendo alguma influência aquando o momento de escolher o nome dos filhos. Qualquer que sejam as personagens, os seus nomes são bastante conhecidos, pelo que só precisa de escolher aquele que gosta mais ou que soa melhor e adaptá-los ao português.

Luke Skywalker

Christian

Hora de viajar para o mundo de 50 Shades of Greyum dos grandes êxitos do momento. Se é fã desta saga, não pode deixar de dar este nome tão clássico e elegante ao seu menino. E, sim, é permitido em Portugal na sua forma original

Edward (Eduardo)

Eduardo é um nome bastante comum em Portugal e tanto pode fazer referência ao grande sucesso Um Sonho de Mulher (Pretty Woman), no qual brilhava Richard Gere, ou associar-se à grande Saga Twillight, protagonizada por Robert Pattison.

Foto: Um Sonho de Mulher (Pretty Woman)

Elliot

Quem não se comoveu com o filme E.T – o Extraterrestre? Henry Thomas será sempre recordado por este papel, em que interpretou Elliot. Infelizmente, em Portugal não será possível colocar o nome original (salvo as excepções acima mencionadas), sendo o mais parecido Élio. 

E.T. – O Extraterrestre

Existem milhões de nomes e no momento de escolher o nome do seu filho ou filha, optem por um nome de que realmente gostem! As influências de terceiros, por vezes, pode levar-vos a cometer um erro, uma vez que os bebés não o podem escolher. Por isso, a nossa sugestão é seguir o vosso instinto enquanto pais.

Se gostou deste post veja também:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Como conviver em casal: 5 passos para acertar no caminho para a felicidade
Como conviver em casal: 5 passos para acertar no caminho para a felicidade
Quando se vive com alguém, a grande pergunta é: o que pode ser feito para que corra tudo bem? E cá estamos nós, com as respostas.
Paulo Castro Photography
As 5 atitudes que deve colocar em prática para que a sua relação funcione MUITO melhor!
Trazemos-lhe cinco coisas, bastante simples, que deve pôr em prática para conseguir uma relação cheia de harmonia!
São um casal feliz? A ciência tem a resposta!
São um casal feliz? A ciência tem a resposta!
Espreite estes interessantes estudos sobre as relações perfeitas e tire as suas próprias conclusões!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação