17 conselhos que é melhor não dar a uma amiga que se vai casar

Um casamento é motivo de alegria! É normal que aqueles que são mais próximos dos noivos fiquem felizes pelo seu enlace. O problema é que, às vezes, esse entusiasmo vem acompanhado de uma série de conselhos, que os noivos nem pediram, nem lhes fazem falta. Embora a intenção seja boa, o resultado muitas vezes acaba em desastre: mais pressão, mais stress e mais perguntas e conselhos, em especial para a noiva.

Se a sua melhor amiga decidir casar, antes de começar a dar-lhe conselhos e sugestões, pense antes no que poderia fazer para a ajudar na organização da boda. e Sobretudo, evite dizer estas 17 coisas:

1. “Na noite de núpcias terás mesmo que fazer amor!“. Claro que sim. Depois de se levantar cedíssimo, preparar-se para o casamento, ter um ataque de nervos, cumprimentar centenas de pessoas, não comer quase nada e dançar horas a fio é mesmo o que mais lhe apetece! Ironias à parte, não há nada menos afrodisíaco do que ter de ter relações sexuais só “porque sim”.

2. “Devias fazer aquele tratamento de beleza”. Lá porque “aquele” tratamento funcionou consigo, não quer dizer que funcione com a Joana. Ela pode ter um tipo de pele e cabelo diferente do seu. Já pensou nisso?

3. “Não te preocupes, casar é apenas assinar um papel”. Pois é, mas não é um papel qualquer. É um contrato, onde o casal se compromete a amar-se, a respeitar-se e a iniciar um caminho de vida em conjunto.

4. “De certeza que te queres casar? Mas acabaste de o conhecer”. Nem toda a gente vive um amor à primeira vista, mas quando tem a dádiva de o experienciar, passa por uma situação fortíssima a nível psicológico. Quem disse que há um tempo mínimo exigido para que uma pessoa se comprometa?

5. “Devias fazer esta dieta” ou “Não comas isso, porque vais acabar por não caber no vestido!” Este e outros comentários relacionados com o aspecto físico da noiva devem ser banidos. Você não sabe até que ponto pode estar a afectar a auto-estima da Joana. Você vai acabar por estragar-lhe a experiência tão esperada de experimentar o vestido. Além disso, de certeza que o noivo está encantado com o pacote inteiro, sem ter que mudar nada.

6. “Devias levar um vestido como o da…”. Todas as noivas querem sentir-se únicas e especiais no seu grande dia. Comentários do género: “o teu vestido deveria ser antes como o da Alexandra” não são nada agradáveis de ouvir.

7. “Não te preocupes, ninguém vai notar que…. É verdade que não é nas cores das toalhas que 99% dos convidados se vão fixar, mas também não vale a pena mexer na ferida!

8. “50% dos casamentos acaba em divórcio”. De facto, as estatísticas confirmam esse facto. Mas também é certo que as pessoas tendem a casar-se cada vez mais velhas porque encontram o amor mais tarde ou porque o encontram pela segunda ou terceira vez.  Love is all around, portanto se a sua amiga ama o noivo, por que razão não se há-de casar com ele? O futuro a Deus pertence. Ou você tem uma bola de cristal?

9. “Quanto mais gente convidares, mais dinheiro vais receber”. O dinheiro que os convidados gastarem com o presente vai cobrir o que a Joana gastou a convidá-los para o copo d’água ou pouco mais. Este não vai cobrir a impressão dos convites nem o open bar, por exemplo.

10. “Devias fazer isto que vi no Pinterest”. Não, não e não! Deixe-se disso. Ela faz o que quiser e bem lhe apetecer.

11. Todos os conselhos que comecem por “devias ter feito…”. Evite usar o particípio passado do verbo. Por exemplo, “devias ter contratado um wedding planner há meses”. A não ser que a noiva tenha uma máquina do tempo, é um comentário inútil.

12. “Gastaste imenso dinheiro, sabias?”. Não, possivelmente  a noiva não estava à espera de ter gasto tanto na organização do copo d’água. Agora, o importante é aproveitar a festa ao máximo. Não acha?

13. “Tens de levar véu, senão os convidados não saberão que és tu a noiva”. Como não? Esse comentário é mesmo só para irritar. A sua amiga não iria convidar ninguém que ela não conhecesse e que não a conhecessem.

14. “Aproveita cada momento”. Não é um mau conselho, mas é um cliché, que a noiva já deve ter ouvido umas mil vezes. Já chega!

15. “Devias contratar o fotógrafo do meu irmão”. A escolha do fotógrafo é das poucas coisas que pode competir com a procura pelo vestido de noiva, no que diz respeito a tempo e dedicação. As fotos têm de ser emocionantes, ternas, mágicas e eternizadas. É uma decisão muito pessoal, que só cabe aos noivos.

16. “Não precisas gastar tanto dinheiro”. De facto, isso era mesmo o que os noivos gostariam. O pior é que as despesas fogem do controlo.

17. “Ui. Não te cases”. É o pior conselho de todos. Lá porque você passou por uma má experiência, não quer dizer que a Joana também venha a passar.

Agora, que já sabe que não deve ligar a certos conselhos, descubra as 14 reacções possíveis que as suas melhores amigas podem ter em relação ao seu casamento!

Já agora, saiba como pedir às suas melhores amigas para serem suas damas de honor. 5 ideias que as deixarão rendidas!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Foto Shutterstock
10 conselhos para não dar cabo da sua despedida de solteira
Acima de tudo, divirta-se na sua despedida de solteira. Imponha as suas normas e depois deixe o resto nas mãos da sua amiga mais foliã... Mas responsável também!
AhHA! Photos
Vai Casar? Ideias para uma despedida de solteira inesquecível
Despeça-se em grande da sua vida de solteira! A Zankyou dá-lhe ideias para comemorar com as suas amigas os últimos momentos antes do seu grande dia. Aproveite e divirta-se!
Helder Couto Photo
Como recusar o convite da sua melhor amiga para madrinha de casamento
É difícil irmos contra aquilo em que acreditamos ou contra a nossa natureza. E por aqueles que amamos, será?

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação