5 ideias para celebrar o Dia dos Namorados em casa, em tempos Covid-19

Cinco dicas para ter um Dia dos Namorados inesquecível, apesar das restrições impostas pelo Covid-19!

Está a chegar mais um Dia dos Namorados, com a mesma dose de amor e magia que traz todos os anos. Mas 2022 continua a ser um ano diferente, em diversas coisas, incluindo o Dia de São Valentim. Sabemos que muitas pessoas continuam reticentes em sair, seja pelas atuais restrições, por não se sentirem confortáveis em partilhar espaços fechados com outras pessoas ou simplesmente porque se encontram confinadas devido à Covid-19. Não se preocupe, estamos aqui para ajudá-lo/la a ter um Dia dos Namorados inesquecível, ainda que seja entre 4 paredes!

Um pouco de história ...

Embora a maioria das pessoas pense que o Dia dos Namorados é um truque comercial e consumista, este dia tem um significado mais profundo do que pode imaginar e nasceu há vários séculos! São Valentim existiu mesmo? A história diz que sim, pelo que sabemos não é um mito como o Yeti ou o Monstro de Loch Ness. Neste caso, porém, o assunto é um pouco mais "sagrado" porque São Valentim foi um sacerdote romano que viveu no século III dC. Roma, antes do cristianismo, era caracterizada pelo politeísmo: crenças em vários deuses e, por esta razão, o cristianismo teve poucos seguidores que tentaram espalhar a mensagem de Jesus Cristo. Entre os fiéis estava São Valentim, que casou clandestinamente casais apaixonados, segundo o cristianismo, apesar do imperador Cláudio II ter proibido e cometido o crime de violenta repressão contra os cristãos.
Guardar
namorados Credits: Tiago Sousa Wedding Photography Farto da desobediência de São Valentim, o imperador mandou prender o sacerdote, que já tinha tentado cristianizá-lo, numa ação desesperada de Fé. Os soldados do exército e o governador de Roma, porém, não aceitaram que o imperador se convertesse ao cristianismo, e por isso fizeram com que Cláudio II mudasse de opinião e São Valentim foi julgado. Durante a sua detenção, o sacerdote conheceu o tenente Asterius que discriminou a sua religião e propôs um "milagre": que a sua filha cega voltasse a ver. E assim aconteceu: a filha de Asterius voltou a ver depois de ser baptizada. Enquanto cuidava da jovem, Valentim acabou por se apaixonar. Antes de morrer, o sacerdote escreveu uma nota de despedida à sua amada, assinando com duas palavras mundialmente famosas: "Seu Valentim". Esta assinatura continuou a ser utilizada ao longo dos séculos e ainda hoje é usada para se referir aos apaixonados. Após esta recuperação milagrosa, o tenente Asterius e a sua família converteram-se ao cristianismo, honrando assim a memória do sacerdote, cuja vida não puderam salvar.
Guardar
namorados Credits: Mémorelle – Photography & Video

Porquê 14 de Fevereiro?

Os significados desta data são vários: 14 de fevereiro era o dia em que mais casamentos se celebravam porque no dia 15 de fevereiro era comemorado o dia da fertilidade ou Lupercalia, do nome do deus Lupercus. Justamente por causa disto, a decapitação de São Valentim foi realizada em 14 de fevereiro do ano 270 DC. Pelo mesmo triste motivo, o termo "perder a cabeça" se espalhou como sinónimo de estar apaixonado. Agora que já conhece a verdadeira história do Dia dos Namorados, homenagear este herói do amor terá um significado mais concreto; se não tem ideia de como comemorar este ano, nós sugerimos 5 alternativas para comemorar o Dia dos Namorados.
Guardar
Dia dos namorados em tempos de Covid-19 Federica Cavicchi Photography

O que fazer no Dia dos Namorados, num ano marcado pela Covid-19?

1) Amor e música: a combinação perfeita

Quase todos os casais têm uma música especial que marca a história de amor entre eles. Aproveite para organizar uma surpresa ao seu parceiro, ponha a tocar a vossa música a meio do jantar ou enquanto estão a brindar, e porque não, mime-se com um baile romântico na sala!

2) Preparar o jantar juntos

Outra ideia romântica consiste em preparar o jantar do Dia dos Namorados juntos! A comida tem um poder afrodisíaco... e porque não passar um momento juntos na cozinha a fazer o vosso prato preferido? Comece por abrir uma boa garrafa de vinho ou prepare um bom aperitivo e não se esqueça da playlist romântica para acompanhar o momento.
Guardar
namorados douro Credits: Tiago Sousa Wedding Photography

3) Spa em casa

Não existe melhor forma de fugir ao stress quotidiano, do ritmo frenético do trabalho, do que passar um tempo relaxante num fantástico Spa. Encha a sua banheira, coloque os seus sais de banho preferidos e não se esqueça de acender algumas velas pelo espaço. Se forem amantes de massagens porque não fazer ou receber uma antes de preparar o jantar? Como viu, esta é uma forma muito fácil e rápida de criar um ambiente muito relaxante, cheio de erotismo.

4) Planeie um jantar muito original

Decore uma zona da casa que goste para fazer um jantar à luz de velas, romântico mas diferente: talvez um piquenique no chão, porque não? Seja original! Ou pode pedir um jantar de um restaurante de luxo através de um serviço de entregas! Muitos restaurantes de prestígio oferecem, desde o início da pandemia, um serviço take-away. Esta poderá ser uma excelente oportunidade para experimentar um jantar delicioso!
Guardar
noivos Credits: Mémorelle – Photography & Video

5) Amo-te porque...

Se você nunca escreveu uma carta, agora é o momento de o fazer. O bouquet de flores com o clássico cartão “Amo-te” é certamente um gesto simpático, mas que tal escrever mais algumas linhas, tentando expressar os seus sentimentos de uma forma mais profunda? Enriqueça a carta com as suas memórias: lágrimas e sorrisos garantidos!

Dê-nos a sua opinião

Comentário submetido com sucesso
Tivemos um problema a submeter o seu comentário. Por favor tente mais tarde
Por favor, preencha este campo.
Por favor, insira um e-mail válido.
Por favor, preencha este campo.