As 5 etapas de uma relação segundo os psicólogos. Já passou por todas elas?

Ainda que cada relação tenha o seu próprio modus operandi, a maioria passa por uma série de etapas de natureza similar. Você, que talvez considere a sua relação demasiado especial, certamente que também as teve de superar antes de dizer o “sim, aceito”. Atente nas conclusões que tirámos através do estudo de Jed Diamondum profissional em relações sentimentais.

135 milímetros
135 milímetros

1. Apaixonar-se

Se não sabe o que é, talvez não deva continuar a ler este artigo. A fase em que se apaixonam não se explica, apenas se sente, se sabe, se cheira. É uma sensação maravilhosa, mas também traiçoeira. Neste estado catatónico, no qual o ser humano se torna uma marioneta, um ser irracional, um projeto de pessoa, as hormonas explodem e todos os desejos parecem possíveis. Assim, este estado faz com que a pessoa que está do outro lado pareça a nossa alma gémea, a nossa meia laranja, a pessoa com a qual queremos passar o resto da nossa vida. Não a vamos enganar: a sensação é poderosa; mas, como tem um toque de irrealidade, terá de esperar um pouco para saber se, de verdade, é o amor da sua vida. Quem sabe não seja…. mas quem sabe… é!

 love actually colin firth GIF

2. Início da relação

A coisa torna-se séria. Estamos diante de uma relação em condições, graças a esse amor que surgiu na etapa anterior. Aqui começamos a saber que essa pessoa é alguém importante, ainda que faltem etapas para o averiguar de todo. Por isso, surgem decisões de grande peso, muito mais sérias do que escolher o filme para sexta-feira à noite ou um restaurante para jantar: viver juntos, o casamento e os filhos são algumas delas, embora dependa do casal. Encontramo-nos no topo do amor, e não significa que tudo vá a baixo a partir de agora, mas entram em jogo aspetos como a segurança, a proteção e a confiança. O que parecia um idílio de novela converte-se, então, em realidade.

 love couple bed felicity jones cozy GIF

3. Deceção 

A prova de fogo! Aqui é onde se comprova se uma relação tem futuro ou se está pronta para ir para a sepultura. Porquê? Porque se descobre a verdadeira personalidade do outro. Com o tempo, o físico passa para segundo plano e os detalhes diários, os comportamentos, as reações e as decisões influenciam. É nesses momentos que chega a primeira crise, que pode resultar numa deceção irreparável ou numa lição para aprender, moldar-se e valorizar outras coisas.

 ross and rachel GIF

4. Superação

Diz-se que “depois da tempestade vem a bonança”. E é verdade! Sempre e quando sabemos lidar com elas. Neste momento de relax, a vida constrói-se sobre uma base sólida, muito sólida. Este momento é importante, porque se aceita a outra pessoa com as suas virtudes, mas também com os seus defeitos. Assim é o amor de verdade, o amor real e muito diferente do que surge nos primeiros meses de relação, onde estamos mais cegos.

 500 days of summer GIF

5. Mudar o mundo

A partir daqui, começam a construir o vosso próprio universo. Nesse universo, existem muitos monstros, mas também material suficiente para os poder combater. Assim se colocam à vista todos os planos possíveis para que a vida continue o seu curso e para que o vosso amor sirva para algo mais do que simplesmente amarem-se: terão um projeto de vida e ambos são os principais arquitetos para dar forma e viver para ele. Filhos? Negócios? O que vier para passarem o resto da vida juntos e felizes.

 amelie GIF

Se superou a terceira barreira, parabéns! Tem uma relação perfeita, porque tanto o bom como o mau serviram para moldar a vossa vida em comum. Por sorte, nesta altura, o amor ganha sempre!

Se gostou deste artigo, veja também As 10 melhores cidades do mundo para viver com o seu amor e Os sete princípios para fazer o casamento funcionar

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Efeito Espontâneo
Quando o amor, por si só, não é suficiente: 10 coisas que todas as relações felizes precisam!
Amar alguém é uma escolha. E fazemos essa escolha todos os dias!
Foto: João Almeida
O vocabulário do amor: as 20 palavras chave para uma relação perfeita
A Zankyou preparou uma lista de 20 palavras sempre tão associadas ao amor. Chamamos-lhe o vocabulário do amor! Pronta para o conhecer?
Memories Fotografia
O amor para todo o sempre existe? Nós e a ciência respondemos!
A sabedoria popular sugere que não há paixão que não perca intensidade e amor que sempre dure... Diz-se que, o pico de tudo e de mais alguma coisa se vai desvanecendo, ao longo do tempo... Mas, ainda assim, será que o amor para todo o sempre, afinal, existe?

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação