Casar é muito melhor que ir só a viver juntos: descubra a prova científica aqui

Casar é muito melhor que ir só a viver juntos! E se esta conclusão pertencesse a uma noiva que não se identifica como uma romântica que adora festas de casamento?

A equipa do director James A. Coan, da Virginia Affective Neuroscience Laboratory, e professor com mais de duas décadas de desenvolvimento no estudo de relacionamentos humanos, concluiu que declarar o “Sim, Aceito” é melhor do que dividir o mesmo copo da escova de dentes.

Solicite informação sobre “Ilustre Fotografia”
Ilustre Fotografia

Tendo o “Efeito de Coabitação” como foco essencial, esta equipa de investigadores, reconheceu que os casais que apenas compartilham habitação, são menos estáveis emocionalmente comparativamente aos casais de papel assinado, e ainda são mais propensos a chegar a um futuro pedido de divórcio.

O estudo consistia no seguinte processo: um membro do casal, entrava dentro de uma máquina de ressonância magnética, e já dentro do aparelho, era informado acerca da probabilidade de receber um choque no tornozelo, com o propósito de gerar medo e/ou tensão nos voluntários. Posteriormente à informação fornecida acerca do possível  choque, os voluntários poderiam escolher entre dar a mão ao parceiro(a), a um desconhecido(a) ou até mesmo decidirem não dar a mão a ninguém!

Este estudo contou com uma amostra de 54 casais, sendo divididos uniformemente, 27 casais casados , e outros 27 a partilharem habitação.

Solicite informação sobre “AhHA! Photos”
AhHA! Photos

O resultado final indicou-nos que os casados , quando apertavam as mãos ao seu cônjuge, sofriam a desaceleração imediata do hipotálamo ( parte do cérebro que exerce uma função fundamental na identificação das emoções e das nossas reacções ao meio exterior) , impulsionando assim, uma maior confiança e tranquilidade, do que a verificada nos casais que apenas compartilham casa.

James A. Coan refere ainda que  existe um efeito regulador muito forte e previsível entre os casados, que por sua vez não se conseguiu auferir nos casais que moram juntos.

Verificou-se ainda que entre os casais que moram juntos, a possibilidade do choque, criou um sentimento de nervosismo e ansiedade, tal como se estivessem sozinhos. A resposta a esta reacção, segundo James A. Coan, deriva no défice de confiança existente nos casais que moram juntos, comparativamente aos casados.

James A. Coan defende ainda que não casar, significa manter uma certa distância emocional. 

Pode-se assim afirmar que casar, pode ser a resposta para sentir essa segurança tão saudável, que só sente quem confia plenamente no seu cônjuge. Aliando estes  factores, um casamento com festa , nem que estejamos a falar de um mini-wedding com as pessoas mais importantes para nós, é sempre um momento inesquecível e de enorme alegria.

Solicite informação sobre “Quinta d'azenha”
Quinta d’azenha

A planificação de um casamento ao ponto da selecção de espaço,  à decoração e à temática do mesmo, são momentos prazerosos para quem está pronto para dar o grande passo! E com tantas opções de espaços de casamento, não duvidamos que encontrará o espaço ideal para um dos seus dias mais importantes, senão mesmo, o mais importante!

Solicite informação sobre “Quinta d'azenha”
Quinta d’azenha

Se de momento compartilha casa com o seu cônjuge e decidiram casar, estas sugestões são ideais para si: dicas essenciais para casais que moram juntos e decidem dar o Grande Passo.

Quer uma ajuda ? Que tal começar com a lista de casamento online da Zankyou?

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Foto Diana Nobre
Ciência confirma: os homens que se envolvem nas tarefas domésticas têm mais e melhor sexo. Descubra as 3 razões aqui!
Para todos os homens que, por ficarem ou não presos a estereótipos de género, já se questionaram “porque deverei eu envolver-me mais nas tarefas domésticas?”. Eis a resposta: “porque isso lhes garantirá mais e melhor sexo”.
Faz mais amor no verão do que no inverno? Não está sozinha. Descubra aqui a razão!
Faz mais amor no verão do que no inverno? Não está sozinha. Descubra aqui a razão!
Dizem os especialistas que as pessoas tendem a ter mais sexo no verão do que no inverno. Parece que «namorar no escurinho do cinema» é bom mas namorar debaixo do quente sol de Agosto é ainda melhor...
Foto Inês Pimentel
Está a pensar em mudar de roupa depois da cerimónia? Descubra aqui alternativas à sua medida
Porque usar saltos altos e vestido de espartilho com corte princesa (sim, estes continuam a ser os vestidos mais populares) durante 12 horas ou mais não é uma tarefa fácil.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa na Zankyou?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação