Mini-Wedding: os essenciais para um casamento intimista!

Se vai casar, certamente já começou a pesquisar sobre casamentos e já ouviu falar sobre os mini-weddings. Começaram com uma simples tendência e em pouco tempo, conquistaram fama e prestígio. Hoje em dia, estão no topo da lista de desejos dos futuros noivos.

O que chama a atenção dos casais é o clima intimista que o mini-wedding proporciona, a possibilidade de se sentirem mais próximos aos convidados e dar um cunho mais pessoal à festa, seja ela num salão, na praia ou no campo. O mini-wedding tem o seu lado versátil que cai bem e agrada a todos os estilos de casais.

Foto: LOWE Luxury Events

Mas não se engane ao pensar que será mais barato do que um casamento tradicional. Por norma, quem não dispõe de um budget elevado, opta por um mini-wedding com o intuito de economizar, mas a probabilidade de não cumprir esse objetivo, é elevada. O propósito de um mini-wedding não deve ser o de economizar e fazer uma coisa simples, mas sim, desfrutar de um casamento de elevada qualidade.

Neste artigo, damos-lhe os melhores conselhos para que o seu mini-wedding seja um sucesso!

Feel Creations - Wedding Photo & Film
Foto: Feel Creations – Wedding Photo & Film

Mini-wedding, I do!

Se o formato do casamento é mais pequeno, mini, por que é que não é mais barato? Se começarmos a fazer um planeamento de tudo o que necessitamos para um casamento, rapidamente percebemos que nem sempre este tipo de evento sai mais barato. Na maioria dos casos, quando chegar ao fim dos cálculos, estará admirada porque esperava gastar muito menos. Mas num casamento, há cortes orçamentais que não se podem fazer. O mini-wedding é indicado para casais que optam por algo mais íntimo porque, de facto, querem algo mais reservado. Apenas isso.

Nos mini-weddings, os noivos optam por reduzir o número de convidados, mas investir mais nos serviços de buffet e bebidas, por exemplo. Os doces recebem um novo olhar, mais apetecível, gourmet, enquanto que o bolo da noiva pode ser dividido em vários bolos distribuídos pela festa, como se tem visto em diversos copos-de-água, oferecendo sabores diferentes.

O fotógrafo e o serviço de vídeo nem sempre mudam o valor pelo número de convidados. A decoração também não varia muito em termos de preços. E a maquilhagem, nem pensar!

Thrall Photography
Foto: Thrall Photography

Precisa de ajuda para organizar o casamento com que sempre sonhou? Relaxe e aproveite os seus momentos de noiva… A Verde aos Molhos está pronta para tratar de tudo por si, de forma a concretizar todos os seus desejos. Assim, pensará em todos os detalhes que conferirão uma magia única ao seu grande dia de casamento. Para além disso, esta empresa de wedding planning trabalha, igualmente, em parceria com outras empresas garantindo o sucesso do seu trabalho.

No entanto, Verde aos Molhos não se fica por aqui, pois apresenta, ainda, um serviço de catering inspirado na cozinha caseira e tradicional portuguesa, com um toque de fusão personalizada com a cozinha de autor.

Verde aos MolhosAgende a sua reunião!
Foto: Verde aos Molhos
Verde aos MolhosAgende a sua reunião!
Foto: Verde aos Molhos

No final das contas, a diferença entre os valores pode não ser tão grande como se imagina a princípio. É preciso ter muito cuidado na hora de escolher os fornecedores. Há empresas que trabalham tanto para casamentos grandes, bem como para mini-weddings, mas há outras que trabalham especificamente o mercado só dos mini.

Os profissionais que produzem um mini-wedding têm, geralmente, uma atenção redobrada nos detalhes – que aparecem bem mais num evento de menor dimensão. Os convidados que estão ali têm muita proximidade com o casal, e precisam sentir-se especiais através dos serviços escolhidos e oferecidos.

João Almeida
Foto: João Almeida
João Almeida
Foto: João Almeida

Razão e sensibilidade

Na hora de escolher os serviços, é necessário entender a sensibilidade do profissional para com o seu evento. Os seus convidados, são as pessoas mais importantes nesse dia (depois do noivo). E não é porque o evento é mais intimista que dispensa a atenção e zelo com os seus convidados.

Por isso, é essencial a presença de uma wedding planner. Mas afinal, para que serve um wedding planner? É indispensável contar com todo o auxílio que esse tipo de profissional pode oferecer desde o início, ou somente no dia do evento.

Mais do que nunca, precisa de uma equipa dedicada ao atendimento personalizado. Saber tratar aquele convidado especial que faz algum pedido, pensar em cada detalhe em sintonia com a personalidade do casal e, sobretudo, alguém empenhado em oferecer serviços que transmitam essa proximidade.

A LOWE Luxury Events nasceu com um objetivo: contar histórias – as suas histórias. Com uma equipa jovem, talentosa e inovadora, estes profissionais estão prontos para criar memórias inesquecíveis e fazer do seu dia, um casamento de sonho.

LOWE Luxury EventsPeça o seu orçamento
Foto: LOWE Luxury Events
LOWE Luxury EventsPeça o seu orçamento
Foto: LOWE Luxury Events

E não é porque é um casamento de menores dimensões que os noivos podem abrir mão de uma wedding planner. São muitos os riscos que corre ao deixar toda a organização a cargo da sua melhor amiga, a tia ou somente nas suas próprias mãos. O casamento é menor em número de convidados, mas também apresenta questões de ordem prática, envolvendo muitos fornecedores, assim como qualquer outro casamento. E a sua melhor amiga que, para quem até pode ser uma honra ajudá-la, precisa aproveitar a sua festa, e não trabalhar. Vá pelo raciocínio lógico da coisa: será que se fosse mesmo desnecessário, o mercado das wedding planners contaria com tantos profissionais especializados nessa área? Certamente que não!

Muitos casais a apostam na confeção de doces ou outro tipo de preparativos através de familiares, e depois frequentemente denotam problemas. Os seus familiares e amigos não estão preparados para lidar com imprevistos da mesma forma que uma wedding planner está. Sabemos que nos dias que correm, é importante economizar mas, quando as pessoas se propõem a fazer algo, devem fazê-lo com qualidade, principalmente no dia do seu casamento, porque é o melhor dia das suas vidas e nada pode escapar.

Aguiam Wedding Photography
Foto: Aguiam Wedding Photography

Fique por dentro

Atualmente, o mercado considera até 100 convidados como mini-wedding, mas a especialista ainda prefere diminuir esse número e ficar na faixa dos 80.

Personalizar cada vez mais, desde a variedade dos bolos ou detalhes bem-humorados na decoração com apontamentos que remetam para o casal, continua a ser uma forte aposta neste segmento.

A Garbo Eventos é uma empresa que se dedica à organização de eventos de sonho, tendo como objetivo a criação de momentos únicos que espelham a personalidade e estilo dos noivos. Proporcionam serviços de excelência através de uma constante formação e procura de parceiros de confiança e qualidade. Transformam dias especiais em dias verdadeiramente singulares e memoráveis!

Por outro lado, o que está fora de moda, são as lembranças de casamento inúteis. Se vai oferecer algo que não tem nenhuma utilidade, corte essa despesa, e invista na vossa lua-de-mel e seja feliz. Saiba ainda como economizar na sua viagem de sonho, com os conselhos da Zankyou.

Garbo EventosAgende a sua reunião!
Foto: Garbo Eventos
Garbo EventosAgende a sua reunião!
Foto: Garbo Eventos

Por fim…

Por sua vez, buffet deve ser excelente. E apesar do mini-wedding ser um evento compacto que cabe em espaços que não caberiam uma festa grande, cuidado com a estrutura do local. Certifique-se que existem wc’s suficientes, gerador, uma cozinha com o espaço necessário, etc.“

Se está a pensar optar for organizar um mini-wedding, conte com o auxílio de uma wedding planner especializada. E porque a organização do seu dia deve apenas ser entregue a pessoas de total confiança, aposte na Three Elements Events para a organização do dia perfeito, de modo a que, ao lado da sua cara-metade, possa viver o conto de fadas que juntos idealizaram.

Three Elements EventsAgende a sua reunião!
Foto: Three Elements Events
Three Elements EventsAgende a sua reunião!
Foto: Three Elements Events

E agora que já sabe tudo o que necessita para um mini-wedding de sucesso, faça as suas escolhas e não abdique da ajuda dos melhores profissionais.

Poderá também gostar de ler:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Ricardo Meira
Mini-Guia completo para casar na Madeira
A Zankyou preparou-lhe o mini-guia essencial para um casamento deslumbrante no inesquecível arquipélago da Madeira!!
Foto: Momento Cativo
Casamento na primavera: 5 elementos essenciais que não podem faltar
Os casamentos temáticos inspirados na estação do ano em que ocorrem são sempre uma boa ideia. Por isso, sugerimos-lhe um casamento na Primavera.
Prassa - Noivos
6 acessórios essenciais para o noivo dar um toque pessoal ao seu visual
Aproveite as sugestões deste post, para dar um toque pessoal ao seu look de noivo. A imaginação não tem limites, por isso comece já a “brincar” com os seus acessórios!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação