Os 10 problemas que podem arruinar qualquer casamento, em apenas 1 minuto!

Meses e meses de preparativos, um sem número de reuniões, decisões sem fim... E ainda, um incontável número de dores de cabeça! A má notícia no meio disto tudo: existem 10 problemas que podem arruinar qualquer casamento, em apenas 1 minuto! E o dia de sonho... Puff! Transforma-se num verdadeiro pesadelo, de um momento para o outro, que não mais quererão recordar!

Meses e meses de preparativos, um sem número de reuniões, decisões sem fim... E ainda, um incontável número de dores de cabeça! A má notícia no meio disto tudo: existem 10 problemas que podem arruinar qualquer casamento, em apenas 1 minuto! E o dia de sonho... Puff! Transforma-se num verdadeiro pesadelo, de um momento para o outro, que não mais quererão recordar!

Guardar
André Tavares Fotografia
André Tavares Fotografia

No entanto, é preciso que saibam que nem tudo depende das vossas escolhas, das vossas decisões, de vocês, pelo menos de forma directa. Todos os casais dão passos em falso e podem sempre recuar e começar tudo do início, a não ser que, seja simplesmente demasiado tarde. Por exemplo, para começar, todos deveriam saber como evitar escolher um mau profissional para o seu casamento!

Ninguém é senhor do tempo e por isso, ninguém controla as condições meteorológicas, por exemplo. Mas ter um plano B - anti-chuva - é importante! (E mais importante que isso é armarem-se mentalmente contra a chuva e as intempéries!) E nem falemos das crianças! Claro que elas percebem muito pouco de protocolo e por isso, são sempre imprevisíveis, mas terem uma forma pensada de as entreter também é importante!

Guardar
Filipe Santos - Fotografia
Filipe Santos - Fotografia

Vamos descobrir juntos os problemas mais inesperados que podem deitar tudo a perder? Nada como estarmos preparados para tudo!

Guardar
Ilustre Fotografia
Ilustre Fotografia

1. Um convidado atrasado - um ou vários!

Os noivos já escolhem o local da cerimónia e do copo-de-água, com base no conforto dos convidados, na sua localização geográfica... Disponibilizam, na maioria das vezes, toda a informação necessária a todos, de forma prática!.. E ainda assim, há quem consiga atrasar-se -  e não, não estamos a falar de atrasos de minutos. (Sabiam que com a Zankyou, podem criar um fantástico site onde poderão dar a conhecer aos vossos convidados, todos os detalhes e mais alguns, como mapas, localizações úteis e todas as informações que pensem ser necessárias para que cheguem a horas?)

Por mais que façam, ainda assim, provavelmente, alguém chegará tarde e a más horas... A solução, ainda que não consensual, que podem é adoptar é, colocarem no convite uma hora que não corresponda exactamente à hora da cerimónia: imaginem que o vosso casamento é às 15h30... Façam constar no convite as 15h... Se ainda assim, não resultar... Resta-vos ter esperança que, as pessoas em questão, se sentem sem chamar a atenção e que desliguem os telemóveis, ainda antes de entrarem na cerimónia.

Guardar
Diana Nobre Fotografia
Diana Nobre Fotografia

2. A maldição do branco...

Só vou dizer isto mais uma vez: o branco é a cor da noiva! E não interessa se ela no dia de casamento decide vestir amarelo! A etiqueta diz-nos que é uma questão de bom-senso, acima de qualquer outra coisa. Qualquer noiva ficará extremamente desapontada, de pé no altar, se logo logo der de caras com uma horda vestida de branco - a não ser que o tenha pedido, por exemplo, porque o local da cerimónia ou do copo-de-água é na praia.

A única forma de o poderem evitar é definirem no convite, por exemplo, o dress code ou então dando indicações precisas do estilo do casamento: se elegante, se clássico, se descontraído... Claro que, qualquer convidada, que acompanhe a Zankyou Magazine, neste momento, já sabe quais as 8 tendências fortes para 2016 em vestidos de cerimónia, mas, assim, evitarão perguntas como "e agora, o que é que eu vou vestir?", ou pelo menos, terão uma resposta mais fácil para dar!

Guardar
It's all about...
It's all about...

3. O mau comportamento!

A tradição já não é o que era, mas muitos são os convidados que não vêem um casamento, sem determinados momentos que estão, invariavelmente, enraizados no mundo nupcial: a primeira dança dos noivos, o lançamento do bouquet... O leilão da liga e da gravata - que até à bem pouco tempo, era ainda tão comun!..

Pois bem, como disse inicialmente, a tradição já não é o que era e a única solução para prevenirem que determinadas coisas - nas quais não se revêem, como o "beijo, beijo, beijo" - aconteçam é, discretamente, antes do casamento, disseminarem, pelo vosso grupo de amigos - por norma, os mais novos e os mais efusivos - que determinadas ideias não são bem-vindas ao vosso casamento. Temos a certeza que, se de facto forem vossos amigos, entenderão.

Guardar
Hélder Couto Photo
Hélder Couto Photo

4. Aquelas pessoas que nunca quiseram convidar...

Existem 9 pessoas que não têm de convidar para o vosso casamento. Mas, em determinadas circunstâncias, é inevitável. Quando reparam, já conhecem todos os detalhes do vosso casamento, já se consideram convidadíssimos e no dia do casamento... Lá estão eles! E nessa altura, a solução que vos resta é apenas, serem inteligentes e aproveitarem ao máximo aquele que, sabemos, é um dos dias mais felizes da vossa vida!

Para prevenirem este tipo de situação em particular, o ideal é não falarem muito a respeito dos planos que têm, de que forma estão a organizar o vosso casamento... Quanto menos pessoas souberem, quanto mais limitado for o número e principalmente, quantas mais delas forem da vossa máxima confiança, mais apoiados se sentirão e menos pressionados se sentirão. A decisão, ou melhor, todas as decisões, é vossa, sempre! Não deixem que ninguém se intrometa demasiado e aproveitem todos os preparativos do casamento - sim, os preparativos do casamento são uma fase da qual sentirão muita saudade - com serenidade e alegria!

Guardar
Love and Thanks - Fotografia Arte e Vídeo
Love and Thanks - Fotografia Arte e Vídeo

5. Os indesejados.

Um clássico que gera algum incómodo nos noivos - e com razão - são os pares mistério ou os convidados que, simplesmente, nem se deram ao trabalho de confirmar a presença! E infelizmente, o que fazer? Nada. Ou quase nada!

Vocês não têm de saber que aquele amigo/conhecido namora com alguém, principalmente se a relação é recente. Portanto, o mínimo que essa pessoa pode e deve fazer é perguntar se pode ou se é apropriado levar um acompanhante! Uma forma de prevenir que pares mistério apareçam, caídos do céu, no dia do vosso casamento é endereçarem os convites: ou seja, a cada convite corresponde, por exemplo, uma pequena etiqueta, com o nome das pessoas convidadas. Assim, não há que enganar! (E se a pessoa quiser levar o par, ao menos, pensará duas vezes e terá a decência de perguntar antes!)

Já quanto às confirmações... Bem, "se Maomé não vai à montanha, vai a montanha a Maomé". Causar-vos-á algum transtorno e claro, é de uma falta de respeito enorme do outro nem se quer se dar ao trabalho de dizer que sim ou sopas, mas com uma pequena chamada, fica o problema resolvido: nada de lugares vazios ou lugares a menos ou nada de lembranças a mais ou lembranças a menos, no dia do vosso casamento! (É que, podendo não parecer, ambas as coisas implicam custos. Custos que terão de suportar sempre, mesmo que as pessoas nem se dignem a estar presentes.)

Guardar
João Almeida
João Almeida

6. As línguas afiadas...

Uma língua afiada pode levar uma noiva às lágrimas, em segundos!.. Mas, infelizmente, a não ser que o casamento seja, exclusivamente, para amigos e familiares mais próximos - mesmo muito muito próximos! - não há nada a fazer... Não podemos amordaçar as pessoas certo?

Claro que, os convidados deveriam pensar duas vezes, antes de fazerem uma crítica - há coisas que, simplesmente, se pensam, mas não se dizem de todo! Até porque, poderão estar a criticar algo que não apreciam ou que não gostam mas, que os noivos apreciam ou gostam e gostos, não se discutem!.. Como a generalidade, de facto, não se vai conter, mentalizem-se que, ainda que seja uma pestana fora do sítio... Correm o risco de a ver avaliada, julgada e criticada! Mas, se é o vosso casamento, então, vocês têm o direito de terem as pestanas que quiserem fora do sítio - se é que posso usar essa expressão. Esqueçam as tradições, esqueçam os convencionalismos... Isso não importa! Nem isso, nem as línguas afiadas que, aqui entre nós - acabam por provar sempre, do seu próprio veneno!

Guardar
Rectractus
Rectractus

7. Os pequenos pestinhas!

Claro que, aqui, na Zankyou Magazine, adorámos crianças! Mas é importante que elas, simplesmente, não estejam entregues a si mesmas e que lhes sejam impostas regras, nestas e noutras circunstâncias semelhantes. Já imaginaram sequer, uma cerimónia de casamento, acompanhada de correrias, pulos, tropelias e gritos - muitos gritos! - mesmo que de alegria? Tornar-se-ia num pandemónio certo?

Crianças são sempre crianças, também o admitimos: imprevisíveis, irrequietas... E deliciosas! Uma das soluções mais adoptadas pelos noivos é contratar alguns serviços específicos, como entretenimento e babysitting, vocacionados para os mais pequenos. Eles divertem-se e os pais, também! Outra forma de os manter debaixo de olho e interessados é fazer deles, pequenos protagonistas: enquanto meninas ou meninos das alianças, por exemplo.

E se porventura se depararem com algum pequeno disparate: sorriam! Afinal, os pequenos pestinhas, também estão lá, para celebrar o amor! O vosso amor!

Guardar
moments4ever
moments4ever

8. Os convidados non-stop!

Claro que o vosso casamento será, acima de tudo, uma celebração que marcará as vossas vidas e o vosso amor. Mas, também será a desculpa perfeita, para alguns dos presentes se divertirem como se não houvesse amanhã - e isso não é necessariamente bom.

Em quantos casamentos é que já estiveram presentes e em que não havia, pelo menos, um convidado "mais alegre" do que aquilo que era suposto? Acontece frequentemente e é vê-los de gravata à volta da cabeça na pista de dança! É uma situação claro, algo embaraçosa - até mesmo para as pessoas em questão quando derem conta que afinal, deviam ter bebido menos!.. Pelo menos, se se mantiverem somente "alegres", a situação é controlável. No entanto, podem surgir episódios de alguma violência - já ninguém controla bem o que diz e o que faz certo? - e também "pequenos" desastres, capazes, literalmente, de manchar qualquer casamento - como entornar um cocktail multicolor por cima do vestido da noiva...

Uma maneira de, de certa forma, controlar alguns estados de espírito menos próprios, será, por exemplo, acompanhar a muita bebida com muita comida. Inevitavelmente, vocês, noivos, terão de se ausentar em determinados momentos da festa, como na altura dos aperitivos para tirarem fotografias, e o máximo de tempo de ausência que aconselhamos é meia hora. Assim e por exemplo, nessa transição entre a parte inicial da refeição e a refeição propriamente dita, não haverá tempo para beber demais.

Guardar
135 milímetros
135 milímetros

9. O presente inadequado.

Um outro problema, que poderá arruinar qualquer casamento, é a entrega de um presente de casamento inadequado. Claro que nenhum convidado sabe que está a oferecer algo que não corresponde às expectativas dos noivos mas que também é difícil forçar um sorriso grato, é!

Uma forma que têm de evitar tão desagradável situação é, em primeiro lugar, não alimentarem qualquer tipo de expectativa. Afinal, cada um oferece, de coração, o que pode e o que acha mais acertado certo? Em segundo lugar, este tipo de circunstância pode ser evitada com recurso à Zankyou. Isso mesmo, à Zankyou! A Zankyou disponibiliza uma lista de casamento gratuita, que pode ser a alternativa perfeita para que cada presente corresponda às vossas necessidades de forma prática, discreta e interactiva. Os convidados serão assim, convidados, se que é que o posso dizer assim, a deixar uma contribuição livre para uma série de peças que vocês, noivos, escolheram e definiram previamente. No final, vocês receberão o valor em causa, directamente na vossa conta e assim, poderão escolher como, quando e onde o gastar! É ou não é uma solução fantástica para ambas as partes?

Guardar
Spatium Fotografia
Spatium Fotografia

10. Que cabeça no ar!

Foram meses de preparação, meses de ansiedade, de stress... E no final, esqueceram-se de entregar a lembrança do vosso casamento, que pensaram com tanto carinho, a mais de metade dos convidados!..

Claro que, isto não é motivo para arruinar um casamento inteiro - até porque grande parte do dia, dos momentos, nesta altura, já passou! Mas que nos deixa, a nós, enquanto noivos, algo tristes, deixa. E que deixa grande parte dos convidados também a sentir-se triste, deixa. Claro que podem e devem aproveitar o dia do vosso casamento! E muitas vezes é pela sede de o fazer que este tipo de coisas acontece...

O ideal é deixarem um familiar da vossa confiança encarregue, por assim dizer, destes pequenos detalhes... Imaginem que uma das famílias convidadas não vos quer interromper a primeira dança, "só" para se despedir... Se alguém souber o que é suposto fazer, o que é suposto entregar, quando os convidados estão prestes a ir embora, para vocês, não restará qualquer preocupação e eles, irão de coração cheio, com mais uma, de muitas, lembrança do vosso casamento!

Guardar
Paulo Castro Photography
Paulo Castro Photography

Como viram, planear e antecipar determinadas situações é, sim, necessário. Delegar, também!.. No dia do vosso casamento, permitam-se ser apenas noiva e noivo e desfrutem! Se for necessário - e nós sabemos que é extremamente útil! - preparem um guia para o vosso casamento e distribuam-no por todos os profissionais que trabalharão convosco e para vós, nesse dia. Expliquem-lhes, ao detalhe, o que imaginam para determinado momento, qual a vossa ideia do que fazer e quando. Temos a certeza que eles certificar-se-ão que tudo correrá pelo melhor!

Guardar
Memories Fotografia
Memories Fotografia

E uma última coisa: na semana do casamento, separem o vosso corpo e a vossa mente do stress e da ansiedade que viveram ao longo dos preparativos para o casamento. Relaxem! Saboreiem o momento!

Dê-nos a sua opinião

Comentário submetido com sucesso
Tivemos um problema a submeter o seu comentário. Por favor tente mais tarde
Por favor, preencha este campo.
Por favor, insira um e-mail válido.
Por favor, preencha este campo.