Qual é o motor da sua relação? Descubra o que a inspira a continuar, todos os dias, ao lado da sua cara-metade!

Qual é o motor da sua relação? Descubra o que a inspira a continuar, todos os dias, ao lado da sua cara-metade!

Sabe quais são os pilares da sua relação? Descubra-os neste artigo, onde identificamos cinco características de uma relação que podem tornar inquebrável a conexão tão especial que existe entre duas pessoas que se amam!

Qual é o motor da sua relação? Descubra o que a inspira a continuar, todos os dias, ao lado da sua cara-metade!
Photo by John Schnobrich on Unsplash
  • Vida a Dois
  • Conselhos
  • Msn
  • Noivos
  • Amor
  • Casal

Ao longo da nossa vida conectamo-nos de diferentes formas com as pessoas com as quais construímos relacionamentos. Nalguns casos, a conexão é imediata e bastante intensa, de tal forma que nos dá a sensação que conhecemos essa pessoa desde sempre; noutros, no entanto, a conexão é superficial e rapidamente desaparece. Isto acontece devido aos diferentes “motores” que nos impulsionam e nos inspiram a estar todos os dias com uma pessoa. Diferentes razões que, na maioria dos casos, e quando são positivas, ajudar-nos-ão longo do caminho a sermos a cada dia melhores, para que a nossa relação, por consequência, seja melhor ainda. Sabe qual é o seu “motor” e o do seu futuro esposo? Hoje deixamos-lhe aqui as 5 principais características que mantêm um casal junto!

1. O sexo

Uma boa conexão física é, claramente, um dos segredos para uma relação saudável. Mas, quando falamos sobre sexo, é preciso entendê-lo com maior abrangência, que englobe determinados aspetos internos, tais como a confiança, a comunicação e o respeito, que constituem os pilares de qualquer relação e definem a intimidade entre o casal. Porque é essa intimidade que não só nos faz sentir mais à vontade com a outra pessoa, mas que permite, também, um espaço exclusivo para o casal, onde não exista apenas o contacto físico, como também “de espírito”. Essa conexão é o que faz com que a “chama” numa relação a longo prazo não se perca, nem diminua. Por isso, é bastante importante reservar este pequeno espaço íntimo com o nosso conjugue.

Leia também: 6 formas de começar uma relação que dure para sempre!

guardarcasal deitado na cama a beijar-se
Mais importante que o sexo em si é reservar um pequeno espaço íntimo com a pessoa que amamos. | Photo by Toa Heftiba on Unsplash

2. A cumplicidade

«A sua cara-metade, o seu amigo e o seu companheiro de vida». Estes três “requisitos” devem estar a ser preenchidos pelo seu namorado, quando pensarem numa vida juntos. A cumplicidade que leva ao êxito de um casal é, precisamente, o que pode incentivá-lo a viver uma vida cheia de aventuras, de construções, de quedas e falhas, sabendo que haverá sempre alguém do nosso lado que nos irá levantar todas as vezes que forem necessárias e com quem poderemos viver tudo o que queiramos na vida de adulta. Quando decidimos casar com alguém, decidimos partilhar a nossa vida com essa pessoa, pelo que nada melhor do que casarmos com um “cúmplice”, que esteja pronto para qualquer viagem só para estar sempre ao nosso lado.

Leia também: 9 razões que fazem do seu melhor amigo o par perfeito para casar!

guardarmulher de costas a dar a mão a alguém casal
Nada melhor do que ter um cúmplice, que esteja pronto para qualquer viagem só para estar sempre ao seu lado. | Photo by Nathan McBride on Unsplash

3. A comunicação

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

“Colocar-se no lugar do outro” é realmente uma frase que ouvimos muito, mas que, às vezes, nos custa pô-la em prática. Conseguir ter um grande nível de comunicação em casal permite-nos desenvolver um dom inato do ser humano, que muitas vezes esquecemos: a empatia. Esse maravilhoso dom que faz com que possamos colocar-nos no lugar da outra pessoa e, portanto, possamos viver plenamente a sua alegria, a sua dor, a sua frustração ou a sua felicidade, permite-nos partilhar os momentos mais importantes da nossa vida com uma pessoa que estará consciente e sempre pronta para nos aconselhar e guiar da melhor forma.

Leia também: Como dizer “Amo-te” sem o dizer: 90 formas para fazê-lo!

guardarcasal no sofá da sala estilo moderno com cão
Conseguir ter um grande nível de comunicação em casal permite-nos a empatia. | Foto Shutterstock

4. As aparências

Nem todos os motores das relações são saudáveis. Por vezes, há quem mantenha os relacionamentos apenas para agradar a família ou amigos de certos status ou poder, que realmente não possuem ou acreditam não possuir sem o respetivo cônjuge. E porquê é que é importante mencionar esta questão? Porque nunca é tarde demais para reconhecermos o nosso próprio valor e perceber que esse valor não existe por estarmos com alguém ou por ser esposa de alguém, mas sim pelos nossos próprios esforços, conquistas e virtudes. É importante que todas as mulheres (e homens!) tenham isto bem claro nas suas mentes!

Leia também: Os 10 erros a evitar numa relação

guardarcasal divertido mulher às cavalitas do homem perto de janela
Estar numa relação ou casamento só pelas aparências é o motivo errado | Foto: Shutterstock

5. A ambição

A nossa vida está cheia de metas e nada melhor do que partilhá-las com o nosso companheiro. Quer sejam metas individuais ou para o casal, quando traçamos planos para as atingir, a verdade é que, por mais longe que nos pareçam estar, com a companhia certa tudo parece mais fácil. Quando os dois sentem que, juntos, nada os deterá, o facto de sentirem essa ambição terá como resultado êxitos atrás de êxitos. Mas atenção: a ambição do sucesso não deverá passar por “ter mais”, mas sim “SER mais”, isto é, ser melhor pessoa, melhor profissional, melhor esposa, etc. Se conseguirem alterar a definição de êxito para estes conceitos, vão conseguir certamente conquistar grandes metas nas vossas vidas!

Leia também: Como construir uma relação saudável e duradoura

guardarcasal feliz no campo
As ambições vividas em conjunto são também um motor para manter um casal junto | Foto: Shutterstock

Haverá sempre algo que irá definir o pilar da sua relação, que irá ser o seu “motor”. E, seja ele qual for, o importante é que esse pilar seja sólido e forte, para poder sustentar uma relação saudável e positiva para ambos, onde cada um possa alcançar não só as suas metas individuais, mas celebrar as conquistas um do outro. Isto porque, após o “sim”, os elementos do casal deixam de ser dois indivíduos no mundo e passam a ser duas pessoas que formam um mundo só!

Talvez também lhe interesse: