Como lidar com um parceiro ciumento?

Como lidar com um parceiro ciumento?

É natural que, em algumas circunstâncias, todos tenhamos um pouco de ciúme, mas quando esse sentimento ultrapassa os limites, pode ser um grande problema para o casal.

  • Vida a Dois
  • Conselhos
  • Felicidade
  • Casal

É natural que, em algumas circunstâncias, todos tenhamos um pouco de ciúme, mas quando esse sentimento ultrapassa os limites pode ser um grande problema para o casal. Se o seu parceiro é muito ciumento, acompanhe este artigo que a ajudará a lidar com a situação.

guardar
Foto: 1Love4ever Photography

Construa um vínculo de confiança

O ciúme é fruto de inseguranças que podem ter variadíssimas causas, como ter sido enganado num relacionamento anterior ou ter testemunhado alguma infidelidade na infância. Uma maneira de minimizar as crises de ciúmes é dar ao seu parceiro a confiança necessária para saber que o ama e que ele pode confiar em si. A sua compreensão também o ajudará a ser mais confiante no relacionamento. Saiba como superar os ciúmes numa relação.

guardar
Foto: 1Love4ever Photography

Seja transparente

Se o seu parceiro desconfiar da sua conduta, a pior coisa que pode fazer é mentir ou ocultar factos, uma vez que descobri-los aumentará ainda mais a desconfiança. É sempre melhor lidar com a situação de forma honesta, a fim de evitar surpresas e futuras discussões. Se vai sair com determinadas pessoas de quem ele não gosta e não quer abdicar disso, é preferível comunicar a sua decisão previamente.

guardar
Foto: Momento Cativo

Abordar o problema

É importante fazê-lo entender que discutir não irá trazer qualquer tipo de vantagem. Ao contrário, só fará com que o relacionamento de deteriore. Por esta razão, o melhor é terem uma conversa franca sobre o assunto. Pergunte-lhe de forma delicada em que é que ele se baseia para ter esses sentimentos de desconfiança em relação a si. Expresse também os seus sentimentos e não tenha receio de abrir o seu coração.

guardar
Foto: AhHA! Photos

Estabelecer acordos e respeitá-los

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

É importante que ele entenda que precisa de algum tempo para si e que não pode estar sempre de olho nas mensagens que ele envia a toda a hora. Talvez tenha interesse em saber mais sobre o fenómeno phubbing: o comportamento que destrói relacionamentos. Lembre-se de salientar que é importante que tenha o seu próprio tempo e espaço para compartilhar momentos com os seus amigos e familiares, e que ele deve fazer o mesmo sem a necessidade de ambos se sentirem controlados pelo outro. Se os dois realmente se preocuparem com o relacionamento e seguirem estas regras, muitas discussões serão evitadas.

guardar
Foto: Marco Torre, beyond photography

Pondere procurar ajuda profissional

Se já tentou tudo e o seu parceiro não mostra qualquer iniciativa para mudar as coisas ou não consegue, mesmo que ele tente, é hora de procurar ajuda profissional. Pode contactar um psicólogo para ajudá-lo a lidar com esses sentimentos obsessivos e atitudes negativas que o fazem sentir-se inseguro e prejudicam o relacionamento. Lembre-se de que muitos casais procuram ajuda e não precisa de se envergonhar ou hesitar em procurar conselhos profissionais para proteger a relação.

guardar
Foto: Renato Ribeiro Photography

Lembre-se de que o diálogo e a confiança são os maiores aliados de cada relacionamento e é muito importante que lhes demos a importância que merecem para construir um casamento feliz.

Talvez tenha interesse em ler:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Momento Cativo Fotógrafos e vídeo
Marco Torre, beyond photography Fotógrafos e vídeo
Renato Ribeiro Photography Fotógrafos e vídeo
AhHA! Photos Fotógrafos e vídeo

Dê-nos a sua opinião

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!