Como organizar um casamento alternativo: afinal, o que é "ser alternativo"?

Como organizar um casamento alternativo: afinal, o que é "ser alternativo"?

Nos últimos anos ouvimos cada vez mais falar em casamentos alternativos e não são raros os noivos que procuram impressionar os seus convidados a todo o custo. Mas afinal... o que é um casamento alternativo?

Como organizar um casamento alternativo: afinal, o que é "ser alternativo"?
Foto: Instante Fotografia
  • Planear o Casamento
  • Conselhos
  • Msn
  • Noiva
  • Noivos
  • Original
  • Monique Lhuiller

Nos últimos anos ouvimos cada vez mais falar em casamentos alternativos e não são raros os noivos que procuram impressionar os seus convidados a todo o custo, optando por escolhas estranhas e incomuns, que na maioria dos casos também exigem um esforço financeiro considerável. Mas convenhamos… o que é um casamento alternativo? Será mesmo necessário lançar-se em despesas incomportáveis para tornar o seu casamento diferente de todos os outros?

Nós diríamos que não. Na verdade, se analisarmos bem, “alternativo” é tudo o que rompe com a tradição, pelo que se nos quisermos distanciar da “ditadura” do mercado podemos optar, sim, por soluções económicas, práticas e simples. Porque, na realidade, é simples: um casamento alternativo não será necessariamente o mais extravagante, mas aquele que aposta em soluções verdadeiramente personalizadas, que podem fazer de um casamento um evento único, original e absolutamente inesquecível.

Mas então, como é que o seu casamento pode ser alternativo?

A escolha do vestido de noiva

A escolha do vestido de noiva assume sempre um papel fundamental para determinar o estilo do casamento. Neste caso, um estilo alternativo será sempre aquele que sai do convencional, mas não terá necessariamente de ser excêntrico ou mirabolante. Basta que seja único e o reflexo da personalidade do casal. Sim, do casal, daí que aconselhamos que os noivos devam discutir entre si quais os seus desejos para o dia do seu casamento, pois só a partir daí caberá à noiva escolher o modelo que realce a sua silhueta e pontos fortes. O “alternativo” aqui consiste em ter em consideração as sugestões do par, em torno do qual se pode construir um visual original.

Veja também Vestidos de noiva com cor: diferencie-se das outras noivas!

guardar
Créditos: Monique Lhuillier

O look da noiva

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

A escolha ponderada e cuidadosa da maquilhagem e do penteado da noiva é, como sabemos, uma componente fundamental para o seu visual. Neste caso, para quem procura um estilo muito pouco convencional ainda maior importância assume, não devendo ser deixado ao acaso. Mas aqui mais uma vez se coloca a questão: o que é ser alternativo? Usar cores de passerelle? Um penteado que se assemelhe ao acordar? Não. Se quiser ser alternativa, seja você mesma, pois a diferença está na sua própria individualidade. O cabelo pode ser colorido se a noiva gostar de cabelo colorido, o vestido curto se a noiva gostar de vestidos curtos, etc., etc., E não apenas por estar na moda ou ser algo irreverente.

Inspire-se nos Penteados de noiva: 150 propostas muito TOP!

guardar
Cabelo: Kathy Collins

Os convites

A primeira pista sobre o seu casamento é, precisamente, o convite que vai entregar aos seus convidados para lhes comunicar a data e o local do copo-d’água. Assim é muito importante escolher o convite mais adequado, mais uma vez de acordo com a personalidade que elegeu para o seu casamento e não de acordo com o que pensa que será mais apropriado ou, ao contrário: excêntrico. Seja original, surpreenda, mas sem sair da sua própria singularidade. Um convite de casamento pode impressionar por singelas palavras, por uma imagem especial ou um detalhe emocionante.

Veja também Tudo sobre convites de casamento: o que nos dizem os especialistas

guardar
Créditos: a pajarita | Foto: Moisés Soares

O local e a festa

Se pensar no casamento nestes termos que lhe temos estado a falar é mais fácil ser inspirado pelo que realmente gosta e não pelo que dita o mercado. Por exemplo, os dois são amantes da natureza e passam metade do vosso tempo no exterior? Então, não receiem em ofender a tia conservadora e façam um casamento em formato piquenique. Pelo contrário, são verdadeiros foliões que gostam é de festa e de dançar até não poder mais? Então apostem num casamento buffet onde os verdadeiros protagonistas são uns maravilhosos cocktails e a pista de dança. Adoram o mar? Porque não casam no barco, mesmo que tenham de esquecer os 350 convidados que os vossos pais gostariam de convidar? Podem procurar, sim, locais inusitados, sempre de acordo com o estilo que determinarem, que levem os vossos convidados a pensarem que nunca na vida tinham ido a um casamento como o vosso!

Leia também Os 7 estilos de casamento mais desejados pelos noivos

guardar
Foto: It’s all about…

O alternativo, na realidade, é bem mais fácil do que se pensa. Pode ser um casamento sob um manto de estrelas ou simplesmente em frente ao mar, descalços na areia. O mais importante no meio de tudo isto é procurar ajuda experiente, na qual possa confiar e estar em sintonia. E esses profissionais devem conhecer a fundo os gostos e ódios de estimação dos noivos, bem como – e sobretudo – os seus sonhos! Afinal, o que é mais alternativo do que os nossos sonhos? O que é mais alternativo do que basear o seu casamento de acordo com a sua própria singularidade?

Talvez também lhe interesse:

 

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

a pajarita Convites
It's all about... Fotógrafos e vídeo
Instante Fotografia Fotógrafos e vídeo