É sapiosexual? Descubra tudo... aqui!

Há muitos tipos de atracção. A atracção física é a mais evidente, mas considerando todos os fetiches e demais qualidades das pessoas, que são tão diferentes como água e o vinho, o amor e o sexo podem ser determinados por múltiplas variáveis, que não estão directamente relacionadas com o físico. E é precisamente aqui que entra o conceito de sapiosexual.

Do ponto de vista etimológico, a palavra “sapiência” vem de sapientia, um vocábulo em latim que significa “qualidade do saber”. Assim um sapiosexual é uma pessoa que sente atracção pela inteligência do outro ou por aquelas pessoas que a estimulam a nível intelectual. É-lhe familiar? Sim, o rótulo é novo, mas engloba um comportamento que sempre existiu.

dotshock

Como são os sapiosexuais

Há pessoas que se deixam atrair pelo físico, mas há outras que preferem ir mais além, tendo em conta o que está na cabeça de cada um. De facto, muitas pessoas são de opinião que, após algum tempo, o mais importante numa relação é a pessoa em si, sendo o físico relegado para segundo plano. Quando se conquista o terreno do amor, dificilmente o físico, inicialmente importante para  a atracção sexual, determina a própria relação. Já o filósofo Platão, no seu diálogo O Banquetefalava dos graus do amor, defendendo que o que começa pela beleza do corpo, acaba no mundo das ideias e pelo amara as pessoas pela sua intelectualidade. Assim tudo começa por uma atracção física, mas o factor interno acaba por se impor, apesar de também não se desprezar o externo.

Segundo a psicóloga e sexóloga Emma Ribas, os sapiosexuais vibram com a novidade. Gostam das experiências que saem da rotina, de tudo o que sirva para alimentar o seu cérebro: “procuram novas experiências e estímulos, fugindo da superficialidade”. Assim, e apesar destas pessoas também valorizarem outras qualidades, dão especial importância à inteligência. Em contraposição, não sentem nenhum tipo de atracção pelo quotidiano, nomeadamente por tudo aquilo que se repete e que se distancia da estimulação intelectual.

Rawpixel.com

A estimulação de um sapiosexual

Este fenómeno é muito mais comum entre as mulheres do que entre os homens, pois elas deixam-se guiar mais por estímulos e sentidos  do que eles, no que diz respeito à atracção. Para além disso, segundo a doutora, com a evolução dos tempos, inclusivamente com a importância do género feminino no mundo laboral, as mulheres tendem a “procurar outros estímulos, como a inteligência”.

Para agradarmos a um sapiosexual, é importante que as conversas não sejam triviais, nem se debrucem sobre temas demasiado comuns. Se assim for, eles acabam por lhes dar a volta e oferecer uma nova perspectiva. Também é importante cultivar hobbies que permitam crescer ao nível intelectual e cultural. As visitas a museus, as viagens, as experiências emocionantes e a leitura são actividades que os sapiosexuais praticam e que geralmente valorizam em eventuais parceiros ou parceiras. Em geral, manter um espírito curioso e uma filosofia de vida baseada no “saber mais” é a chave para conquistar estas pessoas.

Monkey Business Images

Sapiosexuais e o sexo

Os sapiosexuais não sentem apenas uma mera atracção pelas pessoas que lhes estimulam a nível intelectual: a conexão é normalmente muito forte, chegando ao plano erótico. Desta forma, o psíquico acaba por ter uma grande relevância ao nível físico e serve como base para os encontros sexuais. O psiquiatra Lister Rossel afirma que “o cérebro é o principal órgão sexual, mais do que a pele e do que os órgãos genitais”. Por isso, a inteligência pode preparar melhor o terreno sexual e conseguir novos níveis de desejo e prazer, graças à influência do intelecto na parte física.

conrado

Inconvenientes em ser sapiosexual

A atracção e o amor pela inteligência pode assegurar um futuro muito emocionante em matéria sentimental, mas também pode ser um problema para determinados perfis de pessoas. As pessoas inseguras e com baixa autoestima são geralmente mais débeis ao nível emocional e, por consequência, mais facilmente manipuláveis. Uma pessoa com extraordinária oratória e capacidade de sedução a partir do plano intelectual pode influenciar e condicionar seja a quem for, mais ainda às pessoas com desconfianças, medos e inseguranças.

Jacob Lund

E então, é sapiosexual? Para o amor e o sexo, o mundo é um mistério. No entanto, a atracção pela inteligência é um fenómeno mais habitual do que parece. Embora saibamos que o físico é importante, é bonito pensar que, em última análise, o que importa é o que temos dentro de nós mesmos.

Se gostou deste artigo, certamente irá gostar de ler quais são os 7 maus hábitos que os homens deveriam eliminar da sua vida e O que têm em comum os casais que fazem MAIS sexo.

Dê-nos a sua opinião

Styling Guida Design de Eventos. Foto Dreamaker
Boho Chic: a tendência em voga para 2016. Descubra-a aqui.
O estilo boho chic tem sido a tendência mais forte no primeiro semestre de 2016 e promete continuar a derreter corações na segunda metade do ano também.
João Almeida
Flores naturais no penteado de noiva? Tudo o que precisam de saber, está aqui!
Para usarem flores naturais no dia do vosso casamento, têm tantas opções: uma belíssima coroa de flores, um maravilhoso apanhado... Todas são perfeitas! Perfeitas e românticas e é por isso que hoje, vos queremos falar um pouco deste assunto convosco. Estão preparadas?
Foto Inês Pimentel
Está a pensar em mudar de roupa depois da cerimónia? Descubra aqui alternativas à sua medida
Porque usar saltos altos e vestido de espartilho com corte princesa (sim, estes continuam a ser os vestidos mais populares) durante 12 horas ou mais não é uma tarefa fácil.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa na Zankyou?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação