Como cuidar da autoestima em casal: 7 passos para o conseguir

Como cuidar da autoestima em casal: 7 passos para o conseguir

A melhor forma de amar alguém é começar por se amar a si próprio. Desta forma poderá ajudar a sua cara-metade a fortalecer a sua auto-estima e garantir que nada vos debilite

Como cuidar da autoestima em casal: 7 passos para o conseguir
Foto: Gabriell Vieira Photography
  • Vida a Dois
  • Conselhos
  • Msn
  • Amor
  • Felicidade
  • Casal

Já aconteceu a todos, em algum momento da sua vida: esperarmos ou dependermos das opiniões dos outros, das suas reações e palavras para nos sentirmos bem connosco próprios. Vivemos pendentes do que nos dizem, especialmente a nossa cara-metade. Isto é inevitável, pois no caminho da vida necessitamos do amor dos demais. Mas a verdade é que só poderemos realmente desfrutar do mesmo quando primeiro aprendermos a amar-nos a nós mesmos. Existem palavras, comportamentos e atitudes que podem ajudar a reforçar ou a debilitar a autoestima da sua cara-metade. Como cuidar dela? Tenha em atenção as seguintes dicas!

1. Amando-se a si próprio

Primeiro de tudo, e para sermos honestos, tem de perguntar a si mesmo: “Gosto de mim? Amo-me como sou?” É vital aprender a rir-se dos seus erros, a descobrir o que quer conquistar e fazer algo a esse respeito. Precisamos disto para melhorar a nossa autoestima e poder ser feliz em casal, sem que a nossa felicidade dependa do que ele ou ela nos diga.

Leia também: Quão importante é a independência numa relação? Os psicólogos partilham consigo!

guardar
Foto: D10PHOTO

2. Fazendo críticas construtivas

“Acho que este fato te fica melhor do que aquele”. Não somos juízes para dizer o que está bem e o que não está, mas isso acontece naturalmente na nossa vida. Na sua relação em casal, em particular, será vital ter em conta que todas as críticas que possa fazer à sua amada ou ao seu amado devem ser feitas no sentido de ajudar e não para destruir. Criticar construtivamente desenvolve valores como a lealdade, a simplicidade, o respeito e a amizade. Se a sua cara-metade tem a certeza de que o que diz é para o seu bem-estar, evitará os mal entendidos.

Leia também: 20 coisas que pode fazer para que a sua cara-metade seja também o seu melhor amigo

guardar
Foto: Love Frames Photography

3. Ajudando a melhorar os pontos fracos

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

“Tu sabes o que podes conquistar se acreditares em ti” Se no seu relacionamento pode tratar dos assuntos de casal de forma construtiva, com o objetivo de ajudar o outro, poderá inclusivamente detetar e melhorar os pontos fracos. Não se trata de saber quem tem mais aspetos para mudar, mas sim fazer essa descoberta com amor e respeito. Fazer ver à sua cara-metade que pode melhorar em determinado aspeto ou vice-versa, ouvir que também tem que melhorar algo em especial.

Veja também: 10 formas de surpreender a sua cara-metade antes de chegar ao altar

guardar
Foto Íris | Jorge Freitas Photography and Videography

4. Confiando nas suas capacidades

“Amor quero criar uma empresa de…” A sua cara-metade pode ter um sonho ou um projeto e, obviamente, desabafa consigo. A sua reação é: “Do que é que te foste lembrar, é tão difícil!”, e será assim que vai transmitir o que pensa, destruindo à partida o que nem sequer começou a florescer. É tão bom quando podemos acreditar nos nossos sonhos e também nos da nossa cara-metade, por mais absurdos que possam parecer. Encontrar o apoio, a cumplicidade e a força no amor da sua vida será sempre muito importante para desenvolver-se profissional e pessoalmente.

Leia também: Quer um casamento feliz? Aqui fica uma lista de conselhos definitiva, realista e direta

guardar
Foto: Love Frames Photography

5. Evitando ser possessivo

Preciso que estejas sempre aqui ao meu lado” Esta pode ser uma das frases que diz à sua cara-metade e que a prende a si. Mas sabia que quando exigimos que o outro esteja todo o tempo dependente de nós, que nos dedique 100% de atenção, não permitindo que a nossa cara-metade também possa fazer outras atividades, isso é um sinal de baixa autoestima? Não estamos a dizer que deva ser relaxado(a) e permissivo(a), mas deve conseguir demonstrar confiança e segurança, pois não haverá necessidade de ser possessivo para estar seguro(a) de que o seu ou a sua companheira o/a ama e o/a valoriza.

Leia também: 5 frases mais importantes do que dizer «amo-te»!

guardar
Foto: Xavier Madeira – Authentic Stories

6. Ressaltando o melhor da sua cara-metade

“Sinto-me orgulhosa(o)de ti.” Quantas vezes disse à sua cara-metade o feliz que se sente por fazer parte da sua vida? É necessário esperar pelo seu aniversário, pelo Natal ou qualquer outra data especial para lhe dizer que adora a sua forma de ser ou que o olhar dele/a a/o enlouquece? Não se esqueça que o amor está nos pequenos detalhes e uma boa forma de fortalecer a autoestima da sua cara-metade é dizendo-lhe o quanto o(a) ama, apoiando-o(a) também quando as coisas correm menos bem.

Leia também: Como dizer “Amo-te” sem o dizer: 90 formas para fazê-lo!

guardar
Foto: D10PHOTO

7. Tendo cuidado com as suas palavras

“Sempre com essa má cara para tudo!” Esta será eventualmente uma expressão recorrente e, definitivamente, errada: aqui pecamos todos! Na verdade, podemos ir buscar o que nos dizem milhares de vezes: pensa antes de falar! Nós sabemos que em certas situações os sentimentos fazem-nos explodir e dizemos coisas das quais nos podemos arrepender logo a seguir. Mas as palavras ferem, e nós também sabemos disso, pelo que na sua relação é essencial que procure ter paciência e calma antes de falar.

Leia também: As 5 atitudes que deve colocar em prática para que a sua relação funcione MUITO melhor!

guardar
Foto: AhHA! Photos

É sempre muito importante ter consciência de que a nossa autoestima é a forma como nos sentimos seguros de nós mesmos para enfrentar o mundo. Tudo começa a partir do nosso interior e, se não cuidarmos deste aspeto na nossa vida, poderemos estar a depender da nossa cara-metade para o conseguir. Ame sem medidas, mas, primeiro, ame-se a si mesmo, para poder oferecer o melhor de si.

Talvez também lhe interesse:

 

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

AhHA! Photos Fotógrafos e vídeo
Xavier Madeira - Authentic Stories Fotógrafos e vídeo
Love Frames Photography Vídeo para casamentos
D10PHOTO Fotógrafos e vídeo
Gabriell Vieira Photography Fotógrafos e vídeo