Os 5 esquemas mais comuns nos casamentos. Como evitá-los!

Sabe a história do chef que se fez passar por morto na véspera do dia do casamento e enganou diversos casais, ficando-lhes com o dinheiro? Como poderia alguém enganar um casal que confia num fornecedor, para servir os seus convidados, no dia mais feliz das suas vidas? Ou o organizador de eventos que cancela a reserva do espaço na véspera da boda, sem razão aparente deixando os noivos sem saberem o que fazer… Infelizmente, esta não é a primeira vez que ouvimos falar de algo assim. Neste artigo, revelamos-lhe quais as situações que devem fazer soar os sinais de alarme e como evitá-las.

Foto: José D’Oliveira

1. O diamante de cristal

Ao comprar o anel de noivado, todos os noivos procuram a pedra mais bonita, a estética perfeita e, claro, o melhor preço. Isso pode levar os noivos a procurar o anel de noivado em joalharias pouco conhecidas ou joalharias online, das quais pouco se sabe. O esquema mais comum para o anel de noivado está em pagar um anel com uma pedra de determinado calibre e receber em troca algo bem inferior. Obviamente, você não é propriamente um especialista em pedras preciosas, mas pode imaginar como ficará se descobrir que o anel de noivado tem um cristal em vez de um diamante.

Saiba como escolher as jóias para o seu casamento em 5 passos.

Foto: Lucyana Sposito

Como evitar este esquema

Ao comprar uma pedra para o anel de noivado, devemos exigir o certificado comprovativo, que ateste a sua qualidade. Se a pedra o tiver, significa que foi submetido a uma inspeção rigorosa e é qualificado por gemologistas profissionais.

Pergunte ao vendedor ou ao joalheiro se vende diamantes não certificados. Desta forma ele saberá que está à procura de algo de qualidade e que sabe perfeitamente reconhecer o valor da joia.

Foto: Nando Duarte Estúdio

2. O fotógrafo que não aparece

Muito comum é o episódio de quem escolhe um fotógrafo pelo seu portfólio e qualidade das fotos apresentadas e, depois de dar o sinal e fazer a reserva, este inventa qualquer motivo para não estar presente e envia um colega de equipa no seu lugar. Já pode imaginar qual será o desfecho, certo? O trabalho de qualidade e estilo, pelo qual pagou, está prestes a ser toda uma viagem no desconhecido. Acredite ou não, contratar um fotógrafo e este não aparecer no final e enviar um assistente é mais comum do que imagina.

Registe os nossos truques para escolher o melhor fotógrafo para cada espaço de casamento.

Foto: Aguiam Wedding Photography

Como evitar este esquema

É claro que a melhor maneira de garantir que isso não aconteça é contratar fotógrafos profissionais como aqueles que recomendamos no nosso diretório de fornecedores, e verificar se eles têm boas referências.

Será benéfico marcar uma reunião presencial com o fotógrafo para acertar detalhes e perguntar quantas horas estará presente no dia do casamento. É conveniente deixar tudo por escrito no contrato que assinar e contemplar a possibilidade de que, caso ele não apareça, exigir um reembolso total.

Foto: SLcasamentos

3. O Wedding Planner fantasma

Muitos casais entregam a organização do grande dia nas mãos de um Wedding Planner, a fim de desfrutar do seu casamento ao máximo, sem terem com que se preocupar. A contratação deste tipo de profissionais é algo que recomendamos a 100%, até porque torna o casamento numa experiência completamente diferente, em que o casal pode relaxar e esquecer o stress da organização.

Foto: About Events Portugal

No entanto, há uma fraude bem conhecida, em que o Wedding Planner requer um adiantamento elevado e, depois de receber o montante, desaparece, como se fosse uma entidade do além. O fornecedor que se propicia a este tipo de comportamento é aquele que só se deixa ouvir via telefone e, claro, nunca tem tempo de agendar uma reunião presencial. O casamento acontece de forma totalmente anormal, com fornecedores de baixa qualidade e acordos inacabados. O pesadelo de qualquer casal!

Foto: Iguarias do Tempo

Como evitar este esquema

Marque reuniões presenciais regulares, nas quais ambos os lados possam ter uma atualização sobre o progresso da organização, e para que possam fazer os ajustes necessários. Assim, terá certeza de que tudo está no caminho certo.

Foto: Diogo Cerqueira & Judite Dias

E se lhe pedirem um adiantamento, mesmo sem antes lhe terem visto a cara ou feito perguntas, desconfie. É importante contratar fornecedores com um histórico verificável, que vos possa dar segurança e uma garantia de confiança. Se assim for, o profissional que contratar fará de tudo para que tenha um dia memorável, para manter a boa reputação que lhe levou anos a conquistar.

Saiba quais são 8 características que o seu wedding planner deve ter para que tenha casamento perfeito

Foto: Quinta das Silveiras

Se se deparou com um comportamento estranho no decorrer do processo, e o seu atual Wedding Planner não dá resposta, e tudo o que faz é adiar e inventar desculpas, talvez seja uma boa ideia mudar de profissional, ainda que esteja a meio do processo.

Foto: SLcasamentos

4. As flores murchas

Imagine que vê uma imagem de um casamento no Instagram e que, instantaneamente, se apaixona. Quer aquelas pequenas velas penduradas no teto, que se parecem com bolhas de sabão a flutuar, e dava tudo para ter aqueles centros de mesa em forma de árvores cheias de flores, que fazem qualquer casamento parecer um sonho… E começa a sua busca pelos profissionais capazes de cumprir com o que pretende e até encontra quem se ofereça para fazer exatamente o que pretende a um preço espetacular. Aceitaria logo, certo?

Foto: Love Stories

Mas e se o dia do seu casamento lhe derem arranjos com flores murchas? E se as árvores altas que imaginou se transformassem em pequenas varas artificiais com três flores ao redor? Bem, mesmo que não acredite que isso possa acontecer consigo, é bem provável que corra esse risco se contratou alguém desconhecido, sem pedir referências. Nem todas as floristas são caras. É por isso que deve fazer sempre uma pequena pesquisa, ler os comentários de antigos clientes e pedir à florista fotos de trabalhos anteriores. Isso evitará que o seu grande dia seja ofuscado por flores murchas.

Leia o nosso guia, para escolher as flores do seu casamento em 5 passos.

Foto: Prenúncio de Festa – Wedding Planners

Como evitar este esquema

Encomendar flores que são muito baratas e prometem uma produção incrível, sem especificar que tipo de flor será usada, as dimensões dos arranjos, o tipo de montagem, etc., pode sair muito caro.

A melhor forma de evitar isso é não se deixar levar pela ilusão do preço. Deve ter em mente que os elementos do seu casamento não são uma despesa, são um investimento na sua felicidade, para o grande dia.

Foto: Thrall Photography

5. O menu miniatura

Certamente já esteve num casamento em que ficou com fome depois do jantar. Todos nós já fomos a um casamento em que os pratos são tão pequenos, que parece que todos eles são entradas. É quase esperado que algo como isso possa acontecer num casamento, dado que aquando da contratação do serviço de catering, o mais importante para si é experimentar os pratos e não perguntar o tamanho de cada porção.

De acordo com o tipo de casamento, saiba qual o serviço de catering ideal para a sua boda.

Foto: Quinta do Pé da Serra

Como evitar este esquema

Reúna-se com o chef ou gerente da empresa antes da degustação. Especifique no contrato o tipo de prato e a quantidade aproximada do que será servido. Isto pode até parecer demais, mas no final, deixar tudo por escrito é a única forma de se salvaguardar, se algo não correr como acordado.

Veja como escolher o menu do casamento em cinco passos

Foto: Quinta de Alvre

No mundo dos casamentos, os acidentes podem acontecer e não podemos esperar que tudo seja perfeito num evento tão grande. É importante estar ciente de que erros ou contratempos não são logo sinal de uma farsa. Mas é sempre melhor escrever os contratos o mais detalhadamente possível e colocar por escrito todos os pressupostos e a possível compensação.

Foto: SLcasamentos

Embora existam pessoas sem escrúpulos que podem conseguir enganar alguns casais, estas são situações de exceção. Um bom fornecedor tenta sempre tentar entregar um trabalho de qualidade. Certifique-se que contrata os melhores, investigue, conheça-os pessoalmente e fale sobre cada detalhe, estabelecendo uma boa comunicação.

Entretanto, veja também as nossas dicas par organizar o seu casamento sem percalços.

Não perca:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Foto: The Chronicles
Lugares com um je ne sais quoi para o seu casamento: nós encontrámo-los!
Se vai casar e procura o local ideal para o seu casamento de sonho, este artigo é para si! A Zankyou recomenda-lhe alguns espaços especiais, que vão fazer o seu coração pular de emoção.
Fotos: Slcasamentos
12 dicas para economizar na lua de mel e escolher o destino dos seus sonhos
Há alguns truques de que se pode valer para garantir uma lua-de-mel económica e maravilhosa, sem ter de abrir mão da viagem e destino dos seus sonhos.
Foto: Edgar Dias Photography | Vestido: Noiva Lusa | Jóias Elements Jewellery
Como escolher o meu vestido de convidada para um casamento à noite em cinco passos
Os casamentos noturnos tendem a pedir mais sofisticação, cores escuras e vestidos compridos. Mas há exceções. Convidamo-la a ler este post e a pôr as suas dúvidas de lado

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação