Quem casa e o que devo vestir? Descubra quais são os looks adequados para cada casamento

O grande dilema quando a convidam para um casamento é saber o que vestir, pois irá depender de quem se vai casar e de saber se a escolha que faz é a mais adequada para o tipo de casamento para o qual foi foi convidada.

Em primeiro lugar, há que saber interpretar o dress code, que pode estar indicado no convite ou talvez tenha de supor de forma implícita. Outro dos motivos importantes para escolher um look em detrimento de outro e saber se tem de ir mais ou menos arranjada é o grau de parentesco para com os noivos. De facto, não é a mesma coisa ser familiar em primeiro grau, como pais, filhos, irmãos, avós… do que em segundo, terceiro ou quatro grau. Também o nível de relação de amizade ou inclusivamente relação laboral conta para a escolha. Tudo isto, claro, tendo em em conta que não esteja previamente estipulada uma etiqueta concreta.

Nuno Vicente - PhotographyAgende uma reunião com Nuno Vicente - Photography
Nuno Vicente – Photography

Sabemos que não é fácil ter claro o dress code e, por esse motivo, queremos ajudá-la para que tenha em conta o protocolo básico e saber, dependendo de quem se casa, o que deve vestir.

Familiar directo

Ser irmã da noiva ou do noivo ou madrinha é uma posição de grande importância num casamento e, por isso, deve vestir-se de forma adequada ao seu grau de parentesco. Claro que há que ter em atenção para não passar a fronteira de se destacar mais do que a própria noiva. Escolher um vestido elegante e de uma só cor é uma opção bastante adequada. A cor a ser escolhida pode ir em consonância com algum acessório do noivo ou da noiva. Inclua no seu look uns acessórios discretos e elegantes e estará perfeita para a ocasião.

KAOÂExperimente este vestido!
KAOÂ

Um dos fantásticos modelos da colecção de Atelier Gio Rodrigues – que oferece opções quer para noivas como para convidadas – é ideal se, por exemplo, é irmã da noiva ou é um casamento muito formal. Garanta o sucesso do seu look com um modelo de Gio Rodrigues.

Atelier Gio RodriguesExperimente este vestido!
Atelier Gio Rodrigues | Foto Rui Teixeira
Atelier Gio RodriguesVisite o atelier
Atelier Gio Rodrigues | Foto Rui Teixeira

Parentesco menos chegado

Se o seu grau de parentesco é um pouco mais distante dos protagonistas do casamento pode optar por um estilo mais descontraido ou um vestido curto de cocktail se o casamento for de manhã. Outras opções menos formais são os macacões compridos ou um look de duas peças de saia ou calça. Escolha as cores da moda segundo a época do ano e combine-o com um penteado descontraído para estar deslumbrante.

KAOÂExperimente este jumpsuit!
KAOÂ

 

Visite o atelier
Foto: Rui Teixeira
Visite a loja
David Christian

Amigos ou colegas de trabalho

Se a sua relação com os noivos é de amizade ou de tipo laboral pode dar-se ao luxo de optar por tecidos com estampados florais e mais divertidos. Deixe a sua imaginação voar!

David ChristianExperimente este vestido!
David Christian
Visite a loja
Choá Collection
David ChristianExperimente este conjunto!
David Christian

Escolha o seu look mais adequado e esteja radiante no casamento, sentido-se tranquila com o facto de saber que acertou plenamente na sua escolha!

Veja também: 

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Efeito Espontâneo
Maquilhagem de Convidada de casamento em casa? Descubra os 6 erros a evitar!
Se tem um evento importante como um casamento e decidiu fazer você mesma a sua maquilhagem em casa, a bloguer Leonor Vasconcelos diz-lhe quais são os pontos que deve ter em atenção na hora de se maquilhar!
João Almeida
Sete noivas, sete jóias: digam-me que noiva são e dir-vos-ei qual a jóia que melhor se adequa a vocês!
Sete noivas, sete jóias diferentes... Já escolheram o vosso vestido de noiva? Já viram inúmeros penteados, sapatos, bouquets e já têm uma ideia mais ou menos clara do vosso look? E as jóias? Ainda não? Como ainda não? Não sabem como as escolher? Têm dúvidas a respeito de qual a que melhor se adequa a vocês? Nada temam! Digam-nos que noiva são... e nós diremos como podem escolher a jóia certa!
Do pedido ao altar
Porque devo contratar um Wedding Planner?
Descubra as vantagens e erros a não cometer quando decidem contratar um Wedding Planner!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação