Como organizar uma festa de Halloween

E chegámos ao famoso Halloween (Dia das Bruxas)! Por isso, se já se rendeu a esta assustadora tradição tipicamente inglesa, americana e canadiana, porque não organiza uma festa em casa para a celebrar? Ainda vai a tempo! Aqui ficam algumas dicas para dar a festa mais divertida e assustadora de todos os tempos!

Foto Shutterstock

Os convites

Para entrar desde logo no espírito do Halloween, deverá começar pelos convites. Como já não tem tempo para os fazer, guarde a ideia para o próximo ano ou opte por fazer convites online ou crie um evento no Facebook, por exemplo.

Para ilustração dos convites, opte pelas cores desta celebração: preto, laranja, roxo e branco. Pode  – ou não! – adicionar algumas personagens típicas da data: fantasmas, zombies, bruxas, gatos pretos, caveiras, monstros, vampiros, etc. Para imagens mais softs e divertidas, pode sempre optar pelas famosas abóboras sorridentes.

Não esqueça de incluir uma nota para os convidados aparecerem devidamente caracterizados.

Foto: Rebecca Hansen Weddings
a pajarita
a pajarita
Foto: Katie Parra Photography
Fotografia: Konstantin Eremeev Photography

A decoração

Para a decoração, utilize mais uma vez as cores do Halloween já indicadas: o preto, laranja, roxo, branco. O verde também é uma opção, misturado com esta paleta de cores, assim como o vermelho. Por seu turno, o dourado dará um toque de requinte. Utilize-as em todos os itens que conseguir encontrar nessas cores.

Foto: Aaron And Jillian Photography
Foto: JoPhoto
Fotografia: Konstantin Eremeev Photography

Aposte no DIY para os objetos decorativos: pode pintar garrafas, latas, copos, vasos, etc.; pendurar balões laranja com figuras desenhadas imitando abóboras, fantasmas, teias de aranha, entre outros; espalhe teias de aranha em croché preto e morcegos feitos com cartolina preta, etc. Aliás, é possível fazer inúmeras decorações em papel, como grinaldas de aranhas, fantasmas, morcegos, bruxas e muito mais; as silhuetas sinistras coladas na janela também são simples de fazer e proporcionam um ótimo efeito.

Foto: Rebecca Hansen Weddings
Foto Pixbay
Foto Pixbay

Caso não tenha tempo para se dedicar à bricolage, pode sempre optar por comprar aranhas de plástico, abóboras, teias de aranha artificiais, cruzes e outros adereços arrepiantes, como mãos ensanguentadas ou olhos raiados de plástico

Se conseguir encontrar flores frescas nestas tonalidades, pode colocá-las em vasos ou jarras pretas. As flores de plástico têm a vantagem de poderem ser pintadas com spray nas cores pretendidas. Decore os arranjos com aranhas falsas, por exemplo, para torná-los mais assustadores!

Foto: Judy Pak Photography

Na mesa ou nas mesas, dependendo se está a pensar dar um jantar sentado ou organizar um buffet, coloque abóboras como centros de mesa e opte por toalhas de mesa, pratos, copos, guardanapos e demais utensílios nas cores do Halloween.

1love4ever Photography
1love4ever Photography
Foto: Aguiam Wedding Photography

Idealmente, a festa deve ser à noite, com uma iluminação baixa. Aposte nas velas, que não precisam de ser muito caras (podem ser daquelas brancas comuns). O segredo é a quantidade e uma disposição criativa. Pode também optar por lanternas, inclusivamente feitas em casa: pinte latas ou forre potes de vidro com papel colorido ou compressas e coloque a vela lá dentro.

Foto Pixbay
Foto Pixbay

Para se inspirar, veja também Doçura ou travessura: ideias originais para decorar o seu casamento no Halloween

O menu

O menu pode ser o que quiser – e até pode dizer aos seus convidados para trazerem alguma coisa, sempre poupa trabalho. No entanto, para elevar o espírito do Halloween ao máximo pode optar por receitas com abóbora e brincar com as cores da comida, utilizando corantes ou receitas com determinados legumes e frutas que proporcionem as tonalidades pretendidas. Uma sopa de tomate, por exemplo, pode ser uma brincadeira para brincar com sangue! E por aí em diante…

Photo by Three Bunnies on Unsplash

Para as bebidas o mesmo: cor, muita cor. Sumos de fruta – laranja, frutos vermelhos e uva, por exemplo – sangria, cocktails como o Bloody Mary, entre outras, servidas em copos transparentes.

Foto: Table4 Weddings
Foto: Valerie Busque

Os bolos com coberturas coloridas dão outra excelente opção para enfeitar a mesa no Dia das Bruxas. Pode ainda fazer saladas dentro de laranjas ou abóboras, por exemplo.

Photo by Damien Creatz on Unsplash
Bolo Annushka

Para as crianças

Para as crianças, recrie uma experiência ao verdadeiro estilo americano. Na realidade, não é preciso muito para fazer uma festa para os mais pequenos: doces, amigos e disfarces assustadores são os ingredientes mais do que suficientes. Pode falar com os vizinhos e com as mães das crianças que pretende convidar para organizar o famoso Trick or Treat (“Gostura e Travessura”) e para a animação compilar as melhores histórias de terror para deixar todos arrepiados!

Photo by Hello I’m Nik on Unsplash
Pixbay
Photo by rawpixel on Unsplash
Photo by rawpixel on Unsplash

Disfarces & Maquilhagem

Uma boa festa de Halloween deve ter sempre o máximo de convidados mascarados, de preferência com disfarces originais inventados por eles. Para animar a festa, pode sempre fazer um concurso, com um prémio simbólico.

Se quiser economizar no seu próprio disfarce, utilize a sua imaginação e criatividade e procure uma solução entre a roupa que tem no armário. Rendas, roupas pretas e roxas, estampas de caveiras e botas altas de pele ficam sempre bem.

Foto Pixbay
Foto Pixbay

Depois só terá de apostar numa boa e arrepiante maquilhagem. O segredo é procurar referências nas personagens de filmes de terror, como Chucky, o boneco assassino, e Mortícia Addams, a matriarca da Família Addams, e deixar a criatividade fluir.

Música & Filmes

Festa sem música não é festa. Por isso, escolha músicas adequadas à ocasião. Aqui ficam algumas sugestões.

Foto Divulgação
Foto Divulgação
  • “Thriller” – Michael Jackson
  • “Crazy Train” – Ozzy Osbourne
  • “Genesis” – Justice
  • “Highway To Hell” – AC/DC
  • “Seven Devils” – Florence & The Machine
  • “Firestarter” – Prodigy
  • “Monster” – Jay Z & Kanye West
  • “Dracula’s Wedding” – OutKast
  • “Fresh Blood” – Eels
  • “Heads Will Roll” – Yeah Yeah Yeahs
  • “Burn the Witch” – Queens of the Stone Age
  • “Monster” – Lady GaGa
  • “Evil Eye” – Franz Ferdinand
  • “Sympathy For The Devil” – The Rolling Stones
  • “Shelter” – The XX
  • “Everybody (Backstreet’s Back)” – Backstreet Boys
  • “Kinda Outta Luck” – Lana Del Rey
  • “Psycho Killer“- Talking Heads

Pode ainda optar por passar filmes de terror clássicos antigos durante a festa, para criar ambiente (no caso de ser uma festa só para adultos, claro!)

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Rui Teixeira Wedding Photography
Porque será que as fotos a preto e branco são as mais bonitas do casamento?
As composições em preto e branco são, assim, um dos princípios da arte de fotografar e também um must em qualquer sessão fotográfica de pré-casamento. E por muito que a tecnologia evolua e se façam fotos cheias de cor e com uma definição perfeita, as fotos a preto e branco serão sempre adoradas.
Vanessa & Ivo
Saiba como fazer um vídeo de casamento curto e divertido que conte TODA sua história!
A grande tendência do momento são os vídeos curtos e divertidos que captam todas as etapas do casamento. Um vídeo para ver e rever sempre que queiram reviver aquele dia tão especial das vossas vidas.
Credits: Gloria Aguiam fotografas
8 ideias para continuar a festa depois do casamento
Prolongue um pouco mais o dia D com estas ideias para continuar a festa pós-casamento. E siga a festa!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação