Conselhos infalíveis para que os noivos evitem gastos desnecessários aquando a organização do casamento

Os grandes casamentos não têm que ser os que saem mais caros. Talvez tenham um budget consideravelmente elevado, no entanto não é necessário investir excessivamente para que consigam conquistar os vossos convidados com todos os detalhes que caracterizarão o grande dia. Um aspecto a ter em conta é que no final do dia o que realmente importa e o que os seus amigos e familiares irão recordar para sempre são os momentos de pura diversão que experienciaram com o decorrer da celebração. Por sua vez, a animação e entretenimento também não pressupõe um gasto exageradamente grande. Assim, se são um dos casais que estão a viver, actualmente, todo o processo de planificação e organização do casamento, recordem estes conselhos que vos vão ajudar a conseguir opções e ideias frescas.

Centrimagem

Convidar apenas as pessoas que quer realmente presentes

Este é um tema de que já falámos várias vezes, mas nunca tendo razões económicas como perspectiva. Ao ser fiel a si próprio neste âmbito, não irá apenas ganhar mais conforto, como evitará também problemas. Tente dizer “não” aos convidados por compromisso ou conveniência, que pode incluir a vizinha da sua tia avó que não vê desde 1994 e os amigos da universidade com quem estabelece amizade apenas via Facebook.

Profoto
Profoto

Antecedência é um dos segredos 

Mesmo que a máxima improvisação e espontaneidade com que os grandes romances de Hollywood nos têm habituado nos encante, não deveriam corresponder às condições nas quais organizamos o nosso casamento, pois a realidade é bastante diferente da ficção. De facto, as cerimónias que são organizadas em tempo recorde trazem imensos gastos acrescidos aos noivos, uma vez que existem menos opções à sua disposição e, consequentemente, têm de se conformar com as mais caras.

Assim, ao organizar o seu casamento com a devida antecedência não só poupará dinheiro, como poderá encontrar aquilo que exactamente procura por ter um leque de opções mais vasto. 

José Luis Arras – Fotografia & Vídeo

Fuja das temporadas altas 

A grande maioria dos casamentos concentra-se entre Maio e Setembro, pelo que os preços de todos os aspectos nupciais sobem, nesta época. Consequentemente, muitos casais vêem-se obrigados a renunciar alguns pormenores. Desta forma, aconselhamos os casais a tentarem a sua sorte nas outras alturas do ano, como o Outono, Inverno ou princípio de Primavera que certamente vão conferir um toque e uma magia especial ao seu grande dia.

Jaime Neto Fotografia
Jaime Neto Fotografia

Alugue em vez de comprar 

Mesmo que existam coisas que jamais deveria alugar, muitas outras podiam seguramente entrar nesta categoria. Por exemplo, os detalhes decorativos e até mesmo o vestido da noiva e fato de noivo. Neste último caso, existem opções excelentes que podem reduzir consideravelmente os gastos do casamento. No entanto, tudo depende da sua situação emocional perante o vestido de noiva com que deseja experienciar este grande dia. Ou seja, se deseja ter uma recordação para toda a sua vida, opte por alugar alguns dos pequenos pormenores decorativos não personalizados que, à primeira vista, não a afectariam se não as tivesse para sempre.

Assim, o mais importante é analisar a situação antes de gastar dinheiro. Para tal, recomendamos que consulte os profissionais que a ajudarão a tomar boas decisões.

Mary Me Eventos
Mary Me Eventos. Fotografia: João Almeida

Diga “não” à decoração em demasia

Sempre ouvimos dizer que “mais é menos”. Na realidade, a simplicidade pode dar origem a resultados muito mais elegantes e sofisticados. Assim, aposte numa decoração que faça sentido e evite os detalhes excessivos. Neste aspecto, consulte wedding planners, que desempenham um papel fundamental ao longo de toda a organização, do casamento para que não se deixe guiar pelo excesso de emoção.

Verde aos Molhos – Decoração

Muito mais do que bolos de casamento 

Hoje em dia, confeccionam-se bolos de casamento que são autênticas obras de arte, tanto pelo seu delicioso sabor como pela sua aparência. No entanto, sabe que não são a única opção de que dispõe? As empresas pasteleiras confeccionam, igualmente, maravilhosos bolos como cupcakes, que estão tão na moda, ultimamente. Assim, para além de reduzir os custos do seu casamento, poderá, ainda, conferir um toque de originalidade e irreverência ao momento por escolher algo diferente.

Bakewell
Bakewell. Fotorafia: João Almeida

Lembranças originais para os seus convidados

Há presentes para convidados que emanam originalidade, ao mesmo tempo que servem como uma recordação especial do casamento que jamais quererão esquecer. Contudo, existem outras lembranças que ficam a um canto ou dentro de uma caixa esquecidas, desde o momento em que os convidados regressam às suas casas. Assim, deixe de lado os presentes mais tradicionais e siga algumas das novidades que têm invadido o mundo nupcial. Pode por exemplo fazer uma doação, instalar uma photobooth e oferecer as pequenas fotos super divertidas ou então oferecer algo que represente uma grande utilidade.

Nelson Marques Photography
Nelson Marques Photography

Por vezes, o barato não é sinónimo de poupar 

Muitos noivos tentam reduzir os seus gastos, acabando por colocar de parte alguns serviços que são imprescindíveis. Há extras que mais tarde vai ter de considerar e incluir. Assim, estabeleça um budget mesmo que lhe pareça caro, uma vez que estará isento de extras e fará com evite gastos de última hora. Desta forma, os extras deixam de existir.

Luminous Photography
Luminous Photography

Volte a ler esta lista e faça uma revisão actual da organizaçao e planificação do seu casamento!

Conheça, ainda, os 16 erros mais frequentes aquando a organização de um casamento, os detalhes que os noivos se esquecem na organização do casamento segundo os especialistas e as 9 coisas que todos os casais se esquecem de incluir no casamento 

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

10 gastos a evitar no seu casamento: não fique sem dinheiro!
10 gastos a evitar no seu casamento: não fique sem dinheiro!
Hoje, a Zankyou partilha consigo algumas dicas para evitar 10 gastos aquando a organização do seu casamento! Tome nota!
The Storytellers
Como ter um vídeo perfeito e inesquecível? 7 dicas infalíveis de profissionais!
Quer um vídeo original, mas ainda não encontrou inspiração? Perguntámos a alguns videógrafos quais os segredos para captar os melhores momentos do seu casamento!
David Christian
7 dicas infalíveis para que uma convidada de casamento esteja perfeita no dia do evento
A época de casamentos está a chegar e se fomos convidadas para, pelo menos, um evento, a dúvida quase que existencial impõe-se: o que vestir? Hoje a sytle coach Ana Silvestre deixa-lhe as 7 dicas infalíveis para estarem perfeitas no vosso próximo evento!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa na Zankyou?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação