Estamos noivos! E agora? A Zankyou está aqui para ajudar!

Estamos noivos! E agora? A Zankyou está aqui para ajudar!

Não faça essa cara! O casamento é um dos momentos mais bonitos da vida a dois, por isso toca a "arregaçar as mangas" e nada de medos. Leia bem este post e case como manda o figurino!

Estamos noivos! E agora? A Zankyou está aqui para ajudar!
  • Planear o Casamento
  • Recomendações
  • Casal

É natural que a primeira reação após o pedido de casamento ou decisão conjunta de dar este grande passo nas vossas vidas seja começar imediatamente a organizar tudo para o grande dia. Afinal, “estamos noivos” e há tanto para fazer, dirão vocês! O primeiro conselho, no entanto, é resistir a esta tentação. Concedam algum tempo a vocês próprios, para poderem saborear o noivado e o romance inerente a este momento. E sigam os conselhos da Zankyou, que está sempre aqui para ajudar.

guardarHelder Couto Photo Marque já uma reunião com Helder Couto Photo
Helder Couto Photo

«Estamos noivos e agora?» Reflitam sobre o vosso sonho de casamento

Conversem sem qualquer tipo de pressão sobre a visão que cada um de vocês tem sobre o grande dia. Estão de acordo com o sonho de uma festa espantosa com mais de 200 convidados? Ou preferem uma cerimónia mais íntima que inclua apenas os vossos familiares mais próximos e amigos? E a cerimónia? Querem que seja religiosa ou não?

Tudo isto convém ser bem conversado antes de partirem para ação. A fase da organização do casamento vai exigir de vocês o mesmo que uma vida a dois: negociações prioritárias, discussões sobre questões financeiras e resolução de situações familiares delicadas. Em última análise, vocês precisam de encarar o planeamento do vosso casamento como um trabalho de equipa.

guardarHelder Couto Photo
Helder Couto Photo

«Estamos noivos e agora?» Decidam se querem ou não um(a) Wedding Planner

Antes de darem o primeiro passo na organização do casamento, vão ter de tomar uma importante decisão conjunta: querem fazer tudo sozinhos ou preferem ter ajuda profissional? Neste caso, há que ponderar as vantagens em contratar um(a) wedding planner, contrapondo o investimento financeiro necessário.

E quais são essas vantagens?

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Muito resumidamente, a experiência e os contactos que um profissional possui ajudar-vos-á a encontrar com maior facilidade o que idealizaram para o vosso grande dia, dentro do vosso orçamento, do vosso tempo disponível e prioridades. Para além disso, um(a) wedding planner terá a importante tarefa de os alertar para tudo o que implica realizar o vosso casamento de sonho, assegurando uma boa gestão de expectativas para que possam ir tomando boas decisões e proporcionando uma organização mais descontraída, coesa, divertida e inclusivamente mais controlada em termos de custos. Veja na Zankyou as vantagens em contratar um(a) wedding planner

Entretanto, sugerimos que solicite os serviços de Lucyana Sposito Wedding Planner. Esta profissional é a escolha certa, se quiser um casamento realmente incrível, pois organiza cada casamento de forma personalizada, com a dedicação e carinho que os noivos merecem, para tornar o seu Grande Dia inesquecível. Lucyana Sposito é apaixonada pelo design e inovação, garantindo assim que os casamentos (outra das suas grandes paixões) sejam experiências extraordinárias, ricas em estilo e requinte. Uma coisa é certa, desta wedding planner você só poderá esperar uma dedicação sem igual. Quer experimentar?

guardarLucyana Sposito Wedding PlannerMarque já uma reunião com Lucyana Sposito Wedding Planner
Lucyana Sposito Wedding Planner. Sum Photography
guardarLucyana Sposito Wedding PlannerSolicite informação sobre “Lucyana Sposito Wedding Planner”
Lucyana Sposito Wedding Planner. Créditos: Nuno Martins

«Estamos noivos e agora?» Estabeleçam prioridades

Qualquer equipa que tenha de tomar decisões necessita de estar de acordo nas suas prioridades. No caso da organização do casamento, podemos estar a falar de uma “equipa” apenas formada pelos noivos ou de uma “equipa” formada também pelos pais, caso sejam eles que estejam a financiar toda a celebração. Por isso, numa primeira fase há que definir o que não é negociável. Do que é que não abdicam? Da data? Do número de convidados? Do espaço? Do estilo do casamento? Estarem todos em sintonia nesta questão é crucial para que todo o planeamento do casamento seja um processo agradável.

guardarHugo Esteves Photography
Hugo Esteves Photography

«Estamos noivos e agora?» Discutam um orçamento realista

Não custa nada sonhar. Mas os sonhos podem revelar-se bem caros quando os trazemos para a realidade e muitos noivos “entram em choque” quando se apercebem quanto custa o casamento que idealizaram. Por isso, é muito importante conhecer e pesquisar bem os diferentes fornecedores dentro do mercado dos casamentos para poder adequar as vossas escolhas e desde logo estabelecer um orçamento viável que garanta tudo aquilo de que não pretendem abdicar.

Há uma enorme variedade de preços dentro de cada categoria de fornecedores e serviços, que permitem margens de manobra confortáveis para poderem gerir o vosso orçamento disponível, de acordo com as vossas expectativas.

Aliás, este processo não difere da compra de qualquer outro produto ou serviço. Há que fazer escolhas: se para algumas famílias é mais importante um carro do que uma casa com vista para o mar, para outras será mais importante a vista. Tudo dentro da capacidade financeira de cada um. Não há nenhuma fórmula mágica que permita termos tudo quando não possuímos um orçamento inesgotável.

guardarMomento Cativo
Momento Cativo

«Estamos noivos e agora?» Criem e priorizem a vossa lista de convidados

O número de pessoas que irão partilhar convosco o vosso grande dia irá condicionar as diferentes escolhas que vão ter de fazer ao longo de todo o processo da organização do casamento. Não será apenas determinante na escolha do espaço, mas também no vosso orçamento. Custos como a comida, bebidas, alugueres, convites, centros de mesa, etc., estão diretamente relacionados com esse número.

guardarDream Weddings Europe - Premium Events
Dream Weddings Europe

«Estamos noivos e agora?» Descubram onde podem ser flexíveis

Se devem estabelecer uma lista das coisas das quais não abdicam, devem também concordar com o que para vocês pode ser flexível. Por exemplo, alguns casais preferem garantir o casamento com que sempre sonharam e, para o poderem concretizar, convidarem menos pessoas. Nesse caso, é no número de convidados que ambos concordam em ser flexíveis. Para outros será o estilo de casamento, a escolha da animação ou até mesmo o local do casamento, etc. De qualquer forma, estarem de acordo nesta matéria é muito importante para garantir que o vosso orçamento real permita a concretização dos vossos itens indispensáveis.

guardarIdeias de Veludo
Ideias de Veludo

«Estamos noivos e agora?» Marquem a data e encontrem um espaço

Assim que determinarem uma lista do que para vocês é indispensável e do que é negociável, bem como o número de convidados e orçamento disponível, podem começar a pensar em marcar uma data verificando a disponibilidade de Igreja ou Notário, ao mesmo tempo que procuram espaços que reúnam as condições para o casamento que idealizaram.

Marcar uma data e escolher o espaço para celebrar o vosso casamento, nomeadamente as suas regras e condicionamentos, será crucial antes de contratar qualquer outro fornecedor.

Querem uma ajuda? Então, tomem nota destes cinco passos para escolher a data do casamento. No que diz respeito ao espaço, sugerimos a Quinta do Hespanhol. E damos-lhe já três boas razões para isso. Comecemos pelo exterior. Com capacidade até 500 pessoas, os espaços ao ar livre são bucólicos, de atmosfera campestre, perfeitos para quem gosta de respirar as boas energias do céu azul, do sol e até da lua. A decoração é outra boa razão, porque a família que gere esta quinta tem um fascínio especial por esta tarefa. Visite o espaço e tire a prova dos nove. Depois, a comida, porque a família que a gere tenta sempre que os pratos no casamento não sejam só ‘comida de casamento’ mas sim que tenham qualidade e que as pessoas gostem mesmo do que lhes é servido.

guardarQuinta do HespanholMarque já uma visita à Quinta do Hespanhol
Quinta do Hespanhol. Nuno Ferreira Photography
guardarQuinta do HespanholMarque já uma visita à Quinta do Hespanhol
Quinta do Hespanhol. Nuno Ferreira Photography

Já lhes tínhamos dito que a Quinta do Hespanhol respira história? Pois é, e quem por lá casou, adorou cada traço, parede e compartimento, fora dos trâmites atuais. Não é para mais… Esta quinta, apesar de “só” organizar casamentos há 30 anos, foi doada, em 1391, a Filippo Pallastrelli, familiar da atual gestora do espaço Ana Fernandes Thomaz.

guardarQuinta do Hespanhol. Nuno Ferreira PhotographyMarque já uma visita à Quinta do Hespanhol
Quinta do Hespanhol. Nuno Ferreira Photography

«Estamos noivos e agora?» Avisem os amigos e familiares

Assim que tiverem marcado uma data para o casamento avisem de imediato os vossos amigos e familiares para que a possam reservar para o grande dia. Podem enviar um “Save The Date”, algo que era um costume anglo-saxónico mas que por cá já se começa a praticar com alguma frequência.

Tal como o nome indica em inglês, o “Save the Date” tem por objetivo “reservar a data”, tendo poucos detalhes e não substituindo o convite formal. Mas como é enviado com bastante antecedência – entre 4 a 12 meses antes – acaba por facilitar a vida aos convidados, que assim não planeiam nada para o dia, sobretudo se o casamento ocorre em época de férias ou alguma data especial. Logo aqui podem começar a ser originais: porque não fazer um Save The Date filmado?

A A Pajarita coloca a alma dos noivos em cada detalhe gráfico do Save The Date. E quem diz Save the Date, diz convite, estacionário, menu, missais, entre outros. Isto para frisar que o casal pode esperar desta empresa total empenho, assegurado por um trabalho profissional e exclusivo. E o que distingue a A Pajarita da concorrência é precisamente o seu ADN, o facto de o trabalho ser feito de raiz, à medida dos noivos. Tudo é pensado e desenhado com base no que estes partilham com a equipa de A Pajarita: os seus gostos, expectativas, histórias, interesses, viagens… e o entusiasmo! Ou seja, esta empresa inspira-se na singularidade e personalidade de cada casal, no amor que os une, no brilho do olhar, ou num gesto de ternura e cumplicidade…

guardara pajaritaMarque já a sua reunião com a pajarita!
a pajarita

«Estamos noivos e agora?» Mantenham-se organizados

Quer estejam a trabalhar sozinhos ou com um(a) wedding planner que vos dê as ferramentas necessárias para que possam manter as vossas tarefas em dia, encontrar uma forma de se manterem organizados é a chave para o sucesso. Podem ter uma pasta exclusiva para guardar todos os contratos com os fornecedores e demais papelada; criar uma folha de Excel para ir controlando os custos, nomeadamente as verbas já pagas e as estimadas; criar uma forma de manter a vossa lista de convidados organizada para que todo o planeamento seja pacífico, incluindo a escolha dos menus, a organização das mesas e até mesmo o tipo e número de lembranças que pretendem oferecer e as notas de agradecimento que terão de enviar, etc.

guardarEstúdios Santa Cruz
Estúdios Santa Cruz

«Estamos noivos e agora?» Busquem o outfit perfeito

É mais fácil do que imaginam. Primeiro, têm de pensar no estilo da boda, depois procurar uma indumentária que combine com o mesmo. Noivo e noiva também podem ter algo a condizer. Por exemplo, a tira do vestido dela pode coincidir com os suspensórios ou com o cinto dele. Seja que roupa escolherem, convém que selecionem uma casa bastante fashion, a par das últimas novidades da moda nupcial. Não se preocupem que a Zankyou já fez esse TPC (trabalho para casa) por vocês.

guardarWhite Valey
White Valey

Para Ele, sugerimos a Prassa – uma empresa que se preocupa acima de tudo com a qualidade dos produtos que comercializa. Como tal, trabalha com as melhores fábricas portuguesas e com alguns dos melhores estilistas nacionais: Miguel Vieira, Nuno Gama e Pedro Mourão. As suas três lojas, situadas na Baixa do Porto, primam pelo bem-estar dos clientes, pelo atendimento personalizado, pela diversidade de produto e pela excelente relação preço/qualidade.

guardarPrassaFaça já uma visita a uma loja Prassa
Prassa

Para ela, a sugestão vai para a Ais D’amor Bride’s Closet. Num ambiente intimista e acolhedor, esta loja recebe as noivas, de forma a que se sintam no seu closet privado – o Bride’s Closet – e aí são surpreendidas com um catálogo encantador, especializado no segmento nupcial, de deixar qualquer mulher a sonhar… De olhos abertos. E no momento exato que a cliente experimenta um dos vestidos, sente-se bonita, poderosa, intemporal. São estes alguns dos adjetivos que as noivas aisdamor personificam e que a casa garante concretizar no dia do seu casamento. Além dos vestidos de noiva, as noivas também encontram acessórios para complementar o visual, como sapatos e véus. Convencida com a nossa sugestão?

guardarAis d'Amor Bride's ClosetFaça já uma visita à loja Ais d'Amor Bride's Closet
Ais d’Amor Bride’s Closet

«Estamos noivos e agora?» Comprem as alianças

Acham cedo?! Não, não é. O ideal é não deixar nada para a última da hora, nem mesmo as alianças. Até porque há muitos modelos, que os vão deixar indecisos. Vão ter vontade de comprar todas… Mas o melhor é focarem-se numa que tiver mais a ver com o vosso estilo pessoal, já que é esse que vai estar sempre convosco, até serem velhinhos.

guardarEfeito Espontâneo
Efeito Espontâneo

Para vos ajudar nesta árdua tarefa, recomendamos que visitem uma das lojas Dara Jewels (duas em Lisboa e uma em Azeitão) e acertem em cheio na aliança de casamento. A Dara Jewels  presta um serviço de ourivesaria de excelência, adaptado a cada cliente, a cada necessidade, a cada desejo e, claro, a cada carteira. Esta joalharia consegue assim personalizar as suas alianças, utilizando apenas os recursos que pode pagar, mas com a particularidade de fazer autênticas obras de arte. Ou seja, esta loja cria um modelo de aliança, tendo como base a sua imaginação e orçamento para que possa obter o que deseja no valor que deseja. Nesse sentido, apresenta um novo programa em 3D que lhes permite fazer uma antecipação da peça antes de a executar. Há dúvidas?

guardarDara JewelsVisite já uma loja Dara Jewels
Dara Jewels
guardarDara JewelsVisite já uma loja Dara Jewels
Dara Jewels

«Estamos noivos e agora?» Eternizem a boda com fotografias

Um casamento não é um dia qualquer. Merece um tratamento VIP, muito bem pensado e organizado ao detalhe. Nada deve ser deixado ao acaso, muito menos o fotógrafo do casamento, já que é a ele que cabe a tarefa de eternizá-la no tempo. São as imagens (obra do fotógrafo) que ficam para sempre, que congelam aquele momento especial, os sorrisos e as emoções do dia, como se não se tivesse acontecido mais nada. Assim, daqui a 30 anos ou mais, podem reviver o dia mais importante das vossas vidas, como se o tempo não tivesse passado. Com a Helder Couto Photo vão, de certeza, ter o casamento congelado no tempo! Com um conceito de fotografia diferente, Helder e a sua equipa têm a capacidade especial de fazer arte, transmitindo claramente a história daquele dia. Fiquem com uma ideia, com estas fotos…

guardarHelder Couto PhotoSolicite informação sobre “Helder Couto Photo”
Helder Couto Photo
guardarHelder Couto PhotoSolicite informação sobre “Helder Couto Photo”
Helder Couto Photo

Já estão mais calmos agora que já têm noções mais claras do que é necessário para organizar um casamento? E se lhe disséssemos que deve tirar 12 meses para que fique tudo (mesmo) bem?Então, mão à obra que há muito ainda por fazer. Comecem já por decidir um espaço para a Grande celebração.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Helder Couto Photo Fotógrafos e vídeo
Momento Cativo Fotógrafos e vídeo
a pajarita Convites
Efeito Espontâneo Fotógrafos e vídeo
Quinta do Hespanhol Quintas casamentos
Estúdios Santa Cruz Fotógrafos e vídeo
Hugo Esteves Photography Fotógrafos e vídeo
Ais d'Amor Bride's Closet Lojas de Vestidos de noiva
Prassa - Noivos Fatos de noivo
Dara Jewels Lisboa Joalharia e bijuteria
Ideias de Veludo ® Wedding planners
White Valley Fotógrafos e vídeo