Publicidade
10 razões para fazer amor todos os dias!

10 razões para fazer amor todos os dias!

Podíamos dar-lhe 100 razões para se entregar de corpo e alma a noites tórridas de amor com a sua cara-metade, mas para já damos-lhe apenas 10!

  • Vida a Dois
  • Conselhos
  • Amor
  • Casal

Fazer amor todos os dias faz bem ao corpo e faz bem à alma! Não somos nós que dizemos, – apesar de concordarmos – são as muitas e variadas investigações – até científicas- feitas sobre o assunto. Há até mesmo estudos que comprovam que a prática diária do sexo é saudável e ajuda na prevenção de doenças ligadas ao stress e à ansiedade, ao mesmo tempo que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce, fazendo parecer até 7 anos mais jovem.

guardar
Foto: João Almeida
Publicidade

Os benefícios do sexo não se manifestam apenas no campo do prazer, há tantas outras vantagens associadas ao sexo: reduz os efeitos do stress do dia-a-dia, queima calorias e ainda ajuda a manter a relação feliz. Mas há mais, muitas mais. Podíamos dar-lhe 100 razões para se entregar de corpo e alma a noites tórridas de amor com a sua cara-metade, mas para já, damos-lhe apenas 10! E aqui estão elas, as 10 razões para fazer amor todos os dias – vá, quase todos os dias.

guardar
Foto: João Almeida

1. Vai fazê-la mais jovem

O Dr. David Weeks, neuropsicólogo no Hospital Real de Edimburgo, dirigiu uma conferência na qual apresentou provas conclusivas (provenientes de um estudo científico que levou a cabo durante meses): as pessoas sexualmente ativas chegam a parecer sete anos mais jovens do que as pessoas que não praticam sexo regularmente. O estudo revelou ainda que a quantidade é tão importante quanto a qualidade. Parece que está provado que o sexo feito com amor tem resultados mais positivos do que o sexo praticado sem paixão ou sem qualquer elo de ligação entre duas pessoas.

guardar
Foto: Diana Nobre

Veja também 6 atitudes que revelam maior intimidade num casal que o sexo: venham conhecê-las!

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

2. É uma ótima maneira de se manter em forma

Já ouviu falar na hormona DHEA? Também conhecida como a “hormona de juventude”, esta substância química parece ser o segredo para ter e manter um corpo em forma. E a forma mais fácil de a libertar é através do sexo. Sabia também que depois de um orgasmo o sangue corre até cinco vezes mais rápido do que o normal? É daí que vem a sensação de total euforia.

E mais. Trinta minutos de atividade sexual podem queimar até 100 calorias. Mas fica o conselho: o número de calorias que queimar aumenta à medida que experimenta novas posições. Dependendo da posição que experimentar está a usar e tonificar vários conjuntos de músculos diferentes. E, claro, é sempre mais divertido ir variando de posição.

guardar
Foto: Adriana Morais

3. Aumenta a esperança de vida e ainda previne contra a gripe

Estudos australianos concluíram que as pessoas que têm em média 3 a mais orgasmos por semana têm menos 50% de probabilidade de morrer por causa de alguma doença cardíaca (ou relacionadas) do que as pessoas que têm apenas 1 orgasmo por semana ou até por mês. A atividade sexual produz ainda anticorpos que ajudam na prevenção da gripe em estações mais frias.

Os dados curiosos são muitos. Quer mais um? Investigadores da Universidade de Nottingham descobriram que os homens com uma vida sexual ativa têm menos risco de desenvolver cancro na próstata. Assim, o corpo livra-se naturalmente de uma série de toxinas, as mesmas que (ao longo do tempo) podem dar origem a complicações.

guardar
Foto: João Almeida

Veja também O que têm em comum os casais que fazem MAIS sexo

4. Previne ataques cardíacos e reduz a pressão arterial

Menos stress, uma vida mais feliz e mais saudável. Existem já estudos documentados que afirmam que uma vida sexual ativa pode ajudar a evitar ataques de coração precoces. Um trabalho levado a cabo por docentes da Universidade da Rainha, em Belfast, defende que fazer amor pelo menos três vezes por semana diminui o risco de contrair uma série de doenças. Há inclusive outro estudo (desta vez de uma universidade escocesa, Brigham Young) que valida estas conclusões e acrescenta outro dado: homens e mulheres sexualmente satisfeitos têm vidas com menos stress e consequentemente valores mais adequados de pressão arterial.

guardar
Foto: Adriana Morais

5. Aumenta o nosso charme a valoriza a nossa autoestima

Durante a atividade sexual libertamos uma série de feromonas. Estas tornam-nos mais atraentes para o sexo oposto. O que significa que quanto mais fizer amor com a sua cara-metade, mais desejável se tornará. Um estudo conduzido pela Universidade do Texas induziu que um dos maiores benefícios dos participantes com as vidas sexuais mais ativas era o facto de estes se sentirem confortáveis com o seu corpo, com uma boa autoestima.

guardar
Foto: Diana Nobre

6. Previne as rugas e deixa a sua pele lisa e sedosa

Quando faz amor com a sua cara-metade, o seu corpo produz estrogénio, uma hormona que ajuda a atenuar as rugas e a deixar a pele mais limpa e mais lisa. O estrogénio é ainda mais eficaz nesta tarefa durante a menopausa, contrariando a tendência da pele para ficar mais seca (e consequentemente mais sensível a rugas). E sendo uma prática que exige algum exercício físico, ajudará também na renovação da pele, oxigenando o corpo, melhorando a circulação de sangue e dando-lhe um aspeto mais saudável.

guardar
Foto: João Almeida. Makeup: Jenny Makeup Land,

7. Acaba com a depressão

Qualquer exercício físico aumenta os seus níveis de serotonina, a hormona da felicidade. O sexo não é exceção! E porque a serotonina é o que os entendidos chamam de antidepressivo natural, as pessoas tendem a sentir-se realizadas e felizes depois de fazer amor. O psicólogo Gordon Gallup publicou recentemente um ensaio com base num estudo efetuado com mais de 300 mulheres em que prova que uma relação amorosa sólida que inclui a prática regular de sexo é sinónimo de felicidade.

guardar
Foto: Arte Magna

8. Liberta do stress e ajuda a dormir melhor

A revista Psicologia publicou um artigo no qual entrevistava uma série de mulheres. As que confessaram ter tido sexo nas últimas 24 horas antes da entrevista mostraram-se todas mais calmas e menos ansiosas. A oxitocina que o corpo produz quando experiência um orgasmo deixa-a com uma sensação de alívio e ajuda o corpo a relaxar e a descontrair. Logo após a atividade sexual, é normal que se sinta satisfeita e pronta para dormir pacificamente. Mas não pense que isso significa que só deve fazer amor antes de dormir… Pelo contrário. Há igualmente estudos que comprovam que começar o dia a fazer amor com a sua cara-metade é meio caminho andado para ter um dia feliz e estar todo o dia de bom-humor.

guardar
Foto: Adriana Morais

9. Acaba com as dores de cabeça

A desculpa que lhe dói a cabeça vai deixar de “pegar”! Já há estudos científicos que provam que a atividade sexual diminui a dor. A oxitocina e outras endorfinas libertadas durante o sexo aliviam a dor. Nada como um orgasmo para acabar com a tensão que acumulamos na zona dos ombros, com uma dor de cabeça e até com dores musculares.

guardar
Foto: Adriana Morais

10. Fortalece ossos e músculos

Mais estrogénio para as mulheres e mais testosterona para os homens; é isso que o sexo garante. E, por sua vez, a produção dessas duas hormonas ajuda proteger os ossos contra a osteoporose. Para as mulheres, há ainda uma vantagem adicional: ajuda a fortalecer a zona pélvica (prevenindo contra problemas futuros de incontinência).

guardar
Foto: Diana Nobre

Estas são apenas algumas razões (as científicas) para que faça amor sempre que possível. Mas há uma razão adicional que não podemos deixar de partilhar consigo: o sexo é indispensável a uma relação feliz, faz parte da intimidade de um casal e é o que ajuda a manter a chama acesa durante todo o seu casamento (que esperamos seja longo). E é um dos grandes prazeres da vida!

Veja também Como manter a chama acesa depois de vários anos enquanto casados? Uma séxologa dá-nos a receita!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Jenny Makeup Land Maquilhagem noivas
João Almeida Fotógrafos e vídeo
Diana Nobre Fotografia Fotógrafos e vídeo
Arte Magna Fotografia Fotógrafos e vídeo
Adriana Morais - Fotografia Fotógrafos e vídeo
Publicidade

Dê-nos a sua opinião