30 ideias incríveis para personalizar o seu casamento: os seus convidados nem vão acreditar!

A tradição está prestes a ser ultrapassada por novas tendências. São cada vez mais os casais que optam por surpreender os convidados com decorações que vão do retro chic ao mais moderno e lembranças que não passariam na cabeça de ninguém, até às vestimentas mais loucas e ousadas. O importante é que o seu casamento seja a sua cara! E no seu dia tudo é permitido. Acabaram-se os casamentos estandardizados, em que ir a um ou a outro era a mesma coisa. Tanto os convidados, como os familiares e os próprios noivos vão ficar boquiabertos com o leque de opções para tornar toda e qualquer boda única e original, com a grande vantagem de transmitir a alma dos noivos. Neste artigo, compilámos 30 ideias que a vão ajudar a compor o seu casamento, exactamente como sempre quis. Tome nota!

Foto: Por magia

1. Um cardápio que deixará todos impressionados

A maioria dos restaurantes ou quintas (com catering próprio) já têm estipulados os menus que é suposto adjudicar. Mas por que razão aceitá-los, sem pestanejar? Pode e deve pôr o seu cunho pessoal em cada prato. Surpreenda os convidados com uma série de menus que digam muito de si e do seu noivo. A Quinta da Quintã, é um lugar onde as histórias começam… Com localização privilegiada entre o Porto e Santa Maria da Feira, a Quinta da Quintã oferece dezenas de serviços selecionados. Com espaços verdes amplos, paisagens que ficam gravadas na retina e menus que vão deixar qualquer estômago dar horas, conte com estes profissionais para criar uma boda memorável.

2. Inverta a ordem

Isso significa mudar a ordem cronológica dos momentos típicos de um casamento: Consegue imaginar-se no cocktail ou no banquete antes do “sim”? E por que não? A expectativa do momento cria mais borboletas no estômago, um copo chama outro e a, certa altura, já nem vai nervosa para o altar. Os seus convidados também vão adorar ser recebidos por uma flute de champanhe!

Foto: Aguiam Wedding Photography

3. Boda temática original

Primeiro que tudo, aconselhamos que escolha o tema da boda. O mais difícil é encontrar um tema em comum aos dois pombinhos sem entrar em desacordo. Mas vocês vão casar, por isso têm de ser capazes de se identificar com algum tema, não? A temática da boda deve estar presente em todos os seus pormenores. Esta deve servir como fio condutor de tudo o que se vai desenvolvendo durante a festa. E se depois de escolher o tema, quer livrar-se das responsabilidades, contrate a Eventos de Sonho. A empresa será responsável por dar aquele toque de elegância que procura. Possuem uma equipa experiente de wedding planners prontos a organizar o seu dia tendo em conta o mais pequeno detalhe, para que tudo esteja perfeito.

4. Cartões ou outro detalhe com as boas-vindas

Antes que os convidados sejam surpreendidos com o menu, deslumbre-os com cartões de boas-vindas, personalizando-os à medida de cada um. Substitua-os pelo tradicional seating plan. Recorra aos cartões personalizados de Ideia Genial e personalize um cartão com o detalhe sobre o lugar que os seus convidados vão ocupar.

5. Cerimónia civil

Não é toda a gente que se casa pela igreja. Cada vez há mais casais a escolher dar o “sim, aceito”, num local completamente inusitado, que não obriga a cumprir nenhum ritual religioso. O mais curioso é que a Quinta dos I’s não passaria pela cabeça de ninguém, excepto pela vossa. E os vossos convidados vão pensar: “só podia!” Esta quinta em pleno coração algarvio, oferece a possibilidade de organizar uma cerimónia num ambiente rústico e harmonioso.

6. Os bolos

Até na pastelaria as coisas já não são o que eram. Claro que há doces conventuais e típicos da nossa doçaria que não vai querer deixar de lado, mas pode acrescentar outros, com novas tendências. Já ouviu falar na Bakewell? Há bolos que são autênticas obras de arte. E o melhor de tudo: bolos e sobremesas criados de raiz a partir do gosto ou inspiração de cada cliente e com ingredientes biológicos. Por esta não esperava, hein?!

Solicite informação sobre “”
Foto: Bakewell | Passionate Portugal Wedding Photography

7. Geometria

Utilize formas geométricas para decorar a sua boda. Por exemplo, pode espalhar velas cilíndricas ou quadradas pela quinta, criar centros de mesa octogonais ou pentagonais… Também aqui a imaginação é o seu maior aliado. Experimente!

Foto: Helder Couto Photographer

8. Um Canto handmade

Dedique um canto da sala à sua capacidade criativa. Decore-a você mesma. Claro que deve pedir ajuda ao seu mais que tudo. Afinal, ele também vai casar. É suposto que esse cantinho seja diferente daquilo que os convidados estão habituados a ver nas outras festas. E se criasse um espaço onde os adultos pudessem dar asas à imaginação e fazer coisas com as próprias mãos? Para os miúdos não se sentirem à parte, coloque uma mesa mais pequena ao lado com um pouco de barro ou plasticina. Eles vão adorar mostrar a sua criação artística!

Foto: Aguiam Wedding Photography

9. Sessões de fotos

As fotos são dos fatores mais importantes num casamento. Crie uma sessão de fotos divertida com a ajuda dos Estúdios Santa Cruz. Acorde de antemão com o fotógrafo o que é suposto fotografarem e como. O efeito só poderá ser um: imagens que eternizam um dia único de felicidade, sem cortes, sem pudores.

10. Adeus às flores clássicas

O bouquet sempre foi um dos principais requisitos das noivas tradicionais. Agora, não tem de ser assim. Seja como for, os motivos florais continuam a ser imprescindíveis para dar aquele toque de feminilidade e romantismo à cerimónia. Com a Vila Verde em Flor, terá a garantia das melhores e mais bonitas flores para a sua festa.

11. Kit de boas-vindas

Para além do kit de emergência, não se deve esquecer do kit de boas-vindas para os convidados, com um conjunto de coisas úteis, como um leque, o mapa de lugares ou uma foto vossa. Bombons ou outras delícias também são muito bem recebidas pelos convidados.

Foto: Aguiam Wedding Photography

12. Frutas

Nem tudo são flores! E se decorasse o espaço com fruta? As frutas dão uma ar de frescura e modernidade à festa. Há centros de mesa que, feitos com imaginação, dão mesmo vontade de comer… Não fossem feitos de bananas e morangos. Experimente!

Foto: Challet Fonte Nova

13. Balões

Todos temos uma criança dentro de nós! Os homens então, nem se fala. Por isso, não estranhe que o seu noivo quiser enfeitar a quinta com balões. Deixe-o extravasar. Ele precisa de queimar os últimos cartuchos da sua vida, sem grandes responsabilidades.

Foto: 135 milímetros

14. O seu filme favorito

Não, não estamos a dizer para pôr os seus convidados a ver filmes. Até porque o que eles querem é dançar, pular e rir à grande. Bem, se for uma comédia… Não, o melhor é inspirar-se no seu filme favorito e associá-lo ao tema do seu casamento.

Foto: Carpe Momentum

15. Velas

Qual será o elemento chave da sua cerimónia? A luz! Então, escolha uma iluminação quente. A luz de uma vela é a ideal para recriar um ambiente aconchegante e romântico. Sugerimos que decore vários cantinhos da sala com velas, para que os seus convidados se sintam mais isolados e em clima de amor com o acompanhante. Para isso, conte com o apoio incondicional de Paula Carvalho Organização de Eventos. Quem sabe não sai do seu casamento mais um noivado?!

Foto: Paula Carvalho Organização de Eventos

16. E quando o sol brilha…

Casar no Verão obriga a um casamento mais “fresco”. Mais uma vez, traga velas, monte uma tenda e recrie espaços mais intimistas. Além disso, sugerimos que peça aos seus convidados que tragam uma peça alusiva ao Verão, o à praia, se a cerimónia decorrer à beira mar. Depois, é só divertirem-se a compor o espaço com cada um dos elementos. O efeito pode ser surpreendente!

Foto: Fine Arte Studios

17. Livro de assinaturas

Em vez do tradicional livro de assinaturas, prepare algo de diferente. Os seus convidados podem deixar-lhe mensagens numa folha especial para o efeito. Já que estamos no tempo quente, dê-se ao trabalho de ir à praia e trazer o maior número possível de conchas. Estas não estragam com o tempo, por isso será muito interessante guardá-las para sempre, juntamente com as mensagens de felicidades daqueles que mais ama.

Foto: A Pajarita

18. Decoração inspirada no Verão

Se gostou da ideia de casar no Verão, o tema da boda deve ter tudo a ver com esta época do ano. Pode fazer combinações que lembram e cheiram a Verão, em azul e branco, por exemplo. Ou em alternativa, inspirar-se na natureza. O céu é o limite!

Foto: Estúdios Santa Cruz

19. Ambientes rurais

Também neste caso o verde é rei. Então, sugerimos que case ao ar livre, aproveite o que o bom tempo tem para oferecer e deixe as vibrações da natureza contagiá-la a si e ao seu amor. Augura-se um casamento feliz e duradouro!

Foto: Carpe Momentum

20. Destination wedding

Quando se sentar por uns momentos e se aperceber que a sua lista de casamento já está muito comprida, é possível que comece a imaginar que, se calhar, gostaria de algo mais íntimo e pequeno. Quem sabe noutro país? Assim, será, certamente, diferente e só irão os verdadeiros amigos – os mais importantes!

Foto: 135 milímetros

21. Uma data pouco habitual

Como sabe, há aquelas épocas do ano em que toda a gente quer casar. Por que não variar? Que tal em Outubro ou Novembro? Bom, se calhar Novembro não, pois já estará frio. Fiquemo-nos por Outubro. Como não é tão usual, os seus convidados terão a sua agenda social mais liberta e irão com mais prazer. E porquê sábado? Sexta à noite é muito mais chic. Domingo também não é má opção, se tiver que casar mesmo naquele fim-de-semana e o padre não puder no Sábado. Pelo sim, pelo não, aqui vão 12 rituais para afastar o mau olhado no casamento.

Foto: Aguiam Wedding Photography

22. O Fato do noivo

Apesar de o noivo ser uma figura principal neste dia que é o casamento, a noiva é que é a estrela da festa. É nela que recaem a maioria dos olhares. Por isso, diga ao seu noivo para contrariar essa tendência, com um look de arrasar. Primeiro ele tem de perceber a diferença entre fato, smoking e fraque. Depois é só partir em busca da fatiota perfeita!

Foto: 135 milímetros
Foto: 135 milímetros

23. Zona chill-out

Se o seu casamento durar o dia todo, certamente que os seus convidados vão gostar de poder relaxar junto à piscina da Quinta do Corvo. Aqui a música é mais calma, os sofás mais confortáveis e as bebidas… mais espirituosas. A quinta possui um amplo jardim com recantos muito bonitos para as fotografias do seu casamento. No catering, apresentam ementas personalizadas para cada tipo de ocasião e um vasto leque de opções na elaboração e decoração dos pratos e mesas com toda a qualidade, requinte e bom gosto.

24. Picnic

Uma solução encantadora, que a obriga a confiar no bom tempo. Imagine os seus convidados deitados na relva a aproveitar as energias da natureza ou a relaxarem numa noite romântica. Sim, é possível. Basta casar na Primavera ou no Verão. Pode sempre aproveitar para se refugiar com o seu marido atrás dos arbustos. O resto é consigo…

Foto: 135 milímetros

25. Fogos de artifício durante o corte do bolo

Os fogos de artifício são sempre uma boa opção para entreter familiares e amigos. Se forem lançados como motivo de celebração melhor ainda. Há cada vez mais casais que escolhem o corte do bolo de casamento para mandarem lançar o fogo de artifício, um espectáculo para a vista e para os sentidos.

Foto: Fine Arte Studios

26. Beauty corner

Como vê, na Zankyou somos muito apologistas de “cantinhos” para tudo e mais alguma coisa. Desta vez, sugerimos um cantinho da sala só para elas. Um espaço de beleza, onde as suas amigas podem retocar a maquilhagem ou experimentar os novos looks. Deixe lá muitas coisas com as quais elas se possam entreter e brincar com o feminino.

Foto: 135 milímetros

27. Atenção aos miúdos

Como entreter os miúdos numa boda? É simples! Eles contentam-se com muito pouco. Basta um jardim grande, que já fazem a festa a brincar, a correr e aos saltos. Mas para os pais deles não ficarem doidos, o melhor é arranjar soluções para os manter quietos, com jogos e passatempos ou criar atividades em conjunto.

Foto: Efeito Espontâneo

28. Playlist

Mesmo que tenha contratado um DJ e que lhe dê liberdade total para colocar as músicas e fazer os arranjos que ele quiser, pode sempre pedir-lhe que ponha umas músicas que lembrem algum momento especial dos vossos tempos de namoro ou optar por um repertório de jazz, bossa nova e baladas. Sugerimos o grupo Poiesis Musicalis, um projeto musical que abrange diferentes géneros musicais, composto por voz, piano e flauta transversal.

29. Etiquetas com os nomes

Apesar de ter convidado apenas aqueles que lhe são mais próximos, não quer dizer que eles se conheçam entre si. Por isso, o melhor é criar etiquetas ou o que a sua imaginação ditar com os seus nomes, para colocar nos lugares onde se devem sentar. Veja lá, não baralhe os grupos. Lembre-se que o João roubou a namorada do Joaquim, há cinco anos. É melhor não ficarem juntos.

Foto: A Pajarita

30. Algum infiltrado que tenha graça

Contrate uma empresa de animação que tenha personagens cómicas. Por exemplo, um falso empregado de mesa. É o caso da Didi Animações. Eles têm um ator que faz as maravilhas dos miúdos e graúdos e têm especialistas em cuspir fogo e malabaristas. Quem disse que o entretenimento está só na pista de dança?

As ideias estão lançadas, agora cabe-lhe a si organizar a festa que vai deixar os seus convidados de boca aberta. Seja qual for a opção que escolher, tenha em mente que o que importa é que todos se divirtam nesse dia.

Poderá também gostar de ler:

Os 10 melhores hotéis do mundo para lua-de-mel
Vestidos de festa 2018: as tendências mais chic para uma convidada excecional!
Como escolher o vestido de noiva em 5 passos

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Mikiki Event Designers
Como decorar o altar do seu casamento: que estilo prefere?
O altar é uma peça chave na decoração de todo o tipo de casamentos, quer sejam religiosos ou sejam civis. Qual é o seu estilo preferido?
Tiago Valente
Surpreenda os seus convidados com estas lembranças de casamento incríveis
Tome nota destas 10 coisas que pode oferecer na festa, certamente os seus convidados jamais vão esquecer!
The Quinta - My Vintage Wedding | Foto: Aguiam Wedding Photography
Deseja um casamento diferente? Damos-lhe 30 ideias originais
Descubra as nossas 30 sugestões para personalizar o seu casamento. Temos a certeza que será um dia único e muito original.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação