30 ideias incríveis para personalizar o seu casamento: os seus convidados nem vão acreditar!

A tradição está prestes a ser ultrapassada por novas tendências. São cada vez mais os casais que optam por surpreender os convidados com decorações que vão do retro chic ao mais moderno e lembranças que não passariam na cabeça de ninguém às vestimentas mais loucas e ousadas. O importante é que o seu casamento seja a sua cara! E hoje tudo é permitido. Acabaram-se os casamentos standartizados, em que ir a um ou a outro era a mesma coisa. Tanto os convidados, como os familiares e os próprios noivos vão ficar boquiabertos com o leque de opções para tornar toda e qualquer boda única e original, com a grande vantagem de transmitir a alma dos noivos.

A Zankyou compilou 30 ideias que a vão ajudar a compor o seu casamento, exactamente como sempre quis, mas julgava não ser possível. Tome nota:

André Tavares FotografiaSolicite informação sobre “André Tavares Fotografia”
André Tavares Fotografia

1. Um cardápio que deixará todos impressionados

A maioria dos restaurantes ou quintas (com catering próprio) já têm estipulados os menus que é suposto adjudicar. Mas por que razão aceitá-los, sem pestanejar? Pode e deve pôr o seu cunho pessoal em cada prato. Surpreenda os convidados com uma série de menus que digam muito de si e do seu noivo. O clássico banquete com três ou quatro pratos já era. Contrate uma empresa que a deixe opinar sobre os ingredientes a colocar ou o design a apresentar. Explore novas técnicas e tendências. Na cozinha o céu é o limite.

2. Inverta a ordem

Isso significa mudar a ordem cronológica dos momentos típicos de um casamento: Consegue imaginar-se no cocktail ou no banquete antes do “sim”? E por que não? A expectativa do momento cria mais borboletas no estômago, um copo chama outro e a, certa altura, já nem vai nervosa para o altar. Os seus convidados também vão adorar ser recebidos por uma flute de champanhe!

Ricardo Meira Solicite informação sobre “Ricardo Meira ”
Ricardo Meira

3. Boda temática, não copiada

Primeiro que tudo, aconselhamos que escolha o tema da boda. O mais difícil é encontrar um tema comum a si e ao Manel. Mas vocês vão casar, por isso têm de ser capazes de se identificar com algum tema, não? A temática da boda deve estar presente em todos os seus pormenores. Esta deve servir como fio condutor a tudo a tudo o que se vai desenvolvendo durante a boda. Se forem actores, peça aos seus colegas de teatro que façam uma mini peça, quem sabe de improviso…

4. Cartões ou outro detalhe com as boas-vinda

Antes que os convidados sejam surpreendidos com o menu, deslumbre-os com cartões de boas-vindas, personalizando-os à medida de cada um. Substitua-os pelo tradicional seating plan. Não deve escrever nenhum testamento, apenas um detalhe sobre o lugar que o seu amigo deve ocupar. Deixe-o uns bons minutos ocupado na procura incessante pelo seu poiso.

5. Cerimónia civil

Não é toda a gente que se casa pela igreja. Cada vez há mais casais a escolher dar o “sim, aceito”, num local completamente inusitado, que não obriga a cumprir nenhum cânone religioso. O importante é que esse local que não passaria pela cabeça de ninguém, passou pela vossa. E os vossos convidados vão pensar: “só podia!”

Rui Bessa Capturing Dreams Solicite informação sobre “Rui Bessa Capturing Dreams ”
Rui Bessa Capturing Dreams

6. Os bolos

Até na pastelaria as coisas já não são o que era. Claro que há doces conventuais e típicos da nossa doçaria que não vai querer deixar de lado, mas pode acrescentar outros, com novas tendências. Já ouviu falar no cake design? Há bolos que são autênticas obras de arte. Afinal, os olhos também comem!

Sabia que há dois conceitos que vieram para ficar: saúde e design.

Spoon Eyes Solicite informação sobre “Spoon Eyes ”
Spoon Eyes

7. Geometria

Utilize formas geométricas para decorar a sua boda. Por exemplo, pode espalhar  velas cilíndricas pela quinta, pendurar estrelas nas árvores (o Natal está à porta) e algumas bolas de vidro nas portas. Também aqui a imaginação é o seu maior aliado. Experimente!

Ricardo Meira Solicite informação sobre “Ricardo Meira ”
Ricardo Meira

8. Um Canto handmade

Dedique um canto da sala à sua capacidade criativa. Decore-a você mesma. Claro que deve pedir ajuda ao Manel. Afinal, ele também vai casar. É suposto que esse cantinho seja diferente daquilo que os convidados estão habituados a ver nas outras bodas. E se criasse um espaço onde os adultos pudessem dar asas à imaginação e fazer coisas com as próprias mãos? Para os miúdos não se sentirem à parte, coloque uma mesa mais pequena ao lado com um pouco de barro ou plasticina. Eles vão adorar mostrar a sua criação artística!

9. Sessões de fotos

As fotos são dos factores mais importantes num casamento. Crie uma sessão de fotos divertida, que tenha a ver com o tema da festa. Acorde de antemão com o fotógrafo o que é suposto fotografarem e como. Este também lhe vai dar uma opinião (de profissional). O efeito só poderá ser um: imagens que eternizam um dia único de felicidade, sem cortes, sem pudores.

Your Image - Fotografia, Vídeo & Design Solicite informação sobre “Your Image - Fotografia, Vídeo & Design ”
Your Image – Fotografia, Vídeo & Design

10. Adeus às flores clássicas

O bouquet sempre foi um dos principais requisitos das noivas tradicionais. Agora, não tem de ser assim. Seja como for, os motivos florais continuam a ser imprescindíveis para dar aquele toque de feminilidade e romantismo à futura esposa, por isso nada de os abolir. Por exemplo, opte por deixar o bouquet de lado, mas coloque um acessório bem florido. Mas se insistir muito, leve lá o bouquet. Que tal com alfazema?

Spoon Eyes Solicite informação sobre “Spoon Eyes ”
Spoon Eyes

11. Kit de boas-vindas

Para além do kit de emergência, não se deve esquecer do kit de boas-vindas para os convidados, com um conjunto de coisas úteis, como um leque, o mapa de lugares ou uma foto vossa. Bombons ou outras delícias também são muito bem recebidas pelos convidados.

12. Frutas

Nem tudo são flores! E se decorasse o espaço com fruta? Estas dão uma ar de frescura e modernidade à festa. Há centros de mesa que, feitos com imaginação, dão mesmo vontade de comer… Não fossem feitos de bananas e morangos. Experimente!

13. Balões

Todos temos uma criança dentro de nós! Os homens então, nem se fala. Por isso, não estranhe que o Manel queira enfeitar a quinta com balões. Deixe-o extravasar. Ele precisa de queimar os últimos cartuchos da vida sem grandes responsabilidades. Não tarda é pai e terá que deixar o Manelinho brincar (com o que ele gostava).

Spoon Eyes Solicite informação sobre “Spoon Eyes ”
Spoon Eyes

14. O seu filme favorito

Não, não estamos a dizer para pôr os seus convidados a ver filmes. Até porque o que eles querem é dançar, pular e rir à grande. Bem, se for uma comédia… Não, o melhor é inspirar-se nesse filme para pensar na temática da boda. Faça como a Cindy e o Matthew. O Harry Potter enfeitiçou a Cindy e atingiu o Mathew com a sua varinha mágica.

15. Velas

Qual será o elemento chave da sua cerimónia? A luz! Então, escolha uma iluminação quente. O tempo frio está a chegar, por isso a luz de uma vela é a ideal para recriar um ambiente aconchegante e romântico. Sugerimos que decore vários cantinhos da sala com velas, para que os seus convidados se sintam mais isolados e em clima de amor com o acompanhante. Quem sabe não sai do seu casamento mais um noivado?!

A PajaritaSolicite informação sobre “A Pajarita”
A Pajarita

16. Natal

Casar no Inverno obriga a um casamento mais “quente”. Mais uma vez, traga velas, acenda a lareira e recrie espaços mais intimistas. Além disso, sugerimos que peça aos seus convidados que tragam uma peça alusiva ao Natal. Depois, é só divertirem-se a compor o espaço com cada uma delas. O efeito pode ser surpreendente!

Ricardo MeiraSolicite informação sobre “Ricardo Meira”
Ricardo Meira

17. Livro de assinaturas

Em vez do tradicional livro de assinaturas, prepare algo de diferente. Os seus convidados podem deixar-lhe mensagens numa folha especial para o efeito. Já que estamos no Outono, dê-se ao trabalho de ir ao jardim e trazer o maior número possível de folhas amarelas. Estas não estragam com o tempo, por isso será muito interessante guardá-las para sempre, com as mensagens de felicidades daqueles que mais ama.

Aguiam Wedding PhotographySolicite informação sobre “Aguiam Wedding Photography”
Aguiam Wedding Photography

18. Decoração natalícia

Se gostou da ideia de casar no Natal, o tema da boda deve ter tudo a ver com esta época festiva. Pode fazer combinações que lembram e cheiram a Natal. Verde com vermelho. Não há nada como umas folhas de azevinho, umas pinhas e algumas folhas bem verdes para que comece a respirar o Natal e tudo o que este representa: paz, amor e alegria.

Ricardo Meira Solicite informação sobre “Ricardo Meira ”
Ricardo Meira

19. Ambientes rurais

Também neste caso o verde é rei. Esta dica é perfeita para quem casa na Primavera. É o seu caso? Então, sugerimos que case ao ar livre, aproveite o que o bom tempo tem para oferecer e deixe as vibrações da natureza entrarem em si e no seu amor. Augura-se um casamento feliz e duradoiro!

André Tavares FotografiaSolicite informação sobre “André Tavares Fotografia”
André Tavares Fotografia

20. Destination wedding

Quando se sentar por uns momentos e se aperceber que a sua lista de casamento já está muito comprida, é possível que comece a imaginar que, se calhar, gostaria de algo mais íntimo e pequeno. Quem sabe noutro país? Assim, será, certamente, diferente e só irão os verdadeiros amigos – os mais importantes! Sabia que Portugal é um dos destinos de casamento favorito dos estrangeiros?

Spoon EyesSolicite informação sobre “Spoon Eyes”
Spoon Eyes

21. Uma data pouco habitual

Como sabe, há aquelas épocas do ano em que toda a gente quer casar. Por que não variar? Que tal em Janeiro ou Fevereiro? Bom, se calhar Janeiro não. Dizem que dá azar. Fiquemo-nos por Fevereiro. Como não é tão usual, os seus convidados terão a sua agenda social mais liberta e irão com mais prazer. E porquê sábado? Sexta à noite é muito mais chic. Domingo também não é má opção, se tiver que casar mesmo naquele fim-de-semana e o padre não puder no Sábado. Pelo sim, pelo não, aqui vão 12 rituais para afastar o mau olhado no casamento.

22. O Fato do noivo

Apesar de o noivo ser uma figura principal neste dia que é o casamento, a noiva é que é a estrela. É nela que recai a maioria dos olhares. Por isso, diga ao seu noivo para contrariar essa tendência, com um look de arrasar. Primeiro ele tem de perceber a diferença entre fato, smoking e fraque. Depois é só partir em busca da fatiota perfeita e que seja a sua cara!

Rui Bessa Capturing Dreams Solicite informação sobre “Rui Bessa Capturing Dreams ”
Rui Bessa Capturing Dreams

23. Zona chill-out

Se o seu casamento durar o dia todo, certamente que os seus convidados vão gostar de poder relaxar em zonas próprias para o efeito. Não é à toa que nasceram as chill out. Neste canto a música é mais calma, os sofás mais confortáveis e as bebidas … mais espirituosas

Rui Bessa Capturing Dreams Solicite informação sobre “Rui Bessa Capturing Dreams ”
Rui Bessa Capturing Dreams

24. Picnic

Uma solução encantadora, que a obriga a confiar no bom tempo. Imagine os seus convidados deitados na relva a aproveitar as energias da natureza ou a relaxarem numa noite romântica. Sim, é possível. Basta casar na Primavera ou no Verão. Você pode sempre aproveitar para se refugiar com o seu marido atrás dos arbustos. O resto é consigo…

André Tavares FotografiaSolicite informação sobre “André Tavares Fotografia”
André Tavares Fotografia

25. Fogos de artifício durante o corte do bolo

Os fogos de artifício são sempre uma boa opção para entreter familiares e amigos. Se forem lançados como motivo de celebração melhor ainda. Há cada vez mais casais que escolhem o corte do bolo de casamento para mandarem lançar os fogos de artifício, um espectáculo para a vista e para os sentidos.

Spoon EyesSolicite informação sobre “Spoon Eyes”
Spoon Eyes

26. Beauty corner

Como vê, na Zankyou somos muito apologistas de “cantinhos” para tudo e mais alguma coisa. Desta vez, sugerimos um cantinho da sala só para elas. Um espaço de beleza, onde as suas amigas podem retocar a maquilhagem ou experimentar novos looks. Deixe lá muitas coisas com as quais elas se possam entreter e brincar com o feminino.

27. Atenção aos miúdos

Como entreter os miúdos numa boda? É simples! Eles se contentam com pouco. Basta um jardim grande, que já fazem a festa a brincar, a correr e aos saltinhos. Mas para os pais deles não ficarem doidos, o melhor é arranjar soluções para os manter quietos, com jogos e passatempos.  Se calhar não será mal pensado, ficar para ler “Decoração infantil: Como ‘domar’ as crianças nos casamentos”.

Rui Bessa Capturing DreamsSolicite informação sobre “Rui Bessa Capturing Dreams”
Rui Bessa Capturing Dreams

28. Playlist

Mesmo que tenha contratado um DJ e que lhe dê liberdade total para colocar as músicas e fazer os arranjos que ele quiser, pode sempre pedir-lhe que ponha umas músicas que lembrem algum momento especial do seu namoro com o Manel. Sugerimos ainda que permita que os seus convidados façam o mesmo. Assim , fica tudo satisfeito e a festa terá tendência para ser sempre a subir…

29. Etiquetas com os nomes

Apesar de ter convidado apenas aqueles que lhe são mais próximos, não quer dizer que eles se conheçam entre si. Por isso, o melhor é criar etiquetas ou o que a sua imaginação ditar com os seus nomes, para colocar nos lugares onde se devem sentar e junto daqueles que eles se dão mais. Veja lá, não baralhe os grupos. Lembre-se que o João roubou a namorada do Joaquim, há cinco anos. É melhor não ficarem juntos.

Rui Bessa Capturing Dreams Solicite informação sobre “Rui Bessa Capturing Dreams ”
Rui Bessa Capturing Dreams

30. Algum infiltrado que tenha graça

Contrate uma empresa de animação que tenha personagens cómicas. Por exemplo, um falso empregado de mesa. É o caso da Didi Animações. Eles têm um actor que faz as maravilhas dos miúdos e graúdos, ~têm especialistas em cuspir fogo e malabaristas. Quem disse que o entretenimento está só na pista de dança? Já agora, saiba quais os 6 convidados que não podem deixar de ir ao seu casamento.

Didi AnimaçõesSolicite informação sobre “Didi Animações”
Didi Animações

As ideias estão dadas, agora cabe a si organizar uma boda mesmo ao seu jeito. Como vê é possível. Nós damos-lhe 11 razões para fazer do seu casamento apenas o que lhe der na cabeça. Seja como for, é melhor pedir apoio a quem sabe. Diga não ao “faça você mesmo”: Eis as 5 regras para um casamento perfeito.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Âme Casamentos
Surpreenda os seus convidados com estas lembranças de casamento incríveis
Tome nota destas 10 coisas que pode oferecer na festa, certamente os seus convidados jamais vão esquecer!
The Quinta - My Vintage Wedding
Lista de casamento de 1957: Nem imagina o que os seus avós pediram!
Esta é a prova de que até nos casamentos os tempos mudaram. Para melhor... só para os noivos!
Love Stories Weddings
Convites de Casamento em Lisboa: 12 das melhores empresas para personalizar o seu!
Conheça os melhores profissionais de convites de casamento em Lisboa e solicite informação gratuita e sem compromisso!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa na Zankyou?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação