Enfeites de Natal DIY: a melhor inspiração para si por uma profissional!

Enfeites de Natal DIY: a melhor inspiração para si por uma profissional!

A sua decoração nunca será tão fácil, depois de ler esta incrível inspiração da Sofia Sustelo do Homes in Colour!

  • Vida a Dois
  • Recomendações
  • Guest-blogger
  • Económico
  • DIY - feito à mão

E hoje trago-vos mais uma proposta de DIY, desta vez a nível de enfeites para a árvore de Natal. Embora existam muitos enfeites de Natal giros por aí, fazer os nossos tem sempre outro encanto, além de que se torna uma atividade bem gira, para um serão de fim-de-semana, principalmente agora, em que os dias estão mais frios e só apetece estar em casa.

guardar
Créditos: Homes in Colour

Para quem tem filhos, também tenho a certeza que é um programa fantástico para se fazer em família e que vai fazer as delícias dos mais pequenos. Afinal, qual é a criança que não adora amassar, sujar as mãos, utilizar tintas, cortar, recortar e colar?

guardar
Créditos: Homes in Colour

Todos estes enfeites foram feitos com aquelas pastas de modelar que se compram nas papelarias ou supermercados e que secam ao ar livre de um dia para o outro e não precisam sequer de ir ao forno a cozer. Este tipo de pasta é realmente fácil de trabalhar e com um rolo da massa é só esticá-la e depois com formas de cortar bolachas recortar as formas que queremos utilizar. Deixa-se secar e endurecer depois é só começar a decorar!

guardar
Créditos: Homes in Colour

Existem inúmeras técnicas e estilos com que se podem decorar os enfeites, tudo depende do gosto pessoal e do estilo que se quer imprimir à decoração. Eu decidi utilizar várias técnicas diferentes, justamente para vos mostrar as várias possibilidades e conjugações que podemos fazer

guardar
Créditos: Homes in Colour

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Umas das técnicas que acho mais gira (e que é super fácil) é esta com carimbos. Encontrei na Tiger estes, em forma de flocos de neve, e acho que se adaptam aqui na perfeição. Podem variar a escala e cores e construir um padrão ou simplesmente carimbar aleatoriamente. Qualquer uma das hipóteses fica gira, não acham?

guardar
Créditos: Homes in Colour

Os autocolantes são uma das melhores formas de enfeitar, sem sujar as mãos. Estes com números também encontrei na Tiger e acho que se adaptam muito bem à forma da estrela. Curiosamente, acho que não ficam tão interessantes colocados numa forma redonda, por eles próprios já serem redondos.

guardar
Créditos: Homes in Colour

As tintas são sempre aquele clássico que permitem inúmeras variações e este tipo de pasta aceita bem qualquer tipo de tinta, sendo que eu aqui utilizei tinta da china, pois queria um preto bem vivo. Para conseguir este efeito é só mergulhar um pincel fininho na tinta e fazer um dripping para cima das formas. O efeito final fica super giro!

guardar
Créditos: Homes in Colour

Não sei se já alguma vez trabalharam com folha de ouro, mas é um dos meus materiais preferidos e permite também efeitos muito bonitos e particularmente natalícios. Para quem não sabe, para se aplicar folha de ouro é necessário utilizar primeiro o mordente, que é uma espécie de cola transparente onde o ouro depois vai agarrar. Desenha-se a forma que se quer com o mordente, deixa-se secar e depois aplica-se com um pincel a folha de ouro por cima.

guardar
Créditos: Homes in Colour

Os sprays são outra forma de dar cor aos enfeites e que pela sua natureza permitem criar efeitos, que a tinta normal não permite tão facilmente, como por exemplo este efeito de cor em degradée. Basta aplicar um pouco mais da tinta de spray na parte inferior do que na superior e voilá!

guardar
Créditos: Homes in Colour

Por fim, a minha última sugestão é com washi tape, outro material que nunca falta cá por casa em todas as cores, padrões e frases. Podem forrar uma forma inteira com esta fita japonesa ou simplesmente colar uma frase, como podem ver na imagem abaixo. Às vezes, quanto mais simples melhor.

guardar
Créditos: Homes in Colour

Arranjar umas fitas ou cordão giro para pendurar os enfeites é igualmente importante e para aqui fiz uma variação entre o vermelho, o preto e um beije. Espero que tenham gostado das sugestões e que também tenham ficado com vontade de arregaçar as mangas e serem criativos nesta época natalícia!