Regras de etiqueta para os convidados de um casamento

Como é que poderemos ser os convidados de casamento perfeitos? São várias as formas de contribuirmos para que os noivos tenham um dia inesquecível, o que simultaneamente contribuirá para que toda a festa seja mais agradável. Em muitos casos, há detalhes que passam despercebidos a quem nunca tenha casado ou não tenha experiência em assuntos relacionados com casamento, o que é perfeitamente natural, mas é também por isso que ler dicas como estas pode dar uma boa ajuda.

1. Dress code

Normalmente não é indicado um dress code (nos convites ou verbalmente), mas devemos ter o bom senso de adaptar o que vestimos à formalidade exigida num casamento. Em caso de dúvida, um homem estará sempre bem de fato escuro e gravata, e uma senhora estará sempre bem com saltos altos e um vestido pelo joelho, de tecido nobre e padrão elegante.

Se pretendermos ser mais específicos, para um casamento de manhã adequa-se também o uso de fatos mais claros e de vestidos (ou conjuntos elegantes e formais que incluam saias ou calças) com cores e padrões mais vistosos, e para um casamento nocturno é também apropriado o uso de fatos ao estilo smoking e o uso de vestidos compridos, de cores mais escuras e de brilhos.

PenhaltaSolicite informação sobre “Penhalta”
Penhalta
Gio Rodrigues Solicite informação sobre “Gio Rodrigues ”
Gio Rodrigues

O uso de roupa de ganga ou de outros tecidos informais é totalmente desaconselhado, a não ser que seja sugerido pelos noivos (são eles que determinam a formalidade do casamento).

Por seu turno, as senhoras devem evitar o uso de grandes decotes, de transparências exageradas e de saias demasiado curtas.

Em geral, o branco é a cor destinada à noiva e, possivelmente, às meninas das alianças ou meninas das flores. As convidadas deverão, assim, evitar looks em que o branco predomine. O preto total também não é aconselhado, por ser uma cor associada a momentos menos alegres. De qualquer forma, normalmente é possível personalizar os vestidos brancos ou os vestidos pretos, colocando elementos com outras cores, assim como também é possível apostar nos acessórios vistosos, como colares, pulseiras, brincos, sapatos…

Gio Rodrigues Solicite informação sobre “Gio Rodrigues ”
Gio Rodrigues

No caso das damas de honor, estas devem ir com as cores e modelos mais adequados escolhidos previamente pela noiva. É certo que talvez não seja a sua cor favorita, mas é aquela que a sua amiga escolheu para que a acompanhem no seu grande dia. Escolha simplesmente um modelo que se ajuste ao seu estilo e desfrute deste “lugar” tão especial que ela vos ofereceu!

Ludgi Fotógrafos
Ludgi Fotógrafos
Ludgi FotógrafosSolicite informação sobre “Ludgi Fotógrafos”
Ludgi Fotógrafos

2. Resposta aos convites

É de bom tom felicitarmos os noivos no momento em que entregam o convite, e não devemos falar sobre questões monetárias ou sobre o momento complicado que o país atravessa.

Também é importante contactarmos os noivos assim que soubermos se poderemos ou não estar presentes no casamento, e sempre antes da data limite indicada no convite.

Por seu turno, tendo em conta as pessoas a quem o convite foi dirigido, é essencial indicarmos quantas irão ao casamento. Não devemos tomar a liberdade de acrescentar mais pessoas.

Ana de Sousa- Design & IllustrationSolicite informação sobre “Ana de Sousa- Design & Illustration”
Ana de Sousa- Design & Illustration

3. Cerimónia

A cerimónia, seja na igreja ou não, é a parte mais importante do casamento. Devemos estar sempre presentes, chegar atempadamente e entrar antes da noiva.

Também devemos ter em conta que os lugares da frente estão normalmente reservados para as pessoas mais próximas e, no caso de levarmos arroz para lançar aos noivos, convém que o coloquemos num recipiente elegante e discreto.

Love and Thanks Solicite informação sobre “Love and Thanks ”
Love and Thanks
Filipe Santos FotografiaSolicite informação sobre “Filipe Santos Fotografia”
Filipe Santos Fotografia

4. Críticas, comparações e comentários desagradáveis

Não devemos falar com os noivos acerca de qualquer tipo de problemas com o catering, o fotógrafo, o DJ ou outro fornecedor. Podemos expor as nossas questões ao wedding planner, ao chefe de sala ou a outra pessoa que possa estar responsável pela organização do dia.

Entretanto, a distribuição das pessoas pelas mesas não é tarefa fácil, e é feita mediante vários critérios. Se os noivos nos colocam em determinado local, devemos aceitar e tentar socializar com as restantes pessoas.

Também não é apropriado fazermos comparações com outros casamentos ou perguntarmos certos detalhes como os preços, já que isso pode embaraçar os noivos ou os familiares. Convém evitar falar sobre histórias desagradáveis que tenham acontecido no passado.

5. Fotografia

É importante termos em conta que os noivos contrataram um serviço de fotografia (e, muitas vezes, também de vídeo), pelo que é totalmente desaconselhável interferir com o trabalho dos profissionais, quer usando aparelhos demasiado visíveis (como tablets, máquinas fotográficas grandes ou colocadas em posições nada discretas, telemóveis que fiquem no campo de visão dos fotógrafos…) quer usando flash ou simplesmente indo para locais de grande destaque nos momentos mais relevantes – entrada dos noivos, troca das alianças, corte do bolo, entre muitos outros. Este é um problema bastante sério nos dias de hoje, prejudicando muitas vezes a reportagem do casamento.

6. Comportamento na festa

Beber em excesso é sempre desaconselhável. Também no caso de levarmos um calçado alternativo (para trocarmos se estivermos cansados), devemos ter em atenção a formalidade do mesmo e a forma como combina com a roupa e os restantes acessórios.

Entretanto, é importante que, em alguma altura do dia, cumprimentemos e felicitemos os noivos, e na altura de irmos embora devemos sempre despedir-nos deles.

Filipe Santos FotografiaSolicite informação sobre “Filipe Santos Fotografia”
Filipe Santos Fotografia
Filipe Santos FotografiaSolicite informação sobre “Filipe Santos Fotografia”
Filipe Santos Fotografia
Filipe Santos FotografiaSolicite informação sobre “Filipe Santos Fotografia”
Filipe Santos Fotografia

Todos estes cuidados, importantes para que o dia decorra sem sobressaltos, acabarão por surgir naturalmente, dando espaço à descontracção, à alegria e à diversão tão características de uma festa de casamento.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Memories Fotografia
35 regras fundamentais para entrarem no casamento com o pé direito: tomem nota!
É fundamental que, além de entrarem na igreja com o pé direito, entrem também, no casamento, com o pé direito! Pequenos truques, pequenos conselhos, algumas regras... Reunimos tudo isso, hoje, aqui, na Zankyou Magazine, só para vocês!
Giambattista Valli em Net-a-Porter
Vestidos de noiva que rompem as regras: quando a diferença encanta e salta à vista!
Brilhos, cortes irreverentes e soltos, bordados inesperados... Seleccionámos os vestidos de noiva que nos arrebataram o coração pela diferença! E, como sempre, não quisemos esconder-vos nada!
Regras do concurso de ZIWO 2015: Ainda não sabe como ganhar um fim-de-semana em Sevilha?
Regras do concurso de ZIWO 2015: Ainda não sabe como ganhar um fim-de-semana em Sevilha?
Se tem dúvidas sobre as condições do nosso concurso poderá esclarecer todas nesta publicação!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa na Zankyou?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação