Para muitas pessoas, os abraços dizem muito mais do que os beijos. Representam um gesto poderoso, cheio de significado e carregado de sensações, que nos transporta para outro lugar. São destinados apenas às pessoas que o compartilham, seja um amigo ou companheiro de vida. Na Zankyou, admiramos as pequenas coisas que tornam a vida maravilhosa. Por isso – e porque é sempre dia de celebrar o amor! – dissecámos o universo do abraço e encontrámos onze tipos. E hoje, já deu um abraço?
Reconhecimento
Este abraço mistura amor e reconhecimento por um trabalho bem feito. Os homens, que sempre foram mais reprimidos quando mostram carinho entre eles, costumam praticá-lo com um toque de violência inofensiva, mas a sua função é efetiva. É muito comum em atletas.
Leia também: 7 lições de amor que só quem já chegou aos 30 anos percebe
Palmadinha nas costas
Este abraço é recorrente entre amigos ou familiares, em especial entre homens. Obviamente, que o relacionamento entre quem o dá e recebe é bom, mas transmite a ideia de haver um limite. “É assim que os homens abraçam os seus amigos; não é romântico?“, brinca Christopher Blazina.“Quando um homem abraça muitas vezes assim, significa que o relacionamento não se está a desenvolver”, acrescenta. É um abraço que não expressa nenhum grau de intimidade, apenas companheirismo, boas vibrações, camaradagem e uma relação muito boa de amizade. Cada palmadinha é um sinal desse apoio mútuo.
Leia também: Como construir uma relação saudável e duradoura
Meio abraço
Há abraços que só se dão pela metade. São mais um sinal de aceitação e apoio sem interesses românticos. Mais uma vez, este abraço vê-se em especial entre homens. Como vê pela imagem, eles “espremem-se” mais ou menos intensamente. É um gesto terno e com um maior grau de conexão do que o da palmadinha nas costas. Isto porque pode vir seguido de um aproximar da cabeça ao ombro da outra pessoa. Com este abraço há uma certa conexão física e emocional.
Leia também: Eis as 12 grandes diferenças entre o eterno namorado e o futuro marido!
Boneco de pano
Neste caso, aquele que abraça, fá-lo com muito sentimento. É um abraço forte! Mas a outra (o abraçado) parece que é apanhada desprevenida. Permanece em pé, sem se mover, com o corpo solto. Se há amizade ou amor? Pelo menos, houve no passado, porque este é um sinal óbvio de que algo está mal.
Leia também: Bodas de casamento: o seu nome e significado, pois vale a pena comemorar!
Ponte de Londres
Sim, é esse mesmo o termo para o definir. E se você conhecer o famoso monumento inglês, logo perceberá a razão. Como na referida ponte, a área superior, ou seja, o tronco, está unido à outra pessoa, mas a área inferior do corpo não estabelece nenhum contacto. Este abraço mostra que o relacionamento não vai no bom caminho, que está mais frio, que a paixão é uma lembrança e que há um grande desconforto, talvez devido à falta de comunicação. Corrija o problema e você passará a dar abraços muito mais enérgicos.
Leia também: Quatro dicas para superar o vício do telemóvel. Prefira uma vida feliz em casal!
Acariciar as costas
Aqui não é necessário que haja um caso de amor, mas mostra que há uma conexão forte entre os seus protagonistas. Esfregar as costas de alguém dá aso a que a relação de confiança entre os dois intervenientes aumente. O especialista em linguagem corporal Patty Wood diz que “as costas são uma parte muito vulnerável do corpo; ao não ser visível, tocar essa parte é certamente incrível“. Este abraço transmite tranquilidade e funciona como um lembrete de que ambos são muito importantes um para o outro.
Leia também: Como conviver em casal: 5 passos para acertar no caminho para a felicidade
A dançar
A posição é simples: um coloca os braços ao redor do pescoço e o outro ao redor da cintura. Ambos se movem devagar, como se estivessem imersos numa dança sensual e divertida. É um dos abraços mais bonitos, porque faz adivinhar duas possibilidades. A primeira é que podemos estar diante de duas pessoas no início de um relacionamento. A segunda hipótese é que a relação (que já pode ter anos) ainda é feita de brincadeira e vivacidade, continuando com a alegria do primeiro dia.
Leia também: Quem faz mais sexo, os quarentões ou os jovens de 20 anos?
O que protege e transmite segurança
Este abraço é dado quando uma das pessoas está de costas. O significado, de acordo com Patty Wood, é claro: “Quando alguém lhe abraça pelas costas, quer dizer que quer protegê-lo“. Isso mostra segurança e o desejo de proporcionar estabilidade no relacionamento. Também se supõe que haja uma grande confiança entre as duas partes.
Embora a sociedade machista geralmente coloque esse papel protetor nos homens, não tem de ser assim. A questão é que os homens tendem a ser mais altos, por isso, fisicamente é mais natural serem eles a darem o abraço. Mas a mulher também tem capacidade total para assumir esse papel, até porque o físico não é tudo neste tipo de abraços e ela pode igualmente oferecer o sentimento de proteção e segurança.
Leia também: Os traços de personalidade que deve procurar no sexo oposto
Impasse
As pessoas que abraçam desta maneira transbordam a paixão pelo seu relacionamento. Embora geralmente ocorra numa despedida, porque dá a ideia de não querer deixar a outra pessoa partir, pode também acontecer em momentos de explosão de amor, como sinal de impotência. Os envolvidos agarram-se com muita força e não se querem largar. Têm um elevado grau de conexão.
Leia também: 20 experiências que deve ter com o seu parceiro antes de ter filhos
Voo
Neste caso, a paixão passa para um nível mais quente, com toques de luxúria, e o desejo de os dois intervenientes se “devorarem”. Estes correm um para o outro e um deles (por norma a mulher) salta (voa) para cima do outro, com as pernas em volta dele. Depois, caem loucamente na cama (ou chão) e…o resto pode adivinhar… Este abraço é um dos sinais que demonstra uma forte atração sexual entre os dois envolvidos.
Leia também: Eis as seis mentiras (inofensivas) que todos os casais dizem
Com contacto visual
Os olhos são a chave para o que se pensa e sente. É por isso que é tão importante haver contacto visual numa relação, seja ela entre um casal, amigos ou familiares. Neste momento, quando as pessoas se abraçam, olham uma para a outra (quando estão em vias de se apaixonarem, o abraço é do tipo meio-coração, com os braços no ombro e no quadril), fazem promessas, confissões, entre outras coisas. Na verdade, um olhar vale por mil palavras….
Onze abraços para onze momentos, alguns maravilhosos e outros forçados. Aprenda a identificá-los e perceba como vai a sua relação.
Já que estamos numa de transmitir emoções, descubra os tipos de beijos e as emoções que despertam! Depois aprenda a dizer “Amo-te” sem o dizer: 90 formas para fazê-lo! e descubra como dizer “amo-te” em 57 línguas diferentes.
Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?
Subscreva a nossa newsletter
Comentários (1)
Dê-nos a sua opinião