Odiamos comparações. E, de facto, pouco importa se decide casar aos 20, aos 30 ou aos 40 anos! O segredo é sempre aproveitarmos tudo o que a vida nos traz de singular a cada instante, bebermos o máximo da alegria do dia-a-dia… O amor é maravilhoso… E não tem hora marcada!
Mas, ainda assim, há diferenças nos enlaces, dependendo das faixas etárias, claro… Coisas boas e… Coisas menos boas! Quer saber o que é que muda na celebração do casamento com a idade? Então, vamos a isso!
Aos 20 anos
O bom
Tudo é vivido com a excitação e com a alegria dos 20 anos – e em nenhuma outra fase da sua vida viverá o dia do vosso casamento como nesta! Aos 30 ou aos 40 anos, os dias inesquecíveis, vividos, são já inúmeros, especialmente, se já tiverem filhos… O caminho, que iniciareis, juntos, será maravilhoso… Partilharão todos os sucessos, todos os fracassos… Partilharão o melhor e o pior…
A lista de casamento, para ambos, será verdadeiramente útil… Muito mais do que estarem a construir o vosso amor, estão a dar forma a outros aspetos das vossas vidas… A vossa casa, o vosso lar, por exemplo! Quando mais velhos, a palavra de ordem é aprimorar e não criar… (A Zankyou Portugal, a propósito, tem à vossa disposição, a sua fantástica lista de casamento… Dê uma vista de olhos!)
Serão, acima de qualquer outra coisa, companheiros de vida!
O menos bom
A celebração, o grande dia… Não são tudo! Mas, só se se esforçar, conseguirá ver além dela… Entre empréstimos, imprevistos, bebés… Arrepender-se-á, só mais tarde, de ter despendido tanto, financeiramente, naquelas peónias, que, na altura, eram estritamente essenciais!
Como essenciais são todas e cada uma das 300 pessoas que constam da vossa lista de convidados… Mas a verdade é que, a partir dos 30 anos, muitas delas deixam de o parecer – porque ser, verdadeiramente, nunca foram! O círculo de amigos torna-se mais pequenino… Mas, mais íntimo!
Aos 30 anos
O bom
Aos 30 anos, a liberdade económica é, normalmente, maior… A carreira está assente, consolidada e assim, o futuro afigura-se risonho…
Muitos amigos se casaram, outros tantos se divorciaram… Alguns deles têm filhos, que vos chamam de tios e que correm para o vosso colo… Aos 30, o tempo é de amadurecimento – e de ver amadurecer, também a vida… Os minutos que partilha com o seu par, fluem, de forma serena… Será muitíssimo mais fácil, do que aos 20 anos, entenderem-se em cada um dos detalhes para o vosso casamento.
Também a probabilidade de se separarem, num futuro, desce. Conheceram-se para caminhar juntos… E caminharão!
O menos bom
E porque já viveram tanto, juntos, a lua-de-mel, por exemplo, não terá o mesmo peso que imaginam… Já viajaram, para outros destinos incríveis! Não será a viagem das vossas vidas… Mas antes mais uma das viagens das vossas vidas!
Aos 40 anos
O bom
Na quarta década de vida, a ambos não vos faltam histórias para contar… Relações passadas, erros cometidos, experiências memoráveis, ideias e projetos de arromba… Cada decisão, para o casamento, será tão fácil e natural de tomar, quanto respirar.
Permitir-se-ão às maiores loucuras… Aos 40 anos, as regras caem por terra, porque nenhum dos dois se preocupa com as opiniões ou com as expectativas dos demais…
Mas, loucuras à parte, a palavra “compromisso” é a que vos une… E terá, nesta fase, como em nenhuma outra, um significado muito mais forte. Ambos viveram o muito bom da vida, ambos sucumbiram ao muito mau da vida… E o laço que querem para o resto do vosso tempo… Querem-no para todo o sempre, a todos os níveis.
O menos bom
É possível que, infelizmente, algumas pessoas não possam estar presentes... Porque a vida as levou por outros caminhos, porque partiram, entretanto… A trama adensa-se, a vida complica-se…
Contacte com as empresas mencionadas neste artigo
Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?
Subscreva a nossa newsletter
Dê-nos a sua opinião