Como decorar um casamento hippie em 5 passos

Como decorar um casamento hippie em 5 passos

Se quiser um casamento fora do protocolo habitual, ao estilo hippie, onde a natureza e a tranquilidade fazem parte da noite, é possível! Neste artigo, revelamos-lhe como decorar um casamento hippie sem cair no estereótipo.

  • Decoração
  • Conselhos
  • Tendências
  • Decoração
  • Hippie
  • Original
  • DIY - feito à mão
guardar
Foto: Arte Magna Fotografia

Com o passar do tempo, vemos como os casamentos se tornaram em histórias com múltiplos cenários. E como os finais felizes podem ter uma natureza diferente, os casamentos hippies, postos de parte durante algum tempo, são agora bastante apreciados. Se quiser um casamento fora do protocolo habitual, onde a natureza e a tranquilidade fazem parte da noite, é possível! Mas sabe como um casamento desses características é decorado? Neste artigo, revelamos-lhe como decorar um casamento hippie sem cair no estereótipo.

Passo 1. O local da celebração

O local da celebração é o que melhor reflete o estilo do casamento. Recomendamos um espaço com uma forte influência natural, como uma floresta, uma praia ou um jardim selvagem. Muitos casais escolhem as ilhas para celebrar a sua celebração hippie, geralmente rodeada pela natureza e lugares charmosos que evocam a liberdade. Ibiza é um exemplo, assim como o resto das Ilhas Baleares, as Ilhas Canárias, as ilhas da Madeira e dos Açores, e alguns cantos da península com redutos mais ou menos virgens.

guardar
Foto: Ricardo Meira

Assim, recomendamos que a sua cerimónia, quer seja uma cerimónia civil ou religiosa, seja realizada num local muito original. É sempre preferível estar em contacto com o exterior, para que este tipo de casamento seja manifestado em todo o seu esplendor. Portanto, se se casar pela Igreja, fale com o pároco responsável e consulte as normas da diocese.

guardar
Foto: João de Medeiros & Pamela Leite

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Para a decoração, o primeiro detalhe são os convites, que precisam de alguma decoração que reflita um espírito leve. Através dos convites, dá a ideia aos seus convidados do que encontrarão. Use papel reciclado, flores, cores suaves, tipografia informal e um toque criativo nos textos. Veja as nossas 8 sugestões incríveis para um casamento menos convencional ao ar livre.

guardar
Foto: Love Stories

Passo 2. A cerimónia

Recorra a flores silvestres, cores pastel e tons verdes que se refiram diretamente à natureza. Use tecidos vaporosos que podem ser entregues aos caprichos do vento, tanto brancos, como de cores diferentes. Coloque um arco para enquadrar a cerimónia e pendure os mesmos tecidos, flores e luzes.

guardar
Foto: Love Stories

Opte pelo DIY ou “faça você mesma”, para construir detalhes como frascos de vidro com flores, cartazes com as indicações do grande dia, etc. Encha o chão com tecidos, tapetes e pétalas para que a noiva e o noivo possam percorrer o caminho para o altar descalços ou com sapatos mais leves.

guardar
Foto: Love Stories

Como parte do cenário, contrate um solista ou um grupo que anime a noite com música suave e descontraída, fora da norma. Saiba quais são os aspetos que não podem faltar no seu casamento ao ar livre numa quinta.

guardar
Foto: Ricardo Meira

Passo 3. O banquete

A forma como está decorado o banquete reflete claramente a diferença entre um casamento personalizado e outro um pouco diferente. Coloque guirlandas com luzes para esperar as estrelas. Se o tempo não estiver favorável, coloque uma tenda aberta para o exterior equipada com plantas, flores, velas e mais guirlandas de luzes. Do lado de fora, coloque fitas coloridas, bandeiras, tecidos brancos e outros elementos que se movam ao vento.

guardar
Foto: Love Stories

Abdique das mesas redondas e substitua-as por mesas curtas ou longas cobertas com toalhas de mesa leves ou sem qualquer tipo de cobertura. Recorra a madeira colorida e irregular para as mesas e cadeiras. Use centros de flores silvestres, com galhos, folhas e troncos. Coloque copos irregulares para gerar informalidade, mas sem renunciar ao bom gosto.

guardar
Foto: The Quinta – My Vintage Wedding

Para a festa, contrate uma banda ou um DJ que saiba tocar músicas originais, com um toque de folk, country, indie e ambiente eletrónico. Receba-os na relva ou numa plataforma de madeira decorada com lanternas, tochas e bandeiras. Use tecidos coloridos para as paredes e mesas. Coloque as mesas com sumos naturais, cocktails e alimentos orgânicos para que todos possam desfrutar. Conheça as nossas 50 ideias perfeitas para uma decoração estilo boho-chic: deixe-se inspirar!

guardar
Foto: Love Stories

Passo 4. Detalhes originais

Alugue uma van antiga, um cavalo, um carro clássico e pouco vistoso (pode decorá-lo com flores e outros elementos) ou uma motocicleta com sidecar para chegar à cerimónia. A ideia é representar a humilde mas colorida filosofia dos hippies, e esses meios de transporte são os melhores.

guardar
Foto: Ais D’amor Bride’s Closet

Ao redor do banquete, coloque tendas que simbolizem os acampamentos e funcionem como stands de comida ou atividades lúdicas, algumas delas para crianças, que se podem divertir com missangas, doces e oficinas de trabalhos manuais e jogos.

guardar
Foto: Ricardo Meira

Coloque os tapetes para os convidados se sentarem ou para as crianças brincarem. Condicione os espaços com bebidas geladas e um ambiente descontraído, recorrendo incenso, cachimbos e outros elementos que estimulem o relaxamento.

guardar
Foto: Ideias de Veludo

Recorra e elementos antigos, como cestas, paletes, bicicletas e fardos de palha. Pode alugar uma van dos anos 60 (se a usou como transporte para o casamento, pode usá-la depois como decoração), seja ela real ou meramente decorativa, para criar uma atmosfera única, aquela que os hippies realmente representavam há cinco décadas. Certamente que os seus convidados a usarão como um photocall para lembrar o grande dia.

guardar
Foto: Love Stories

Veja também as nossas dicas para escolher o photocall para o seu casamento, pois se uma boa decoração é crucial, optar pela originalidade será o que irá marcar o grande dia na memória de todos os convidados. Reserve uma área para todos se divertirem. Se quiser um casamento mais estereotipado, pode incluir objetos hippies. E não perca também as nossas ideias para as noivas de espírito livre.

Passo 5. O traje dos noivos

Para um casamento mais ou menos temático, uma atmosfera apropriada não é suficiente se o casal não estiver vestido a rigor. A noiva deve usar um vestido longo ou curto, dependendo do local de celebração, mas o vestido deve ser leve e arejado, para entrar em sintonia com o conceito de um casamento hippie. Opte por tecidos naturais. Estes não são tão ostentosos, limitam-se a pequenos bordados e formas nas áreas acordadas, alguns estampados, saias ou corpetes com toques de cor e tecidos enrugados. Apesar do que possa pensar, os grandes designers também trabalham neste tipo de vestidos de noiva para as suas noivas mais despreocupadas.

guardar
Foto: Ideias de Veludo

Para uma noiva hippie, o penteado mais comum é o cabelo solto com ondas e um enfeite selvagem, como uma coroa de flores, embora também se adeque o uso de um turbante ou fitas de linho, estilo bordado inglês.

guardar
Foto: João Almeida

Os ganchos ou fitas prateadas também podem ser uma boa opção. Pense também em penteados com tranças para mostrar o seu lado mais wild.

guardar
Foto: Ideias de Veludo

Para os sapatos de noiva, escolha andar descalça se o seu casamento atender aos cânones dos hippies. Mas se quiser usar sapatos, recomendamos alpargatas, sandálias simples ou sapatos com salto baixo. Todas essas opções ajudam-na a usufruir do dia em pleno, sem despreocupações.

E se está à procura de mais dicas para tornar o seu casamento ainda mais especial, conheça as tendências de decoração de casamento 2019.

E para ajudá-la na organização

Descarregue o nosso ebook

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

João Almeida Fotógrafos e vídeo
Ideias de Veludo ® Wedding planners
No Men Photography Fotógrafos e vídeo
João de Medeiros Pamela Leite Fotógrafos e vídeo
Ricardo Meira Fotógrafos e vídeo