X

Os segredos de casar em Junho

Junho é sem sombra de dúvidas um mês concorrido no que diz respeito a casamentos. Quem já foi convidado para mais do que uma cerimónia neste mês? Todos nós com certeza! Será mera casualidade, ou dever-se-á ao facto de estarmos no mês do Santo António, o Santo Casamenteiro?

Agende uma reunião com Por Magia - Photography
Por Magia – Photography
Agende uma reunião com Por Magia - Photography
Por Magia – Photography

Na realidade este é um dos motivos, mas não será o único. Quando escolhemos a data do nosso casamento muitos são os factores a ponderar… uma data marcante na relação, o gosto particular pela estação do ano, factores económicos, devoção a um Santo em particular…

Agende uma reunião com João Almeida
João Almeida

Para os leitores que têm intenções de escolher este mês, como mês do seu enlace deixamos hoje algumas vantagens e desvantagens associadas:

Os dias são maiores

Os dias começam a ser maiores, pelo que terão um maior número de horas para desfrutarem da festa com os vossos convidados.

As fotografias ficam mais bonitas

Intrínseco a este último ponto está o serviço de fotografia. Se casarem pela manhã, ou início da tarde, irão com certeza ter um portefólio alargado de todos os momentos vividos. A intensidade da luz não é muito forte, o que facilita a reportagem fotográfico.

Agende uma reunião com 135 milímetros
A luz para a sessão de fotos em Junho é perfeita. Foto: 135 milímetros
Agende uma reunião com 135 milímetros
No início da tarde a luz não é tão forte e facilita a sessão fotográfica. Foto: 135 milímetros

O tempo ainda é instável

As condições climatéricas em Junho são por vezes instáveis. Apesar de na sua maioria os dias serem amenos, poderão ainda ocorrer dias mais invernosos. Assim, se realizarem a cerimónia ou a recepção no exterior tenham sempre um backup plan. Ao contratarem um serviço de Wedding Planner poderão ver esta situação facilitada.

Se por outro lado os dias estiverem bem quentes, rejam-se pelas regras do Verão. Ou seja, recebam os vossos convidados com bebidas refrescantes, sombras, e até, por exemplo, com acessórios personalizados como leques de papel com a vossa insígnia.

Agende uma reunião com Love Stories Weddings
Receba os seus convidados com acessórios personalizados. Foto: Love Stories Weddings
Agende uma reunião com Love Stories Weddings
Receba os seus convidados com acessórios personalizados. Foto: Love Stories Weddings
Agende uma reunião com Eventing
Prepare bebidas refrescantes aos seus convidados. Foto: Eventing

É ideal para casamentos descontraídos

Seguindo esta última hipótese, e se o que pretendem é um casamento descontraído na praia ou boho chic, Junho poderá ser uma excelente opção. Também se o seu vestido de sonho é tipo grego, com tecidos leves e esvoaçantes, esta fase do ano é perfeita.

As noites podem ainda ser frias

As noites poderão ainda ser frias e por isso aconselhamos a noiva a ter um acessório de conforto. Um casaco discreto, estola, xaile são alguns exemplos do que poderão adquirir. E, pensem que este tipo de acessório não precisa ser na versão noiva. Está na moda a utilização de malhas delicadas e de elevada qualidade para compor a apresentação. Sendo que depois do casamento poderão dar novo uso a esta peça de vestuário.

Faça a sua marcação com Vestidus
Deve estar prevenida porque poderá estar frio nas noites de Junho. Foto: Rembo Styling via Vestidus

Pode ser preciso definir dress code

Caso pretendam ter dress code tenham em atenção que quanto mais próximo do Verão, maior é a tendência para os convidados se vestirem de forma mais descontraída. Assim, um cartão de informação, anexo ao convite é sempre de bom tom.

Os preços são mais elevados

Nesta fase do ano estamos a entrar na época alta, e tal como nas férias, também aqui os valores sobem substancialmente. Se têm um orçamento mais limitado ponderem casar fora dos meses de Junho a Setembro.

Agende uma reunião com Pint'Art Photografia
As Igrejas mais bonitas, e com maior importância histórica, são escolhidas rapidamente. Foto: Pint’Art Photografia

É mais difícil marcar a Igreja

Se estão a organizar o vosso casamento com menos de um ano de antecedência, a escolha da Igreja e do local da recepção deverão ser prioritários. As Igrejas mais bonitas, e com maior importância histórica, são escolhidas rapidamente, pelo que existe o risco associado de não conseguirem casar na data pretendida. Em Junho, pelos diferentes feriados do calendário, esta situação poderá ser ainda mais complexa. E, o mesmo acontece com os espaços para realização da festa.

Mais casamentos, mais risco de falhas

Pelo elevado número de casamentos neste mês existe um maior risco de falha por parte dos fornecedores.. Reúnam, discutam e planeiem tudo até ao último detalhe com os diferentes fornecedores, para que no dia, tudo esteja conforme o contratualizado. Também aqui, um wedding planner poderá fazer a diferença coordenado e ajudando na tomada de decisões.

Agende uma reunião com Mary Me - Eventos ®
Contrate uma Wedding Planner que trate de todos os detalhes. Foto: Mary Me – Eventos ®

A lua-de-mel pode ser mais cara

Com a chegada do Verão o preço das viagens também sobe. Comprarem a viagem de lua-de-me com meses de antecedência poderá ser uma forma de contornar esta situação.

Está-se na época das férias

Outro aspecto a terem em consideração são as férias. De facto Junho começa a ser bastante requisitado, neste sentido certifiquem-se que os convites são enviados atempadamente, para que não falte ao vosso casamento aquele convidado tão querido.

Agende uma reunião com Coconut
Envie os convites com tempo. Foto: Coconut
Agende uma reunião com Coconut
Os convites de casamento devem enviar-se com tempo para evitar ausências. Foto: Coconut

Junho tem muitas flores!

Por fim, Junho é um mês com um leque muito variado de flores nacionais, sendo esta uma grande vantagem no que concerne à gestão do vosso orçamento.

Foto: 135 milímetros

E agora que já sabe tudo que precisa de saber sobre casar em Junho, saiba Como organizar um casamento: o passo a passo que vos falta!. E já agora, para sua comodidade, saiba também Como organizar o seu casamento 100% na Internet? Descubra o nosso guia

Contacte as empresas mencionadas na reportagem:

Gostou deste artigo? Partilhe

Dê-nos a sua opinião

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Trabalha no mundo dos casamentos?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional, Zankyou ofrece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em mais de 19 países. Mais informação