Os 10 mandamentos para um casamento Hygge

Bem-vindas ao Hygge! Este conceito que nasceu na Dinamarca, agora é usado em toda a Europa, para definir uma moda feita para durar! O Hygge é um estado de espírito, uma palavra que por si só é suficiente para descrever a atmosfera acolhedora dos países nórdicos, onde o frio que se sente lá fora traz a necessidade de se aquecer o interior. O ambiente fica agradável e acolhedor, criando logo nas pessoas um ar sereno e relaxado.

Para experimentar o famoso Hygge basta ir a Copenhaga, mas para recriá-lo no dia do casamento, tem de se libertar de preconceitos, tradições e manias. Para aderir ao clima hygge, “entre” neste artigo e inspire-se na alegria das imagens românticas que o ilustram.

Infância

O truque consiste em recriar a atmosfera dos seus melhores e despreocupados anos, redescobrindo o gosto pelas refeições  feitas em casa. Lembre-se daquelas tardes de fim-de-semana em que você ajudava a sua mãe a fazer aquele bolo que tanto gostava e que sabe a infância. De seguida, tente despertar essa recordação com os doces e compotas de comer e chorar por mais. Lembra-se do doce de abóbora da avó Manuela? E do pão de ló que ela fazia como ninguém? Não havia nada melhor! Então recrie essa sensação num bolo de casamento.

Há casas que, para além de fazerem iguarias deliciosas, criam autênticas obras de arte. Como pode ver pelas imagens, a Pims Cake Design faz bolos apetitosos, transmitindo aquele ar rústico e despretensioso que o estilo Hygee tanto procura. As frutas e as flores dão um toque essencial de campo e natureza. Os dinamarqueses iriam adorar!

E esta torre de brownies de chocolate recheada com frutos vermelhos, frutos secos e flores de hibisco desidratadas E aquele bolo de chocolate mais abaixo?

Confeccionando bolos com sabor excepcional e ingredientes de qualidade, a Pims Cake Design combina a paixão de fazer bolos com o experiente design adequado às necessidades de cada cliente. Por isso, sejam bolos, bolachas, cupcakes, cakepops, macarons ou miniaturas doces, entre tantas outras possibilidades, se é com um toque caseirinho que quer os seus doces no casamento, assim será!

Bicicletas

É o vento a bater na cara, os cabelos ao vento, os joelhos feridos … Sem dúvida, que o meio de transporte ideal para chegar ao altar é a bicicleta! O que poderia ser mais sugestivo do que um passeio ao ar livre? Não é de estranhar que este seja o meio de transporte preferido nos países nórdicos. Apesar de terem sido eles que inventaram o conceito Hygge, não têm a mesma sorte que nós no que diz respeito ao clima. Se mesmo assim (enregelados) andam de bike, por que razão nós não poderemos fazer o mesmo?! Em especial, se você for conduzida por um bando de rapagões! Já agora, qual deles é que a vai conduzir ao altar?

Velas e luzes fracas

Cozy é a palavra chave para descrever o estado de alma hygge. Significa acolhedor, confortável e íntimo. Para se chegar a esse estado, nada melhor que a  iluminação certa, fornecida pela chama das velas e por luzes baixas. É a luz que cria o ambiente certo para aquecer o coração de amor, alegria e muita felicidade. Um estilo que veio para ficar e não aceita formalidades. A RD Atelier é exímia em criar ambientes hygee, nunca se esquecendo de dar atenção ao pormenor. Afinal, é este que faz a diferença, como se pode ver pela vela e o detalhe da pinha, na primeira imagem.

Entretanto, saiba quais os 10 estilos que serão a mega tendência dos casamentos de 2017

Design e livros

Que tal criar um sítio para relaxar, mesmo ao estilo das casas de chá, com um ambiente quente, decorado com peças originais, onde os lustres e os livros são reis? Por pouco, não se vai sentir como se estivesse na biblioteca da sua escola secundária. Lembra-se dela?

Neste cenário hygee também não podem faltar os cantos especiais e, de preferência bem coloridos, para darem um ar alegre ao seu casamento. Se criar este estilo sem dificuldade, não lhe damos dois minutos para induzir os seus convidados a desligar o telefone, desfrutar do silêncio e talvez até mesmo a folhear um dos livros que você usou para decorar o casamento.

Vintage

O Hygge é fã do vintage, mesmo ao estilo da casa dos seus avós, com aquelas porcelanas e serviços de prata a ornamentar os carrinhos de chá e as camilhas. Sem falar nos sofás e maples coloridos, com almofadas românticas e bastante confortáveis! Na altura de escolher a decoração da sua boda, diga ao seu wedding planner o que pretende. De certeza que lhe vai aconselhar uma quinta que personalize a decoração ao gosto dos noivos. Na The Quinta – My Vintage Wedding in Portugal, como o próprio nome indica, conseguirá um casamento 100% vintage.

Brunch ou lanche

… E o que servir? Se o copo d’água for perto da hora de almoço ou à tarde, o seu casamento hygge chegaria à perfeição, se oferecesse um brunch ou um lanche no jardim. Agora, que estamos na Primavera é mesmo o ideal. Toda a gente gosta de usufruir do ar livre e de tudo o que a natureza tem para oferecer. Com um brunch ou um lanche, usufrui da companhia dos seus convidados, de uma forma descontraída e sem formalidades. Há lá coisa melhor do que casar sem necessidade de obedecer a protocolos rígidos? Experimente a Quinta de Monfalim. Tem um espaço verde bastante amplo. As crianças adoram!

Já leu Casar em jardins: Liberdade, acção e energia positiva?

E para beber?

Já que aceitou a sugestão do brunch, ofereça rios de café, a bebida mais popular na Dinamarca. Sabia que os seus cidadãos são os maiores consumidores mundiais desta bebida? Se casar à noite, substitua o habitual e clássico copo de vinho por uma cerveja artesanal. Por fim, feche a festa servindo deliciosos licores caseiros. Mas depois não se esqueça de sugerir aos que não conseguiram parar de saborear estas bebidas que passem a noite na Quinta ou nos arredores. Conduzir é que não!

Porque não opta por fazer um Bar de digestivos, mais um ‘miminho’ para os seus convidados!

Clima natalício

Nos países nórdicos, o clima desempenha um papel fundamental na criação do efeito ‘ninho’, em que a casa é vista como um porto seguro, confortável e acolhedor … Contemplar a neve pela janela enquanto segura uma chávena de café é a imagem Hygge por excelência. E recriar esta situação num casamento é fácil, se optar por casar no Inverno. Já não falta assim tanto tempo! Daqui até Dezembro é um pulo!

A My Fancy Wedding cria conceitos, com o objectivo de fazer do casamento a imagem dos noivos e de acordo com as suas necessidades. Este atelier é, portanto, o ideal para recriar o clima natalício que você tanto gosta. Observe os pormenores a vermelho na foto abaixo. A cor do Natal está presente em todos os detalhes da decoração. Nem o azevinho foi esquecido. E para completar, incluíram uma vela acesa. Que bem sabe o seu calor!

Madeira

Mais um elemento que faz lembrar o calor, tão procurado nos dias frios. Este material é decididamente rústico confortável, natural, mas também pode ser chique. Se conjugar um pouco de greenery (estilo verde) nos seus móveis de madeira, o seu casamento vai emanar vibrações mágicas, tão boas e auspiciosas, que só a natureza consegue. É como se estivesse a adivinhar uma vida cheia de coisas boas para os recém-casados. Viva os noivos!

Vestido de casamento

O vestido de casamento também para as noivas hygee são a peça mais importante. Não quer com isto dizer que este tenha de ser ostensivo e muito elaborado. Para estas futuras esposas menos é mais, por isso procuram simplicidade, feminilidade e muito romantismo. O que acha deste modelo da Berço das Noivas? Simples e lindo, mesmo ao seu gosto. Já sabemos que a noiva hygee é bastante descontraída. Mas será ao ponto de se esquecer do vestido no quarto? Comece por escolher o vestido de noiva que mais se adapta ao seu corpo. É mais seguro!

Só por curiosidade, sabe quais são os vestidos de noiva mais caros da história?

Agora que já tem as ferramentas para ser uma noiva hygee, despache-se que a boda é já daqui a dois meses. Felicidades!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

My Fancy Wedding
O melhor do vintage no Instagram: 10 perfis que deve seguir já!
Hoje, revelamos quais são as 10 contas do Instagram que deve seguir - já! - se é uma apaixonada pelo vintage.
Marilyn Monroe | Cinefilos
Marilyn Monroe: a moda da Diva de Hollywood
Marilyn Monroe provocou furor em todo o mundo. Uma mulher que sabia destacar as suas formas e evidenciar a sua sensualidade, como ninguém. A Zankyou conta-lhe tudo sobre o estilo que a tornou imortal.
Vive la Fête
Mamma mia! Um casamento ao estilo mediterrâneo
O estilo mediterrâneo é super indicado para pessoas que vão casar nos meses de mais calor. Se é o seu caso inspire-se no mar, no sol e no vento e use e abuse desta tendência.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação