Evite os 5 principais motivos que levam à rutura dos casais... e seja feliz!

Evite os 5 principais motivos que levam à rutura dos casais... e seja feliz!

O amor acaba! "Mas porquê?" Aqui está a resposta, ou melhor, as 5 causas mais comuns que levam ao fim dos relacionamentos amorosos

Evite os 5 principais motivos que levam à rutura dos casais... e seja feliz!
Foto: João Almeida
  • Vida a Dois
  • Conselhos
  • Msn
  • Felicidade
  • Casal

Viver a dois nem sempre é fácil! Cada pessoa tem a sua personalidade muito própria, difícil de se ajustar à de outra. Se até aqueles que se amam loucamente acabam por se separar, imagine a “ginástica” que é preciso para que uma relação dê certo. A resposta é simples: maturidade, amor, respeito e lealdade. Seja como for, há sempre características da personalidade dos cônjuges ou situações que, mal resolvidas, levam à dissolução de uma relação. Saiba quais são e faça tudo por tudo para contorná-las e deixe sobressair as quatro mencionadas.

1. Egoísmo

Eis uma das principais causas das ruturas. E não é de admirar! A vida de um casal é feita a dois. Se um dos elementos se esquece disso, é meio caminho andado para que a “coisa” não funcione. Ninguém aguenta por muito tempo a ver os seus interesses a serem postos de parte, pela pessoa que mais se devia importar com eles e fazer de tudo para ajudar a concretizá-los. O egoísmo é uma das provas mais concretas de que a pessoa (egoísta) ainda não está pronta para assumir um relacionamento.

Veja também: 5 hábitos diários para melhorar a vida em família

guardarVanessa & Ivo
Foto: Vanessa & Ivo

2. Dinheiro

Casais com opiniões diferentes sobre como gerir as finanças terão certamente dificuldade em manter um relacionamento saudável. Se você é do género poupadinha e o seu companheiro um “mãos-largas”, isso vai dar origem a discussões, na certa. A forma como uma pessoa gere as suas economias diz muito sobre os seus planos para o futuro (ver o ponto 5). Se o dinheiro for “trabalhado” de forma diferente pelos elementos do casal, dificilmente estarão a caminhar no mesmo sentido. Um quer poupar para irem para as Maldivas de férias… Mas depois o outro gasta tudo no mês corrente. Vai dar problemas…

Veja também: Recém-casados: abrir uma conta bancária conjunta, sim ou não?

guardarIdeias Vintage Fotografia
Foto: Ideias Vintage Fotografia

3. Infidelidade

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

É bem sabido que o ciúme dá cabo de uma relação, especialmente quando não há motivos para se ter! Mas imagine que até há. São muito poucas as pessoas capazes de superar uma traição, não só porque houve um episódio de infidelidade, como porque poderão haver outros. A partir do momento que uma pessoa trai outra, quebra-se logo uma coisa muito importante numa relação: a confiança. E, sem confiança, não há dúvida de que o casal mais cedo ou mais tarde acaba por se separar.

Veja também: Como superar os ciúmes numa relação

guardarJoão Almeida
Foto: João Almeida

4. Falta de respeito

Quando, num relacionamento, as discussões se tornam cada vez mais explosivas, os tons de voz fogem de controlo e são disparadas palavras ofensivas, é porque os cônjuges estão a perder o respeito um pelo outro. Se for a ver bem, não é muito normal que duas pessoas que se amem falem mal uma com a outra, com o intuito de a deitar abaixo ou ofender. Pode até acontecer que uma vez (ou outra) você perca a paciência e diga coisas sem pensar ao seu marido, mas se isso acontece com frequência, provavelmente está na hora de sair da relação.

Veja também: 9 discussões que tem de ter com o seu parceiro antes de casar

guardarTALES
Foto: TALES

5. Projetos para o futuro

Se, ainda em fase de namoro, você achar que casar e formar família é importante, mas o seu parceiro não, essa diferença de opinião será, mais cedo ou mais tarde, um obstáculo insuperável no vosso relacionamento. É melhor definirem claramente e em conjunto quais os vossos planos para o futuro. Se o seu objetivo é casar e o dele não, pense bem se deve manter essa relação. Até porque, quando estiverem casados, é imperativo que trabalhem juntos para o mesmo fim. Mais vale saber logo se o seu namorado terá capacidade de ceder (e você também), para não terem depois surpresas indesejadas… O importante é que sejam felizes!

Veja também: “Eu não quero ter filhos”: argumentos para entender mais e julgar menos

guardarAhHA!Photos
Foto: AhHA!Photos

Agora que você já sabe quais são os principais motivos que levam ao fim de um relacionamento, sugerimos que os contorne e que siga este guia para um casamento feliz. O número 6 faz toda a diferença! Talvez não fosse má ideia ficar também a par dos 12 segredos para construir um lar feliz com o seu amor e dos 12 rituais para afastar o mau olhado no casamento.

Descubra ainda os nossos conselhos para uma relação saudável e feliz!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

João Almeida Fotógrafos e vídeo
Vanessa & Ivo Vídeo para casamentos
Ideias Vintage Fotografia Fotógrafos e vídeo
AhHA! Photos Fotógrafos e vídeo