Química: É assim que o seu corpo sabe quem é o tal

Ao que tudo indica, há química entre as pessoas, defendem os cientistas. Quem nunca ouviu que um ator tem química com outro? Esse componente (especial) é o segredo para muitos filmes terem sucesso. Mas não é só no teatro ou na 7ª arte que despoleta. Também nas relações humanas é percetível, seja de amizade ou de amor, conclui um estudo recente, publicado pela revista Nature. E os investigadores ainda vão mais longe ao afirmarem que esta espécie de aura de atração faz parte do nosso código genético.

Sérgio Murillo - Fotografia
Sérgio Murillo – Fotografia

Passando a explicar: Todos os seres humanos têm seu próprio complexo de antígenos leucocitários humanos ou HLA (sigla em inglês: Human leukocyte antigen), que ajuda o sistema imunitário a diferenciar as suas próprias células dos vírus e das bactérias indesejadas. Mas o complexo HLA não contribui apenas para manter as pessoas saudáveis, este também influencia na atração. Agora desengane-se se julga que são aqueles que têm os HLA mais parecidos que se atraem mais uns pelos outros. Já deve ter ouvido que os opostos se atraem. É por isso que, depois de estudarem os padrões de atração em 254 casais, os pesquisadores descobriram que os que tinham parceiros com um complexo HLA muito diferente tinham um maior desejo de procriar com eles. Ou seja, neste caso, a função sexual está intimamente ligada com a tal química de que lhe falávamos. Quanto mais diferente for o HLA, mais química há entre as pessoas, podendo mesmo levar a uma Atração Fatal.

Se ainda tem dúvidas, certifique-se se já passou por uma destas situações que manifestam a presença de química entre duas pessoas:

Rui Bessa Capturing Dreams
Rui Bessa Capturing Dreams

1. Adora o cheiro dele

As pessoas podem pensar que não têm qualquer tipo de odor, mas isso não é verdade. Cada um tem o seu cheiro característico. E não, não nos referimos aos perfumes comercializados. Referimo-nos aos naturais. Já deve ter ouvido que os bebés reconhecem a mãe pelo cheiro e param de chorar, quando ela está presente. Pois, é verdade! O mesmo pode acontecer entre dois adultos. Quando há química, eles reconhecem o outro apenas pelo odor, mesmo que não se apercebam disso.

SL Casamentos
SL Casamentos

2. Não se largam quando estão juntos

Sabe tão bem o amor, não é? E consegue explicar por que razão se sente tão bem com o Manel? É natural que não. A química não tem explicação lógica. Afinal, é biológica. É a tal aura transparente que os torna tão apaixonados um pelo outro. Continuem assim, sempre juntinhos, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza…

Sonhoemflor
Sonhoemflor

3. Continua a sentir o mesmo quando ele a beija

Ai, esse amor que não passa! É o mesmo bater do coração quando ele olha para si. O mesmo sentimento de desejo, quando ele a beija, mesmo ao fim de dez anos. Que bom! Faça por mantê-lo, porque às vezes o tempo dá cabo de uma relação, quando esta não é bem cuidada. Pelo sim, pelo não, tome nota destes 12 segredos para construir um lar feliz com o seu amor. Se mesmo assim tiver dúvidas, certifique-se que ele cumpre estes cinco sinais de que a irá amar para sempre.

MarcoClaro Wedding Photographer
MarcoClaro Wedding Photographer

4. Conversam com muito mais prazer

Os anos passam e em vez de ficarem entediados, passam a apreciar cada vez mais a companhia um do outro e as conversas que têm. É natural, já que desenvolveram muitas afinidades. Mas é a química que ajuda a que não queiram procurar outra fonte de entretenimento. É o amor, a admiração e a cumplicidade que têm que faz com que tenham cada vez mais prazer um com o outro. E não nos referimos apenas à atração carnal, não! Até porque há seis atitudes que revelam maior intimidade num casal que o sexo?

Moisés Soares Wedding Photographer
Moisés Soares Wedding Photographer

 5. Quanto mais íntimos, mais divertidos e relaxados

Sim, agora é tudo muito mais à vontade. Já não têm vergonhas um com o outro. Conhecem-se bíblica e intelectualmente falando. E tudo isso ajuda a uma maior libertação. Claro que o “novo” também suscita curiosidade, mas a sensação de segurança que transmite o já adquirido é muito mais relaxante. Por isso, é mais fácil deixar soltar uma gargalhada, uma lágrima ou até um segredo. Pense nisso! E, já que estamos numa de divertimento, adiantamos-lhe dez dicas-chave para transformar o seu casamento no mais divertido e original de todos.

SL Casamentos
SL Casamentos

Já está a perceber a razão de haver química entre as pessoas? Sente tudo isto pelo Manel? Então, foram mesmo feitos um para o outro. “Agarre-o com unhas e dentes”, porque, afinal, há um segredo para evitar o divórcio! Se mesmo assim, tem receio que ele “fuja”, conheça os 7 segredos da vida a dois: hoje, deixamos tudo às claras! Assim, não há perigo!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Memories Fotografia
O amor para todo o sempre existe? Nós e a ciência respondemos!
A sabedoria popular sugere que não há paixão que não perca intensidade e amor que sempre dure... Diz-se que, o pico de tudo e de mais alguma coisa se vai desvanecendo, ao longo do tempo... Mas, ainda assim, será que o amor para todo o sempre, afinal, existe?
Foto: Diana Nobre
Sabe qual é a idade perfeita para casar? Nós temos a resposta!
Uma fórmula matemática e os estudos sociológicos da Universidade de Utah chegaram a uma curiosa conclusão.
Créditos: Mary Me Eventos | Foto: João Almeida
As diferenças entre o amor adolescente e o amor adulto
A vida e a experiência são diretamente proporcionais e este é o motivo pelo qual encontramos tantas diferenças entre o amor adolescente e o amor adulto.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação