10 ideias para o seu casamento que apelam ao sentimento!

Provavelmente passou meses (ou anos?) à procura do melhor local para casar, do vestido de noiva perfeito, do melhor fotógrafo de casamentos ou do DJ mais divertido… e por aí em diante. Com uma lista tão grande de assuntos para tratar é fácil esquecer os detalhes que apelam ao lado emocional do grande dia. E é por isso que aqui estamos! Vamos dar-lhe algumas ideias para o casamento que o podem tornar ainda mais especial. São aqueles pequenos “toques” que sabemos que vai adorar!

Foto: It’s all about…

1. Ideias que vão emocionar os seus pais

O dia do casamento é tão importante e emotivo para os pais dos noivos como para o casal. Afinal, estão a ver os seus “pequenos” a dar o primeiro passo para criarem a sua própria família! Por isso, que tal pensar em incluir alguns gestos no seu casamento para que eles se sintam também acarinhados?

O primeiro exemplo: a sua mãe guardou o seu vestido de noiva? Se ela ainda o tem, as probabilidades de se sentir orgulhosa por ver a filha a usá-lo no seu dia de casamento são grandes. Caso não seja possível ou não queira vesti-lo – nem haja a mínima possibilidade de uma irmã o fazer – pode optar por usar um pedaço do vestido para envolver o caule do bouquet, mandar fazer um colar com ele ou uma liga, etc. Uma outra solução, e caso a sua mãe não se importe, pode pedir a uma costureira para dar o seu toque pessoal e atualizar o vestido às novas tendências, bem como ao seu gosto e personalidade, sem lhe retirar a sua essência.

Foto José Raposo

Se a sua mãe não quiser retalhar o vestido e continua a estar fora de questão usá-lo, há outra solução: expô-lo como elemento decorativo da sua festa. Pode até pedir o vestido à sua sogra, avó, etc. Uma ideia decorativa original que de certeza irá emocioná-las!

Foto: Efeito Espontâneo

Para além de usar o vestido de noiva, para homenagear os seus pais porque não opta por tirar fotografias que os possam emocionar?

  • Tire uma foto de casamento com o seu noivo em que cada um de vocês tem uma foto de casamento dos vossos pais na mão;
  • Tire uma foto ao seu vestido de noiva com uma fotografia da sua mãe vestida de noiva em plano de fundo;
  • Recrie uma foto do casamento dos seus pais;
  • Tire uma foto vestida de noiva com uma frase ou dedicatória (num quadro de ardósia, por exemplo) com o intuito de a oferecer aos seus pais após o casamento.

A ideia é relembrar-lhes que neste dia marcante eles estão num lugar especial no seu coração.

2. Detalhes personalizados

Para tornar o seu dia ainda mais especial, aposte em detalhes emocionantes, que mais tarde a façam sorrir sempre que os recordar ou que surpreendam no dia do casamento. Pode, por exemplo, bordar a azul a data do seu casamento ou o seu monograma na bainha do vestido de noiva ou no véu; surpreender o seu noivo com uma mensagem no verso do lenço ou gravata; personalizar os sapatos com o seu nome de casada ou com uma mensagem dirigida ao seu noivo (que, por sua vez, também pode personalizar o seu calçado); etc.

Foto: 135 milímetros

3. Honrar os antepassados

Outra forma de apostar em detalhes que apelam ao sentimento está relacionado com os seus antepassados. O que lhe parece a ideia de colocar uma foto dos seus avós ou outros familiares que já não têm o privilégio de a ver casar no seu bouquet? Ou nos botões de punho do seu noivo? Pode ainda fazer um cantinho com fotografias, etc. Nós temos as melhores soluções para homenagear os seus entes queridos que já partiram: aqui ficam mais 10 ideias emotivas para que se recorde no seu casamento dos que já cá não estão

4. Para os dois

Seja romântica! Assim que estiver noiva, coloque uma mensagem numa garrafa e assegure-se de que é entregue ao seu noivo alguns momentos antes da cerimónia. Pode ainda optar por trocar cartas de amor com a sua cara-metade, garantindo que o vosso fotógrafo capta as vossas reações ao lê-las, sendo que vocês não podem ver a reação um do outro. E porque não recriar a primeira foto que tiraram juntos no dia do vosso casamento?

Foto: Timoteo Mendes Fotografia

Veja também 3 passos para realizar um casamento romântico e acolhedor

5. Para os convidados

Se quiser fazer sorrir os seus convidados ou levá-los às lágrimas, deixamos aqui também algumas ideias que os vão decerto emocionar:

  • Prepare-se com antecedência e procure reunir as fotos dos casamentos dos convidados para os surpreender ao expô-las num placard no seu grande dia;
  • Faça um vídeo com uma montagem de fotografias que recordem momentos felizes com as pessoas com quem decidiram partilhar o vosso dia;
  • Monte uma mesa com fotografias vossas e dos convidados;
  • Convide os casais com casamentos mais longos para uma dança especial;
  • Tire uma foto com a menina das alianças para lhe oferecer no dia em que ela se casar.
Foto: Diana Nobre Fotografia

Veja também 8 conselhos para fazer os convidados de casamento felizes

6. Ideias para detalhes decorativos

A decoração do casamento pode também ter detalhes que marcam a diferença e tornam tudo ainda mais emotivo. Aqui ficam algumas ideias:

  • Aposte num tapete DIY para o corredor que a conduzirá ao altar que conte a vossa história de amor;
  • Na cerimónia civil, adorne as cadeiras com fotografias vossas por ordem cronológica: desde bebés até à atualidade;
  • Na mesa dos convidados da noiva coloque um cartão com cinco factos divertidos acerca do noivo e vice-versa, para que todos vos possam conhecer melhor;
  • Exponham em telas ou quadros de ardósia, etc., os motivos pelos quais gostam um do outro, com frases que apelem ao sentimento e que possam ter também algum sentido de humor. Mais tarde, podem colocá-los no vosso quarto, como elemento decorativo.

Conte também com a experiência de profissionais qualificados, que conseguem dar-lhe as melhores ideias e inspirações para uma decoração com detalhes incríveis que emocionem os seus convidados. E se não souber por onde começar a procurar, contacte Ana Mota – Eventos e Decoração, que se dedica com o coração a decorar  o seu evento de forma personalizada e com especial atenção a cada pormenor.

Ana Mota - Eventos e DecoraçãoAgende uma reunião com Ana Mota
Ana Mota – Eventos e Decoração

7. Livros de honra

Também é possível fugir ao banal nos livros de honra e aplicar ideias que traduzam emoções. Porque não fazem um puzzle de uma fotografia da vossa sessão de namoro e colocam numa mesa para que cada um dos convidados assine o verso de uma peça? Em vez do livro tradicional, pode também reservar uma área para fotografias com um quadro negro a servir de fundo onde os convidados deixam a sua mensagem ou disponibilizarem uma câmara de fotografias instantâneas (polaroid).

Veja também 5 ideias originais para um livro de honra único!

8. Marcadores de mesa

Dê alguma alma e sentimento aos marcadores de mesa, optando por dar-lhes um nome, seja de sítios que tenham um especial significado para vocês enquanto casal, por exemplo, ou utilizando fotografias dos sítios que visitaram juntos. Outra ideia engraçada é acrescentar à numeração das mesas fotografias vossas com a idade correspondente!

Foto: Diana Nobre

Também no que diz respeito a todo o design e estacionário do casamento, incluindo não só os marcadores de mesa, como convites, seating plan e outros detalhes que podem harmonizar e dar um toque de graça ao seu casamento, conte com profissionais experientes para lhe darem as melhores ideias e concretizarem cada um dos vossos desejos. A Cor Púrpura coloca toda a sua paixão, sensibilidade e profissionalismo em cada projeto. Sabem que na escolha de cada detalhe os noivos precisam de sentir que têm ao seu lado quem trabalhe com eles, proporcionando-lhe inspiração, confiança, tranquilidade e a certeza de que tudo sairá perfeito. Para a Cor Púrpura, cada desafio é Amor à Primeira Vista!

Cor PúrpuraAgende uma reunião com Cor Púrpura
Cor Púrpura

9. Personalização do bolo dos noivos

Também no bolo de casamento é possível dar um toque especial. Assim, podem gravar a letra da vossa canção favorita ou “vesti-lo” com fotografias vossas, usarem detalhes que vão de encontro a preferências, hoobies, a paixões por borboletas ou unicórnios, etc. Falem com o profissional que contratarem para o confecionar e fiquem a par das possibilidades que ele vos oferece. A Sugar Feelingspor exemplo, elabora bolos originais, de acordo com o gosto, estilo e desejos de cada casal, com diferentes massas, recheios e formas, de maneira artesanal e caseira. Para além disso, pode contar com a segurança da utilização de ingredientes sempre frescos, selecionados com rigor, garantindo a alta qualidade, frescura e sabor do bolo.

Sugar FeelingsAgende uma reunião com Sugar Feelings
Sugar Feelings

Veja também No topo do bolo: arrasem com estas originais ideias!

10. Lembranças

No que que diz respeito às lembranças, um “jornal” personalizado é uma excelente ideia para partilhar a vossa história de amor com os convidados. Também se a vossa família é conhecida por uma iguaria, pode “transformá-la” em lembrança (um doce, um bolo, etc.). Outra ideia cheia de significado para oferecer aos convidados é um vaso com sementes ou uma planta, que irá crescer tal como o vosso amor.

Casa Stop – Eventos. Foto: SL Casamentos
Casa Stop – Eventos. Foto: SL Casamentos

Por muito atarefada que esteja, não esqueça todos estes pormenores que marcam a diferença e contribuem para tornar o dia do casamento um momento ainda mais único e especial do que ele já é!

Talvez também lhe interesse:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Pedro Bento Fotografia
Dê luz ao seu dia: 10 ideias para iluminar o seu casamento e torná-lo ainda mais bonito!
Apesar das temperaturas mais frias estarem já a adivinhar o Inverno, há que planear tudo com antecedência. Por isso, seleccionámos algumas imagens inspiradoras, bonitas e originais para iluminar o seu casamento ao ar livre. Inspire-se nas nossas ideias e comece já a sonhar com o seu casamento!
My Fancy Wedding
10 ideias emotivas para que se recorde no seu casamento dos que já cá não estão
Num dia tão especial como o seu casamento, não pode deixar de sentir a presença de todos os que mais ama, mesmo que alguns já não estejam na Terra. Aproveite este artigo e tire 10 ideias para se recordar dos que já partiram
Vestidus Atelier
Casamentos temáticos? Cinco ideias fantásticos para o seu!
Com a ajuda de algumas wedding planners, escolhemos cinco sugestões simples de casamentos temáticos para vários estilos diferentes de casais.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação