12 dicas para fazer do seu casamento o dia mais memorável da sua vida

12 dicas para fazer do seu casamento o dia mais memorável da sua vida

Sorria. É o primeiro dia do resto da sua vida.

12 dicas para fazer do seu casamento o dia mais memorável da sua vida
Foto: Film Art Team ® Studios
  • Planear o Casamento
  • Conselhos
  • Msn

Por ser o dia que é, já tem QUASE tudo para ser um dia memorável. É o dia que assinala uma mudança importante na sua vida, o dia em que diz sim a uma vida a dois, o dia em que começa a sua família. Mas há alguns pormenores aos quais pode (e deve) ter atenção redobrada para que o seu casamento seja perfeito. Se o fizer, então será garantidamente um dia inesquecível. Perfeito, isto é!

1. Não gaste demais!

Claro que o seu casamento merece o melhor que puder ter. Mas tenha sempre em atenção o seu orçamento e a margem que ele tem. Não tome decisões precipitadas e não gaste dinheiro que não tem contando com o dinheiro que podem vir a oferecer-lhe. Assim, não corre o risco de ficar ansiosa e stressada no dia do casamento, preocupada em como poderá pagar tudo.

2. Pense em si

No seu dia, deve cuidar dos seus convidados e fazê-los sentir bem recebidos e integrados na festa. Mas também deve pensar em si e em aproveitar o seu dia. Não se preocupe demasiado com as pessoas à sua volta e viva o melhor da festa. Coma, beba, tire alguns momentos para estar a sós com o seu marido, dance, ria.

Leia também: Mensagens de casamento: felicitações para os noivos e notas de agradecimento para os convidados

guardar
Foto: Nuno Lima Fotografia

3. Brilhe

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Pense em atividades divertidas que possam mantê-la entretida e os seus convidados também. Dependendo do estilo da sua festa, pode pensar em jogos ou tradições associadas ao casamento. Uma banda, um DJ e uma pista de dança moderna também cumprem o efeito.

4. Opte por um menu moderno e com variedade

Há opções gastronómicas que estão um pouco desatualizadas e para impressionar os seus convidados tenha um cuidado especial na hora de escolher o menu. Surpreenda-os com algumas sugestões que estão na moda: sushi, gastronomia molecular, cocktails. Pense gourmet!

Leia também: Como escolher o menu do casamento em cinco passos

guardar
Foto: Aguiam Wedding Photography

5. E cuide das necessidades de todos

As pessoas estão cada vez mais conscientes do seu corpo e da sua saúde e, consequentemente, estão cada vez mais conscientes da sua alimentação. E há já uma série de restrições alimentares que se tornaram comuns. Por isso, pense em alternativas no menu para vegetarianos, diabéticos, celíacos e pessoas com intolerâncias (à lactose, ao glúten, etc.). E, claro, não se esqueça de conceber um menu especial para os mais novos.

6. Música é precisa!

Pense com cuidado na seleção das músicas que quer que passem no seu casamento. Uma playlist eclética é sempre a melhor escolha, mas há alguns momentos em que deve escolher músicas que remetam para a sua história de amor. Abra a pista, por exemplo, com uma música que seja muito pessoal e que lhe traga a si e ao seu marido boas recordações e a vontade de criar muitas mais. Tenha também cuidado de criar uma sequência na escolha musical, deixando as mais animadas para o fim da noite.

Leia também: Como escolher a música para o seu casamento: siga estes 5 passos e comece a sentir o ritmo!

guardar
Foto: Efeito Espontâneo

7. Seja original

Os casamentos mais bonitos são os mais pessoais. Por isso, coloque um pouco de si no seu casamento. Pense em apontamentos decorativos que remetam para a sua personalidade. Faça da sua festa um momento memorável personalizando-a.

8. Não subestime a escolha de mobiliário

As mesas e cadeiras que escolher farão parte do styling da sua festa de casamento. Pense no estilo de decoração que quer e selecione mobiliário a condizer. Se estiver a pensar num casamento descontraído e até com um toque q.b. de boho, siga a tendência mais moderna: combinar cadeiras de diferentes cores, materiais e até estilos diferentes. O resultado é original e visualmente interessante. Conheça aqui os vários modelos de cadeiras.

guardar
Foto: Momento Cativo

9. Mime os seus convidados

Em vez do pequeno presente que a tradição manda que ofereça (ou juntamente com essa lembrança da praxe), tenha uma atenção especial com os seus convidados. Ao fazer o seu seating plan e ao preparar todo o cenário antes da chegada dos convidados, deixe pequenas notas personalizadas a cada um deles. Dá algum trabalho, sim, mas é um esforço que fará todas as pessoas que lhe são queridas sentirem-se apreciadas. E isso não tem preço!

10. Seja clara em relação ao dress code da festa

Inclua sempre essa informação no convite (e se quiser elabore a sugestão e especifique o tipo de roupa que faz sentido, blazer, smoking, vestido de festa, etc). Assim vai evitar ter convidados que parecem estar um pouco ‘fora de contexto’.

Leia também: 130 convites de casamento: tome nota e convide com estilo!

guardar
Foto: Sérgio Murillo – Fotografia

11. Menos é mais!

Se é elegância que quer, cuidado com alguns exageros. Controle o seu entusiasmo e escolha o vestido, a maquilhagem e a decoração com alguma contenção. Conte com a ajuda de profissionais de qualidade para fazer isso mesmo. É incrível a diferença que uma wedding planner, uma makeup artist e uma hair stylist fazem!

12. Relaxe

Os nervos vão fazer-se sentir. É natural que assim seja. Quando isso acontecer, ria-se deles. E controle-os. Só assim poderá verdadeiramente desfrutar do seu grande dia. Para estar prevenida, o melhor é treinar algumas técnicas de meditação e relaxamento nos meses de antecedem o grande dia. Que tal iniciar-se no yoga?

Leia também: Meditação: como a pode ajudar a combater o stress da organização do casamento

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Momento Cativo Fotógrafos e vídeo
Nuno Lima Fotografia Fotógrafos e vídeo
The Framers Fotógrafos e vídeo
Sérgio Murillo - Fotografia Fotógrafos e vídeo
Aguiam Wedding Photography Fotógrafos e vídeo
Efeito Espontâneo Fotógrafos e vídeo