Quando o número de convidados dele é maior do que o meu: o que fazer?

Quando o número de convidados dele é maior do que o meu: o que fazer?

Há temas da organização do casamento que podem dar azo a algumas discussões entre casal. Mas há solução para tudo!

Quando o número de convidados dele é maior do que o meu: o que fazer?
Foto: Bruno Garcez Photography
  • Planear o Casamento
  • Conselhos
  • Msn
  • Convidados

Ao longo de toda a organização de um casamento existem diversos pontos nos quais os noivos podem divergir e, consequentemente, entrar em desacordo e, inclusive, em casos mais extremos, discutir. A temática “convidados” para alguns casais pode ser bastante sensível, especialmente quando são assombrados pela questão de “quem convidar?” ou quando a lista de amigos e familiares a convidar é consideravelmente mais longa do que a do outro. No entanto, para cada situação existe uma solução sem a necessidade de entrarem por um caminho menos positivo para ambos…

Primeiramente, no momento em se sentam à mesa para falar sobre todos os tópicos que o tema “convidados” implica, é importante que já tenham uma noção do tipo de casamento que idealizam: intimista vs. grande. Depois de terem esta temática esclarecida é que se inicia a procura do espaço idílico para celebrarem o vosso amor e receberem os vossos entes queridos.

Contudo, o processo pode ser um tanto atribulado, pelo que partilhamos consigo algumas dicas e soluções para saber lidar com o facto de o número de convidados do outro membro do casal ser maior do que o seu!

guardar
Foto: João Medeiros

Reflita sobre as escolhas do seu parceiro

Basicamente, antes de tomarem uma posição extremista, aconselhando-o a reduzir a lista de convidados, é importante que se coloque no lugar do seu companheiro (ou companheira, estas dicas servem para ambos!) e perceba qual o valor e significado que cada uma daquelas pessoas tem para ele. Sim, porque certamente esta lista inclui pessoas que são imprescindíveis para testemunhar um dia tão importante como o dia de casamento e ele não consegue imaginar o mesmo sem elas estarem presentes.

Leia também: Como fazer a lista de convidados para o casamento em 5 passos

guardar
Foto: Luís da Cruz

No final do casamento, serão todos família

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Um casamento não pressupõe, simplesmente, a união de dois corações, mas implica, igualmente, a união de duas vidas, de duas famílias. Desta forma, antes de pensar excluir alguém da lista do seu futuro marido, tenha em conta que, depois do casamento, essa pessoa fará parte da sua família e da sua vida. Mesmo que não conheça aquele primo em segundo grau do seu namorado, a possibilidade de ele estar presente em todos os jantares de Natal, aniversários da tia-avó ou na festa de licenciatura do seu futuro sobrinho poderá ser bastante alta. Portanto, uma forma de evitar eventuais dramas familiares, dê o seu melhor para incluí-lo na sua lista de convidados.

Leia também: Antes do casamento: tudo o que precisa de saber sobre a família dele!

guardar
Foto: Luís da Cruz

Considere o seu budget 

Falar sobre questões monetárias poderá sempre trazer um pouco de stress ao longo da organização do casamento. Neste aspeto, é importante perceber se ambas as partes estão a contribuir economicamente de forma igual para a planificação do grande dia e se estão a contar com a ajuda externa dos pais. A forma mais justa de proceder a esta técnica é estipular um número total máximo de convidados e, seguidamente, dividir pelos dois. Portanto, se o vosso budget permite incluir 150 convidados, a sua lista deverá conter 75 pessoas, assim como a do seu futuro marido.

Leia também: Gastos numa boda: quem paga o quê

guardar
Foto: Efeito Espontâneo

Perceba como conseguir reduzir ligeiramente a lista 

Neste parâmetro é necessário ter bastante cuidado para não magoar os sentimentos de nenhuma das partes, ao mesmo tempo que jogam de uma forma justa mutuamente. Se a sua lista conter apenas 60 pessoas e a do seu noivo contar com 150 nomes escritos, tente fazê-lo perceber que, de facto, deve haver alguém que poderá ser “excluído”, fazendo-o reduzir a lista para 105 pessoas, por exemplo.

Leia tambémAs 10 coisas que não deve fazer no seu casamento: os convidados detestam…

guardar
Foto: Efeito Espontâneo

Estabeleça regras 

A melhor forma de reduzir a lista de convidados é pré-estabelecendo regras e respeitá-las até ao final do processo. Por exemplo, determinar que é apenas válido convidar pessoas que conheçam realmente e que não sejam simples amigos de universidade dos seus pais, com quem nunca tiveram qualquer tipo de contacto.

Leia também: Amigos ou Conhecidos? Descubra ‘quem é quem’ para saber quem convidar para o seu casamento

guardar
Foto: Bruno Garcez Photography

Defina prioridades 

Pode começar por definir categorias, dividindo a família dos amigos. Desta forma, podem avaliar mais facilmente o grau de intimidade que existe entre os respetivos membros do casal e as pessoas que podem incluir na lista. Neste momento, já tem, assim, dois tópicos principais: família e amigos. Dentro do mesmo, pode criar, igualmente, subcategorias que o levem a determinar rapidamente a proximidade. 

Leia também: 15 sinais que lhe dizem se é uma das sortudas que tem uma amiga verdadeira!

guardar
Foto: Bruno Garcez Photography

Cortar plus-one (quando possível)

Existem determinados convidados que necessitam e merecem imperativamente um companheiro. Aqui, pode também dividir as devidas pessoas por categorias: com plus-one vs. sem plus one. No primeiro caso, todos aqueles que estão casados, noivos ou estão numa relação séria já há algum tempo correspondem ao grupo de que, de facto, faz sentido fazerem-se acompanhar por outra pessoa. Já aqueles “convidados” que estão solteiros, numa relação casual ou se são colegas de trabalho, o seu plus-one pode ser excluído da lista.

Leia também: O seu namorado é muito amigo da ex-namorada. Convida-a para o casamento, sim ou não?

guardar
Foto: Edgar Dias Photography

Agora que sabe como resolver este pequeno problema, veja também o nosso vídeo onde lhe explicamos de uma forma simples a melhor forma para elaborar a sua lista de convidados.

 

Talvez também lhe interesse:

 

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Edgar Dias Photography Fotógrafos e vídeo
Bruno Garcez Photography Fotógrafos e vídeo
João de Medeiros Pamela Leite Fotógrafos e vídeo
Luis da Cruz Photography Fotógrafos e vídeo
Efeito Espontâneo Fotógrafos e vídeo