Quando a lista de convidados dele/dela é maior que minha: o que fazer?

Ao longo de toda a organização de um casamento existem diversos pontos nos quais os noivos podem divergir e, consequentemente, entrar em desacordo, inclusive, em casos mais extremos, discutir. A temática “convidados” para alguns casais pode ser bastante sensível, especialmente quando são assombrados pela questão “quem convidar?” ou quando a lista de amigos e familiares a convidar é consideravelmente mais longa do que a do outro. No entanto, para cada situação existe uma solução sem a necessidade de entrarem por um caminho menos positivo para ambos…

Aguiam Wedding Photography
Aguiam Wedding Photography

Primeiramente, no momento em se sentam à mesa para falar sobre todos os tópicos que o tema “convidados” implica, é importante que já tenham uma noção do tipo de casamento que idealizam: intimista vs. grande. Depois de terem esta temática esclarecida é que se inicia a caça pelo espaço idílico para celebrar o vosso amor e receber os seus ente-queridos.

Contudo, o processo pode ser um tanto atribulado, pelo que partilhamos consigo algumas dicas e soluções para saber lidar com o facto de a lista de convidados do outro membro do casal ser maior que a sua!

Diana Nobre Fotografia
Diana Nobre Fotografia

Reflicta sobre a escolha do seu parceiro/parceira

Basicamente, antes de tomarem uma posição extremista, aconselhando-o/a a reduzir a lista de convidados, é importante que se coloque no lugar do seu companheiro ou companheira e perceba qual o valor e significado que cada uma daquelas pessoas tem para ele/ela. Sim, porque certamente esta lista inclui pessoas que são imprescindíveis para testemunhar um dia tão importante como o dia de casamento e ele/ela não consegue imaginar o mesmo sem elas estarem presentes.

No final do casamento, serão todos família

Um casamento não pressupõe, simplesmente, a união de dois corações, mas implica, igualmente, a união de duas vidas, de duas famílias. Desta forma, antes de pensar excluir alguém da lista de casamento do seu futuro marido ou mulher, tenha em conta que depois do casamento essa pessoa fará parte da sua família e da sua vida. Mesmo que não conheça aquele primo em segundo grau do seu namorado/a, a possibilidade de ele estar presente em todos os jantares de Natal, aniversários da tia-avó ou na festa de licenciatura do seu futuro sobrinho poderá ser bastante alta. Portanto, uma forma de evitar eventuais dramas familiares, dê o seu melhor para incluí-lo na sua lista de convidados.

Mary Me Eventos
Mary Me Eventos. Créditos: João Almeida

Considere o seu budget 

Falar sobre questões monetárias poderá sempre trazer um pouco de stress ao longo da organização do casamento. Neste aspecto, é importante perceber se ambas as partes estão a contribuir economicamente de forma igual para a planificação do grande dia e se estão a contar com a ajuda externa dos pais. A forma mais justa de proceder a esta técnica é estipular um número total máximo de convidados e, seguidamente, dividir pelos dois. Portanto, se o vosso budget permite incluir 150 convidados, a sua lista deverá conter 75 pessoas, assim como a do seu futuro marido/mulher.

Perceba como conseguir reduzir ligeiramente a lista 

Neste parâmetro é necessário ter bastante cuidado para não magoar os sentimentos de nenhuma das partes, ao mesmo tempo que jogam de uma forma justa mutuamente. Se a sua lista conter apenas 60 pessoas e a do seu noivo/noiva contar com 150 nomes escritos, tentem fazê-lo perceber que, de facto, deve haver alguém que poderá ser “excluído”, fazendo-o/a reduzir a lista para 105 pessoas, por exemplo.

Mary Me Eventos
Mary Me Eventos. Créditos: Caqui

Estabeça regras 

A melhor forma de reduzir a lista de convidados é pré-estabelecendo regras e respeitá-las até ao final do processo. Por exemplo, determinar que é apenas válido convidar pessoas que conheçam realmente e que não sejam simples amigos de universidade dos seus pais, com quem nunca tiveram qualquer tipo de contacto.

Defina prioridades 

Pode começar por definir categorias, dividindo a família dos amigos. Desta forma, podem avaliar mais facilmente o grau de intimidade que existe entre os respectivos membros do casal e as pessoas que podem incluir na lista. Neste momento, já tem, assim, dois tópicos principais: família e amigos. Dentro do mesmo, pode criar, igualmente, subcategorias que o levem a determinar rapidamente a proximidade. 

 João Medeiros
João Medeiros

Cortar plus-one (quando possível)

Existem determinados convidados que necessitam e merecem imperativamente um companheiro. Aqui, pode também dividir as devidas pessoas por categorias: com plus-one vs. sem plus one. No primeiro caso, todos aqueles que estão casados, noivos ou estão numa relação séria já há algum tempo correspondem ao grupo de que, de facto, faz sentido fazerem-se acompanhar por outra pessoa. Já aqueles “convidados” que estão solteiros, numa relação casual ou se são colegas de trabalho, o seu plus-one pode ser excluído da lista.

Efeito Espontâneo
Efeito Espontâneo

Agora que já sabe como resolver este pequeno problema que surgiu aquando a organização do seu casamento, saiba  quem são as 9 pessoas que não tem de convidar para o seu grande dia, esclareça quem são os seus amigos e conhecidos, descobrindo “quem é quem” para fazer a sua lista de convidados e, finalmente, como fazer a lista de convidados perfeita 

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Como fazer a lista de convidados para o casamento em 5 passos
Como fazer a lista de convidados para o casamento em 5 passos
Como nem sempre é fácil decidir com quem vai querer partilhar o casamento, sobretudo se tiver um budget mais limitado, aqui ficam os cinco passos cruciais para realizar esta tarefa da melhor maneira possível.
Foto: João de Medeiros
A fórmula (quase) perfeita para fazer a sua lista de convidados
Para ajudar, criámos um fluxograma muito simples que pode usar sempre que tiver dúvidas se deve ou não convidar uma pessoa para estar consigo no dia do seu casamento.
I do - Inez Cortez Photography
Antes do casamento: tudo o que precisam de saber sobre a família dele!
Antes do casamento é extremamente importante saberem algumas coisas sobre a família do vosso futuro marido!.. E não pensem que não!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação