O seu namorado é muito amigo da ex-namorada. Convida-a para o casamento, sim ou não?

O seu namorado é muito amigo da ex-namorada. Convida-a para o casamento, sim ou não?

Fica a questão: a ex-namorada do seu namorado deve constar na lista de convidados para o seu casamento? Sim ou não? Propomos-lhe que se coloque quatro questões para facilitar a tomada de decisão

O seu namorado é muito amigo da ex-namorada. Convida-a para o casamento, sim ou não?
Foto: Thrall Photography
  • Protocolo
  • Conselhos
  • Msn
  • Convidados

As relações amorosas acabam, mas muitas vezes a amizade perdura. Todos temos um passado e, nesse passado, todos temos histórias de amor. E só porque o romance e a paixão desapareceram, isso não significa que o carinho e a cumplicidade desapareçam também. Isso explica que o seu namorado ainda seja amigo de algumas das suas ex-namoradas. Em alguns casos, essas ex-namoradas podem até ser amigas do vosso grupo em comum. Fica então a questão: a ex-namorada do seu namorado deve constar na lista de convidados para o seu casamento? Sim ou não?

Como todas as questões desta natureza, não existe uma resposta certa e uma resposta errada. Primeiro avalie a sua situação. Seja racional, meça as vantagens e as desvantagens e evite ferir suscetibilidades. Como fazer isso? Simples. Faça as perguntas certas, antes de tomar uma decisão e até mesmo antes de formar uma opinião. Propomos-lhe que se coloque quatro questões para facilitar a tomada de decisão.

Leia também: 9 pessoas que NÃO têm de convidar para o vosso casamento!

guardarconvidar ex-namorada: sim ou não?
Seja racional, meça as vantagens e desvantagens em convidar a ex-namorada e evite ferir suscetibilidades. Créditos: Mary Me Eventos

1. A ex do seu namorado é agora sua amiga?

Primeira questão que pode colocar-se: como se sente em relação a ela? É sua amiga também? Diz-se muito que as mulheres são ciumentas e irracionais em relação ao ciúme, mas seremos mesmo? Muitas vezes nós próprias nos tornamos amigas dos amigos dos nossos namorados. E se, entre esse grupo de amigos, estiver uma (ou mais) ex-namorado, tornamo-nos próximas delas também. É esse o caso? Se tem por hábito convidá-la para jantar, para passar fins de semana em grupo, para beber café de tempos a tempos e para todos esses eventos sociais, faz todo o sentido convidá-la para estar no seu casamento também, não acha? Se você não acha estranho, ninguém mais tem o direito de achar!

Leia também: As 7 coisas que não deve contar ao seu parceiro sobre o seu passado sentimental

guardarconvidar ex-namorada: sim ou não?
Se faz sentido para si convidar a ex-namorada ignore comentários de terceiros. Você é que sabe! Créditos: Quinta da Azenha

2. A ex-namorada dá-se bem com todos os seus convidados?

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Outra questão que deve colocar-se: alguém se sentirá incomodado com essa presença? Esta é uma questão mais complicada. Muitas vezes os noivos têm de gerir relações sensíveis de modo a ter todas as pessoas que amam junto de si no dia do seu casamento. É chato e um bocadinho stressante, mas infelizmente, faz parte! Procure saber em que pé ficou a relação da ex-namorada com os outros amigos e com a família da sua cara-metade. Se todas as relações tiverem permanecido amigáveis, não será complicado tê-la no casamento também. Se você for a única pessoa a sentir-se desconfortável com essa presença, tente superar isso. Afinal de contas, com quem é que ele estará a casar? Consigo, claro!

Leia também: As 13 coisas que TODOS os convidados esperam que haja no seu casamento!

guardarconvidar ex-namorada: sim ou não?
Como ficou a relação da ex-namorada com os outros amigos e a família dele? Foto: Pedro Sifredo Photographer

3. Qual o número de convidados previstos?

Terceira questão: o orçamento estipulado para a festa de casamento prevê a presença de amigos ou apenas de família? Muitos casais já começam a optar por casamentos mais pequenos, em que há lugar apenas para os familiares e os amigos mais próximos. Se a ex-namorada não estiver incluída nesse rol muito curto de pessoas, não haverá razão para a convidar. E não terá ferido suscetibilidades.

Leia também: Quando a lista de convidados dele/dela é maior que minha: o que fazer?

guardarconvidar ex-namorada: sim ou não?
A opção entre um casamento em grande ou mais intimista também pode ajudar a decidir. Foto: Emotion Photography

4. E se fosse ao contrário?

E finalmente: pergunte-se como gostaria que fosse se a situação fosse inversa. Ainda é amiga de alguns dos seus ex-namorados? Muito amiga de algum em particular? Gostaria de o ter consigo nesse dia de felicidade em que vai dizer o sim à sua cara-metade? Se a resposta for sim, então tenha a mesma consideração pelo seu companheiro. Aliás, esta última questão é sagrada. Sempre que tiver uma decisão difícil a tomar, pense como gostaria que agissem se fosse consigo. E a resposta está sempre aí!

Leia também: O pior de cada signo: saiba como é lidar com o lado mais difícil do seu parceiro no casamento

guardarconvidar ex-namorada: sim ou não?
E se fosse ao contrário? Ora aí está, quem sabe, a resposta para a sua decisão… Foto: Miguel Lobo Photography

Todas estas perguntas podem ajudá-la a sentir-se mais confortável com a ideia de ter uma das ex-namoradas do seu futuro marido no seu casamento. Mas se isso não chegar, lembre-se sempre: o dia é seu, a festa é sua, acontecerá tudo como quiser. E mais, no final do dia, estará casada com o amor da sua vida. E isso deverá ser felicidade que chegue para dissipar toda e qualquer outra preocupação que possa ter, não acha?

Talvez também lhe interesse:

 

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mary Me - Eventos ® Wedding planners
Quinta D'Azenha Quintas casamentos
Miguel Lobo Photography Fotógrafos e vídeo
Emotion Wedding Photography Fotógrafos e vídeo
Pedro Sifredo Photographer Fotógrafos e vídeo