Top 10 + 1: O que não pode faltar para o seu casamento ser memorável

Certamente já leu muito sobre casamentos e sobre a melhor forma de organizar uma celebração que fique para a história. Mas ainda temos muito a dizer, especialmente se encontrarmos o equilíbrio entre a tradição e a originalidade dos tempos atuais. Pronta para saber como tornar o seu casamento num evento inesquecível?

Foto: Centrimagem

Jantar de ensaio

Talvez já o tenha visto numa infinidade de filmes e séries americanas. Á partida pode não fazer sentido, mas a ideia é interessante porque permite uma primeira aproximação entre os convidados e ajuda a ajustar pequenos detalhes antes do casamento e que poderão ter escapado ao plano inicial. Com este tipo de ensaio prévio não há como algo correr mal no dia do casamento.

Foto: Across the Mountains
Foto: Across the Mountains

Não esqueça as crianças

Embora haja muitos casamentos em que as crianças quase não estão tão presentes, a maioria dos noivos preferem que os pequeninos da casa tragam maior alegria ao seu casamento. Nesse caso, não os coloque de parte recorrendo a um menu infantil e uma mesa isolada.

Prepare um plano de entretenimento para as crianças que permita que os pais aproveitem o casamento. As crianças estarão presentes em momentos importantes, mas as animações, atividades e presentes especiais não devem faltar.

Dar as boas-vindas

Esqueça a sobriedade de quem organizou um casamento na Idade Média. O grande dia deve primar pelo detalhe, com o objetivo de agradar os seus convidados. Tenha em mente um tema ou decoração que acrescente um pouco de personalidade à mesa, e considere a possibilidade de receber os seus convidados com um presente de boas-vindas, além da habitual lembrança no final do copo de água.

Foto: A Pajarita

Reinventar o cardápio

Coloque diferentes bancas de comida para que seus convidados interajam sem se sentirem permanentemente presos ao serviço de catering. Não se esqueça do exótico sushi, das ostras, mojitos e cupcakes… Deve haver também espaço para a degustação de bebidas alcoólicas, desde cervejas artesanais e cocktails.

Por outro lado, não precisa seguir rigorosamente o conceito do banquete do copo de água com os tradicionais peixe, carne e sobremesa. Por que não mudar? Mais pratos, menos quantidades e uma maior variedade de alimentos. E por que não incluir massas e pizzas ou optar por uma apresentação mais artística? Saiba mais sobre os gastos numa boda: quem paga o quê.

Dança dos noivos

A primeira dança como marido e mulher é praticamente um exercício íntimo (se conseguir distanciar-se dos 200 convidados que vos observam), mas pode transformar esse momento numa performance dedicada aos seus convidados. Por que não preparar uma dança ou uma coreografia em condições? Reinventar a valsa ou optar por um show de funk, hip hop, rock ou uma qualquer outra dança tradicional?

Foto: Ludgi Fotógrafos

Trocar de roupa

Fuja dos espartilhos e do vestido de casamento e aprecie a ideia de trocar de roupa depois da cerimónia. Muitos noivos preparam o segundo traje para os momentos de maior movimento, como as danças e os jogos. É melhor estar preparada, certo? Motive seus convidados a fazerem algo parecido… Um casamento não tem que ser obrigatoriamente rígido. É importante que toda a gente se divirta sem se sentir condicionado por uma saia justa ou gravata apertada. Conheça as nossas sugestões de vestidos de festa: as tendências mais chic para uma convidada excepcional.

Muita música de qualidade

Aproveite o fator música para ganhar pontos no seu grande dia. Por exemplo, pode optar por combinar uma banda que reinterprete músicas pop e rock durante o jantar recorrer a um DJ para a festa, que tem uma seleção variada que não diminui de qualidade e, acima de tudo, permite que toda a gente possa dançar. A música é perfeita para deixar os sentidos à flor da pele. Aproveite!

Foto: AhHa Photos

Animações surpresa

Deixe seus convidados estupefactos com animações surpresa em momentos que nunca teriam exigido uma performance de qualquer tipo (entre a passagem da igreja ao copo de água ou até mesmo antes do banquete). E porque não durante a receção inicial? Apresentações musicais, danças, shows de magia… Semeie a diferença! Vejas as nossas 8 ideias originais para organizar uma boda low-cost.

Ambiente e contraste

Adicione contrastes em diferentes áreas com ambientes singulares. Assentos confortáveis seguindo uma decoração elegante e moderna, são perfeios para aqueles momentos mais tranquilos entre o banquete e a dança. Tenha em mente que quanto mais ambientes proporcionar, mais agradará aos seus convidados. O importante é que existam atividades para ajudar a passar o tempo.

Foto: AhHa Photos

Ceia

Cada vez se vê mais em casamentos por todo o mundo. Com as taças de champanhe e o desgaste de dançar com roupas apertadas, qual seria a criatura que não teria fome? Aproveite a oportunidade para esquecer as formalidades e se concentrar numa refeição de fast food que pode ser facilmente consumida. Quem não gostaria de comer um pedaço de pizza às 4 da manhã?

Surpresa final

Na Tailândia, por exemplo, é tradição acenderem-se lâmpadas de papel que voam e se perdem na imensidão do céu estrelado. Para terras lusas, optamos mais pelos fogos de artifício para fechar as festas. Escolha um final ideal e para terminar o grande dia.

Foto: Across the Mountains

Estas são algumas alternativas às formas mais tradicionais de organizar um casamento. Faça um esforço para que os seus convidados possam também aproveitar para se divertirem. Não se esqueça que é o seu dia, mas também o deles!

Poderá também gostar de ler:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Maria Papoila
Staycation: a memorável despedida de solteira em casa
Faça o que sempre sonhou, improvise ou planeie tudo ao minuto, o que interessa é que seja um dos fins de semana mais felizes da sua vida!
Foto Shutterstock
10 conselhos para não dar cabo da sua despedida de solteira
Acima de tudo, divirta-se na sua despedida de solteira. Imponha as suas normas e depois deixe o resto nas mãos da sua amiga mais foliã... Mas responsável também!
Miguel Matos Fotografia
Como ser um casal feliz? 6 Conselhos para que a paixão fale por si!
Esqueça as utopias e centre-se em objectivos reais, daqueles são verdadeiramente alcançáveis. Como cuidar da sua relação, por exemplo!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação