As 10 atitudes que estão PROIBIDAS aos convidados de uma festa casamento

Bom senso é a palavra-chave. Infelizmente, o seu significado não é universal. Por isso, e para que não tenha dúvidas se deve ou não comportar-se de uma determinada forma, a Zankyou preparou a lista das 10 atitudes e comportamentos que um convidado de casamento NUNCA deve assumir. São pequenas diretrizes que não custa seguir e que fazem toda a diferença para o casal que quis partilhar consigo o seu grande dia. Porque amor, com amor se paga.

Por Magia - Photography
Foto: Por Magia – Photography

1. Ir de branco

O branco está reservado para a noiva. O protagonismo é dela. O dia é dela. Ela é a pessoa mais importante de toda a cerimónia. É considerada de ‘mau tom’ roubar parte desse protagonismo usando a cor branca. Mesmo que o branco seja a cor que mais favorece a sua pele quando ela está bronzeada; mesmo que o vestido mais bonito que encontrou seja branco; mesmo que até goste de ser o centro das atenções; evite o branco!

Veja também Regras de protocolo de casamento: sabia que o vermelho está proibido?

2. Falar mal da festa (na festa!)

É pura falta de educação. E isso nunca é bom. Se foi convidada para uma festa de casamento, tenha a graciosidade de apontar apenas os pontos positivos e de parabenizar os noivos pela festa. Lembre-se sempre que a festa não é sua e não deve estar de acordo com o seu gosto ou as suas necessidades. E lembre-se também que duas pessoas fizeram questão de partilhar consigo um dia único nas suas vidas e isso merece o seu respeito e a sua benevolência.

Foto: It’s all about…
Foto: It’s all about…

3. Não dar presente

Sim, é um investimento significativo aceitar fazer parte de um casamento. Mas se assumir esse compromisso, assuma-o por completo. Organize-se para que possa fazer parte da celebração e dar um presente aos noivos. Não precisa de ser uma prenda megalómana, mas precisa de ser algo que mostre o apreço que tem pelo casal e que mostre que foi importante para si fazer parte da história dos dois. Veja a lista de presentes criada pelos noivos e procure algo dentro do seu orçamento. Organize-se e aproveite o tempo de antecedência que geralmente é dado aos noivos pelos convidados para juntar algum dinheiro. Se preferir e se os noivos tiverem feitos uma lista de casamento na Zankyou, use gratuitamente essa ferramenta.

4. Não cumprimentar os noivos

Mesmo que lhe pareça complicado atravessar o mar de pessoas que estão a cumprimentar os noivos, faça-o. Se preferir, deixe-se ficar para o fim. Mas faça-o. Agradeça o convite, dê-lhes os parabéns pela nova etapa das suas vidas. Retribua o carinho que eles lhe demonstraram quando a convidaram.

Foto: It’s all about…
Foto: João Medeiros

5. Travar longas conversas

Cumprimente-os, sim! Mas não os monopolize! Deixe-os desfrutar do seu grande dia e deixe-os ter momentos só deles. Deixe as conversas longas para depois!

6. Ser a sombra dos noivos

Gira com bom senso o tempo que vai passar com o casal. Desafie-os para uma selfie. Convide-os para dançar. Mas evite fazê-lo a toda a hora. Eles têm de estar disponíveis para todas as pessoas que estão na festa e na dificuldade de os gerir a todos ainda precisam de criar momentos só deles. É uma tarefa complicada, não a dificulte! Em suma, não seja inconveniente.

Foto: It’s all about…
Foto: It’s all about…
Foto: It’s all about…

7. Atitudes “sem noção”

Cuidado com os exageros. Cuidado com o quanto bebe, com os comentários que faz, com a forma como trata as pessoas que não conhece. O seu espaço termina onde o espaço dos outros começa. Tenha sempre isso presente. E evite fazer algo que possa ser embaraçoso e que possa deixar os noivos envergonhados por o ter na festa.

8. Estragar as fotos dos noivos

As fotos da praxe nem sempre são um momento fácil. Os noivos vão querer ter fotos com todos os convidados e vão perder muito tempo para conseguir isso mesmo. Quando chegar a sua hora, evite complicar a tarefa. Não faça caretas, não se perca a experimentar poses, não exija demasiadas fotos.

Foto: SLcasamentos
Ideias de Veludo
Ideias de Veludo. Fotografia: Espaço Branco.
135 milímetros. Espaço: Quinta do Hespanhol

9. Pedir coisas aos noivos

Não crie problemas ou dificuldades aos noivos. Deixe-os desfrutar do dia. Se quiser saber onde estão as lembranças, quando será aberta a pista de dança, até que horas há bar aberto e esse tipo de informações logísticas, procure a Wedding Planner, se houver, ou os pais e irmãos dos noivos.

10. Levar um convidado “extra” sem avisar

O seu convite é para si e para uma outra pessoa. Não traga convidados extra nem caia no erro de avisar apenas na semana anterior ao casamento que vai querer levar uma terceira pessoa. Os noivos pagam um valor por cada convidado e esses valores são definidos e acordados muito antes. A flexibilidade é menor numa festa de casamento do que é num almoço ou jantar combinado entre amigos. Trate a festa com a circunstância que ela exige. E por mais descontraída que seja a festa, ter um convidado ‘surpresa’ é sempre um cabo de trabalhos. Imagine que todos levavam alguém?

Foto: It’s all about…
Faraway
Foto: Faraway

Podem parecer-lhe recomendações óbvias, mas ficaria surpreendido se soubesse quantos noivos são confrontados com este tipo de atitudes dos convidados no dia do seu casamento… Não faça parte dessa estatística. Colabore. Não dificulte. E lembre-se sempre que a festa é deles!

De qualquer forma, vai querer arrasar no seu look, certo? Até porque os seus amigos merecem convidados à altura. Por isso,  e para ser a convidada perfeita, preparámos-lhe um vídeo onde lhe contamos em apenas 5 passos como ser a convidada perfeita. Clique no play!

Leia também: Moda para convidados online: o look que ambiciona apenas a um click! O ABC do dress code para convidados em apuros

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Mais informação sobre

Dê-nos a sua opinião

Foto Efeito Espontâneo
10 formas originais de oferecer dinheiro aos noivos
O dinheiro é valioso, claro. Mas mostre que investiu também um pouco de tempo e de carinho a pensar na melhor forma de o oferecer. Porque isso sim tem um valor inestimável.
Sublime Films
2018: conheça as datas proibidas para casar. Cuidado!
O ano está carregado de feriados, pontes e eventos importantes. Não se deve casar em nenhum destes dias. A razão é óbvia...
Foto: João Almeida
35 coisas que as mulheres casadas estão cansadas de ouvir
A vida de casada pode mudar um pouco a rotina, mas nunca a sua essência. Apesar de já estarmos no século XXI, há muita coisa que não muda, inclusive as mentalidades. Por isso, não estranhe certos comentários e/ou perguntas.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação