Como organizar um casamento ecológico: 6 ideias fáceis

Um casamento ecológico - Green Tree Photography
Um casamento ecológico – Green Tree Photography

Cá para nós, há modas que nunca deviam deixar de o ser. A ecologia é uma delas. No Zankyou temos plena consciência de que o mundo não se vai conseguir salvar sozinho e é por isso que, sempre que podemos, apelamos ao amadurecimento de todos. Também sabemos que é normal que quando está a organizar um casamento o pensamento lhe fuja destas coisas da consciência ambiental, mas com as nossas dicas vai ver que não é assim tão difícil juntar o útil (e essencial) ao agradável para conseguir organizar um casamento ecológico.

1) Comecemos pelos convites. Se usa o computador e a Internet para tudo e mais alguma coisa porque não recorrer às novas tecnologias para enviar os convites? Bastará ter algum jeitinho para usar algumas ferramentas e imaginação para elaborar um convite único. Sabia que pode enviar convites de casamento online através do Zankyou?

Além da originalidade (lembre-se lá de quantos convites de casamento já recebeu por mail…), lembre-se do bem que está a fazer ao ambiente. Não há papel, nem envelopes, nem selos, nem cola… e o dinheiro que poupa no envio? Convencido? Ainda bem.

Escolha um meio de transporte alternativo - www.greenweddingshoes.com
Escolha um meio de transporte alternativo – www.greenweddingshoes.com

2) Dos convites passemos para uma lista de casamento ecológica. Pode não o confessar mas diga lá que o dinheiro não é o presente mais apetecido? E outra das vantagens é que é também dos mais ecológicos. Desperdício é coisa que aqui não entra! E para os noivos que têm uma consciência ambiental, digamos, um pouco mais avançada, o Zankyou arregaçou as mangas e deu as mãos à Greenpeace Espanha numa união perfeita.

Um acordo que permite da lista de casamento faça parte, por exemplo, contribuições para projectos relacionados com a educação ambiental ou a conservação de espécies. Diga lá se esta não é uma ideia realmente verde?

3) tente conseguir agendar tudo para locais bem perto uns dos outros. Assim, evitará que dezenas de carros se andem a deslocarem de um lado para o outro, contribuindo para a diminuição das emissões de dióxido de carbono. É um pequeno gesto, é certo, mas grão a grão… E se o seu casamento se realizar numa cidade com uma boa rede de transportes pode aproveitar para ir da igreja para o sítio da festa de autocarro, de metro ou até de eléctrico!

Casa Vincentina
Casa Vincentina

4) Outro “pormenor” essencial quando falamos de casamento é a noite de núpcias. Que tal passá-la num alojamento verde? Estamos a referirmo-nos a espaços turísticos sustentáveis, com fortes preocupações ecológicas e que defendem a reutilização e o reaproveitamento da energia e da água. Em Portugal, já existem alguns alojamentos preocupados a 100% com a ecologia. Um desses casos é a Quinta do Barracão da Vilariça, situada perto de Torre de Moncorvo, detentora do Galardão Chave Verde símbolo da sensibilização e a prática de comportamentos pró defesa do ambiente. O mesmo acontece em Carcavelos, no Hotel Riviera, certificado como eco-hotel. Por último sugerimos-lhe ainda a Casa Vicentina, em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano.

5) Genial também foi a ideia do criador Justin Alexander que na sua colecção de vestidos de noiva para 2011 decidiu incluir alguns modelos ecológicos. A linha chama-se Pure by Justin Alexander e recorre a materiais orgânicos e a acessórios de decoração naturais como as conchas do mar. E olhe que lá por ser elaborado com matéria-prima reciclada, estes vestidos não deixam, por isso, de ser glamourosos.

Vestidos de Noiva Ecológicos - Pure, Justin Alexander
Vestidos de Noiva Ecológicos – Pure, Justin Alexander

6) Já que falamos em vestidos, damos-lhe ainda conta que até os seus sapatos podem ser uma ode à protecção ambiental. Que tal passar o dia mais feliz da sua vida com umas Eco-chique PrettyBallerinas? Veja lá na foto se não são encantadoras? Acredita que são feitas de tecido de pára-quedas reciclado?

Solicite informação sobre “”
Eco-chique PrettyBallerinas

E além de serem super confortáveis, estas sabrinas ainda estão disponíveis em cores tão originais como limão, ameixa ou bronze.

Como vê, com simples sugestões pode estar a fazer uma grande diferença. E não será apenas no dia do seu casamento. Será para o resto de todos os outros dias…

Ana Filipa Picoto

Mais informação sobre

Comentários (1)

Dê-nos a sua opinião

Efeito Espontâneo
3 ideias para organizar uma festa de casamento e baptizado num só dia
Melhor do que uma festa… só mesmo duas festas juntas! Por isso, se está a preparar o seu casamento mas também gostava de baptizar o seu filho, por que não fazer “um dois em um”?
João de Medeiros & Pamela Leite
Como organizar o seu casamento 100% na Internet? Descubra o nosso guia
Um mini-guia com os melhores conselhos para poderem utilizar a Internet na organização do vosso casamento 100% na Internet.
Mary Me Eventos - Créditos foto: Caqui
Como organizar um casamento inspirado na Páscoa
A Páscoa está mesmo a chegar e, para os noivos que gostam de casamentos temáticos, esta poderá ser uma celebração inspiradora. Fique com algumas ideias!

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa na Zankyou?
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação