Como organizar um casamento ecológico: 8 ideias fáceis

Todos estamos conscientes sobre a necessidade de pouparmos ao máximo o nosso planeta e, se são um casal preocupado com este tema, este artigo é ideal para vocês. Sabemos que é normal que, quando está a organizar um casamento, o pensamento lhe fuja destas coisas da consciência ambiental, mas com as nossas dicas vai ver que não é assim tão difícil juntar o útil (e essencial) ao agradável para conseguir organizar um casamento ecológico. Hoje trazemos-lhe 8 ideias para organizar um casamento ecológico. Celebrem o dia mais feliz das vossas vidas ajudando o meio ambiente!

Créditos: Mia Luzia
Créditos: Mia Luzia

1. Convites

Comecemos pelos convites. Se são um casal moderno e querem romper com as tradições, uma boa ideia é tirar partido das novas tecnologias e substituir o tradicional convite de casamento em papel por um convite eletrónico igualmente bonito. Para além de ser uma atitude consciente a nível ecológico irá ser uma mais valia para o vosso orçamento. Caso queira manter os convites em papel, opte pelo papel reciclado.

Créditos: Pérola, Papel, Tesoura

2. Plantar vida

De forma a simbolizar o amor e o nascimento de uma nova vida, era engraçado dedicar um momento do vosso casamento para plantar uma árvore. O planeta agradece e temos a certeza que se vai destacar por tomar esta atitude consciente.

3. Decoração

Para a decoração do seu casamento pode optar por materiais recicláveis ou orgânicos, que não irão prejudicar e criar resíduos, sendo a melhor opção para os detalhes. Os elementos reciclados podem estar presentes em grande parte da decoração, como por exemplo nos centros de mesa e arranjos florais.

Foto: Aguiam Wedding Photography
Créditos: ana mota – Eventos e decoração

4. Iluminação

Tire o máximo partido da luz natural para o seu casamento, se for o caso de ser um casamento realizado durante o dia e em locais ao ar livre. Se for no Verão ainda melhor, aproveite até aos últimos raios de sol e desfrutem de um pôr-do-sol romântico. Outra dica é utilizarem candeeiros reciclados e originais, como garrafas de vidro com luzes dentro.

Créditos: Love Stories Weddings – Convites

5. O vestido da noiva

A noiva pode reutilizar o vestido da avó, da mãe ou da tia, o vintage está na moda. Outra opção bastante ecológica e verde é alugar o seu vestido de noiva em vez de o comprar.

Foto: Ideias Vintage Fotografia

6. Lista de casamento ecológica

Passemos para uma lista de casamento ecológica. Pode não o confessar, mas diga lá que o dinheiro não é o presente mais apetecido? E outra das vantagens é que é também dos mais ecológicos. Desperdício é coisa que aqui não entra!

Lista de Casamento Zankyou

7. Lembranças

As lembranças verdes são uma ótima forma de colocar mais árvores e vida no nosso planeta. Para além de ser uma ideia super bonita e original, serve para consciencializar os seus convidados do grande problema que vivemos. Para além de amor distribuam verde e vida no vosso grande dia.

Outra opção de lembrança ecológica podem ser os doces ou as compotas e ainda os sabonetes, pois são presentes que temos a certeza que os seus convidados vão usar e não vão ser daqueles que arrumamos numa gaveta.

Mia Luzia
CasArt – Lembranças
Escudeira Bio

8. Noite de núpcias

E que tal passar a noite de núpcias num alojamento verde? Estamos a referir-nos a espaços turísticos sustentáveis, com fortes preocupações ecológicas e que defendem a reutilização e o reaproveitamento da energia e da água. Em Portugal, já existem alguns alojamentos preocupados a 100% com a ecologia.

Credits: Fotomiraflores

Se são um casal que se preocupa com o meio ambiente e com as consequências futuras dos nossos atos e escolhas no presente, o casamento ecológico é uma ótima opção para vocês. Para além de realizarem um casamento verde, irão alertar os vossos convidados para uma consciência ecológica.

Nota: As imagens utilizadas são meramente ilustrativas

Talvez também lhe interesse:

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Comentários (1)

Dê-nos a sua opinião

Luminous Photography
10 conselhos para organizar um casamento sem stress
Veja os 10 valiosos conselhos para organizar um casamento sem stress. Pode não acreditar mas é possível, ora veja.
Como organizar um casamento: 12 meses de preparativos. O calendário definitivo!
Como organizar um casamento: 12 meses de preparativos. O calendário definitivo!
Como organizar o casamento: o calendário que precisava para viver um dia de sonho!
Mary Me - Eventos ® | Foto- João Almeida
Decoração: pequenos detalhes para um maxi efeito
São os pequenos detalhes que fazem magia. Inspire-se com este artigo decore o seu casamento da melhor forma.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação