Como organizar um casamento ecológico em 5 passos

A ecologia está na moda e não deveria ser assim. Devido aos problemas ambientais que o mundo sofre a todo o instante, essa prática deveria ser um hábito, algo inerente à sociedade. Mas, tendo em conta a consciência social que tem se instalado, devemos aproveitar a corrente, fazer a nossa parte e incentivar os outros a fazê-lo também. Talvez, com o tempo, essa moda se torne um hábito.

Devido à nova filosofia de vida que emergiu, embora ainda haja muito a ser feito, muitos casais entraram num estilo de vida mais ecológico e não querem sair dele, mesmo no seu casamento. E com um casamento que respeite o meio ambiente, todos nós ganhamos. Descubra como organizá-lo em apenas 5 etapas!

Passo 1: Convites e doações

Os convites de casamento são a melhor maneira de começar a sua jornada ecológica no grande dia. O convite é a carta de representação do casamento, o aperitivo que prevê quais serão os grandes momentos a usufruir no grande dia. Portanto, anuncie a importância do estilo do seu casamento porque isso fará, certamente, toda a diferença.

Foto: A Pajarita (Nota: a foto apresentada é meramente ilustrativa)

Existem ONGs responsáveis por fazer convites cujos lucros revertem a favor das causas que definem sua organização, tudo com o objetivo de preservar o meio ambiente e cada um englobado numa área específica: a fauna, as florestas, a água, a atmosfera, o lixo… Esta é ou não uma iniciativa imbatível?

Foto: A Pajarita (Nota: a foto apresentada é meramente ilustrativa)

Quanto à forma, o papel reciclado é utilizado sem qualquer ácido ou tinta vegetal. Apesar do que se pode pensar, este procedimento não tira a originalidade e a beleza do produto final. O que essas organizações oferecem é um cuidado extremo sobre a forma como podemos encarar as diferentes causas vitais para o correto funcionamento do planeta. As técnicas são manuais, com um resultado muito original a nível artístico.

Foto: A Pajarita (Nota: a foto apresentada é meramente ilustrativa)

Passo 2: Figurinos e vestidos

A primeira maneira de alcançar seus propósitos ecológicos é removendo a sobriedade do rótulo. Motive os seus convidados a vestirem-se de uma forma livre, com um mínimo de formalidade, com looks naturais que usem tecidos como algodão, linho ou seda.

Foto: Ideias Vintage Fotografia

E isso não é válido só para os convidados, mas para o próprio casal, que tem a opção de economizar e ser ecológico ao mesmo tempo. Para isso, o aluguer de roupas e vestidos é uma opção que continua a convencer muitos casais, assim como a recuperação de certas peças, principalmente no caso das mulheres. Muitas noivas recorrem às costureiras especializadas em vestidos de noiva para dar um facelift ao vestido da mãe ou da avó, aproveitando a oportunidade para homenagear a família. Tudo isso dispensa o uso de tecidos sintéticos e evita o consumo de produtos fabricados em série. Além disso, os adereços, em vez de comprá-los ou usar materiais nocivos ao ambiente, podem sempre ser baseados em flores ou outros produtos naturais.

Foto: Mary Me

Passo 3: Veículos

A maioria dos veículos usados num casamento polui o ambiente, embora existam exceções. A noiva e o noivo, com os seus carros de luxo ou motociclos, e os convidados, em transportes públicos ou num autocarro, contribuem para empobrecer o meio ambiente. Embora evitar usar estes meios de transporte seja uma ótima solução para reduzir a poluição, não é suficiente, se considerarmos que nenhumas das alternativas são 100% limpas. No entanto, pode optar por alugar um espaço facilmente acessível a pé ou acessível através transportes públicos, para evitar o uso de veículos motorizados em excesso. Há que contribuir, certo?

Foto: Your Image

Para a noiva e para o noivo, há muito mais possibilidades, mais criativas se pensarmos no tradicional carro de luxo que geralmente os transporta. Por esta razão, pode sempre recorrer ao transporte mais ecológico de todos: a bicicleta. Pode parecer estranho no início, mas representa perfeitamente o espírito ecológico e hoje é uma moda que deve ser perpetuada no tempo. Como outras opções, como chegar de carruagem, ou a cavalo (certifique-se a empresa respeita os animais), ou, mais arriscado, parapente ou barco, dependendo do local da celebração. Aproveite e seja criativa!

Wendy Creating Moments | Foto: Plumeria

Passo 4: Banquete e restaurante

Chegou a hora do almoço e existe a necessidade de um cardápio ecológico, ou seja, livre de alimentos prejudiciais à saúde e ao meio ambiente. Para isso, o principal é verificar se os produtos não têm corantes ou conservantes. Pode tentar que a comida seja confecionada a uma distância de 100 quilómetros ou menos, contribuindo para a sua conservação e evitando uma maior contaminação na transferência.

Foto: Mary Me

Outra solução é preparar um menu vegan ou, pelo menos, alternativas vegans para contribuir para a causa ecológica. Estes produtos são baseados no respeito pelos animais principalmente, mas também do planeta, de forma que as elaborações estejam livres de substâncias prejudiciais ao homem e à natureza. Conheça os cuidados essenciais para um dia-a-dia mais saudável.

Para contornar a questão das sobras, tente que a comida em excesso seja reutilizada para a confeção de uma sopa ou outras refeições para consumo próprio, ou para distribuir por quem mais necessita. Dessa forma aproveitará todos esses alimentos e ajudará pessoas com problemas sociais reais.

Foto: Aguiam Wedding Photography

Quanto ao espaço escolhido, tente que este fique perto de um espaço natural. Proporcione aos seus convidados um maior contacto com a natureza. O cenário será absolutamente maravilhoso, com montanhas, jardins, rios, falésias ou praias como pano de fundo. No entanto, o serviço de recolha de lixo deve ser eficaz e respeitar o meio ambiente. Pode ainda optar por realizar o seu casamento em casa.

Ao mesmo tempo, certifique-se de que o espaço recicla os produtos e que não desperdiça recursos. Também é possível criar um envolvimento com organizações ecológicas que contribuam com pratos especiais, cujo montante é destinado a apoiar as causas que defendem.

Wendy Creating Moments | Foto: Plumeria

Passo 5: Detalhes

Os detalhes podem ser os aspectos mais pessoais e nos quais existe uma maior liberdade para retratar a personalidade do casal. Assim, é um bom momento para aplicar a filosofia ecológica do DIY, ou faça você mesmo. Esta técnica não tem que ser 100% ecológica, mas o uso de papel reciclado, produtos naturais (flores, plantas, frutos, sementes…), preparados (geleia, patés, vinho, óleos…) e recipientes feitos à mão (cestas, garrafas, caixas…) permitem-lhe aproximar-se desse propósito.

Foto: Aguiam Wedding Photography

Pense também em decorar o espaço com materiais naturais como um desafio à sua criatividade. As possibilidades são infinitas e pode tirar partido disso para os elementos decorativos, presentes para os convidados ou acessórios para a noiva. Por outro lado, esta preparação é um presente para o casal, que dará rédea solta à sua imaginação, enquanto se divertem criando e experimentando coisas novas. Neste sentido, existem ainda associações e empresas dedicadas a ensinar a fazer diversas coisas de forma artesanal. E por que não experimentar?

Para ajudar na organização do casamento, veja o nosso vídeo

Descarregue também o nosso ebook

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Comentários (1)

Dê-nos a sua opinião

Como organizar um casamento em casa em cinco passos
Como organizar um casamento em casa em cinco passos
Casar em casa pode ser bem mais divertido e bem-sucedido do que você imagina. Primeiro, porque você será o "rainha do pedaço" e conhecerá o espaço como ninguém. Depois, porque você sentir-se-á tão bem, como se estivesse em casa... E estará...
Como organizar um casamento low-cost em 5 passos
Como organizar um casamento low-cost em 5 passos
Se não pode investir muito dinheiro no seu casamento, deixamos-lhe aqui os passos fundamentais para organizar um casamento de baixo custo, sem ter de desistir de nenhum detalhe
Como decorar o seu casamento no inverno em 5 passos
Como decorar o seu casamento no inverno em 5 passos
Se quer saber como decorar o seu casamento no inverno e aproveitar o melhor dos eventos, preste atenção a estes 5 passos essenciais. Porque, caso não saiba, os casamentos de inverno ficam mais tempo guardados na memória.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação