Saiba o que vai "perder" quando for morar com seu parceiro

Saiba o que vai "perder" quando for morar com seu parceiro

Viver a dois, pode não ser fácil. Há que ceder muito, mas também há todo um companheirismo e amor que valem ouro. Seja como for, não a queremos deixar despreparada. Fique bem ciente daquilo que vai "perder", quando se juntar com o seu amor

Saiba o que vai "perder" quando for morar com seu parceiro
Foto: Efeito Espontâneo
  • Vida a Dois
  • Conselhos
  • Casados de fresco
  • Felicidade
  • Casal

Apaixonarmo-nos por alguém e querermos passar o resto dos nossos dias com essa pessoa faz parte do processo natural da vida. Viver em casal é algo que a sociedade nos impõe e que, talvez por isso, a maior parte das pessoas sente necessidade. Isso não significa que devamos estar 24 horas por dia juntos com a nossa cara metade, em simbiose perfeita, até porque isso pode acabar por anular um pouco a nossa individualidade. Não é, então, de estranhar que ainda haja quem prefira ficar solteiro. Assim não terá de ceder aos desejos do parceiro. “Isso é porque ainda não se apaixonou de verdade“, pensa você. Provavelmente, tem razão…

… Uma coisa é certa: ganha-se muito a viver em casal, mas também há algumas coisas que se perdem. Saiba quais e pense bem se está preparada para ceder…

1. Espaço

E, neste caso, quando nos referimos a espaço, é mesmo a espaço físico. Alguns metros quadrados de chão e paredes só para si. A partir do momento que juntar os trapinhos com o Manel, vai mesmo ter de partilhar tudo. A vossa casa será o vosso lar, o local onde vão crescer como casal, conversar, fazer planos para o futuro e multiplicarem-se. E isso é lindo! Mas tem de estar ciente que vai ter de acordar com ele como o decorar, pintar e que objetivo dar a esse espaço. Será um quarto ou uma sala? Talvez não fosse mal pensado destinar um espaço só para si… Pois, tem razão, para isso teriam de ter uma casa grande.

Entretanto, não seria mal pensado ficar a par dos 12 segredos para construir um lar feliz com o seu amor.

guardar
Foto: Ricardo Meira

2. As suas normas

Não quer perder as últimas novidades para o seu casamento?

Subscreva a nossa newsletter

Quando vivia sozinha tudo era mais fácil. As regras eram suas e podia quebrá-las quando quisesse, sem ser alvo de censura. A partir do momento que estiver com o Manel, descobrirá toda uma nova forma de viver. Ele tem caprichos, necessidades e algumas exigências. Você também tem isso tudo. Então, o melhor é conversarem sobre as vossas “normas” e tentar ao máximo respeitar as de um e as do outro. Não julgue que as suas são mais importantes que as dele. Vai apenas ter de se adaptar a todo o pacote que vem com o seu futuro esposo e isso inclui algumas manias que, para ele, são leis.

Leia também: Para evitar erros no seu matrimónio, sugerimos que tome nota destes 12 conselhos de um divorciado.

guardar
Foto: Film Art Team ® Studios

3. Silêncio ou muita loucura

Dependendo da sua personalidade, você poderá ser daquelas que adora viver momentos de silêncio ou, pelo contrário, gosta de ter sempre casa cheia, com muita diversão. Será que o seu amor tem o mesmo gosto que você? E se sim, será que estarão sempre em sintonia? Pois é, nem sempre. Portanto, prepare-se para se ver envolta de amigos num dia que precisa de calma ou de se sentir completamente desamparada, num dia que necessita de folia.

Leia também: 8 maus hábitos que tem de largar se decidirem “viver juntos”

guardar
Photo by Joshua Rawson-Harris on Unsplash

4. Momentos únicos em casal

Este ponto pode parecer estranho, porque se vai casar, há-de ter mais tempo para ficar junto do seu amor. Mas aqueles momentos vividos ao máximo, precisamente por serem mais curtos, eram aproveitados com mais emoção. Sem falar que, com o tempo, a paixão vai esmorecendo, dando origem a um amor mais calmo. Ou seja, a loucura dos momentos ardentes vai perder combustão, mas isso não quer dizer que seja mau. Tudo tem os seus prós e contras. Seja como for, aqui ficam cinco truques para reacender a chama e fazer a paixão durar.

guardar
Foto: Film Art Team ® Studios

5. Sítio para as suas coisas

O espaço para colocar as suas coisas pessoais será reduzido. Você terá de partilhar armários e gavetas com o Manel. A única coisa que terá de fazer é comprar mais móveis ou aprender a organizar e a arrumar muito bem as suas coisas. Quanto à escova de dentes, julgamos não ser problemático colocá-la no mesmo copo que a do seu marido.

Leia também: Dúvidas antes do casamento: como será viver a dois?

guardar
Foto: Efeito Espontâneo

6. Horas a fio na casa de banho

Nós sabemos que você adorava estar “horas” na casa de banho a tomar duche, sem ninguém lhe pedir para se despachar. Agora, a lufa lufa das manhãs tem de ser gerida com o Manel, por isso têm de dividir muito bem o tempo que cada um gasta na casa de banho. Afinal, nenhum quer chegar atrasado ao trabalho, pois não?

Leia também: Como sobreviver ao primeiro ano a morar juntos

guardar
Photo by Jonathan Borba on Unsplash

7. Escolha da decoração

Nesta questão, podem acontecer dois cenários: o seu parceiro pode não quer saber se vive rodeado de flores, de motivos campestres ou de paredes azuis às bolinhas, e aí você tem liberdade total para decorar a casa à sua maneira; ou ele também quer dar os seus palpites. Aí pode ter um problema. Com sorte, pode ser que concordem em alguns pontos. O importante é que cheguem a um consenso e, claro, bom senso!

A vossa casa será pequena? Então aqui ficam sete dicas simples para aproveitar melhor o espaço.

guardar
Photo by Nathan Fertig on Unsplash

8. Atacar o frigorífico  sem se sentir culpado

A tentação da gula ataca todos de vez em quando. Quem nunca se sentiu tentado a comer uma dose extra de chocolate ou gelado, sabendo que era melhor se coibir? O pior é que ninguém gosta de ser chamado à atenção. Já basta sabermos que não estamos a fazer o mais indicado, ainda mais se queremos perder aqueles 5 quilos a mais que nos estão a dar cabo da cabeça e da silhueta. De facto, é muito bom “pecar” sem ninguém ver. Você até podia fingir para si mesma que se portou muito bem. Pois é! Essa situação idílica termina com o casamento.

Conhece o guia detox para conseguir um ventre liso?

guardar
Photo by Matheus Ferrero on Unsplash

9. Uma cama só para si

Se é daquelas que adora espalhar-se na cama à vontade, prepare-se que é bem possível que o Manel seja daqueles que não pára quieto a dormir. E se for mesmo bruto? Ui, imagine-se já cheia de nódoas negras por todo o lado. Imaginamos que a esta hora, já está a pensar como convencê-lo a comprar duas camas de solteiro. Se calhar, é mais seguro!

Leia também: Dormir acompanhado afeta a saúde dos casais. Deverão dormir em camas separadas?

guardar
Photo by bruce mars on Unsplash

10. Longas conversas ao telefone

Antes de casar, você nem via as horas passar. Ficava ao telefone com a Ana e com a Teresa, sem filtros nem limites. Depois de casar, o caso muda de figura. Os homens são como as crianças, querem a atenção só para eles… E são como os velhotes, estão sempre a reclamar das contas. Sim, porque se não tiver aqueles pacotes de chamadas ilimitadas, vai doer ao fim do mês.

Leia também: «Para quê casar se vivemos juntos há tanto tempo?» 5 motivos para tomar esta grande decisão!

guardar
Foto: Film Art Team ® Studios

Depois, deste artigo, já está a ver como será a sua vida com o seu noivo. De facto, só com muito amor é que uma mulher se deve atrever a viver em comum. Mas vai ser muito bom, vai ver… Aconselhamos é que antes de dar o nó, faça estas nove perguntas ao Manel. Depois, tenha obrigatoriamente estas nove discussões com ele (não, não queremos que se zanguem de vez).  

Quando cumprir todas as nossas sugestões, damos-lhe um bónus de bom comportamento. Partilhamos consigo os 7 segredos da vida a dois: hoje, deixamos tudo às claras!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Film Art Team ® Studios Fotógrafos e vídeo
Ricardo Meira Fotógrafos e vídeo
Efeito Espontâneo Fotógrafos e vídeo