Tome nota destes 12 conselhos de um divorciado para evitar erros no seu matrimónio

No amor não há regras. Para que una relação funcione, não há normas pré-estabelecidas Há sempre algo que pode fazer brilhar ou arruinar uma união, sem que nos demos conta. No entanto, a experiência é, por vezes, a primeira pedra com a qual devemos construir um modus operandi para chegar ao topo. Tome muita atenção aos conselhos deste divorciado anónimo, que quer ajudá-lo a evitar alguns erros que ele próprio cometeu (dando-lhe dicas para os superar), e manter à tona o seu casamento.

Entretanto, não perca os 12 segredos para construir um lar feliz com o seu amor.

FarawayAgende uma reunião com Faraway
Faraway

Trabalhe o amor todos os dias

Lá por já ter conquistado a sua cara metade, não quer dizer que o vosso estado de enamoramento se mantenha sempre assim. É importante dar estímulos à relação, seja com surpresas, viagens, passeios ou jantares à luz da velas. O céu é o limite para a imaginação. Evite ao máximo que a sua relação caia na rotina. Corteje a sua mulher com actos de cavalheirismo. Sim, elas continuam a adorar umas belas flores ou uma caixa de bombons. Ah, e puxe a cadeira para ela se sentar…

Se estiver a pensar em procriar, saiba quais as 20 experiências que deve ter com a sua parceira antes de ter filhos.

Film Art TeamSolicite informação sobre Film Art Team
Film Art Team

Positivo > Negativo

Concentre-se sempre nos pontos positivos da relação. Os negativos corroem e dão cabo dela, por isso, faça o exercício de contrariar esses pontos e exaltar os positivos. De facto, às vezes é difícil. Daí aconselharmos a fazer o exercício. Tudo se treina! Comece por resolver tudo o que é de negativo, transformado-o em positivo, depois continue  a aproveitar tudo o que a relação tem de bom, construindo um projecto a dois com pés e cabeça.

Aceite a sua companheira tal como ela é

Se você não gosta que lhe estejam sempre a dizer quais os seus defeitos, por que razão haveria ela de gostar?! Sem falar que ela é a mulher que você ama, por isso não interessa nada estar a puxar os seus pontos menos bons, só para arranjar pretexto de discutirem. Se ela tomar consciência dos seus defeitos e se prontificar a tentar mudar, óptimo. Caso contrário, não lhe peça. Tem de ser ela a sentir que quer mudar por ela, não por si, por imposição. Além disso, amar e aceitar alguém com os seus defeitos é fundamental no amor!

CharismaAgende uma reunião com Charisma
Charisma

Seja um apoio constante

Ser um apoio não significa que seja o coitado que terá de estar sempre a solucionar os problemas da sua mulher. Ser um apoio significa que você está presente para o que der e vier, seja nas preocupações ou alegrias. É importante para qualquer pessoa saber que pode contar com alguém! Não se meta na esfera pessoal dela, sem lhe perguntar primeiro se pode, nem faça das batalhas dela as suas. Cada pessoa, por mais forte que tenha uma relação, precisa do seu próprio espaço. A independência de cada um é vital para que relação do casal frutifique.

Faça disparates

O riso é uma das chaves do matrimónio. Se tiver de se comportar como um miúdo, de vez em quando, comporte-se. Veja a vida com mais calma e relativize as situações mais aborrecidas. Dê-lhe um tom humorístico. Vai ver que isso torna tudo mais fácil. Por isso, já sabe, dê valor ao riso e não abra mão de uma boa gargalhada. Às vezes, ser demasiado sério, amarga o casamento, porque fica tudo muito limitado, sem dar espaço ao improviso. Há que relativizar!

André Tavares FotografiaAgende já uma reunião com André Tavares Fotografia
André Tavares Fotografia

Dê prioridade à sua cara metade

Quando você se casa, está a assinar um contrato, que você mesmo quis. Ninguém o obrigou. Esse contrato não é válido só para uma noite ou uma tarde. É para a vida! Isso significa que você deve estar sempre disponível para tudo o que for necessário em prol do casal. Não se assuste! Isso não quer dizer que tenha de estar sempre colado à sua esposa, até porque, como já foi dito, cada um tem a sua própria vida e podem fazer planos de forma independente (não em excesso!), mas pelo menos deve tentar que nesses planos ela tenha prioridade.

O sexo é uma rua de duplo sentido

No sexo é muito negativo ser egoísta. Em especial ao início, as pessoas têm a tendência de querer satisfazer ao máximo o outro, acabando por se esquecer de si. Crie logo um equilíbrio. Sexo é dar e receber. Se bem que o prazer do outro também é afrodisíaco. Mas, muitas vezes, levar a pessoa que amamos ao clímax torna-se num mantra que nos impomos, só porque nos faz felizes. Sabe o que têm em comum as pessoas que fazem MAIS sexo?

Não perca: Noite de núpcias: expectativas vs. realidade!

João AlmeidaAgende uma reunião com João Almeida
João Almeida

Independência

Na Zankyou, defendemos com unhas e dentes a importância de dar espaço ao companheiro. O mesmo defende o anónimo que lhe está a dar estes conselhos. É evidente que muitos dos planos do casal serão feitos em conjunto, mas é importante que cada um conserve os seus amigos e que se deixe levar pela maré, com colegas de trabalho, amigos de infância ou novas pessoas que entrem nas suas vidas. Com este equilíbrio, a relação não cairá na monotonia e ganhará muitos pontos.

AhHA!PhotosAgende já uma reunião com AhHA!Photos
AhHA!Photos

Comunique

Outro dos conselhos que nos oferece este homem tem a ver com os sentimentos. Deixar sair o que temos cá dentro é fundamental para dar fluidez à comunicação entre marido e mulher. Assim, será muito mais fácil lidar com os problemas. É muito importante que seja transparente, mesmo que guarde algumas cartas que servem para fortalecer a relação. E lembre-se: seja homem ou mulher, deve abrir-se, pois os sentimentos não escolhem géneros.

Já agora, saiba quais as nove discussões que tem de ter com a sua parceira antes de casar.

Glimpse Fotografia
Glimpse Fotografia

Alimentem-se um ao outro

Lá por se  ter casado, não deve perder a sua própria personalidade. Isso não quer dizer que não deva cultivar interesses em comum, para terem muitas coisas que fazer juntos. Os pontos em que se identificam devem ser fortalecidos para que passem bastante tempo juntos e o casamento faça sentido. Gostam de jogar ténis? Os dois? Então, que tal uma partida todos os sábados de manhã? Que não seja uma obrigação!

Minimize a importância do dinheiro

O dinheiro não traz felicidade, apesar de ajudar muito. Mas há outros factores que contribuem mais para solidificar uma relação. Se, por acaso, chegar à conclusão que prefere comprar um barco a dar vida ao sentimento que diz nutrir pela sua companheira, é porque não está assim tão apaixonado quanto isso. Não se atormente com o supérfluo, não vá dar cabo de tudo o que já construiu com a sua companheira. Sabia que grande parte dos casais foram mais felizes quando tinham menos dinheiro?

Conheça os 10 gastos a evitar no seu casamento: não fique sem dinheiro!

Para cada discussão, uma solução rápida

Nada de rancores, isso só dá cabo de si e da relação. Tente corrigir a situação o quanto antes, perdoando. Numa relação não há que engolir o orgulho a 100%, mas de vez em quando é importante que o faça. Afinal, não lhe vão cair os parentes na lama, por causa disso. Com a vantagem de poder estar a salvar a relação.

Film Art TeamAgende uma reunião com Film Art Team
Film Art Team

A experiência é sábia e este divorciado anónimo lá o sabe. Quando estamos perdidos, quando já não há nada a fazer, não custa nada escutar os conselhos de alguém com mais experiência, sem nos esquecermos de viver a nossa própria vida.

Para finalizar tome nota das 40 coisas que todos devíamos saber, antes de casar!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Dê-nos a sua opinião

Quer um casamento feliz? Aqui fica uma lista de conselhos definitiva, realista e directa
Quer um casamento feliz? Aqui fica uma lista de conselhos definitiva, realista e directa
Mark Manson, um reconhecido jornalista e escritor, perguntou às pessoas com mais experiência sobre os segredos para um casamento feliz.
Light Story
Regras para ser feliz: 5 conselhos que valem ouro!
Decida ser feliz. Só isso já basta! E esta, hein?
Trabalhar com a sua cara-metade? Hoje desmistificamos este tema. Siga os nossos 6 conselhos!
Trabalhar com a sua cara-metade? Hoje desmistificamos este tema. Siga os nossos 6 conselhos!
Os psicólogos do Centro de Psicología Psicoadapta deram-nos a chave para enterrar um mito sobre as relações no local de trabalho.

Faça gratuitamente e em 2 clicks um site magnífico para o seu casamento.

100% personalizável e com centenas de layouts para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar na Zankyou!
Se tem uma empresa de casamentos ou é um profissional do sector, Zankyou oferece-lhe a oportunidade de divulgar os seus serviços a milhares de casais que nos escolhem para organizar o seu casamento em 23 países. Mais informação